SEGUIDORES

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE


Um casamento para ser um bom casamento, precisa ser duradouro e com satisfação. Um casamento duradouro mas sem satisfação é uma porta aberta para a infidelidade e às vezes os cristãos acham que porque o seu cônjuge é cristão então está tudo resolvido, não há PERIGO. Olha, eu como marido posso até ser negligente com algumas coisas da minha vida, porém , nunca posso ser negligente com o meu cônjuge. O salmista diz: "Olha bem o estado das tuas ovelhas". O relacionamento marido-mulher é o relacionamento principal de uma família (se bem que alguns pensam que são os filhos, outros que é o trabalho) mas não, o relacionamento principal da família é o do casal. Se o pai e mãe estão bem, os filhos estarão bem.Alguém escreveu que dentro de nós existe uma conta bancária aberta em nome das pessoas que comigo se relacionam, todas, mesmas as que se relacionarem por um só instante, aquelas que estão de passagem pela nossa vida.

uma conta bancária no coração do cônjuge:

O marido diariamente movimenta a conta bancária existente no coração da esposa e vice e versa.
Ele pode realizar saques ou depósitos, de tal forma que a conta pode estar no azul ou no vermelho , depende dos depósitos e dos saques.

Os depósitos

São as palavras e gestos que geram algo bom dentro do coração do outro; de repente um elogio, um presente, um telefonema durante uma viagem, uma frase: "estava com saudade de você", ou "Você me faz falta", "Puxa vida, como é bom ter você aqui",ou um carinho, um abraço, um beijo, ou ainda um tempo junto, um passeio de mãos dadas na praça perto de casa, coisas assim, grandes ou pequenas.Sabe queridos, todos nós temos a necessidade de sermos aceito,reconhecidos, respeitados e até mesmo admirados, não adorados, mas queridos por aqueles que estão ao nosso redor.E toda vez que somos honrados por alguém, esse alguém fez um depósito no nosso coração naquela conta que ele já tinha ou que abriu naquele instante e ali vai se acumulando. A conta vai ficando "gorda", o relacionamento é o melhor possível , há reciprocidade, há amizade, há crescimento emocional, social e até mesmo espiritual.Aliás, todo bom relacionamento, só é bom se ele trouxer crescimento.

Os saques ou retiradas>

Ao contrário dos depósitos, os saques são aquelas palavras impensadas, aquelas que nunca deveriam ter saído de nossos lábios, são expressões carregadas de agressividades, que detroem, desestimulam e diminuem. As vezes até mesmo o silêncio pode ser uma forma de saque.Quando não os gestos, as atitudes, os comportamentos impróprios, os vícios.

"O bico de Pão" Ilustração.

Perguntaram a um velho casal, que tinha 65 anos de casados, como foi que chegaram até ali naquele relacionamento, no que ele respondeu: "Sabe aquele bico do pão, ele é a parte que eu mais gosto do pão, e toda manhã eu dou para ela".Da mesma maneira perguntaram a mulher e ela respondeu: " Sabe aquele pedaço do pão, o "Bico"? Então, aquele é o pedaço que eu menos gosto do pão"

Antes de continuar gostaria de perguntar, como anda a sua conta bancária no coração de sua esposa? Você tem feito mais depósitos ou mais saques? a sua esposa tem se sentido amada? Qual foi a última vez que você deixou claro que ainda a ama, apesar de tantos anos juntos?. E você mulher, como anda o seu marido? Tem sido por você honrado, respeitado, reconhecido?

Pois bem, vamos para o lado prático da coisa.
Um marido faz regularmente depósito no coração da esposa, elogio, um carinho, um gesto de cavalheirismo abrindo a porta do carro , puxando a cadeira no restaurante para ela sentar; andando de mãos dadas, deixando ela falar e dando-lhe ouvidos, mas de vez em quando ele faz um saque, dá uma bronca, discute, em fim, faz um saque. No entanto como houve muitos depósitos a conta está continua no azul.Porém, as coisas começam a piorar, o strees, a falta de tempo, a crise financeira, tudo isso acaba inibindo os depósitos que antes eram tão regulares e para piorar a situação ele começa a agredí-la emocionalmente e assim vai sacando tudo o que tinha de bom no coração dela.Como diz alguém, o amor está no período do inverno.
Agora ela está no vermelho com relação a sua conta bancária do marido no seu coração e aí ela chega no trabalho e alguém do sexo masculino lhe diz , "Puxa seus cabelos estão lindos!!". Aquela frase é sincera e isenta de maldade, mesmo porque é um bom rapaz, sem maldade, casado e se conhecem a muito, mas faz um estrondo no coração dela, e ela pensa: "Ele notou os meus cabelos, o meu marido...".E aí surge uma oportunidade e lá está o rapaz de novo,se apresentando para ajudar em algo em que ela esta tendo dificuldade, veja bem, mais um depósito no coração dela e assim vai, uma gentiliza aqui, um elogio ali, um reconhecimento, um parabéns. Preste atenção, um coração no vermelho é um coração aberto. Chega a um ponto em que começa haver uma correspondência de gentilizas por parte dela e assim eles passam o dia fazendo depósitos no coração um do outro. Note que nenhum dos dois está com malícia, porém, para azar do marido, aquele rapaz também está no vermelho com relação a sua companheira , portanto está com as suas necessidade emocionais não satisfeitas, as coisas não andam bem. O campo está preparado, o clima está criado, só falta então a oportunidade e essa o diabo é mestre em providenciar, um encontro casual, um lugar, uma festa... e aconteceu.

Existe dentro de cada um de nós um "Tanque emocional" ou "Tanque de amor" ainda, uma conta bancária e não pode estar no vermelho, nunca, mesmo durante as crises, os estresses, as doenças, não importa, deposite no coração do outro.

Quem está com o tanque emocional cheio vai mais longe, ou como diz Josué Gonçalves, um dos grandes pregadores sobre família: "Quem tem um Vectra na garagem, não procura fusquinha na rua".




No amor de Jesus,
Pr Ismael e Pra Cleire.

Diga Não a erotização das crianças.Diga não a pedofilia.Diga não a violência contra crianças

10 principais causas de separação de casais


1)-Infidelidade
2)-Dívidas, descontrole financeiro
3)-vicios (drogas,bebidas,jogos,sexuais,etc)
3)-Problemas financeiros(dividas)
4)-Incompatíbilidade de gênio ( arrogância, egoísmo)
5)-Ingerência dos pais (sogra em especial )
6)-Fim dos sonhos em comum
7)-Necessidades emocionais não satisfeitas.
8)-Rotina (mesmice, mornidão, sempre a mesma coisa)
9)-Ciúmes doentio
10)- Filhos (especialmente filhos de um outro relacionamento)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como demonstrar amor (III)

Porque é importante eu saber qual a minha linguagem de amor e também a dela?

Vamos dar um exemplo:

O marido cujo linguagem principal de amor é tempo com qualidade chega em casa, cansado do trabalho, quem sabe depois de um dia daqueles onde as coisas não foram muito bem, está exausto. Imaginando que vai chegar em casa, sentar no sofá e fazer-se acompanhar da sua esposa, que já o esperava toda arrumada e cheirosa. Acontece que a linguagem principal de amor dela é ação de serviço, ela gosta de fazer algo que ele vai gostar. Então ele tenta chamá-la para uma conversa na sala onde ele já está sentado, mais ela apenas responde " eu já tô indo" e nunca que vem, ele espera, espera e quando já está irritado e desistindo ela chega toda sorridente com uma gostosa xícara de café, que acabou de fazer,e pergunta o que você estava dizendo mesmo?? Ele ainda irritado, pega a xícara de café e diz: "Nada não" e desiste de passar um "tempo de sofá" com ela. E porque ele se irritou não agradece ou elogia o café. Resultado ele não se sentiu amado, ela também não, no entanto os dois estavam dizendo " Meu bem, eu ti amo". Ela estava dizendo através da xícara de café e ele estava dizendo através do "tempo de sofá" que não aconteceu.Os dois se chateam. Agora, se ele soubesse sobre as cinco linguagens de amor ele entenderia que aquela xícara de café era uma declaração de amor e não se irritaria e não ficaria frustado.

como demonstrar amor (II)

Preste atenção, todos manifestamos amor usando uma linguagem principal, seja presenteando, seja dando tempo com qualidade, seja com ações de serviço, enfim, numa das cinco formas de linguagem do amor. É certo que essa linguagem principal não é a única, usamos também as demais, umas mais outras menos.Agora, eu preciso saber qual é a minha linguagem principal de amor e para isto basta ver o que eu mais gosto de fazer. Eu presenteio minha esposa com frequencia, é um bom sinal de que pode ser essa a minha linguagem de amor principal. Se eu sou do tipo que gosta de fazer serviços para ela pode estar aí a minha linguagem principal de amor e assim por diante. Eu preciso também identificar qual a linguagem principal de amor da minha companheira para que eu possa fazer com que ela mais que saber que eu a amo, ela precisa se "sentir amada" , daí tendo o conhecimento qual é a sua linguagem principal de amor eu poderei satisfazê-la nas suas necessidades emocionais. Preste atenção e veja qual das cinco linguagens de amor ela se manifesta mais, seja dando presente, fazendo ações de serviço, tempo com qualidade, toque/intimidade,palavras de encorajmento. Se ela me elogia é porque gosta de ser elogiada, se ela me presenteia é porque gosta de ser presenteada, se ela procura estar comigo com exclusividade é porque gostaria de receber isso de mim.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estudo: Divórcio e novo casamento.Quando pode haver novo casamento?

DEZ PERGUNTAS SOBRE O DIVÓRCIO


Laurence A. Justice

Prefácio

O divórcio é um problema persistente, danoso e desorientador. Hoje em dia, nos Estados Unidos, a maioria das famílias já foi afetada por ele. Os pastores estão divididos a respeito de como lidar com pessoas divorciadas. Às vezes as igrejas ficam em dúvida sobre como lidar com um membro divorciado.

Laurence Justice tem averiguado cuidadosamente as Escrituras para delimitar o que a Palavra de Deus diz, de fato, sobre o assunto. Laurence é um estudante meticuloso da Bíblia. Com compaixão, com a segurança da explicação bíblica e com estilo claro e conciso, tem encontrado informação útil que será de grande ajuda a pastores, igrejas e pessoas que tenham sido afetadas pelo divórcio.

Quando o irmão Justice freqüentava a Universidade Batista de Oklahoma, fui seu pastor durante um pequeno período de tempo. O seu pai e eu fomos amigos próximos durante aproximadamente quarenta anos. Vi Laurence crescer, desenvolver-se e amadurecer como pregador, pastor e erudito da Bíblia. Oro para que esta mensagem a respeito do divórcio tenha uma circulação ampla e que seja uma bênção a todos os que a lerem.

Joe L. Ingram

DEZ PERGUNTAS SOBRE O DIVÓRCIO

?E eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério?. Mateus 19.9

Há seis passagens principais, na Bíblia, que tratam especificamente do assunto divórcio; Deuteronômio 24.1-4, Mateus 5.31-32, Mateus 19.3-9, Marcos 10.2-12, Lucas 16.18 e Romanos 7.1-3. Mateus 19.3-9 é a passagem central.

O tema divórcio realmente é muito controverso. Há muitos extremistas e muitos posicionamentos e idéias não bíblicos sobre o divórcio. Nossa responsabilidade é averiguar as Escrituras e descobrir o que a Palavra de Deus diz efetivamente sobre o assunto. Nesta mensagem, necessitamos fazer dez questões sobre o divórcio e tentamos respondê-las a partir das Escrituras.

QUESTÃO UM

UM PASTOR DEVE PREGAR SOBRE O DIVÓRCIO? Há, pelo menos, quatro razões pelas quais um pastor deve tratar do assunto. Primeiro, o pastor divinamente chamado deve pregar sobre o divórcio porque as Escrituras tratam do assunto, e o pastor divinamente chamado é responsável pela proclamação de todo o conselho de Deus. Paulo procedeu dessa maneira, em Atos 20.27.

Segundo, um pastor deve pregar sobre o divórcio devido à tremenda onda de divórcio que está varrendo nosso mundo nos dias de hoje. Homens e mulheres, meninos e meninas precisam ser informados e advertidos sobre a vontade de Deus a respeito deste assunto muito sério. Oh, se pelo menos um matrimônio fosse poupado, se pelo menos uma pessoa jovem evitasse o pecado e as angústias de um lar desmoronado por intermédio desta mensagem!

O pastor divinamente chamado deve pregar a respeito do divórcio, em terceiro lugar, porque os homens e as mulheres sempre procuram meios de evitar o assunto divórcio a fim de aliviar as suas consciências culpadas e torná-los capazes de externalizar a maldade de seus corações. Por isso, a vontade de Deus revelada a respeito deste assunto deve se fazer conhecida continuamente.

Finalmente, o pastor deve pregar sobre o divórcio porque algumas pessoas estão suportando um fardo desnecessário de culpa e angústia nocivas em relação ao divórcio em suas próprias vidas ou em suas famílias. Estou convencido de que muitas pessoas sofrem desnecessariamente sob fardos de culpa devido a certos enganos, e restrições estabelecidas pelos próprios homens a respeito deste assunto. Usando as Escrituras, o pastor divinamente chamado deve aclarar essas idéias equivocadas e fardos nocivos de culpa.

QUESTÃO DOIS

O QUE É O CASAMENTO?

Ao considerar qualquer assunto, e especialmente um tão controverso como o divórcio, precisamos começar definindo nossos termos. Antes que possamos entender o significado de termos como fornicação, adultério e divórcio, precisamos entender exatamente o que é casamento.

O que é o casamento? O que faz de um casal esposo e esposa? É a cerimônia na igreja? É aquele pequeno pedaço de papel requerido pelo município com a assinatura do pastor? São estas coisas que tornam um homem e uma mulher um aos olhos de Deus? O que é o casamento?

O que faz de um casal esposo e esposa aos olhos de Deus, o que reúne um casal como uma única carne é a união física, sua convivência como marido e mulher. O Senhor Jesus define casamento do seguinte modo, quando diz, em Mateus 19.5-6, "? portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem?.

QUESTÃO TRÊS

O QUE É O DIVÓRCIO?


O Divórcio é ?a dissolução legal da relação de matrimônio?, diz o Dicionário Webster. O divórcio é uma declaração pública de que a união matrimonial entre um homem e uma mulher foi desfeita. Quando um homem se divorcia de sua esposa, declara publicamente, através dos tribunais da lei ou por meio de um documento por escrito, que ele e sua esposa já não estão mais casados. O termo bíblico mais usado para o divórcio é !repúdio?. O Senhor diz, em nosso texto, "Qualquer que repudiar sua esposa?" etc.

QUESTÃO QUATRO

qUAL a VONTADE DE deus revelADA sobre o divórcio?


No casamento, Deus junta um homem e sua mulher, como lemos no versículo 6 de Mateus dezenove. "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem?. A palavra enlaçar significa, literalmente, juntado com um laço.

O Senhor diz, em Mateus 19.6, que a ordenança de Deus enlaça marido e mulher e, uma vez que a ordenança de Deus enlaça marido e esposa, a ordenança para o homem é que não os ponha separados, e a ordenança para o homem é não desfazer o enlace ou separar marido e esposa, seja essa ordenança redigida pelo próprio parceiro do matrimônio, pelo estado, pela igreja ou por qualquer um que seja. A vontade de Deus revelada é que marido e esposa não se divorciem! Mateus 19.3-9 revela a vontade de Deus a respeito do divórcio e clara e inequivocamente ordena que marido e esposa não se divorciem, que não seja feita a separação de seu casamento.

Malaquias 2.16 informa qual é a visão de Deus sobre o divórcio. As Escrituras contam-nos que Deus odeia o divórcio. "Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o repúdio?".

QUESTÃO CINCO

QUAL A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE FORNICAÇÃO E ADULTÉRIO?

O motivo para essa pergunta pode não ser aparente no princípio. Porém, é muito pertinente em relação ao assunto divórcio, como será visto em seguida.

Algumas pessoas ensinam que o termo fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao casamento ou a pessoas solteiras, e que adultério refere-se apenas a infidelidade sexual depois do matrimônio. A Bíblia não confirma isso.

É verdade que o termo ?adultério? aplica-se à deslealdade sexual depois do matrimônio, mas não é verdade que fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao matrimônio ou cometidos por pessoas solteiras. Na Bíblia, fornicação é um termo amplamente usado para todos os tipos de impureza sexual, o que inclui o adultério, sem se limitar a ele.

Todos os que cometem qualquer tipo de pecado sexual, não importa o momento, são culpados de fornicação. Poderíamos dizer desta maneira: todos os Fords são automóveis, mas nem todos os automóveis são Fords. Todo adultério é fornicação, mas nem toda fornicação é adultério.

A palavra fornicação é usada na Bíblia para descrever todos os tipos de pecados sexuais. Em I Coríntios 5.1, o termo !fornicação? é usado para descrever o pecado de incesto, em I Coríntios 6.18, para descrever prostituição, em I Coríntios 7.2, para descrever sexo antes do casamento, em Judas 7, para descrever sodomia e, em Apocalipse 21.8, a palavra fornicação é usada para descrever relações sexuais ilícitas por comércio.

Às vezes fornicação e adultério são citados separadamente como sendo duas coisas diferentes, como em Gálatas 5.19, passagem em que são listados ambos como obras da carne. Mas a coisa importante aqui é o fato de que a fornicação e o adultério também são usados de maneira intercambiável nas Escrituras para se referir ao mesmo pecado.

O sétimo mandamento diz !NÃO ADULTERARÁS?. Obviamente esse mandamento proíbe imoralidade tanto para pessoas solteiras como também para pessoas casadas, assim, aqui, adultério e fornicação partilham o mesmo significado.

Uma esposa pode ser culpada de fornicação, pois Paulo diz, em I Coríntios 5.1, que o homem que cometeu incesto com a esposa de seu pai foi culpado de fornicação. "Geralmente se ouve que há entre nós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai?.

QUESTÃO SEIS

EXISTE ALGUM SUPORTE DA BÍBLIA PARA QUE UMA PESSOA CASADA SE DIVORCIE DE SEU CÔNJUGE?

O embasamento para as afirmações a respeito do divórcio, feitas por nosso Senhor, em Mateus 19.9, está no versículo 3 do mesmo capítulo. Então, chegaram aos pés dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: !É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?", os fariseus pensaram ter colocado o Senhor em uma armadilha com essa pergunta.

Se Ele dissesse que Sim, o Senhor estaria contradizendo o que Ele mesmo já tinha dito, em Mateus 5.32. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."

Se, por outro lado, o Senhor dissesse Não, Ele contradiria o que Moisés havia dito em Deuteronômio 24.1. Pelo menos, contradiria a interpretação que tinham dessa passagem. "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará em sua mão, e a despedirá de sua casa." Os fariseus tinham dado uma interpretação tão ampla à frase !se não achar graça em seus olhos?, que permitiriam o divórcio por qualquer razão, não importasse o quanto fosse frívola.

Nosso texto é a parte principal da resposta do Senhor à pergunta dos fariseus. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."

O Senhor diz que o divórcio ou o repúdio da esposa de algum indivíduo não é legal, não importa o motivo, exceto um motivo. O Senhor diz que há um motivo, e somente um, pelo qual uma pessoa casada pode se divorciar de seu cônjuge de maneira justa.

Aos olhos dos homens há muitos motivos para o divórcio hoje em dia. Há crueldade, violência contra a esposa, alcoolismo, falta de apoio, cônjuges condenados à prisão, hospitalização, loucura, um marido ou esposa que se torna uma pessoa relaxada, um casamento que não está dando certo, diferenças irreconciliáveis, incompatibilidade, etc., etc., etc. A Igreja Romana dissolve um matrimônio quando um membro decide tornar-se monge ou freira.

Mas, segundo o Filho de Deus, nenhum desses é motivo para o divórcio. De acordo com o Senhor, só existe uma razão bíblica e legítima para o divórcio, que é a fornicação ou o adultério por parte de um dos cônjuges. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério?. O Senhor Jesus explicitamente refere-se tanto aqui quanto em Mateus 5.32 que o divórcio somente é permitido por razão de adultério de um dos cônjuges de um matrimônio.

No entanto, há aqueles que defendem que não há NENHUM motivo bíblico para o divórcio, nem mesmo o adultério. Um exemplo disto é o recente Theodore Epp de !Back To The Bible Broadcast? (Programa de rádio !De volta à Bíblia?). No seu folheto "Deus e o divórcio", nas páginas 38-39, fala do incidente envolvendo nosso texto e diz !? Jesus? não lhes deu absolutamente nenhuma permissão, seja ela qual for, para o divórcio." Outro exemplo é visto no Catolicismo Romano, que diz na questão 1194, de seu Catecismo de Baltimore, "O matrimônio de duas pessoas batizadas que, desde então, viveram juntas como marido e mulher nunca pode ser dissolvido, a não ser pela morte de uma das partes." É difícil de entender esses posicionamentos, quando se leva em conta declarações explícitas de nosso Senhor contrárias a eles.

É interessante notar neste momento que, em Jeremias 3.8-9, Deus descreve-se como que se divorciando de Israel por causa do adultério espiritual dela contra Ele. Ele a repudiou e lhe deu uma carta de divórcio. "E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira."

Há aqueles que ensinam que fornicação, em Mateus 19.9, significa apenas ser infiel antes do casamento e, então, essa infidelidade pré-marital, quando descoberta pelo cônjuge depois do matrimônio, é a única razão bíblica para o divórcio. Mas como vimos ao responder a pergunta cinco, as Escrituras não confirmam tal definição.

O motivo bíblico para o divórcio é a fornicação, que inclui o adultério. Vamos pensar por um momento por que o adultério justifica um divórcio. O adultério, na verdade, dissolve um matrimônio. Destrói a verdadeira essência do matrimônio, a relação em que apenas uma única carne existe, descrita pelo Senhor, em Mateus 19.5-9. "? portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem".

A fornicação ou o adultério dissolve um matrimônio porque os cônjuges, depois do adultério, não são mais uma só carne, no sentido misterioso no qual a Bíblia diz que um marido e sua mulher devem ser. Paulo diz, em I Coríntios 6.16, !Ou não sabeis que o que se ajunta com uma meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois uma só carne." Se um homem se torna uma só carne com uma meretriz, é difícil de se imaginar como ele ainda pode ser uma só carne com sua esposa.

Não é a ação de um tribunal ou uma igreja, não é o que está escrito em algum pedaço de papel, não é a assinatura de um juiz que dissolve um casamento. O pecado de adultério dissolve um casamento. Quando o tribunal ou o estado estabelece um divórcio, está simplesmente reconhecendo o que já aconteceu. O Senhor permite divórcio por motivo de adultério pois, dessa maneira, o adultério rompe com o relacionamento de uma só carne existente no matrimônio.

QUESTÃO SETE

UMA PESSOA DIVORCIADA QUE SE CASA NOVAMENTE COMETE ADULTÉRIO AO FAZER ISSO?

Sim, se a pessoa se divorciou por qualquer outra razão que não a razão bíblica. O segundo casamento é uma das coisas que o Senhor trata especificamente, em Mateus 19.9, quando usa as palavras "e casar com outra?. O Senhor diz, nesse trecho, claramente, que "qualquer que repudiar sua mulher? por qualquer outra razão que não seja o adultério !e casar com outra, comete adultério??

Sempre que um casal se divorcia por qualquer motivo não bíblico e um divorciados casa-se novamente, comete adultério. Por quê? Porque, embora possam ter um divórcio reconhecido pelo estado ou por alguma igreja, o seu laço não foi rompido antes da união com a outra pessoa e esta união é, então, um adultério. O divórcio não bíblico deixa a porta aberta para o adultério quando uma das partes casa-se novamente.

Uma pessoa divorciada que se casa novamente comete adultério ao fazer isso? Não, não se ela está divorciada por uma razão bíblica! Como já vimos, o adultério termina a relação de matrimônio, como Deus originalmente instituiu-o. Se um homem se divorcia de sua esposa em acordo com as Escrituras, então, o laço do matrimônio é obviamente dissolvido e as partes já não podem ser chamadas de esposo e esposa. E, se o laço é assim dissolvido, então a parte inocente é certamente livre para se casar novamente sem ser culpada de adultério. Um casamento que foi dissolvido moralmente e legalmente deixou de existir e a parte inocente é, portanto, tão livre para se casar novamente, como se a parte ofensora estivesse morta! Quando há cometimento de adultério, a parte culpada juntou-se a outra pessoa e, assim, a parte inocente não está mais ligada e é livre.

O fato de as pessoas divorciadas biblicamente e que se casam de novo não serem culpadas de adultério também é confirmado pela exceção que nosso Senhor faz em Mateus 19.9. A exceção aqui se aplica ao divórcio e ao segundo matrimônio. !Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, A NÃO SER POR CAUSA DE PROSTITUIÇÃO, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério." O adultério é cometido pela pessoa que se divorciou de maneira não bíblica e que se casa com outra pessoa.

Marcos, ao reportar esse mesmo incidente, cita o Senhor, em Marcos 10.11, dizendo "E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela". Porém, a exceção que faz com que o segundo casamento de uma pessoa divorciada deixe de constituir adultério é que o divórcio tenha ocorrido devido à fornicação ou ao adultério.

Também temos que nos lembrar aqui que Deus não castiga uma pessoa inocente por causa dos pecados do culpado. Em Ezequiel 18.20, Deus diz: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele". Todo homem tem que pagar por seus próprios pecados. Deus não castigará uma esposa inocente para o resto de sua vida devido aos pecados cometidos por seu marido e vice-versa.

É importante notar, aqui, que homens eminentes de Deus entenderam as Escrituras do mesmo modo que temos explicado. Spurgeon, em seu comentário sobre Mateus 19, disse: "A fornicação faz de uma pessoa culpada um sujeito ao qual se pode aplicar perfeitamente um divórcio justo e legal: uma vez que isto gera uma anulação virtual do laço matrimonial? dois indivíduos, uma vez casados, à vista de Deus, estão casados para toda a vida, com a exceção de fornicação comprovada".

QUESTÃO OITO

UMA PESSOA DIVORCIADA QUE SE CASOU NOVAMENTE ESTÁ "VIVENDO EM ADULTÉRIO"?


Os ensinamentos da Igreja Protestante Reformada (IPR) nos dizem que sim. Tenho um folheto intitulado "O Laço Irrompível do Matrimônio", de Herman Hoeksema. Hoeksema foi ex-pastor da Primeira Igreja Protestante Reformada de Grand Rapids, Michigan, durante anos, e a principal líder para o movimento dessa igreja. Nesse folheto, o Sr. Hoeksema mostra a posição da IPR quando diz: "Um homem que vive separado da sua primeira esposa, mesmo que divorciado e casado novamente, vive em adultério contínuo e, para que ele corrigir sua situação, teria que se divorciar de sua segunda esposa? mesmo depois do adultério, o casamento não está rompido e nunca pode ser rompido até a morte."

Mas isto certamente não é o que ensina a Palavra de Deus! Infidelidade ou adultério separam o que Deus uniu. A infidelidade de qualquer um dos cônjuges termina com a relação de matrimônio. O homem e a mulher não são mais uma só carne. Um deles une-se a uma outra pessoa de maneira adúltera.

Uma mulher que se divorciou e casou novamente não tem dois maridos. Ela foi casada duas vezes, mas ela não tem dois maridos. O marido do segundo casamento é o seu marido. O marido do seu primeiro casamento é o seu ex-marido.

Deuteronômio 24.4 chama o primeiro marido de uma mulher divorciada de !seu primeiro marido?, exatamente essas palavras. !Seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la??

Um divórcio bíblico estabelece que o matrimônio anterior já não existe mais, que o marido anterior já não é marido, e a esposa anterior já não é esposa. Quando Deus se divorciou de Israel devido ao adultério espiritual dela, disse, a respeito de Israel, em Oséias 2.2, "Ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido??

QUESTÃO NOVE

POR QUE OS PASTORES FREQÜENTEMENTE SE RECUSAM A EXECUTAR CERIMÔNIAS DE MATRIMÔNIO QUANDO UM OU AMBOS O CASAL SÃO DIVORCIADOS?
Duas razões simples: primeiro, porque para fazer isso seria necessário que o pastor se tornasse juiz para determinar a culpa ou inocência das partes envolvidos e não é justo que ele carregue esse fardo. E segundo, porque, nos casos em que está envolvido um divórcio não bíblico, o pastor responsável pela cerimônia estaria ajudando o casal a cometer o que a palavra de Deus considera pecado.

QUESTÃO DEZ

O QUE DEVERIA SER FEITO COM RELAÇÃO AO PECADO DAQUELES QUE SE DIVORCIARAM DE MANEIRA NÃO BÍBLICA E CASARAM NOVAMENTE?

Algumas pessoas carregam a culpa de tais pecados durante anos e nunca realmente conseguem ter alívio de maneira completa. Infelizmente, os cristãos, às vezes, usam os divórcios de seus companheiros cristãos contra eles como se esse pecado de alguma maneira os tornasse cristãos de segunda classe. O que um indivíduo deveria fazer a respeito desse pecado?

Primeiro, deveria encarar este assunto de modo honesto e franco e, acima de tudo, ele deveria encarar isso levando em conta o que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto. Precisa parar de evitar o assunto e confrontá-lo abertamente.

Segundo, quando descobre, a partir da Bíblia, onde pecou, tem que trazer seus pecados à presença de Deus. Tem que confessar seus pecados e tem que implorar pela purificação e perdão de Deus. I João 1.9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."

O que Deus faz com nossos pecados quando os levamos a Ele? Ele os purifica e os perdoa. Algumas pessoas pensam que o pecado abominável do adultério é muito ruim para que Deus o perdoe, mas Deus diz, em Mateus 12.31, que todo tipo de pecado será perdoado aos homens. Deus perdoou a mulher samaritana e que tinha sido cinco vezes casada e divorciada e que estava vivendo com um homem com quem ela não estava casada. Quando um pecador traz o seu adultério a Deus, Deus perdoa esse pecado e o esquece. Em Jeremias 31.34, o Senhor diz: "? porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados". Nem sempre somos capazes de esquecer nossos pecados, mas Deus pode.

Em terceiro lugar, uma pessoa tem que viver para o Senhor em total obediência e proximidade com Ele, começando por hoje, e desse dia em diante. Ele precisa agradecer ao Senhor pela Sua purificação e perdão. Agora é necessário que se esqueça das coisas que atrás ficam e avançar para o alvo.

Laurence Justice

Laurence Anson Justice obteve seus graus acadêmicos na Universidade Batista de Oklahoma e no Seminário Teológico Batista Southwestern. Foi pastor de igrejas em quatro estados, servindo pelos últimos dez anos como pastor na Igreja Batista Victory, na Cidade de Kansas, Missouri. Também serviu como Capelão na prisão estadual de segurança média em Granite, Oklahoma. É casado com Lyndy Eddy, de Searcy, Arkansas, e é pai de três crianças. Outras de suas publicações incluem: !Uma Igreja Batista Deveria Ter Pastores??, !Uma Igreja Batista Deveria Reconhecer o Batismo Estranho??, !Uma Igreja Batista Deveria Abraçar o Pentecostalismo??, ?Os Batistas Deveriam Adotar Confissões de Fé??, !Como Deus Fala Hoje??, !O Pastor Divinamente Vocacionado?, !O Cristianismo de George Washington? e !Catolicismo Romano?.

Tradução: Albano Dalla Pria - 09 04

Revisão e Edição: Joy Ellaina e Calvin Gardner ! 04 07

Autor: Pr. Laurence A. Justice
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br


Campanha:Diga Não a erotização de crianças.Não alimente a pedofilia e não induza ao pecado.Não publique fotos de crianças nuas,com roupas intimas ou de banho.

Aconselhamento

Click aqui: http://aconselhamentoparacasal.wordpress.com/

Como é o namoro em Cristo?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.




Campanha:Diga Não a erotização de crianças.Não alimente a pedofilia e não induza ao pecado.Não publique fotos de crianças nuas,com roupas intimas ou de banho.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

como demonstrar amor?

Cada um de nós tem uma linguagem de amor, ou seja uma maneira de dizer "Te amo" ainda que não use de palavras, mas sim de atitudes.Todos temos uma linguagem principal com a qual nós nos manifestamos a alguém como um recado de amor.Também nos movemos em outras linguagens secundárias, mas todos temos uma principal,vejamos:

1) Dar Presentes Não naquelas datas especiais e já esperadas, mas sim de surpresa, inesperado, quando em uma viagem traz um presentinho, ainda que barato, porém quem recebe pensa: " Ele esteve em tal lugar, porém lembrou-se de mim"!Flores por exemplo, custa muito pouco mas faz um estrondo no coração da mulher que recebe.
2) Palavras de Encorajamento São palavras de incentivo, apoio, admiração, encorajmento, elogio. Por exemplo: "Puxa, fico muito gostosa essa sopa de giló"

3) Tempo com qualidade (exclusividade) Momento exclusivo para o outro, sem tv,sem jornal,sem futebol, sem celular, etc.Não necessariamente um momento de encontro sexual. Momento de "jogar conversa fora, sentar junto, namorar no sofá,etc"

4)Ações de serviço É fazer algo que facilite a vida do outro ou lhe dê alegria, como por exemplo o marido encher o tanque,calibrar os pneus, guardar o carro dela na garagem. É a esposa fazero prato predileto dele em pleno dia de semana, quando ele não esperava por aquilo.É trocar as lampadas queimadas, é consertar o chuveiro que estava dando choque, é arrumnar a cozinha, é dar banho no bebe,etc.
5)Toque, Intimidade Você tocar no outro com carinho, é diferente da relação sexual, é proximidade, é sentir o outro por perto, é um abraço, andar de mãos dadas,um carinho nos cabelos, um tapinha no bumbum e assim por diante.

Namoro em Cristo

Como é o namoro em Cristo?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...