SEGUIDORES

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Dicas para os jovens cristãos evangélicos na escolha de um namorado

Quem é esse seu namorado(a)? Você o conhece?


Dizem que o amor é cego, e isso tem lá o seu lado verdadeiro, visto que quando se está apaixonado não se consegue ver os defeitos do outro, apenas as coisas boas. Aliás tudo nos parece muito bom.Mas tal comportamento, não raras vezes, podem trazer sofrimentos emocionais que duram por longos e demorados anos.

Temos visto casos na igreja onde uma adolescente cristã, menina de Deus, que caminha nos princípios da Palavra, de repente se apaixona por um rapaz e quando as pessoas a sua volta se dão conta, ela já está apaixonada por uma pessoa pouco recomendável.A partir da paixão as coisas ficam difíceis de ajustar, pois ainda que as evidências deixem claro que o indivíduo não é um grande caráter, uma pessoa confiável ou coisa assim, a garota tem a tendência de não acreditar. Daí começa o sofrimento da família.

Pra você que ainda é tão jovem, vamos te ajudar a se aperceber de alguns detalhes que podem levar a uma conclusão mais acertada quanto a namorar ou não determinada pessoa.

Essas observações são válidas para ambos os sexos.

1- Se for possível,dê uma olhadela no quarto dele, alí você pode conhecer coisas importantes sobre ele. Comece pela organização, limpeza e ordem, e outras coisas mais que ali podem haver.

2- Como ele se relaciona com a mãe e o pai? Quem não trata bem a mãe, porque trataria bem uma esposa.Ele honra o pai, o trata com respeito? Ele fala do pai e da mãe com admiração?

3- Preste atenção nas coisas que ele lê. Nós ficamos parecidos com aquilo que lemos.

4- Se ele está desempregado, a que horas ele levanta e o que faz durante o dia.

5- Qual a participação dele na família, ele ajuda em casa, nos trabalhos domésticos ou financeiramente? Será que ele tem idéia de quanto é que custa para os pais a manutenção de um adolescente?

6-Quais os sites prediletos dele (olhe nos favoritos), o estilo musical (veja os CD que ele ouve e os DVD que ele mais gosta).

6- Qual a impressão que os amigos dele passam para você. Lembre-se “uma égua arisca procura outra,” (ditado popular) Nossos amigos somos nós que escolhemos e eles geralmente são parecidos conosco.

7- Com relação às leis como ele se comporta, respeita as leis e as autoridades?

8- Com relação à escola, como ele vai de notas e seu interesse pelo estudo, respeito pelas regras da instituição e pelos profissionais do lugar.

9- Com relação às drogas, o que ele fala, ainda que de vez em quando. Já ouve alguma história que não ficou bem contada, do tipo, “ a polícia achou droga no carro, mas não era minha” ou “eu estava junto, mas não usei”, “ eles usam, mas eu não”, " fui preso, mas sou inocente". Sinal de alerta , isso pode ser a ponta de um iceberg.

10- O que ele pensa com relação a Deus, a Bíblia e os temas virgindade, santidade, obediência, batismo, e outros?.

29 comentários:

Unknown disse...

dicas interesantes!!!!!!!! legal vou usar!!!!!! que Deus te abençõe!!!!!!!!

Unknown disse...

gostei das dicas legal....adorei..vou usar...

Unknown disse...

Amei as dicas passei o site para as meninas da igreja e lea amaram. Jesus os abençoe nesse trabalho maravilhoso!!!!!!!!!!

Unknown disse...

paraens pastor muito bom deus o abençõe é maravilhoso

Anônimo disse...

Muito bom estas dicas.

Graças a Deus percebi muitas características positivas na minha amada. Porém, preciso melhorar em algumas, como por exemplo arrumar meu quarto. E no ponto que quando estou de ferias da faculdade acordo tarde. Mas isto ja estou mudando, acordando cedo pra fazer exercicios e organizando meu quarto. ;D Nos demais esta tudo OK.!

A paz do Senhor

Anônimo disse...

09/01/2011.

Bom artigo, bem objetivo e numa linguagem direta e sem rodeios.

Aconselho uma leitura: "O DIVÓRCIO COMEÇA NO NAMORO", por pr. Edson Alves de Sousa. Sei que o título é meio "impactante", mas não mais do que as infelicidades e decepções que um casal pode ter se não prestarem atenção nos "sinais" no período de namoro/noivado.

Sem mais, que a graça e paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam convosco.

Abraços.
P.E.O.M.

Anônimo disse...

Foi um aprendizado, já errei muito em relacionamentos por não obedecer as regras de Deus.

Anônimo disse...

GOSTEI DOS ENSINAMENTOS ,APRENDI BASTANTE AGORA SEI COMO ESTA DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.
A PAZ DO SENHOR

Anônimo disse...

eu sou um adolescente da igreja pentescostal o Brasil para Cristo.tenho 15 anos,faço 16 em novembro.vai fazer 2 anos q eu voltei pros caminhos de senhor.+ tenho tido problemas com isso,eu estou sofrendo muito pois to solteiro e o fato de eu não saber quem vai ser minha varoa me pertuba profundamente.será q ainda não é tempo e se não for quandu é?será q eu estou muito apressado?por favor me respondam pois isso tem sido um grande problema para mim,e ainda + tem se levantado muitas tentações.me ajudem!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

gosteei so que mi confundiu muito.meu namorado tem muitas qualidades e o defeito dele e que ele nao pensa em casar ele nao pensa no futo entende ?
fico triste pois quem ama quer viver sempre juntos e ele nao pensa nisso e nem gosta do assunto, oque eu faço ? mi ajudeem por favor

Anônimo disse...

fala-se apenas sobre o comportamento do rapaz,porque não questionar também o comportamento das moças que hoje em dia são muito preguiçosas e relaxadas? não é uma crítica porque também sou mulher, mas o que tenho visto é que as meninas tem deixado muito a desejar, bem mais que os meninos

Anônimo disse...

eu achei muito interesante sou uma mae preucupada com avida sentimental de minha filha,e acho que ela deve sempre se guia pelas palavras do senhor.

Anônimo disse...

acho que a pergunta principal é se ele ou ela é evangelico sendo as demais coisas se ajustam

Anônimo disse...

acho que a principal pergunta seria se ele ou ela é evangelico sendo as demais coisas se ajustam

Anônimo disse...

sou mulher, evangeli,28 anos gostaria de encontrar um rapaz de carater para casar. mais em que saite eu busco um relacionamento de amor verdadeiro. e-mail tt.y@bol.com.br

Anônimo disse...

Bom , o engraçado foi a ultima dica!! Essa dica não deveria ser a primeira?? Pois se ele

Jucel disse...

Achei bastante relevante e direto...

Não existiria maneira mais direta de lidar com este assunto...
Parabéns...
Só gostaria de dar uma sugestão, neste caso foi dado à garota que quer arranjar um namorado mas e ao contrário como ficaria? Seria o mesmo requisito ou mudaria algo?

Abraços e a Paz do Senhor..!

Anônimo disse...

Quem espera no Senhor sempre tem o melhor!
Espera no tempo certo de Deus... Num se apresse!
Ore, deixe nas mãos Dele. Ainda é muito jovem, as coisas chegam na hora certa e tenho certeza que Deus esta preparando a sua varoa.. num se desespre... Confie nele!
"DEUS num demora ele capricha"

Anônimo disse...

Desculpa falar essa num é a pessoa certa pra vc!

Anônimo disse...

Gosteiii muiitoo!

Jah sofri por não dar ouvidos as pessoas que queriam me alertar... Mas graças a Deus eu abri meus olhos e pude ver q num era a pessoa certa para mim... Que Deus tem o melhor pra mim!
E hj estou feliz... E encontrei uma pessoa temente a Deus, que me ama de vdd!
*---*

Anônimo disse...

muito booa mesmo!!!
na minha igreja nao namoramos, usamos a corte, sei que deus esta prepando um esposo abençoado pra eu, e desde ja sou fiel a ele, sempre oro para q deus me apresente ele no momento certo!!!
obrigada pelas dicas... fiquem na benção...

Anônimo disse...

gostei muito das dicas vou usalas parabemssssssss

Anônimo disse...

isso só confirmou mais oq Deus
tem pra mim e graças a Deus ele e mt certinho dentro e fora da igreja
eu amo ele já faz 3 anos
mais eu estou só orando pois Deus
confirmou até O casamento!!!

Anônimo disse...

isso só confirmou mais oq Deus
tem pra mim e graças a Deus ele e mt certinho dentro e fora da igreja
eu amo ele já faz 3 anos
mais eu estou só orando pois Deus
confirmou até O casamento!!!

Ana Paula Gomes disse...

Gostei muito das dicas! Deus abençoe! Pura verdade isso aí :)

Anônimo disse...

Bom,sou novo convertido em Cristo Jesus,estou na faze
meio difiçil,em resistir a tentação da Carne,é uma luta, mais é um bom combate,porque cada vez que a gente resiste aquilo que nos atenta,nós ficamos mais forte com Cristo,estou solteiro e estou na luta contra a ansiedade,inpaciençia,recebi uma diga boa pra o controle pro jovem,é a gente que quando esta solteiro,evitar ficar olhando,vendo,fotos coisas que atentam o joven e orar pedir forças para Deus, ter força de vontade,porque se de sorte que os seus olhos forem bons todo o seu corpo terá luz e pedir pra Deus nos ajudar a controlar a ansiedade porque estou a espera
nele a minha amada,pois ele quer me ver cresçer,preçiso terminar os estudos,aprender a mim amar mais abaixo de Deus pra quando minha varoa vim eu ter oque ofereçer ou seja como que eu vou amalá sem ter o amor para ofereçer e uma moradia, o bom combate começou jovem vamos a luta vamos fazer a obra de Deus pra ele nos abençoar e ssim nó ocuparemos nossa mente ate chegar o momento dele nos presentiar com uma varoa.amem

que Deus abençoe a todos os unidos em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

A paz do senhor parabens pelo site! Vcs Ajudam muito pq em vez dos jovens perderem tempo com coisas da carne aprende mais coisa para o espirito:-D

Anônimo disse...

Gostei !!! Muito do site que DEUS abencoe todos vcs bjs um forte abraço irmã Rafaella :-D

Unknown disse...

num sei qual a melhor decisão a tomar,estou namorando firme faz dois anos ,mas estamos juntos a quatro anos.na maioria das vezes a gente briga,larga. penso em terminar o namoro,porque tem horas q não me sinto bem do lado dele ,não tem enterre se de fazer nada ,so fala ,so promete que vai mudar mas,nunca faz nada para provar o contrario. gosto muito dele ,não consigo tomar uma decisão .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...