SEGUIDORES

terça-feira, 19 de maio de 2009

Como não criar um adolescente rebelde.

Como não criar um adolescente rebelde.

Por Pr Ismael

1-Use de autoridade em todas as etapas da vida, porém, não seja autoritário.

Quando o filho é pequeno obedece por medo, depois na adolescência se rebela com a hipocrisia. Torna-se um filho independente, que vai buscar em outro grupo social a aceitação que não encontra na família, como em gangues,por exemplo.
Pai autoritário é do tipo “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”, trabalha em cima de proibições, “não faça”, “não vá”, “não pode”, porém não gosta de dar explicações, não diz o porquê das coisas.
Ele afugenta os filhos, não há prazer na sua presença. O relacionamento é imposto e não em amor.

2- Não seja o pai permissivo, onde o filho pode tudo.

Filhos sem limites, sem responsabilidades, sem compromisso com a família, esse irá envergonhar a sua mãe no dia de amanhã.. Quando adolescente irá imaginar que o mundo gira em torno dele e que todas as pessoas existem para satisfazê-lo, vai tratar as pessoas com desprezo, pois o importante é ele e não os outros. Filho que não vai respeitar pai e mãe, nem tampouco autoridades como o professor e o policial. Esse filho não será feliz no casamento e no trabalho visto que é egoísta demais e não considera as pessoas a sua volta, pois entendeu que são seus servos. Pais que poupam seus filhos de tudo, assumem por eles afazeres serão pais que irão enfrentar sérios problemas quando na adolescência.

3- Não abandone emocionalmente seu filho.

Pais ausentes, pais que suprem materialmente a vida do filho, porém, não supre suas carências emocionais está criando filho para a infelicidade. Filhos que quebrarão as regras de boa convivência social em busca de ser notado por alguém. Menina abandonada é aquela que irá procurar um homem que lhe ofereça carinho que o pai não lhe deu, estará em situação de vulnerabilidade emocional. O espírito de independência vai estar no seu coração visto que não se sente pertencente a família.O pai deve abraçar, dar tempo ao filho, estar junto nos momentos importantes,mostrar que o ama, que se importa com ele.

4- Discipline, treine o coração do seu filho.

Saiba que a estultícia está no coração da criança, porém a disciplina a afugentará dela. Filhos sem limites, sem responsabilidades irão gerar sofrimento e vergonha para os pais quando na adolescência. É melhor sofrer agora, corrigindo, ensinando, do que amanhã ou depois chorar na porta de uma cela de presídio. Comece ensinando mesmo antes da pré-adolescência, a fazer pequenos trabalhos domésticos e vá aumentando a responsabilidade à medida que cresce. Filho que não organiza seu quarto que não guarda seus brinquedos e material escolar; que resiste a ordem da mãe, será um adolescente rebelde, que não tem senso de convivência em grupo, que não se importa se as suas atitudes estão incomodando alguém.

7 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz é tudo q penso como pai. Excelente materia! Obrigado

16º Igreja Presbiteriana Renovada de Goiânia disse...

Gostei desse material, gostaria de ter acesso a um estudo pra aplicar em adoleceste rebeldes

Unknown disse...

Amei o estudo estou pesquisando sobre o assunto e foi muito bom para o nosso enriquecimento do estudo. Na reunião de casais nos lares de nossa Igreja.

Bira

Anônimo disse...

São dicas realmente preciosas,
para a criação dos filhos.

Anônimo disse...

adorei a matéria , se os pais seguicem essa diciplina não teria tantos adolescenes nas ruas fazendo coisa orrivel, e não teria filhos ifelizes e mal amados.

Anônimo disse...

Execelente matéria,com riquezas de ensinamentos verdadeiramente preciosos e que deveria ser aplicados por todos os pais para que suas vida e a vida de seus filhos se tornem melhor e mais felizes.Porque a mudança tem de ter um ponto de partida para poder alcançar todas as gerações.

parabéns a pessoa dona do site.

boa noite a todos.

fiquem com Deus.

Luzinete nunes disse...

EU SOU UMA ADOLESCENTE MUITO REBELDE E REVOUTADA COM OS MEUS PAIS, ELES ME PROIBEM TUDO, AS VEZES NEM DE CASA POSSO SAIR ...NÃO POSSO SAIR COM OS MEUS AMIGOS, ME DIVERTIR UM PUOCO ... NÃO POSSO NADA. HOJE MESMO A MINHA MÃE ESTAVA FALANDO PRA MIM QUE EU ESTOU VIRANDO UMA ADOLESCENTE MUITO REBELDE MAS ELA NÃO SABE NADA ... MAS SE ELA SOUBE-SE O TANTO QUE EU SOFRO COM ELES ME PRENDENDO ELA ENTENDERIA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...