SEGUIDORES

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Bíblia?

Pergunta: "Sou divorciado. Posso casar-me novamente, de acordo com a Bíblia?"

Resposta: Freqüentemente recebemos perguntas dizendo: “Divorciei-me por esta ou aquela razão. Posso me casar novamente?” ou “Já estou no segundo divórcio: o primeiro, por adultério de meu esposo, e o segundo por incompatibilidade. Estou namorando um homem que está no terceiro divórcio: o primeiro por incompatibilidade, o segundo porque ele cometeu adultério e o terceiro por adultério de sua esposa. Podemos nos casar?” Perguntas assim são muito difíceis de responder, pois a Bíblia não vai fundo em detalhes quanto aos motivos permitirem ou não que a pessoa se case após um divórcio.

O que sabemos com certeza é isto: Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). É plano de Deus para um casal que permaneça casado enquanto os cônjuges viverem (Gênesis 2:24; Mateus 19:6). A única permissão específica para um segundo casamento após um divórcio é no caso de adultério (Mateus 19:9) – mas mesmo assim, isto é debatido entre os cristãos. Outra possibilidade é quando um cônjuge não cristão deixa seu cônjuge cristão (I Coríntios 7:12-15). Mas esta passagem não se dirige especificamente ao segundo casamento, mas apenas a continuar casado. A mim também parece que abuso físico, sexual, ou severo abuso emocional seriam motivos suficientes para o divórcio, e possivelmente um segundo casamento. Mas a Bíblia, entretanto, não traz este ensino, especificamente.

Dentro deste assunto, duas coisas sabemos com certeza: (1) Sim, Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). (2) Deus é misericordioso e perdoador. Cada divórcio é resultado de pecado, tanto da parte de um cônjuge ou dos dois. Deus perdoa o divórcio? Claro que sim! O divórcio não é menos perdoável do que qualquer outro pecado. O perdão de todos os pecados está disponível através da fé em Jesus Cristo (Mateus 26:28; Efésios 1:7). Se Deus perdoa o pecado do divórcio, isto então significa que você está livre para se casar novamente? Não necessariamente. Às vezes Deus chama as pessoas para que continuem solteiras (I Coríntios 7:7-8). Estar solteiro é algo que não deve ser visto como uma maldição ou punição, mas ao invés disso, como uma oportunidade de servir a Deus de forma mais comprometida e incondicional (I Coríntios 7:32-36). Mas a Palavra de Deus nos diz que é melhor casar do que abrasar-se (I Coríntios 7:9). Talvez isto se aplique, às vezes, a um segundo casamento após o divórcio.

Então, você pode ou deve se casar novamente? Não posso responder a esta pergunta. Afinal, isto é entre você, seu cônjuge em potencial, e principalmente, Deus. O único conselho que posso dar é que você ore a Deus pedindo sabedoria a respeito do que Ele quer que você faça (Tiago 1:5). Ore com a mente aberta, e verdadeiramente peça ao Senhor que coloque Seu desejo em seu coração (Salmos 37:4). Busque a vontade de Deus (Provérbios 3:5-6) e siga Sua orientação. Este é o melhor conselho que posso dar.

Publicado pelo site: http://www.gotquestions.org/

5 comentários:

Dani disse...

Sou divorciada ... Estou fazendo Teologia , acredito que tenho um chamado ... Posso ter um ministerio mesmo sendo separada?

Anônimo disse...

Antes de me converter, tive um relacionamento que me trouxe 2 filhos, morava com o pai das crianças mas não me casei nem no cartorio nem perante Deus. Agora que me converti existe algum problema em eu quer ter um lar cristão,e me casar na igreja?

Anônimo disse...

Sou solteira e estou noiva de um homem divorciado, ele não teve filho com a ex-esposa, ele ñ se sentia feliz ao lado dela e eles não se davam bem. Estou orando e pedindo confirmação a Deus e por duas vezes Deus me confirmou falando que eu ñ me preocupasse que iria dá tudo certo. Então tenho medo de ser profetada. O amo muito e sei que ele me ama. A Biblia fala que devemos ter amor! Se ele deixou de ama-lá como ele poderia esta casado com ela sem amor? Então vou casar com ele e sei que será no Senhor.

Anônimo disse...

Sou evangélico e casado, me separei e me batizei, conheci uma pessoa e estou namorando, estou pecando ( eu não era casado no papel ,morava junto)

Anônimo disse...

Acredito que quando a pessoa vem para o evangelho divorciada, não teria problema em se casar, pois não conhecia a palavra. Mas uma pessoa que conhece o evangelho, se casa e se divorcia depois e se casa novamente está em adultério. Pois Deus odeia o divórcio. Em relação a se abrasar por estar sem marido, isso é aplicado às viúvas, não às separadas ....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...