SEGUIDORES

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tratamento para o ciúmes.

O ciúmes por amor acontece geralmente quando a pessoa interpreta determinada situação como um perigo para o seu relacionamento.
Para essa pessoa, alguém está querendo tomar-lhe a pessoa amada.
O ciúmes é ...

...um mecanismo de defesa, algo como um alerta de perigo que tem a finalidade de proteger, preservar o relacionamento.
A ausência total de ciúmes pode ser tão prejudicial para o relacionamento quanto o seu excesso.
Primeiro porque permite que o outro se exponha a excesso de oportunidades (“perigo”) ou ainda, faz com que o outro não se sinta amado.
O ciúmes não é uma doença, mas pode se tornar doentio quando excessivo, podendo desencadear outras doenças de ordem emocional e uma série de outros transtornos.
Ele é considerado normal, quando é passageiro, baseado em casos concretos, não irreais ou imaginários.
Ele é doentio quando a imaginação da pessoa começa a criar coisas que não existem, não aconteceram, são infundadas as suas suspeitas, algo assim, irracional.
O tratamento pode ser feito com psicoterapia e nos casos mais graves, patológicos, com psicoterapia e medicação psiquiátrica.
O tratamento é recomendado toda vez que o ciúmes está causando prejuízos, gerando sofrimentos, casos quando a situação está fora de controle.
A pessoa ciumenta em excesso sabe que sua conduta está exagerada, mas não consegue se controlar. Mil coisas passam por sua cabeça, suspeita de tudo e de todos. O sofrimento dessa pessoa é grande.
Outras vezes ela acha que tem razão, que realmente precisa reagir porque senão vai perder a pessoa amada. Nesses casos coloca sob suspeita o caráter da pessoa amada e de todos os que a cercam.
Quando as coisas são assim é preciso buscar ajuda de um profissional. Caso contrário acabará com o relacionamento, visto que impõe à pessoa amada um sofrimento, uma verdadeira tortura, as brigas se somam, as acusações são uma constante. Casamento assim, via de regra, terminam em separação.
As pessoas vítimas do ciúmes devem se esforçar para não dar motivos, sempre procurando esclarecer os fatos e sempre reafirmar o seu amor pelo parceiro e deixar claro que não é justo este tratamento de desconfiança, visto ser uma agressão ao seu caráter. Deve demonstrar que merece confiança, que não é mau caráter e por isso merece o crédito.
Caso, persista o problema, buscar ajuda. Um aconselhamento pastoral ou um psicoterapeuta.
Acreditamos que a fé pode ajudar e muito, ainda mais se ambos freqüentam a igreja juntos.
É preciso crer que o Senhor é o guardador do meu cônjuge, ele guarda os nossos corações, Ele nos protege de todo o mal, Ele guarda a nossa vida no dia a dia, a nossa entrada e a nossa saída.
Eu sempre cito o caso de Abraão ( Gn 20) que tentou usar de estratégias humanas para proteger a si mesmo e a Sara e acabou quase ficando sem ela, mas Deus interveio a seu favor e Sara foi devolvida para seus braços. Isto nos ensina que Deus é maior o guardador de nossos cônjuges.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cíúmes é pecado!
Na palavra diz que o amor NÃO arde em ciúmes.
Não diz que arde muito nem pouco, é bem claro e objetivo, NÃO arde em ciúmes!
Um tratamento psicológico é muito interessante, pois descobre e trata superficialmente o problema, porém mais importante que tratamento psicológico e a oração. Lembrando também de procurar ajuda com pessoas sábias e de confiança, seja seus pastores ou líderes. Ciúmes é coisa séria e precisa ser tratado o quanto antes. è uma estratégia de satanás para destruir famílias, ministérios, vidas.
Fiquemos ligados.
Abraços..PAZ.

Anônimo disse...

acredito que a própria definição da palavra "arder" deixa claro uma intensidade maior que a normal. Arder em ciumes é exatamente o que o texto define acima... ciumes alem do normal. pois se fossemos levar por esse lado taxativo, a palavra de Deus diz que o Espirito Santo senti ciumes de nós, ou zelo em outras traduções.
sendo assim, o ciumes como proteção ou zelo é benéfico,do contrário o ciumes exagerado.

Anônimo disse...

SOU CASADA A 6 ANOS TENHO UM CIUMES DOENTIO DO MEU ESPOSO JA ELE PARECE NÃO SE IMPORTAR COMIGO QUERIA SER DESSA MANEIRA MAIS EU ENTRO EM CRISES SÓ DELE FALAR QUE CONVERSOU COM ALGUMA MULHER .PRECISO DE AJUDA ONDE ENCONTRAR

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...