SEGUIDORES

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fatores de risco para o casamento: Divisão do trabalho doméstico.

Por Pr Ismael

Desde há muito a mulher deixou o seu tradicional lugar no governo do lar e foi à luta em busca de uma realização pessoal ou mesmo por necessidade de melhorar a renda familiar, até aí nos parece que não tem provocados grandes estragos no casamento...

..., salvo naqueles casos onde a mulher acaba ganhando mais do que o seu marido.

Nesse caso específico há conflitos, o homem ainda não consegue absorver essa condição com tranqüilidade.
Mas percebe-se jovens se preparando para o casamento e eles demonstram interesse em contar com os recursos que serão trazidos para o lar através do trabalho dela.

O está gerando confusão é a divisão de trabalho dentro de casa, onde a mulher tem, biblicamente, a titularidade. A casa deve ser administrada por ela, é responsabilidade da esposa, onde a participação do homem é no sentido de auxiliar.

Mas é aí que a coisa se complica porque boa parte dos homens, ainda não evoluiu no seu comportamento e tem dificuldades de trocar uma fralda ou arrumar uma cozinha. E em sendo assim, a mulher fica sobrecarregada, pois depois de um dia todo de trabalho fora de casa, ela ainda terá que realizar as tarefas domésticas, advindo daí o stress físico e mental, e como conseqüência, cobranças, discussões e por fim, separações e divórcios. Então o que dizer diante do quadro que se apresenta:

O homem tem que entender que quando se casou ele assumiu os bônus do casamento, como ter sexo com a pessoa amada, ter uma companheira que lhe agrada e tê-la como alguém que lhe ajuda na provisão do lar. Mas ele tem que assumir também os ônus, que são as obrigações.

A mulher não pode se esquecer que ela é a governadora do lar, tendo seu marido como coadjuvante. Se isso não acontecer ela deve buscar alternativas para evitar a sobrecarga.

Primeiro deve chamar-lhe a atenção para o problema e concitá-lo a ajudar mais. Caso ela não consiga seu intento, vai ter que refazer as contas e ver se é o caso de contratar uma secretária do lar, alguém que faça o serviço pesado. As mulheres estão morrendo de infarto, coisa rara em outras épocas, exatamente por causa dessa sobrecarga.

Os homens devem ter em mente que eles não terão a esposa 100% à disposição deles, pois embora ela seja uma mulher maravilhosa, não é a mulher maravilha, a da TV. Ela se cansa, nem sempre está maravilhosa, adoece e também envelhece. Ela é real e não virtual.

Os estudiosos da vida animal dizem que o rei leão, lá no seu habitat natural tem um comportamento muito parecido com o de alguns maridos. Eles passam boa parte de suas vidas deitados na relva enquanto a leoa, que é menos famosa e menos importante, é quem carrega a família nas costas.

Ela gera os filhotes, cuida deles, vai à caça para alimentar não só os seus, mas também ao Rei Leão, que, aliás, fica sempre com a parte melhor da caça e a leoa e seus filhos com o que sobrar. Somado a isso ele fica por ali, de vez em quando sai, faz um xixi para marcar o território, para dizer que ali tem alguém que manda, e ademais quer transar toda hora. Maridos que chegam do trabalho, deitam no sofá e querem ficar no bem bom enquanto a sua leoa prepara a comida, cuida dos filhotes e dali a pouco vão transar, lembre-se que no mundo animal dá certo porque a leoa não tem roupa para lavar, casa para varrer e tudo o mais.

Então quem quer manter o seu relacionamento, saia do seu lugar de conforto e mãos à massa, vai ajudar, para que não seja mais um número no aumento das estatísticas de separações.
A ajuda que a mulher espera não pode ser eventual e esporádica. A ajuda que acontece de vez em quando é bem vinda, mas em alguns casos, não é o suficiente. Alivia, mas não resolve o problema. Acredito que o casal deve deixar claro quem faz o que.

Próximo post: Fatores de risco para o casamento: A falta de tempo para o casal.

2 comentários:

Anônimo disse...

AS VEZES NEM EU ME ENTENDO, MAS
PULSA NO MEU CORAÇÃO O DESEJO DE
SER DONA DE CASA, BEM TRADICIONAL
MESMO, AQUELA QUE SE DEDICA NISSO.(SOU NOIVA AINDA), MAS SONHO COM
ISSO. VEJO QUE SE A MULHER
TRABALHA FORA O MARIDO REALMENTE
PRECISA AJUDAR BEM MAIS, MAS SE
TRABALHAR SÓ EM CASA AS COISAS
FICAM MAIS AGRADAVÉS, POIS A
MULHER SE DEDICARÁ A DEIXAR "TUDO"
PRONTO QNDO ELE CHEGAR EM CASA.
NÃO FICARÁ TUDO NA CORRERIA E
TERÃO MAIS TEMPO JUNTOS...
ASSIM PENSAMOS E BUSCAREMOS NO
SENHOR O AUXILIO.

Anônimo disse...

Gostaria muito de ficar em casa, mas hoje em dia está muito difícil somente o homem não dar para pagar todas as despesas com escola e filhos,seria bem melhor a mãe ficar em casa, no momento estou com meus filhos mas está difícil, pois já a algum tempo quero colocar meu filho no curso de música e inglês mas tenho que voltar a trabalhar para fazer isso e ainda estou muito sobrecarregada com a casa, agora tenho dois filhos para cuidar e o maridão também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...