SEGUIDORES

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dica de livro: As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman.

Nós temos recomendado este livro para muitos casais, pois, acreditamos ser ele uma ferramenta e tanto para entendermos um pouco mais sobre o amor conjugal.

As pessoas , às vezes ,estão sendo muito amadas , porém, se sentem como se não fossem . Este livro trará respostas de como demonstrar amor de maneira que o outro se sinta amado.

Ele se encontra disponibilizado GRATUITAMENTE no link abaixo:

http://www.esnips.com/doc/5d13e999-16e4-4a06-b041-f5445f83df7c/evangélico---gary-chapman---as-cinco-linguagens-do-amor

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quando o casal passa pela tragédia, ou quando as coisas vão mal

Quando as coisas vão mal na família.

Texto produzido por mim, Pr Ismael, com base na pregação do Pr. Luciano Subirá, pessoa a quem paro para ouvir....www.orvalho.com


ICr 7:20-27

“ Os filhos de Efraim,.....Ezer e Eleade. Os dois tentaram roubar gado em Gate, mas foram mortos pelos fazendeiros desse lugar. Efraim o pai deles, chorou durante muitos diasa a morte dos filhos. Os irmãos de Efraim vieram passar uns dias com ele para trazer consolo. Depois a esposa dele teve um filho, ao qual ele deu o nome de Berias (“tragédia”) por causa do que havia acontecido”

Este texto fala de Efraim, um dos príncipes, cabeça de uma das 12 tribos de Israel, juntamente com seu irmão Manassés, ambos os filhos de José.

Veja que se trata de gente de Deus, gente que tem uma história com o Senhor, mas que de repente se vê diante de uma tragédia, pois dois dos filhos de Efraim foram assassinados quando roubavam gado.

Amados, que o Senhor nos livre de tal sofrimento. Mas todos, bons e maus, estão sujeitos a experimentar a dor.

Não há da parte de Deus nenhuma promessa de que não vamos passar por dores, perdas e sofrimentos.

Mas, por outro lado, há promessas de que não importa aonde nos encontremos, ali Ele estará.Se estivermos no topo do monte ou no fundo do vale, ali estará conosco.

Há um evangelho sendo pregado que diz que os filhos de Deus não sofrem perdas, não adoecem, não passam por privações, mas isso não é verdade. O que realmente há, é a possibilidade de vitória sobre todas as crises, mediante nossa vida com Deus.

Muitos se decepcionam com Deus quando o mal chega e alguns até abandonam a fé , e assim o Reino de Deus é quem perde.


Então, vamos aprender com Efraim , como ele saiu de tamanho sofrimento.

Primeiro passo:

Devemos chorar as nossas perdas.

O próprio Cristo se permitiu chorar ao ver as pessoas diante do túmulo de Lázaro.Chorou ao ver o seu estado de ovelhas que não tem pastor, desorientadas quanto a sua vida eterna.

Não há mal algum em chorarmos nossas perdas, mas o que não podemos é permanecer chorando o resto da vida.

Vemos alguns homens de Deus como Neemias que sentou e chorou ao saber da ruína que se encontrava a cidade de Jerusalém, mas ele não ficou sono choro, não.Ele se levantou e se determinou “vou reconstruir essa cidade” e caminhou em direção a isso, e a boa mão de Deus foi com ele.


Efraim chorou, chorou muito, mas não ficou o resto de sua vida chorando. Sabia que a vida precisava continuar e decidiu tocar em frente.

Quando alguém se levanta e diz pra si mesmo, vou me levantar, sair desse buraco, aí, Deus se levanta com ele.

Vemos a história de Davi quando governava a vida em Ziclague. Ele foi com todos os homens para uma guerra e quando voltaram, as famílias que ficaram ali, desprotegidas, tinham sido levadas pelo inimigo. Diz o texto bíblico que todos os homens choraram por suas mulheres e filhos.

Davi chorou até não ter mais força para chorar. Mas num determinado momento a coisa piorou, os homens acusaram Davi de ser o culpado daquela desgraça e queriam apedrejá-lo.

Então, ele se levantou do seu choro e se fortaleceu no Senhor.

Quando ele fez isso, o Senhor se levantou com ele e juntos com os demais foram em busca de suas famílias.

De fato as coisas aconteceram de forma dirigida por Deus e todos tiveram suas famílias de volta.

Precisamos nos levantar do choro e ir à busca da nossa família. Há um recomeço , há algo novo que nos espera.

Isso pode acontecer no relacionamento do casal. É preciso saber que durante um relacionamento haverá tempo que teremos que nos fortalecer no Senhor e ir em busca do que perdemos na caminhada. E isso não se faz só com choro, mas com luta e fé.

Segundo passo:

Aceite e seja consolado.( por Deus e pelos que te amam.)

Efraim recebeu em sua casa seus irmãos que vieram para consolá-lo. E interessante como nos deparamos na nossa vida pastoral com pessoas que quando passam por perdas , quando estão no tempo do choro, elas se isolam de tudo e de todos e se trancam em seu mundo particular, e ali choram ,choram e choram, não aceitando serem consolados.

Quando é assim, as coisas se tornam piores, precisamos aprender a sermos consolados.

No entanto, só é possível ser consolado quando as pessoas conhecem a nossa dor, caso contrário, vamos sofrer sozinhos mesmos sem ter quem nos console.

E para que elas saibam, aquele que está na dor é quem tem que abrir o seu coração. Esse é grande passo para ser consolado. Fale com Deus, mas fale com alguém que te quer bem também.

Terceiro passo:

Retome a vida.

O terceiro passo que Efraim deu foi o de retomar a vida, obviamente que ainda havia dor, mas decidiu reconstruir, se levantar do pó.

E diz o terxto que ele foi e amou a sua esposa e com ela teve um outro filho, Berias, (significa “tragédia”) porque as coisas iam mal.
Amados, o Berias era o levantar das cinzas, do pó e do choro.

A vida deles começa a voltar ao normal, perderam dois filhos, mas agora, algo novo vem.

Berias é o refazimento de uma vida, é a volta da alegria no relacionamento, na família.

Daquele filho, Berias, nascido logo após o tempo do choro do casal, nasceu um filho chamado Num, e de Num nasceu Josué.

Amados, Josué, o grande guerreiro de Deus, o homem a quem Deus disse “assim como fui com Moisés, eu serei contigo”, o homem escolhido por Deus para fazer o povo entrar na terra de Canaã.

Josué só nasceu porque um homem, Efraim e sua esposa, se levantaram do seu choro, e refizeram a vida, geraram Berias, de onde veio Josué.

Se eles tivessem permanecidos no seu lamento, Berias não teria nascido e por consequinte, Deus não teria um Josué para conduzir o povo até a terra prometida.

Deixo aqui uma pergunta, será que se não houvesse acontecido a tragédia na vida de Efraim, será que eles teriam tido o filho Berias ? Se isso não acontecesse, Josué também não nasceria.

Deus pode levantar um Josué em nossa casa, tão somente não posso ficar lamentando o passado, chorando interminavelmente as perdas.

Vá a luta , reconstrua sua vida, busque a alegria enquanto casal, volte a namorar, a se doar sexualmente, quem sabe vem um Josué na vida do casal, para completar a vitória de quem é de Deus e soube se levantar.

Um abraço, no amor de Cristo.


Pr Ismael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...