SEGUIDORES

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A família caminhando com Deus

Por Pr Ismael

Certo dia eu estava aconselhando uma pessoa acerca de seus problemas familiares , que eram muitos. Havia separação, brigas, drogas, adultério, rebeldia de filhos e ainda por cima , problemas financeiros ocasionados por um desemprego. Então disse para a pessoa que seria preciso não um aconselhamento para cada um dos problemas , mas uma coisa só seria necessária, ajustar a vida espiritual, buscar o centro da vontade de Deus, deixar a desobediência aos princípios Divinos, reconciliando-se assim com o Pai. Disse-lhe que uma vez feito isto todos os problemas começariam a se resolver, então recomendei que entregasse sua vida a Jesus, pois alguém com tantos problemas dentro de casa, acabei imaginando que ainda não tinha experiências com Deus.

Mas quando entrei nesse assunto a pessoa ficou triste comigo e disse: “Pastor eu sirvo a Jesus há 23 anos....”



Fiquei meio deslocado com aquela informação, pois não consigo imaginar alguém andando na verdade e ainda assim todos esses males de uma só vez acontecendo na família.

É difícil de você buscar uma resposta para tamanha ruína sem cogitar que algo está errado ali.

É bem verdade que o diabo anda por aí buscando nos prejudicar, mas como foi possível chegar a tal ponto ? Dois divórcios já haviam ocorrido, filha nas drogas, desemprego, crise financeira, filho na cadeia, eis os problemas daquela casa.

Entendo que todos precisamos fazer como Paulo ensina, cada um examine-se a si mesmo, para chegar a conclusão de como andas na presença de Deus, ou melhor, se ainda andas com Deus.

Ele recomenda que não nos conformemos com o presente século, mas que sejamos renovados no nosso modo pensar e de agir.

Precisamos ficar com a forma ( semelhantes ) a Cristo e não conformados ( a mesma forma) com o mundo.

E para contribuir com tal apreciação que cada um faz de si mesmo quero destacar alguns pontos importantes para que a família viva bem.

1-Família que quer permanecer família, tem que ter alicerce.

Em Mt 7:26-27, Jesus fala de dois homens, um prudente e um insensato. O prudente é aquele que pratica a Palavra de Deus na construção de sua família, e o comparou a alguém que construiu a sua casa na rocha, onde o veio o vento, a chuva, as águas do rio, e combateram contra aquela casa , mas que ela não caiu, pois estava firmada na rocha. De outra sorte, o insensato construiu sua casa na areia, e vieram as mesmas intempéries, os mesmos problemas e a casa ruiu, pois não tinha alicerce.

Veja que a questão não são os níveis de dificuldades que enfrentamos , mas sim se estamos alicerçados na Palavra de Deus, ou não. Veja que ambos os homens, o prudente e o insensato, enfrentaram os mesmo problemas, a diferença está no resultado, só um permaneceu com sua casa em pé.

2- A alegria precisa ir além das circunstâncias.

Em Lucas 2:1-2, os anjos disseram aos pastores que estavam no campo, que lhes trazia uma boa nova, uma notícia que seria motivo de grande alegria, pois nasceu o Salvador, Cristo o Senhor.

Veja que o anjo apresenta Jesus como a razão da alegria para todo o povo.
É possível ser uma família feliz e alegre à despeito de enfrentar a força do vento, a fúria das águas em combate contra nossa casa, desde que a razão da nossa alegria não seja as circunstâncias mas sim, Jesus.

Se eu fico alegre só quando as coisas estão funcionando bem, quando o dinheiro é farto, quando a saúde está legal, então, a minha alegria é incompleta.

Paulo disse que ele “aprendeu” a viver contente em qualquer circunstância, ele aprendeu a viver bem no pouco e no muito. Aprendeu na luta, no cárcere, nas perseguições.

Temos que ter a consciência de que por um momento eu posso estar no monte, mas que em outro momento posso estar no vale, mas seja no topo do monte ou no fundo do vale, eu também posso estar contente.

Estar contente aí não significa que estarei celebrando o mal, me alegrando com ele, não, isso não. Mas significa que na força de Cristo eu sairei daquele vale, tenho então esperança e força para lutar.

Se quando eu me encontro com dificuldades na vida, eu me torno uma pessoa infeliz, triste, acabrunhada, então ainda não entendi o recado de Deus.

O Profeta Ageu diz “ ainda que a figueira não floresça; nem haja fruto na vide ; que a terra não produza mantimento; o produto da oliveira minta; ainda que as ovelhas me sejam tiradas; ainda que não haja gado no curral; mesmo assim, eu me alegrarei no Deus da minha salvação.

Ele está dizendo que a sua alegria está em ter Deus do seu lado, pois a qualquer momento a situação vai se reverter. Então ele não põe os seus olhos nas dificuldades e sim, Nele.

A alegria é filha da confiança. Quem confia se alegra.
Casa que não tem alegria tem desespero, ofensas, rancores,desconfiança, logo, não pode subsistir por muito tempo assim.

3-Confiança deve ser um estilo de vida .

Eu gosto de pensar que confiança fala de uma sensação de segurança que se tem como uma garantia de que tudo irá bem. Para mim confiar é um estado mental no qual a pessoa se mantém serena porque sabe que pode contar com ajuda, está segura disso. Ao passo que fé é uma certeza de que aquilo que preciso vai acontecer, já dentro do caso concreto, não se tratando de um sentimento difuso, mas factual.
O livro de Salmos, capitulo 125, diz que os que confiam no Senhor são firmes como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre. Isso quer dizer que vem a chuva, o monte está ali, vem o vento, vem o sol, nada mexe com o ele, e assim são os que confiam no Senhor. Nada remove a sua esperança de que vai dar certo e tudo vai acabar bem.

Salomão em sua sabedoria inspirada por Deus, diz que o receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto num alto retiro. E é isso mesmo, quando fazemos com medo, quase sempre dá errado. Veja o jogador de futebol quando vai bater o pênalti, ele tem tudo a seu favor, mas se não dominar o medo, acaba errando.

Em Isaías 50:10b o profeta diz: ...quando andar em trevas e não houver nenhuma luz, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Há momentos que não sabemos o que fazer, não há nenhuma luz, direção, então é nessa hora que pedimos a ajuda de Deus para clarificar nossos caminhos.

Família que vive uma vida confiada, mas se agride, não se desespera, mas espera.

Naum 1:7 deixa claro que o Senhor conhece aqueles que Nele confiam, ele sabe quem está contanto com ele com esperança, de maneira confiada, sem vacilar e em Miquéas 7:7 diz que Ele ouvira aquele que nele confia.

Veja que eu posso ter uma família, moral e eticamente correta, isso é bom e correto, mas não é o suficiente para sustentar uma família em pé, pois ela , família, foi programada para ser ali o lugar onde Deus se manifesta, onde Deus começa os seus feitos.

A família é o nascedouro das boas obras de Deus, daí a oposição ferrenha do diabo.

Tudo que Deus deseja realizar , Ele começa com um casal. Assim foi com Adão e Eva, com Abrão e Sara, com Moisés e sua família.

5- Dependência leva Deus a agir a nosso favor.

Quando Jesus mandou João escrever cartas as igrejas da Asia , ele manda o recado para a igreja de Esmirna e diz: “Eu sei as tuas obras, e tribulação e pobreza, mas tu és rico...., nada temas...tereis uma tribulação de dez dias ( passageira), ...se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. ( Ap 2:8-11)

Quanto maior o nível de dependência de Deus, maior será a satisfação Dele com relação à família.

Já a igreja de Laodiceia, recebeu o seguinte recado, “ eu sei as tuas obras, que não és frio nem quente....e como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta, e não sabes que és um desgraçado, e miserável, pobre,cego e nu. Se pois zeloso e arrepende-te.( Ap 3:14-22)

Quem era pobre ele proclama rico, quem era rico ela declara pobre. Sabe o porque disso? Por causa da independência que os muitos recursos provocam no coração do homem.

6-Há tempo de trabalhar, mas há tempo de adorar.

Em Êxodo 5:6-8 nós vemos o Moisés pedindo a Faraó que libere o povo para que pudessem adorar a Deus. Faraó dá ordens para aumentar as atividades do povo para que assim não queiram mais adorar a Deus. Eles deveriam permanecer mais tempo ocupados, assoberbados de trabalho, cansados e assim a vontade de adorar deixaria de existir.

Vejo nisso uma estratégia de satanás, manter o povo com muitas atividades para que não queiram adorar.

Muitas famílias tem caído nesse laço. Vão acumulando afazeres e mais afazeres de maneira que o tempo que sobra é para o descanso, pois estão exaustos. E com isso Deus é esquecido e também esquece. Ele diz: “...aqueles que me honram eu honrarei, aqueles que me desprezam eu desprezarei” e ainda, “volte-se para Deus, e Deus se voltara para você”.

sábado, 3 de outubro de 2009

Dica de livro para casais.

Estou indicando o livro Ebook, "Ela Precisa, ele deseja" disponibilizado gratuitamente no link abaixo por tratar-se de um livro muito importante para quem milita com o Ministério de Casais, para quem está vivendo um momento difícil no relacionamento e para quem está muito bem, pois sempre dá prá melhorar.É muito indicado também para quem se prepara para um casamento, pois já vai entrar nele com conhecimento. Vale a pena. De uma olhada no link.

http://www.scribd.com/doc/3860973/Ela-precisa-ele-deseja

É necessário se cadastrar no www.scribd.com para acessar o download.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...