SEGUIDORES

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Livros evangélicos que um líder casais precisa ler.

Aqui damos uma dica de alguns livros importantes para

que um líder de casais leia e aumente o seu cabedal de

conhecimentos para bem desempenhar a sua liderança.

A maioria deles está disponível no Casados em Cristo.

Anote o link da Biblioteca Cristã onde você encontra muitos ebook gratis:

www.bibliotecacrista.com.br

O que o ato conjugal significa para o homem-Tim e Beverly Lahaye

A batalha de toda mulher-Shannon Ethridge

A batalha de toda homem- Stephen Arterburn e Fred Stoeker

Casais inteligentes enriquecem juntos-Gustavo Cerbasi

As cinco linguagens do amor-Gary Chapman

Amor e Respeito-Emerson Eggerichs

Ela precisa, ele deseja-WILLARD F. HARLEY JR.

Antes de dizer sim - Jayme Kemp

Eu disse adeus ao namoro- Joshua Harris

Romance a Maneira de Deus- Eric e Leslie Ludy

Andropausa e menopausa

Por Dr. Tércio Ribas.

De repente a mulher se olha no espelho e diz: "Oh! vida, oh! Céus, oh! Azar! Chegou a menopausa. Eu não sou mais a mesma!" E ela passa a sentir algumas transformações no seu corpo que lhe são muito marcantes. É certo que 30% delas vão vencer esta situação sem nenhum sintoma.


Recentemente li, num artigo de revista médica, um trabalho que chegava à conclusão que se a mulher não se estressar e não curtir os problemas quando jovem, ela terá uma menopausa tranqüila e que os sintomas são diretamente proporcionais à ansiedade da paciente.

Quanto mais ansiosa pior será esta fase. Donde se conclui que um dos segredos é não se estressar. Hoje em dia, porém, tem uns "remédios milagrosos". São aqueles que fazem a terapia de reposição hormonal e que cessam os suores e conseguem devolver à mulher aquilo que elas perderam, como, por exemplo, a lubrificação vaginal que tinham quando se excitavam e eram garotinhas novas, ou a textura da pele que era normal e que agora está ressecada. É preciso haver uma consulta prévia ao ginecologista porque não são todas que podem fazer esta reposição. Existe até a alternativa de uma reposição natural sem as contra-indicações do hormônio.

Desde a vida intra-uterina, ainda não nascidas, as mulheres já têm um número definido de folículos nos dois ovários, que serão consumidos no decorrer de suas vidas. Estes milhões de folículos que existiam inicialmente irão sendo gastos e não haverá produção para substituí-los. Uma das formas de redução deste número, extremamente interessante, é a ovulação.

A partir da adolescência, a cada ciclo menstrual, alguns folículos de um ovário e alguns folículos do outro ovário começam um processo de amadurecimento para um deles ser o vencedor e se transformar no "óvulo do mês", que vai ter o potencial de gerar uma gestação. E quando ocorre a ovulação há uma regressão de todos os outros folículos envolvidos nesta briga mensal para ser o melhor. E literalmente estes folículos são perdidos.

No lugar de onde este óvulo saiu, forma-se um cisto (que nós chamamos de funcional ou corpo lúteo) e que tem uma função fantástica, a de preparar a camada interna da cavidade uterina para receber o possível óvulo fecundado pelo espermatozóide. Às vezes, quando não se alerta previamente como normal neste caso, isto causa um enorme susto na paciente, quando lê o laudo de sua ultra-sonografia revelando um cisto no ovário.

São os hormônios deste pequeno cisto que vão manter a gestação até que a placenta assuma esta função. Todo mês o organismo da mulher se prepara para uma gravidez e, quando ela não ocorre, esta camada interna do útero é eliminada sob forma de menstruação, iniciando tudo novamente.

Foi com bastante propriedade que Davi falou do modo maravilhoso que ele foi formado. Todo este mecanismo, tremendamente engenhoso que resumimos é muito interessante.

Até que chega num momento, lá pelos 50 anos, em que os folículos acabam e o principal produtor do hormônio estrogênio, o folículo do ovário, se esgota, iniciando a falência do órgão. O tecido restante do ovário, mesmo sem os folículos, e as glândulas supra-renais ainda produzirão estrogênio, porém numa proporção muito menor.

Com os homens, neste aspecto, Deus foi mais generoso. Como Ele deu à mulher várias vantagens sobre nós, como por exemplo, o orgasmo múltiplo no relacionamento sexual que nós não temos; a beleza externa muito mais comum a elas do que a nós de modo geral; o maior peso na escolha do parceiro (por mais que digamos que não, esta função, na realidade, acaba sendo delas), etc... deu a nós, homens, uma andropausa com muito menos sintomas que a menopausa.

As manifestações clínicas são bem mais leves e, às vezes, imperceptíveis. Não existe aquela parada de produção hormonal como ocorre nos ovários. Os testículos continuam a produzir os hormônios masculinos que vão diminuindo de forma bem devagar a partir dos 50 anos. Isto determina ao longo do tempo uma adaptação mais fácil. Calcula-se que aos 80 anos o homem ainda produza testosterona em 50% de sua capacidade máxima.

Com a diminuição do hormônio masculino, a tendência e o desejo sexual também diminuem. Há um maior cansaço de forma geral, mesmo porque existe uma perda muscular paralela. Em uma condição menor do que a das mulheres, pode haver osteoporose que leve à fraturas. Alterações do humor e até sensação de calor súbito são queixas relatadas.

Não é comum o tratamento do homem previamente, como alguns ginecologistas fazem com suas pacientes. Apenas quando as taxas hormonais estão comprovadamente baixas e causam sintomas, é que ocorre a terapia. Há um cuidado maior em se usar o tratamento com testosterona, devido a alguns efeitos colaterais. Por isto esta reposição hormonal requer a participação de um Urologista para o acompanhamento do caso e de forma nenhuma deve ser feita de qualquer maneira.
Sem a intenção de mexer com as meninas, mas já que estamos falando de bênçãos, Deus deu ao homem a capacidade de ter potência em seu pênis por muitos anos. Se não houver nenhuma doença que altere a circulação sanguínea ou a inervação do pênis, ele poderá manter ereção até numa idade bem avançada. Certamente a qualidade não será mais aquela de um garotão de 20 anos, porém permitirá o relacionamento.

Acontece que aos 50 anos o sujeito dá uma falhada homérica, vergonhosa. E, então, a mulher bate em seu ombro e diz: "É, velho, você não é mais aquele." Isto acaba com o homem. Todas estas questões sexuais são muito ligadas aos fatores psicológicos. Se você chegar para ele e disser: "Fica assim, não, amanhã a gente consegue." É o estímulo que este cara precisa e, com certeza, amanhã ele será fantástico.

Da mesma forma, quando a mulher chega na situação descrita no início deste artigo, é o momento de o homem lhe dar todo apoio e dizer que isto não tem nada a ver, ajudando-a nesta fase. Precisamos nos conscientizar que temos de procurar o ginecologista/urologista para termos o apoio e orientação médica necessários para que curtamos estes momentos da terceira idade que, pelas estatísticas, mesmo aqui no Brasil, tem aumentado progressivamente o seu tempo de duração.
Um fato interessante é que dentre as propriedades do estrogênio há uma ação específica contra doenças cardiovasculares. Você praticamente não vê uma mulher jovem ter infarto. Porém, após a menopausa, se não houver reposição deste hormônio, o risco para esta situação é praticamente igual ao do homem.
Alguns exames laboratoriais e complementares, como a mamografia, ultra-sonografia, densidometria óssea, deverão ser solicitados. Pode-se estar perdendo massa óssea até sem qualquer outro "sintoma da menopausa". Com certa paciência você poderá fazer este acompanhamento mesmo na rede pública de atendimento médico. A primeira consulta certamente demorará, mas acabará chegando a sua vez.

Se houver indicação de reposição hormonal, existem várias formas de administração, desde oral ou injetável ou aplicação na pele ou até spray nasal.
Medidas de caráter geral são, na maioria das vezes, recomendadas para os dois sexos, como uma boa caminhada para fortalecer os ossos e procurar manter a massa muscular que se vai perdendo. Isto também contribui para o cuidado com as doenças cardiovasculares. Exercícios musculares específicos podem ajudar muito na função sexual (que infelizmente, em nossa cultura, é uma atribuição quase que apenas dos mais jovens). De tanto divulgar estes exercícios nas palestras, já tive retorno de mulheres que só passaram a sentir prazer sexual após esta informação. Os músculos podem resolver até situações como a incontinência urinária que está presente em 30 a 40% das mulheres nesta época.

O controle da dieta, aumentando o número de alimentos que contêm cálcio é fundamental. Mais ou menos 25% das pessoas adultas não ingerem a proporção de cálcio de que necessitamos diariamente. Uma das principais fontes deste elemento é o leite e seus derivados. O que absolutamente não ajuda é a tendência de engordar nesta fase da vida, por isso temos que vigiar o peso.

Procurar conviver em grupos, melhorando a auto-estima e trocando experiências com outras (os), ao invés de ficar isolada (o) e mal-humorada(o), como por vezes
assistimos e "aturamos".

Tentar se informar, lendo alguma literatura a respeito, como vocês estão fazendo neste momento, facilita o entendimento da prevenção necessária, valorizada tanto por nós, médicos.

Finalizando, deixamos com vocês um pensamento: se temos de passar 20, 30, 40 anos de nossa vida convivendo com a menopausa/andropausa, precisamos nos preparar para esta fase "numa boa".

Tércio Ribas

Não tem interesse por sexo, então cuidado !

Por Tércio Ribas.

É do conhecimento de todos que o povo latino tem um desejo sexual mais intenso que outros povos. Isto é comprovado em estatísticas com que vez por outra nos deparamos. Entretanto uma queixa que encontro a todo momento em meu envolvimento com casais, nas palestras, é o tema em que estamos abordando: "Por que não transamos?"


Há muitas razões para um parceiro evitar o outro dentro do casamento. É lógico (e eu não sei como tem gente que não entende isso), que quando um faz uma grosseria para o outro, resulta numa revolta e, por conseguinte, numa "greve" por alguns dias até que a mágoa passe. Mas, e quando não há esta briga e não há motivos aparentes para não se transar, por que não se transa?

Não quero me referir àquela situação em que ele está doido de vontade de transar e ela também, mas fica esperando a iniciativa do outro de começar, porque precisam quebrar o gelo de um silêncio, eleito como forma de agressão, já por alguns dias, e que precisa ser desfeito.

Quero me basear na situação em que "de graça", sem motivo algum aparente, quando ele não faz nada ou ela também não fez, mas a relação "não sai ". Por quê?
Quando isto acontece, mil idéias passam na cabeça de uma parte, porque a outra sabe perfeitamente bem o motivo de não querer transar."O que está havendo com ele?""Por que ela está me evitando?"

Uma pontinha de orgulho impede que estas perguntas venham à tona, porque culturalmente sempre se acredita que o carinho precisa ser espontâneo e não cobrado, pois aí ele já perdeu "não sei quantos por cento" do valor. E, com isto, a situação se prolonga por um tempo maior do que deveria, tornando-se muito perigoso.

Certa vez , uma mulher me contou que um problema ginecológico relativamente simples para mim, mas que lhe trazia muita vergonha, fez com que ela evitasse a relação por um bom tempo, não revelando nada ao marido. Recentemente, fiquei impressionado com um jovem esposo que me fez olhar para sua mulher e me confidenciou que estava perdendo o interesse por ela pois engordara muito e não era mais aquela menina graciosa com quem ele se casara. Algumas mulheres já se queixaram a mim de desinteresse pela falta de criatividade de seus maridos. Outras vezes, os maridos reclamam da falta de iniciativa por parte das mulheres, as quais são consideradas por eles como frias (na realidade isto pode muito bem ser uma defesa da mulher contra uma relação que lhe trás dor ou mesmo até ter a impressão de que com esta sua iniciativa o marido possa lhe rotular como leviana). Muitas mulheres vão diminuindo conscientemente o ritmo sexual por absoluta falta de orgasmo.

Acontece que na maioria destas e de outras situações não se discute o problema, geralmente com medo da incompreensão do (a) outro (a) e ele (a) fica pensando:"O que está acontecendo com ela (e)?"

Com facilidade, se chega a uma triste conclusão que este desinteresse vai aumentando progressivamente. Tanto estas situações não diagnosticadas, como aquelas em que é evidente a causa (quando a mulher põe o dedo na cara dele e diz com a voz meio rouca: "Tudo bem ...Não tem problema...), são extremamente perigosas.

Quando você insiste em desagradar a (o) parceira (o) naquilo que ela (e) gostaria que você fizesse e isto se repete, se repete, se repete ... o casamento vai literalmente "enchendo o saco" e, às vezes, é por aí que começa o desinteresse.
Um dos primeiros, senão o primeiro, sentimento que nos desperta o sexo oposto é algum tipo de admiração. Não dá para amar alguém que não admiramos. E não é apenas a questão física, mas a intelectual, o companheirismo, etc. É agradável conversar com alguém que busca conhecer outros assuntos além daqueles que lhe são comuns ao trabalho, aos filhos... alguém que se importe pelos seus interesses. Num relacionamento conjugal quando acaba a admiração, tudo começa a desmoronar. A libido está ligada diretamente à admiração, seja ela física ou de sentimentos. Não dá para desejar alguém que não admiramos em nada.
As repercussões deste desinteresse são muito marcantes em nosso dia-a-dia. As nossas ações, nossas atitudes de modo geral são movidas pelo humor que nos acompanha. É completamente diferente você receber um colega de manhã no trabalho que te saúda assim: "Bom dia!!!!!" É muito mais fácil de se conviver com uma pessoa assim, alegre. Ele até produz melhor. Ela passa a ser mais simpática com a vizinha o dia inteiro (como a sociedade exige do crente!).

Nas palestras que faço, apesar de falar de sexo, de anatomia, a cada momento eu me refiro à espiritualidade. E sabem? Um bom relacionamento melhora muito a espiritualidade. Eu estou habituado (e feliz ) de ver isto na prática.

Preocupo-me tremendamente quando encontro uma parte do casal que chega pra mim e diz que quando vai dando a hora de chegar em casa aparece uma tristeza, porque o ambiente no trabalho é tão bom com os colegas e ele (a) tem certeza que ao entrar em casa irá encontrar um clima péssimo. A vontade é de não voltar e continuar na rua com os (as) amigos (as).

Fora de casa há uma competição muito desigual. Mulheres esculturais exibem os seus corpos semi-nus, exibindo uma sensualidade intensa e chegando ao ponto de até "cantar" o homem. Homens lindos exibem seus músculos, determinando às vezes comparações totalmente opostas a alguns maridos. A situação deste articulista que você está lendo neste momento é um caso típico. Meu corpo é totalmente definido. Não tenho uma "capa " de gordura. É pele e músculo. Há uns 35 anos o meu peso é aproximadamente 52 Kg. Sou um cara magro prá caramba. Muito longe de querer me igualar àqueles sujeitos "marombeiros" que têm corpos fantásticos.

Estas comparações são muito perigosas e, às vezes, não nos apercebemos do que estamos fazendo. É preciso que o relacionamento do casal supere a todas estas situações.

Temos que fazer tudo para que os nossos lares sejam lugares onde sintamos a vontade de voltar correndo, por ser o melhor espaço do mundo para se morar e viver, onde você é valorizado (a) e querido (a) por todos. Cada um tem a sua cota de participação.

Com certeza, o Deus que temos e que pode todas as coisas, está a fim de nos ajudar. Mas, muitas vezes, você ora neste sentido e fica esperando o milagre sem que faça nada de prático para esta melhoria e coloca para Deus que vai mudar uma porção de coisas para melhor, se Ele te ajudar. E Deus fica olhando para você com certa tristeza, querendo abrir a sua cabeça e colocar lá dentro: "Muda primeiro, meu filho, que eu te abençôo depois". Até quando ficará assim? Você esperando de Deus e Ele esperando de você?

Se nós reagimos assim, eu fico imaginando Deus, quando da mesma forma você insiste em pecar o mesmo pecado e "jura" que não vai fazer isto novamente mas acaba caindo outra vez no mesmo erro. Talvez pudesse considerar que, neste caso, você estará dando trabalho demais para Deus, ao abusar da Sua misericórdia.
Para todas estas situações citadas entrego a vocês um pensamento fantástico, que nos impulsiona para que abramos os olhos e sintamos como é importante melhorar o clima da casa: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim".

A partir de um determinado momento você pode passar a pensar assim: "Eu não quero que o nosso fim seja deste jeito que parece que vai ser. Se eu quiser eu posso melhorar. Eu quero melhorar. Eu vou melhorar, em Nome de Jesus !!!" E , quando você pensa desta forma, eu vejo Deus abrindo um sorriso e dizendo: "Agora, sim, eu vou abençoar a este meu filho". Simplesmente porque você mudou e fez alguma coisa pela sua bênção.

De vez em quando a gente recebe a queixa que o interesse por uma outra atividade acaba provocando a resposta: "Já vou indo...", para a proposta de se ir embora ou para a de deitarem-se. Isto ocasiona ciúmes importante da televisão, do computador, do recém-nascido, ou até da própria Igreja, frustrando desejos e levando a posterior desinteresse. A outra parte sente-se incapaz de despertar interesse. E isto acontece com maior freqüência com casais já com alguns anos de casados.

Tenho a perfeita noção de que o sexo não é tudo no casamento. Mas também considero que é uma parte muito importante. E, porque desde criança se sabe que esta é uma área com muitos desajustes, é que procurei me especializar em Sexualidade para ajudar aos casais de nossa comunidade com palestras, esclarecendo detalhes fantásticos da anatomia sexual, criados de uma forma perfeita por Deus.

Temos um inimigo que tem conhecimento ainda maior do que o nosso de tudo isto que estamos tratando e, covarde como é ele não deixa passar uma chance para promover o afastamento entre o casal. E suas armas são sutis a um tal ponto que quando percebemos ele já conseguiu nos fazer pecar contra Deus e contra nosso (a) parceiro (a).

Ás vezes, chega uma fase em que o casal passa a viver como bons irmãos e tornam-se excelentes sócios na criação dos filhos, na compra do supermercado, no pagamento das contas, etc. Isto é interessante. Mas é o ao mesmo tempo bastante perigoso, quando uma das partes ainda preserva o apetite sexual e sofre pela sua falta.

Finalmente, gostaria de afirmar a vocês que na minha visão poderia resumir 14 anos de palestras a casais; jovens e igrejas, com algumas colocações:

Faça alguma coisa . Ore. Você pode até não ter criatividade, mas "em Deus estão
todas as nossas fontes." (Sl.87). Mas torne ótimo o clima da sua casa.
O mais importante no casamento chama-se política. Você consegue o que quiser
do(a) outro (a) com jogo de cintura. "Deus é a fonte de toda sabedoria."
Cuide bem da relação com os filhos. Isto pode repercutir demais. Peça a Deus
compreensão e sabedoria.
O crente precisa saber transar muito bem. Deus não teve vergonha de criar o aparelho genital masculino e feminino. Ninguém sabe mais que o Criador como funciona Sua criação.
Procure ter noções mais práticas da anatomia sexual. Muitos casais, com grande cultura em outras áreas, não têm este conhecimento.
É fundamental que as igrejas proporcionem aos noivos estas informações para
começarem certo, sem traumas, a vida conjugal.
E, cuidado com o desinteresse sexual.

Deus os abençoe!

(Dr.Tércio Ribas é membro da Primeira Igreja Batista de Madureira, médico ginecologista, obstetra, cirurgião, com Pós- graduação em Sexualidade. Abandonou quase toda sua vida profissional para dedicar-se ao Ministério de Casais onde há 14 anos ministra palestras
a casais sobre relacionamento Conjugal e Sexual e prepara noivos para o casamento.
É também escritor de livros como: "Melhorando o Relacionamento Sexual e Conjugal" - casos selecionados em 10 anos de palestras; "Regozija-vos Sempre"; "Como ser abençoado por Deus"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Castelo de Cartas, Gary Chapman


Neste livro, Gary Chapman compartilha com o leitor casos que conheceu durante os atendimentos em seu consultório, dispondo-se a discutir dez temas que podem fazer o casamento desmoronar.

irresponsabilidade;

excesso de trabalho;

quando o cônjuge é controlador ao extremo;

falta de comunicação;

abuso verbal, físico e/ou sexual;

infidelidade; alcoolismo;

uso de drogas e

depressão

Testemunho do goleiro Bosco do São Paulo

O goleiro Bosco do São Paulo conta como se libertou das drogas e salvou seu casamento.Hoje trabalha com casais.Ele conta qual foi a sua melhor jogada de sua vida.

Seu nome é João Bosco de Freitas Chaves, pernambucano de Recife. A infância sofrida poderia apontar para um futuro nada brilhante.

Bosco morava em um subúrbio de Recife e assistiu à separação de seus pais ainda muito novo.

As necessidades eram grandes. Porém, ao contrário do que aquelas condições davam a prever, Bosco chegou onde sempre quis: tornou-se um profissional do futebol.

O atual goleiro do São Paulo Futebol Clube conta que começou sua carreira em um clube de pouca expressão. Para ir aos treinos, Bosco precisava enfrentar uma verdadeira maratona: eram quatro ônibus a cada dia de treino. Seus irmãos bancavam os custos com a passagem.

No caminho rumo ao profissionalismo, uma pedra apareceu: aos 16 anos, Bosco teve seu primeiro contato com as drogas e com a bebida. O goleiro, que se casou aos 17 anos, conta que vivia uma vida de adultério.

Marido de uma mulher evangélica, Bosco lembra de quando chegava bêbado em casa. A esposa do goleiro, perseverante, pagava um alto preço de oração para que Bosco tivesse sua vida transformada. E foi o que aconteceu.

A convite de sua mãe, que é católica, João Bosco aceitou visitar uma igreja. "Já na primeira visita, Deus tocou meu coração", diz. E foi exatamente no dia 7 de janeiro de 1996 que Bosco se converteu, na 1ª Igreja Batista do janga, em Recife (PE).

O goleiro conta que a primeira área que Deus transformou em sua vida, foi o casamento. "Meu casamento estava destruído", lembra. "Foi uma mudança radical".

Em 2001, época em que jogava no Cruzeiro, Bosco frequentou a Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Hoje, membro da igreja Sara Nossa Terra, em São Paulo (SP), o goleiro tem colhido os frutos de sua experiência de vida. "Temos um trabalho de células em nossa casa, onde aconselhamos casais com problemas", diz.

A história de João Bosco atesta o que está escrito em Jó 14:7-9: "Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu tronco morra na terra, basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova". "Pra Deus não há impossível. Ele muda qualquer coração", conclui Bosco.




pan>

Pastor Jayme Kemp em entrevista

Entrevista: Jaime Kemp

http://www.refletir.com/artman/publish/article_416.shtml

Jaime Kemp é um apaixonado pelo Brasil desde os dez anos de idade. Um dia na escola – na California – a professora pediu uma redação sobre países do mundo, e para ele caiu o Brasil, começou ali uma relação que já dura 40 anos. Autor de mais de cinquenta e quatro livros – todos eles sobre família, que é a sua especialidade, o que o torna a maior autoridade sobre o assunto no Brasil. O mais vendido dos seus livros é Eu Amo Você. De passagem por Massachusetts, onde veio ministrar um seminário para casais, concedeu entrevista exclusiva a Paulo DeOliveira e Jehozadak Pereira, publisher e editor de Refletir Magazine.
_ Refletir Quais são as maiores problemas que a família enfrenta hoje, especialmente a brasileira?
_ Jaime Kemp Penso que é dinheiro. A situação economica, pois muitos pais não conseguem sustentar suas famílias e dar aos seus filhos boas escolas; também não conseguer dar comida, e por isso a mulher tem que trabalhar fora, deixando as crianças aos cuidados de uma babá ou com a emprega, ou numa creche. Com isto, os filhos dos brasileiros que trabalham em tempo integral, são criados por estranhos. Há também o problema de infidelidade, que é muito sério. Antigamente, quando eu cheguei no Brasil, havia um número bem menor de mulheres que trabalhavam fora, com isto as mulheres passaram a enfrentar as mesmas tentações que os homens enfrentam nos seus empregos, viagens. A infidelidade feminina cresceu muito nos últimos 20, 30 anos, o que se tornou um dos problemas. Há ainda o problema da comunicação. Os nossos casais não estão sendo preparados e não tem uma boa comunicação a começar nos seus namoros, e acham que o casamento vai resolver todos os seus problemas, quando na realidade, vai piorar. Os nossos casais não desenvolvem os princípios de comunicação, que é saber ouvir, saber falar, responder corretamente etc. As pessoas se casam e não tem nenhuma idéia de como resolver os conflitos. Na maioria dos casos não fizeram o curso pré-nupcial nem por uma hora sequer. Enquanto eles fazem planos para lua de mel, roupa, festa, flores, não gastam tempo nenhum para aprender a viver debaixo do mesmo teto. Duas pessoas – um pecador e uma pecadora – debaixo do mesmo teto, pode provocar uma guerra – risos. Atrás disto, existe algumas filosofias que estão bombardeando a família. Uma delas é o humanismo que diz que Deus não está mais no trono, que é ocupado pelo homem, que diz ainda que se a mulher não o satisfaz ele a troca por outra mulher, porque ele se julga importante. Tem o materialismo, que faz com que o homem só pende e corra atrás do dinheiro, e valores que acabam se tornando o foco principal na vida do casal. Por causa disto, valores como relacionamento dentro do lar, harmonia, tempo gasto com filhos, acabam relegados a um segundo plano.
_Refletir O que mais?
_Jaime Kemp Tem o relativismo. Outro dia eu ministrava um seminário para jovens numa cidade no interior – o que me assustou; eu falava sobre sexo pré-nupcial e um casal chegou para mim e perguntou com que direito eu falava sobre isto. Diziam que podiam transar a vontade antes de casar. Diziam que era a minha opinião, ao que eu retruquei que a opinião é a de Deus, o criador e o arquiteto do lar. Este relativismo, que é a sua opinião contra a minha, que diz que todos os caminhos levam a Deus, o que temos que combater.
Estas filosofias – edonismo, materialismo, humanismo, estão mudando a cabeça do povo brasileiro.
_ Refletir Um fenômeno tem acontecido entre os jovens que é a depressão. O senhor crê que o fator familiar é a causa disto?
_ Jaime Kemp Vários artigos das revistas Time e Newsweek constataram o problema seríssimo de crianças, jovens e adolescentes profundamente deprimidos ao ponto de uma das razões de haver muitos suicídios ser a depressão. Isto vem porque? Famílias desustruturadas, pais muito rigídos que exigem bons desempenhos acadêmicos dos seus filhos; sentem que não são amados, e que tem que agradar seus pais.
_ Refletir O senhor crê que a separação dos pais pode levar os filhos a depressão?
_ Jaime Kemp Sim, minha esposa escreveu um livro sobre depressão, porque ela passou por um processo de depressão; a igreja não aceita que uma pessoa convertida possa ter depressão. A depressão é uma doença como qualquer outra.
_ Refletir O senhor crê que a igreja brasileira não está preparada para lidar com o assunto?
_ Jaime Kemp Sim. É preciso tomar cuidado, pois não quero criticar, mas há uma cultura do triunfalismo e de vitória crescendo. Tudo é vitória. As vezes as nossas lideranças não estão sendo muito honestas, não estão abrindo os seus corações para falar das suas próprias derrotas. Para eles está todo mundo vencendo e em vitória, o que faz com que muitos escondam os seus problemas. Além de ter também a questão da prosperidade.
_ Refletir A questão do homossexualismo nas novelas e na mídia. Até que ponto influenciam a família?
_ Jaime Kemp Nós estamos assustado com o crescimento e a aceitação do homossexualismo no Brasil. está se tornando cada vez mais uma opção e alternativa de vida. Por três anos seguidos, quando a Marta Suplicy era prefeita de São Paulo, ela apoiava as marchas e as paradas de gays e lébicas, e isto vai impactando a mente e o coração do povo. O que mais me preocupa nisto tudo é a redefinição da família. Tradicionalmente, inclusive os católicos, acreditamos e aceitamos que a família é composta de marido e pai, esposa e mãe, e os filhos. Hoje não. Redefinindo a família seria ter dois homossexuais que através de uma adoção vão ter filhos, ou ainda duas lésbicas que vão fazer uma inseminação artificial para ter filhos; não tem pai, não precisa ter pai etc. Esta redefinição da família é uma alternativa mais nova no Brasil. Quando a Marta Suplicy era deputada federal, fez uma proposta indecente, que permitia o casamento de homossexuais, proposta que não passou, por causa de uma igreja em Goiânia que montou um manifesto com milhares de assinaturas que foram levadas para Brasília e criou um alvoroço que não permitiu que a lei aprovada. Eu diria que o homossexualismo está cada vez mais sendo aceito, e o problema maior é sem dúvida a redifinição da família. Por outro lado, a igreja brasileira não está preparada a lidar com o problema. A grande maioria não sabe aconselhar o homossexual, mesmo que ele queria se livrar, não há orientação sadia, e há poucos lugares onde um rapaz ou uma moça poderia receber terapia espiritual, emocional para abandonar o homossexualismo. Eu creio que aos poucos a igreja vai ter que lidar com isto. Não vai aceitar, porque isto nunca vai acontecer, de a igreja aceitar o homossexualismo como alternativa de vida.
_ Refletir O aborto é um problema no Brasil hoje?
_ Jaime Kemp Infelizmente a igreja brasileira está dormindo com relação ao assunto. Eu creio ter o único livro cristão escrito sobre o aborto. O Jornal do Brasil, constatou através de uma pesquisa que no minímo cinco milhões de crianças estão sendo abortadas por ano no Brasil. É um problema imenso. Nós não cremos que o embrião no útero é uma criança, e por isso é que se aborta tanto. O aborto é um ato fisíco e um ato emocional, que a mulher nunca consegue superar totalmente na sua vida, pois as implicações psicológicas são imensas. A igreja brasileira sabe e não toca no assunto, eu nunca vi um brasileiro pregar sobre o assunto.
_ Refletir A corrupção influencia na família?
_ Jaime Kemp A corrupção sempre foi um problema no Brasil. Penso que se nossa liderança fosse disciplinada e ensinada nos caminhos do Senhor desde pequenos não teríamos o quadro que vemos hoje. O pai é um modelo positivo ou negativo, então o filho ao crescer observa uma corrupção para lá e para cá, e vai aprendendo a ser corrupto dentro da sua própria casa. É claro que se ele entrar na política sem o princípio de honestidade e integridade haverá muitas oportunidades de roubar muito dinheiro. Pai e mãe precisam ser gente integra e honesta nas coisas pequenas também, a começar dentro de casa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...