SEGUIDORES

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gotas de sabedoria conjugal: O homem fala sozinho, a mulher pensa alto.

O homem foi equipado para três responsabilidades: guerrear, proteger e resolver problemas. A orientação do seu cérebro e o condicionamento social o impedem de demonstrar medo ou dúvida. É por isso que, quando se pede a um homem ajuda para resolver um problema, ele diz "vou pensar" ou "deixa comigo". E é exatamente o que faz: fica pensando em silêncio, sem qualquer expressão no rosto. Só volta a falar ou demonstrar animação quando encontra a resposta. A conversa do homem se passa dentro de sua cabeça, por causa de sua dificuldade de verbalizar. Se for feita uma tomografia do cérebro de um homem enquanto está calado, quieto, com o olhar perdido, vai dar para ver que conversa consigo mesmo. A mulher, ao vê-lo assim, pensa que está aborrecido ou sem ter o que fazer e tenta ajudar; puxa conversa ou lhe dá uma ocupação. Mas ele fica zangado, não gosta de ser interrompido. Como se sabe, não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Em um dos nossos seminários, um participante contou:
-Minha mulher me deixa maluco quando tem um problema para resolver. Ela fala sem parar, misturando opções, possibilidades, compromissos e lugares. Eu fico completamente perturbado, não consigo me concentrar em nada!
O cérebro feminino já vem estruturado para usar a fala como principal forma de expressão, e essa é uma vantagem. O homem, com muito compromisso pela frente diz: "Tenho muito o que fazer....te vejo mais tarde" . A mulher verbaliza, menciona, todas as suas tarefas, pensando nas opções, mas sem estabelecer prioridades.Ela diz: " Vamos ver: tenho que pegar a roupa na costureira, levar o carro para lavar, Ah! o fulano ligou, disse que quer falar com você....e vai passar no correio para apanhar as correspondências. Acho que vou também...". Para a mulher, pensar  em voz alta é um modo de agradar, de compartilhar, mas o homem não entende assim.Acha que está sendo bombardeado por uma lista de problemas para resolver. Fica nervoso, impaciente e tenta organizar as coisas. Em reuniões de trabalho, a mulher deve calar seus pensamentos e só falar quando chegar a uma conclusão.Em um relacionamento, os parceiros precisam tomar consciência de suas maneiras diferentes de enfrentar situações. O homem deve entender que quando a mulher fala sobre um problema, ela não espera, necessariamente,  uma solução. Muitas vezes ela fala como desabafo ou para compartilhar. E a mulher deve compreender que o silêncio do homem não quer dizer que alguma coisa esteja errada, não. Muitas vezes ele deita no sofá e fica em silêncio, até de olho fechados, parece que está dormindo ou que está  bravo, não quer conversar com ela. Mas não é isso, quando ele está assim, sua mente está trabalhando, está , muitas vezes, longe dali, tentando encontrar uma solução para um problema. A mulher para resolver um caso, fala bastante, o homem silencia.É preciso conhecer as diferenças para  compreender ooutro.  Editado com base no  livro de Alan e Barbara Pease, "Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?".

Um comentário:

Joery Oliveira disse...

Muito bacana. O texto vai ajudar muitos casais que orientamos e que passam por esse conflito. Eu e minha esposa somos da Sara Nossa Terra em Aracaju, do Ministério de Casais. Aliás, daqui a pouquinho começamos mais uma aula. Vamos falar de semeadura através da Palavra. Usamos o Manual do Casados Mais Felizes, extraído do Casados Para Sempre. Deus abençoe esse ministério e todos que ajudam os casais e famílias a transformarem-se em projetos de Deus para mudar a sociedade. A família é a base. O casal é o topo da pirâmide.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...