SEGUIDORES

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ciume doentio ou patológico, o que fazer ?

Por Pastor Ismael

Há um grande número de pessoas que lutam contra o ciúme doentio ( patológico), algumas como vítima outras como autores desse ciúme.
Em aconselhamentos, pessoas ciumentas relatam suas experiências e sofrimentos causados a si mesmo e ao seu cônjuge ou parceiro. É muito  triste a gente ver que alguém está sofrendo de um mal, admite sua existência e  sabe que se não voltar ao equilíbrio acabará gerando danos irreversíveis.Maridos vão embora por não agüentar a pressão, esposas desistem do relacionamento com medo da violência e mesmo de uma tragédia.
Então, resolvi  falar  um pouco mais sobre o assunto, e ver se assim posso ajudar alguém. Se alguém está com dor de cabeça, ele procura um analgésico e pronto, está resolvida questão, porém, transtornos afetivos não são tão símplices assim.
Nessa primeira parte quero falar o que humanamente penso que deva ser feito, depois no próximo post falarei a respeito do que pode ser buscado espiritualmente.
Digite aqui o resto do post

O que dizem os estudiosos do comportamento humano?

Ciúme patológico é “...uma perturbação total, um transtorno afetivo grave. O ciumento sofre em seu amor: em sua confiança, em sua tranqüilidade, em seu amor próprio, em seu espírito de dominação e em seu espírito de posse. O ciúme corrói-lhe o sentimento em sua base e destrói, com uma raiva furiosa, suas próprias raízes. Propicia a invasão da dúvida que perturba a alma, fazendo com que ame e odeie ao mesmo tempo, a pessoa objeto de sua afeição. O maior sofrimento.do ciumento é a incerteza em que vive, pela impossibilidade de saber, com segurança, se o(a) parceiro(a) o engana ou não.
Ainda, segundo o mesmo autor, o ciúme patológico é um transtorno afetivo grave, que corrói e destrói o relacionamento e os sentimentos; é uma perturbação em que o indivíduo se sente constantemente ameaçado. Nesses casos, muitas vezes, a relação é baseada na posse; conseqüentemente, isso bloqueia, não faz crescer o amor. O relacionamento torna-se muito angustiante, tenso, carregado de uma intensa carga emocional negativa. No processo de ciúme patológico, várias emoções, pensamentos irracionais e perturbadores, dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, idéias obsessivas, prevalentes ou delirantes sobre infidelidade, busca incessante de evidências que confirmem ou afastem a suspeita, além de comportamentos inaceitáveis ou bizarros, são experimentados pelo indivíduo que sofre do problema. A perturbação se manifesta através de sentimentos como ansiedade, culpa, raiva, sentimento de inferioridade, depressão, imagens intrusivas, remorso, humilhação, insegurança, vergonha, rejeição, rituais de verificação, desejo de vingança, angústia, possessividade,baixa auto-estima, muito medo de perder o parceiro para um rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no funcionamento pessoal e interpessoal de quem sofre desse mal.

Alguns autores sugerem, por exemplo, que o ciúme patológico possa ser sintoma de um quadro obsessivo-compulsivo, no qual pensamentos de ciúme podem ser vivenciados como excessivos,irracionais ou intrusivos, e podem levar a comportamentos compulsivos, como os de verificação (por exemplo, questionamentos,telefonemas, visitas-surpresa, vasculhar bolsos, bolsas, celulares,agendas, ouvir telefonemas, seguir o cônjuge, abrir.correspondências, entre outros), caracterizados por dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, na busca incessante de evidências que confirmem ou afastem a suspeita (TORRES et al.,1999).


 Passos que podem ser dados para a cura ou controle.

1-Admitir o problema.Para ser curado é preciso antes de tudo admitir que está doente, não negligenciando, ou negando a situação.

2-Procurar ajuda.Procure ajuda de um conselheiro experimentado, quem sabe um pastor , um profissional da área de psicologia ou psiquiatria.

3-Dialogar.Escolher um momento propício, quando os dois estiverem em condições de dialogar e discutir a relação abertamente , falando sem acusações, mas como alguém maduro que busca a solução de um problema. É preciso nesta conversa falar de sentimentos, e de maneira alguma deixar a conversa descambar para as raias das acusações. Nesse momento é quando cada um conta o que está se passando com seu coração, seus sofrimentos, seus medos, angústias.
A vítima do ciumento deve dizer-lhe  o quanto se sente ferido na sua dignidade e como a paz lhe tem sido roubada, porém ao fazê-lo não acuse, mas fale como se sente. Por exemplo, ao invés de dizer “Olha o que você fez, estou nervosa aqui, até tremendo, você fez isso ou aquilo”, diga: “Eu me sinto péssima quando isso acontece, fico arrasada emocionalmente, pois eu amo você, porém não dá prá viver nessa opressão constante, é  angústia demais”.
Veja que você mostrou o mal que as desconfianças do ciumento lhe provocam, o quanto está nervosa, mas não o acusou. Isso não quer dizer que ele seja o inocente que deve ser poupado, não, mas mantém a porta do diálogo aberta, pois você não apagou fogo com gasolina.
Saber resolver conflitos é uma virtude, Jesus disse que “Bem aventurado são os pacificadores”.
Eu aprendi também com Jesus, algo que quero te ensinar. Quando você tiver que de alguma forma advertir alguém que lhe é querido, comece sempre com um elogio e só depois faça a repreensão, expondo o problema. Quando meus filhos estão precisando de uma advertência eu digo: “Olha, filho! Quero deixar claro que eu ti amo, que você tem sido maravilhoso, porém , não posso deixar de ti dizer que estou muito triste com algumas coisas que tem acontecido na sua vida”. Este ensino de prática de vida você confere nas cartas que Jesus mandou que João escrevesse as sete igrejas da Ásia, onde Ele começa com um elogio e depois dá um puxão de orelhas.( cf Ap1:4 ss )

4-Esforçar-se para que o ciumento não tenha razões, ou seja, não provocar, não piorar a situação com comportamentos que possam sugerir uma traição ou interesse por outra pessoa.É claro que num nível de razoabilidade, porque tem coisas que são perfeitamente evitáveis e não geram prejuízos ou transtornos, mas existem coisas que um ciumento pede ou exige que não dá prá atender, pois conforme diz o texto bíblico em Tito 1: 15 “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis, antes o seu entendimento e consciência estão contaminados”.
O ciumento acredita sempre que tem razão, que está certo, que a traição já aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer na primeira oportunidade. “O ciumento não perdoa e não confia. Se lhe faltam motivos no presente, busca-os no passado e até no imprevisível futuro, ainda que ilusórios, frutos de sua imaginação atormentada” (ROSA, 2005, p. 19).

5-Rever as atitudes tomadas.Aqui serve para ambas as partes, para o autor e para a vítima do ciúme. A vítima deve esforçar-se para não provocar a ira e buscar sabedoria e firmeza no trato com o parceiro ciumento.O autor do ciúme deve se relembrar de algumas brigas passadas e fazer uma análise racional para que perceba que ele não tinha razões, pois as suas suspeitas não se confirmaram, a traição não aconteceu, a perda não chegou, ou seja, não havia motivos justificáveis.

6-Auto-avaliar-se.Os dois devem se avaliar de maneira racional e não emotiva, imparcial e impessoal.  Quando fizerem isso, um vai verificar se tem dado motivos para o outro fique enciumado e deixará de se coomportar desta maneira, o outro, irá analisar quanto as suas manifestações de ciúmes, primeiro se são justificáveis e segundo, que é preciso mudar para continuar.

No próximo post iremos falar o que pode ser feito através do mundo espiritual, qual é o caminho bíblico para tal crise.

Créditos: Trabalho feito com base na publicação da Revista Cientifica eletrônica de Psicologia, pesquisa de Khallin Tiemi Seo,Nov/2005.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Material para líderes de casais: Palestras em power point e em mp3

Neste link você encontra as palestras do Casados em Cristo em power point. A nossa intenção é publicar as palestras em mp3 e a sua correspondente em power point,  para facilitar para quem delas necessitar. Algumas ainda não foram disponibilizadas em power point, mas estamos providenciando.

Link:
 
Palestras em power point: http://www.slideshare.net/ismaelroselei/presentations?order=popular

Palestras em mp3: http://palestrasparacasais.blogspot.com/

Material para líderes de casais: Dinâmica de grupo.

por Adriana Carvalho
Olá irmãos,líderes de grupos de casais, vou deixar aqui uma dinâmica para vocês trabalharem com os casais.


TÍTULO: COMO ESTÁ SEU CASAMENTO?

material:
-1 banana bem bonita, sem defeitos e não muito madura
-1 agulha
-prepare o material antes da reunião começar para que os casais não vejam;
-pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca até que você perceba que transpassou o miolo e encostou no outro lado da casca sem furar este lado,e nesse furo, faça movimento vai e vem para poder cortar a banana.Isso você vai fazer em toda a banana.Dê um espaço entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa.Você vai fazer isto e quando for fazer a dinâmica você irá perguntar para os casais “Como está seu casamento ? Olhem essa banana que linda ! Parece estar muito boa, procure algum defeito nela, não parece que tá legal?” Peça para eles responderem, eles responderam que parece estar muito boa mesmo, então, você pega e vai descascando a banana devagar para que vá caindo rodelas de banana , e você fala para eles:
“Queridos olha só agora como está a banana que se aparentava linda por fora, mas que por dentro está toda em pedaços” , e você pergunta novamente?
E como está o casamento de vocês? Em bom estado como a banana estava antes ou assim como esta agora? E comente com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outros que estão muito bem, quase perfeito, mas que na verdade estão precisando de ajuda, pois seu casamento está fragmentando como a banana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...