SEGUIDORES

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Crentes endividados.O que fazer?

Por Pastor Ismael

Por onde temos passado vemos crentes, gente boa , gente de Deus,mas que estão enrolados financeiramente, prejudicando seu testemunho e serviço cristão, perdendo a confiança do mercado e das pessoas. E aí, na pressão, acabam sendo atraídos para o evangelho da prosperidade, onde há promessa de que o milagre financeiro vai acontecer e todos os problemas com a falta de dinheiro se resolverão. Não que Deus não possa fazer isso acontecer, mas não me parece que essa seja a sua vontade para todas as pessoas. O Senhor prometeu vida em abundância, em plena paz, mas acontece que Ele conta com a ação humana para que isso seja verdade, caso contrário, teria que fazer um milagre novo a cada manhã na vida dos desorganizados financeiramente. Suponhamos que Deus abra as janelas do céu, o filho de Deus recebe o seu quinhão, vai e paga suas contas antigas, porém, por não ter recebido educação financeira, logo assume novos compromissos acima de suas possibilidades de pagamentos, e assim, de novo , estará precisamento de mais um milagre financeiro.
De maneira tal que a ajuda dos céus, acabou se transformando numa benção temporária, apenas um refrigério momentâneo. Ora, o que precisa acontecer para que a vida seja realmente abundante, em perfeita paz, é aquilo que Paulo diz aos irmãos de Roma,  Rm 12;2 "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." É isso, precisa haver mudança de mentalidade com relação a vida financeira, caso contrário o pobre coitado do crente vai passar a vida correndo com seus carnês de prestações atrazadas, orando pela ajuda de Deus para limpar o nome ou coisas parecidas com estas. Vemos líderes, assim como nós, orando para que Deus dê uma renda maior, uma promoção e quando isto acontece, sabe no que resulta? Resulta num aumento das dívidas daquele que recebeu a promoção ou a melhora na renda, porque aumentada a sua capacidade de endividamento ( os famosos 30% que as financeiras falam, mas que é um engodo),  o abençoado ao invés de viver com a renda antiga, fazendo assim sobrar o aumento salarial, ele entende que precisa trocar de carro ( compra despesa e não bem),  comprar alguns bens de consumo, ou aumentar a casa que está pequena, de maneira que o pesadelo entra novamente em cena.

Qual é a saída para o crente endividado ? Orar a Deus, pedir saúde para produzir e sabedoria para gastar menos do que ganha, fazendo sobrar sempre. Duas coisas são importantes nesse caso, cortar novas despesas e aumentar a renda de alguma forma, uma ou outra, ou ambas as possibilidades juntas. Cortar despesas é o que dói na carne, e aumentar a renda é o que vai exiger mais esforço de sua parte. Você aumenta a sua renda com especialização, esse é o  segredo, não tem milagres aí. Claro que nisso tudo a ajuda de Deus é necessária e bem vinda, mas não se pode colocar Deus para trabalhar a nosso favor enquanto estamos gastando mal aquilo que Ele nos dá. ( Lembra da passagem do filho pródigo que gastou mal o que era do pai? ) Neste início de ano tome duas atitudes importantes, ORGANIZAÇÃO E APRENDIZADO. Organização para quem está desorganizado, enrolado, endividado etc e aprendizado para quem já leva uma vida financeira controlada. E nós vamos ajudar nesse processo, vamos publicar aqui matérias interessantes sobre vida financeira, orçamento doméstico, investimento do que sobra, e assim por diante. Por agora é só, porque se não , as pessoas não lêm. Aguarde a próxima matéria. Só uma dica, entre neste link, http://vocesa.abril.com.br/servicos/calculadoras-e-simuladores/calculadoras-e-simuladores.shtml , onde você encontra muita coisa interessante sobre vida financeira, inclusive, vários tipos de simuladores para você calcular os seus investimentos.Por exemplo, você sabia que se você guardar 40,00 mensalmente , desde o nascimento de seu filho, quando ele tiver 18 anos , ele terá os 30.000,00 para pagar a  faculdade?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...