SEGUIDORES

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como provocar mudança em um cônjuge controlador.



“Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé.”1Pe2:17.

Uma das coisas mais difíceis num relacionamento  se dá quando um dos cônjuges é do tipo controlador, pessoa de difícil trato, que não cede, um teimoso por excelência.
Quando isso esta acontecendo na vida de um casal, a tristeza e abatimento logo se instala e faz ali a sua morada.As brigas se tornam  constantes. Outra possibilidade é um dos cônjuges ceder sempre e se tornar um infeliz, um dominado.
O plano de Deus é que duas pessoas diferentes pudessem se encontrar e se complementarem mutuamente, aproveitando as coisas boas presentes em cada um deles e que as coisas ruins pudessem ser  ali no casamento trabalhadas e assim o casal iria amadurecendo juntos.
Mais quando isso não acontece, então é preciso buscar uma orientação de como proceder num quadro onde o parceiro é controlador.
Uma pessoa pode ser influenciada e mudar de comportamento?  Claro que sim, embora não seja muito simples.E a estratégia, segundo Gary Chapmam ensina em seu livro Linguagens de Amor, não é discutindo, nem se submetendo em silêncio, como quem sempre cede.Em vez disso deve-se valorizar as intenções da pessoa, porém, recusar-se a ser controlado pelas decisões dela.
No caso de um marido controlador, que compra um refrigerador novo sem consultá-la, ele sugere que a esposa diga o seguinte: “Admiro os esforços que você fez para me ajudar comprando um refrigerador novo. Tenho certeza que você pesquisou com cuidado e com certeza fez um bom negócio.Contudo, gostaria que tivesse pedido a minha opinião, uma vez que sou a pessoa que vai usá-lo com mais freqüência. Será que você poderia ligar para a loja e pedir que não entreguem o que você comprou? Ou quer que eu ligue? Se ele ficar irritado e disser que não vai telefonar, não discuta, com ele.”No dia seguinte, você liga para a loja e escolhe outro modelo.Você acha que ele vai mudar os padrões controladores imediatamente. Provavelmente não, mas a bondade e a firmeza terminarão levando a mudança.
Interessante que esta estratégia é muito parecida com a que Jesus fez com as sete igrejas da Asia, ele mandou João escrever uma carta a cada uma delas, e as cartas tinham um padrão, primeiro reconhecer, valorizar, mas depois cobrar uma mudança.Vejamos:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:2-5.
E lembre-se,o homem não gosta de perder, nem mesmo em discussão, para ele isso é fracassar na sua condição de macho, então não discuta. Mas como ser pensante, passado algum tempo irá refletir e perceberá que, primeiro, você não diminuiu o valor do feito dele, você até reconheceu,e segundo, apenas não gostou da forma como fez, sem participá-la.
Deve ser feito com firmeza e bondade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada,mas agora parece tarde pra fazer isso

Ana disse...

Nossa ,

Deu super certo comigo ,
Meu esposo é muito ciumento daqueles possessivos que nao aceita nem que eu olhe pro lado na hora do culto , e a gente estava conversando e sem querer eu contei uma experiencia que tive a alguns anos atrás na igreja pra ele , dai ele perguntou :- COm quem voce estava lá? ,
Dai tive qu confessar que com um ex noivo que tive

Imagine a reação dele ,comecou falar gritar , dai entrou a auto piedade ,grosseria etc... logo depois que ele expressou a raiva eu disse o seguinte pra ele de forma a parece o mais calma possível ,e conforme a orientação do texto :

- Eu sei que você falou tudo isso porque ficou chateado por eu ter contado uma experiencia ruim que tive com cds piratas que envolvia um ex ,
Mais isso não te da o direito de me ofender e jogar coisas na minha cara



Em seguida milagrosamente ele respondeu

- Me desculpa , realmente eu perdi o controle da língua .


Gente não é por nada não , mais eu nunca vi meu marido assumir um erro assim em coisa de segundos , ainda mais em crises de ciumes

Olha esse conselho é muito valido , vou levar ele pra sempre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...