SEGUIDORES

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O que o relacionamento familiar tem a ver com o ser cheio do Espírito Santo.

O que o relacionamento familiar tem a ver com o ser cheio do Espírito Santo.

Por Pr Ismael.

Vemos nos nossos púlpitos a busca pelo enchimento do Espírito Santo, e aqueles que nos ensinam, na maioria das vezes, revelam que o segredo passa pela oração, pelo jejum, pela obediência dos mandamentos e outras exigências, mas dificilmente vemos alguém relacionar a conduta familiar bem ajustada com o estar cheio do Espírito Santo. Diante disso quero aqui, discorrer um pouco sobre o que nos ensina o apóstolo Paulo em sua epístola aos Efésios, nos capítulos 5 e 6. Tais capítulos falam do compromisso para os membros de uma família com relação a ela mesma, ou seja, maridos, esposas e filhos, e mais , fala também do relacionamento social, em especial , do relacionamento patrão-empregado. Leia o texto:

Ef 5:18-33E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.


Efésios 6:1-9.Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

Paulo está dizendo como ser cheio do Espírito Santo, e a receita é esta:

- Cantando hinos, salmos, se alegrando e dando graças a Deus por tudo, ou seja, reconhecendo Deus e vivendo debaixo de uma dependência Dele, e fazendo isso com alegria.

-sujeitando-se uns aos outros, sendo uma pessoa cordata, não orgulhosa, de fácil relacionamento, tratável, humilde, altruísta, ou seja, tratando as pessoas como superiores e não como alguém em quem eu possa ou deva pisar.

-Vós mulheres, sujeitando-se ao seu marido. Veja que isso é próprio de uma mulher que está cheia do Espírito Santo ou buscando o enchimento. Ao contrário, temos que uma mulher que não é submissa, não se submete a autoridade do marido, não é uma mulher cheia do Espírito.

-E os maridos devem amar suas esposas na mesma intensidade que Cristo amou a igreja e se entregou por amor a ela, ou seja, devem amar suas esposas a ponto de se entregar à morte para protegê-las, se preciso for. Um marido deve envidar esforços, fazer o que for possível para que a esposa esteja bem, e assim se sinta amada e em segurança afetiva.

-E quanto aos filhos, ele recomenda que primeiro, obedeçam seus pais porque é uma questão de justiça, afinal, eles lhe deram vida, apreço, proteção, então, nada mais justo retribuir isso tudo com obediência. Mas além da obediência, ele diz que devam honrar seus pais para que a vivam bem e as coisas dêem certo e tenham uma vida longa. Será que é por causa disso que muitos jovens no Brasil estão morrendo, uns em acidente, outros por relacionamento com a droga, outros por violência, enfim, penso que pode estar aí a razão de tantas vidas serem ceifadas de maneira antecipada, a não honra aos pais.

E Paulo fala também com relação aos relacionamentos sociais como um todo, incluindo aí, o relacionamento patrão-empegado, como sendo uma maneira de se encher da presença de Deus.

O que eu quero dizer? Quero dizer que muitas pessoas crêem estar cheias do Espírito Santo, mas não atentam para o fato de que relacionar-se bem com o próximo é uma condição para encher-se de Deus. A forma como falamos, olhamos, fazemos juízo de valor sobre os outros, nossos comentários, a preocupação que temos com os todos os seres humanos, os mendigos inclusive, e não somente aqueles que nos agradam e são bem sucedidos na vida, tudo isso denuncia se somos alguém cheio de Deus ou não.

Dentro deste princípio, quando um patrão se aproveita, ameaça ou trata mal o seu funcionário, ele declara estar vazio de Deus, e no mesmo sentido, quando um empregado faz de conta que trabalha, é sinal que não está cheio do Espírito Santo.

Concluindo, entendo que é preciso mais do que oração, jejum, oração em línguas, sapateado no templo, é preciso mais do que virar piruetas nos nossos púlpitos para demonstrarmos que estamos cheios de Deus, é preciso amar o que Deus ama, que são as pessoas, é preciso viver bem com elas, respeitando, considerando sempre como nossos superiores, incluí-las em nossos planos de paz. É preciso amar as pessoas e usar as coisas, e não o contrário, amar as coisas e usar as pessoas para nosso sucesso. É preciso viver a justiça, independente de qual lado dela estamos, sem nos importarmos se na sua aplicação seremos, num primeiro instante, prejudicados. E para finalizar lembro as palavras de Jesus no sermão do monte, quando disse: “Se a vossa justiça não superar e em muito a dos fariseus, não poderão entrar no Reino de Deus”
Fiquem com Deus , fiquem em família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...