SEGUIDORES

terça-feira, 20 de setembro de 2011

“Fazei isto para vos lembrardes de mim” I Co 11:24

Por Pr Ismael.

Jesus estabeleceu a Ceia como uma ação que levasse a sua noiva a se lembrar dele, como um rito, uma atitude, um gesto.
Nós podemos aprender com Ele estabelecendo para a vida a dois, um rito que nos leve a lembrar do outro, a lembrar que entre nós existe uma ligação muito forte, uma aliança de amor que não pode cair no esquecimento.
No livro “Jesus o maior psicólogo que já existiu”, de Mark W.Baker, o autor conta a história de um casal que se amavam e sabiam disso, e se orgulhavam pela forma que os filhos estavam conduzindo suas vidas, mas também entendiam que deveriam fazer algo que melhorasse o relacionamento deles. Então , criaram o rito do abraço. Não era um abraço de apelo sexual, aquele que o marido dá quando quer sexo ou quando ela dá porque está carente.
Não era um desses abraços, mas sim, um abraço demorado e gostoso, de surpresa, em qualquer lugar, a qualquer momento, um abraço tal que tinha como propósito lembrá-los que eles se pertenciam, esse abraço simbolizava essa realidade. Eles permaneciam unidos nesse abraço por um tempo maior do que o normal, um sentindo o corpo do outro, recebendo e dando de si.
Um abraço carinhoso, feito como um rito, de maneira constante, faz com que o casal seja fortalecido nos momentos difíceis. Esse abraço tem o poder de devolver a alegria para a esposa e de facilitar as coisas para o marido que,às vezes, tem dificuldade com as palavras e o romantismo. Lembro da história do casal cuja esposa perguntou ao marido se ele a amava, tendo este respondido: “Ué, eu não me casei com você?” Nós homens temos dificuldades com palavras de amor, preferimos ações que reflitam isso.
Jesus sabia que precisamos de algo concreto que nos faça lembrar o valor de nossos relacionamentos.  Ás vezes precisamos  de demonstrações físicas de que o amor existe, está vivo.
E você pode criar um rito também, quem sabe um jantar especial, só os dois, num dia certo, num lugar que os dois gostem, um momento que sirva como um marco na vida dos dois, não pelo preço, pela comida, nada disso, mas pelo significado deste rito.
Caso goste de criar, então crie o seu próprio rito, o importante é que tenha como motivo o que Jesus disse: “Fazei isto para vos lembardes de mim” ICo 11:24.

Este e outros ensinamento você encontra no livro "Jesus, o maior psicologo que já existiu" 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Falando com líderes: Como promover um evento de casais ou de família com sucesso.

Como promover um evento de casais ou de família que encha os olhos e o coração.

Os eventos para casais ainda não são  realizados por todas as igrejas, muitas não tem o grupo de casais em funcionamento, mas cremos num crescimento contínuo e fortalecimento de tais grupos.
Bom, quero falar um pouco sobre como um líder de casais pode promover um evento maravilhoso para a família, para casais ou misto.
São dicas que podem ajudar os mais inexperientes, tornando assim o evento de família interessante.
Vamos dividir o evento em três partes, para facilitar nossa didática. A primeira parte é quanto a forma, a estética do evento e a segunda parte é quanto ao conteúdo do mesmo, e a terceira parte será a espiritualidade do evento.
Primeira parte – A forma do evento
1-      Programe um grande evento anual e eventos menores  mensais ou trimestrais, para tanto faça a agenda antecipada, torne essa data como um data importante para a igreja,
2-      A medida que o eventos se aproxima, intensifique o trabalho de divulgação. Comece divulgando de forma constante no boletim da igreja, se houver, faça cartazes ou economize fazendo um Power point sobre o eventos e peça para projetar na igreja nos cultos principais, use boas imagens e bons textos para divulgação.
3-      Muitos casais pensam que estão vivendo bem e por isso não valorizam o evento de casais ou de família. De uma olhada no blog http://aconselhamentoparacasal.wordpress.com , onde você encontra histórias de infelicidade conjugal, coisas que podem acontecer com qualquer um que esteja desavisado da problemática do relacionamento a dois.Leia para a igreja ou para o grupo. Muitos casamentos estão doentes, mas o mal ainda não se manifestou na forma de adultério, divórcio, depressão, conflitos e violência, então não se percebe que é preciso fazer algo antes que o mal se manifeste, é um trabalho pro-ativo.Use a frase de efeito: “Sem investimento, sem casamento”
4-      Se a igreja dispor de programa de rádio, use vinhetas para chamar os casais para o evento, o mesmo se dá com o serviço de som que é passado por veículo que anuncia o evento para a cidade toda.Lembre-se , se o líder não valoriza o evento, os membros também não irão fazê-lo.
5-      Se na igreja houver um designeer, peça para que faça uma arte, cartaz, pôster ou folder para divulgação na internet, Orkut , facebook e outras redes sociais
6-      Quando estiver mais próximo do evento coloque um folder na igreja anunciando e convidando os casais e as famílias de um modo geral.
7-      Não exclua do evento os casais de namorados que estejam com o propósito de casamento, que estejam firmes na relação, pois eles precisam aprender sobre casamento antes, para não errar depois de casado.
8-      Quando o evento for feito na igreja com duração de mais de dois dias, é interessante atender a igreja como um todo em culto aberto, e os casais de uma forma mais particular, com palestras exclusivas para eles.
9-      Não cometa o erro de achar que não precisa fazer mais nada além de convidar um bom palestrante. Não. Mesmo um bom palestrante percebe a dificuldade de se fazer um evento tão importante, mas que a igreja não se preparou para ele.
10-   Envolva os músicos da igreja, peça para eles ensaiarem canções que falam do amor romântico, musicas que falem de família de uma maneira específica. Cantores como Regis Danese, Bruna Karla, Aline Barros e outros tantos tem gravado músicas sobre o amor romântico.
11-   Se for possível , crie lembrancinhas referentes ao evento. Apostilas e materiais das palestras, pastas,papel e caneta também valorizam o seminário
12-   A igreja deve estar ornamentada com o tema do evento. Se for acontecer a renovação de votos, prepare a igreja como se fosse para um casamento mesmo, com tapete vermelho e flores na entrada. Você pode caprichar nisso, trazendo os filhos para entrar com as alianças, use a criatividade. Faça entrega de diplomas bem feitinho para o casal se lembrar da data. Pode ser feito também na ocasião, um casamento comunitário.
13-   Como tudo tem custo, não exagere nas despesas, mas sim, use a criatividade com economia, usando bem aquilo que a igreja já tem, como materiais e mão de obra.
14-   Se o evento for ocorrer em feriados e datas festivas,trabalhe isso, pois casais costumam aproveitar os feriados para passear, visitar a família, considere então essa questão.
15-   Prepare em Power point, mensagem de boas vindas ao Palestrante, aos casais visitante, a todos os casais. Faça isso em slides exclusivo para o palestrante, para o visitantes e assim por diante.
16-   Crie alguma coisa bonita para dar solenidade ao evento, como o canto do hino nacional, entrada de bandeiras, uma entrada de crianças com cartazes pedindo que seus pais se amem ou com palavras proféticas sobre eles, use a criatividade.Quem sabe a leitura bem feita, com uma voz bonita, de uma poesia ( exemplo.. “Recomeçar”de Carlos Drumond de Andrade) ou então o texto de ICo 13.
17-   Honre o palestrante com uma lembrancinha ainda que de baixo custo, mas com significância, quem sabe um livro, uma pintura,uma foto bem caprichada dele com a igreja, com moldura. Se tiver algum artesão na igreja, dê algum produto dele.Nãoprecisa ser caro, mas tem que ter significância.
18-   Quando for tratar das despesas com o palestrante, é bom que a pessoa que combinou sobre os custos esteja presente, isso irá dirimir qualquer dúvida que haja.
19-   O casal de líderes deve propor um momento especial para o casal de pastores da igreja local, pois eles precisam estar bem, se sentindo amados um pelo outro e também pela igreja. Isso irá refletir sobre a igreja e os casais que ali freqüentam.
20-   É interessante incluir na programação um jantar romântico ou um café da manhã.
21-   Você deve atentar para a captação de recursos para o evento. Sugerimos as seguintes possibilidades:
-Que seja feita inscrição para os participantes com uma taxa.
-Que se venda algum produto como livros, apostilas, cd,DVD, do palestrante.
-Se for possível levante patrocinadores, pessoas com mais poder aquisitivo para viabilizar o projeto.
-Pode ser criado um fundo para o grupo de casais, de maneira tal que tenha recursos próprios.
-Faça cantina durante o evento.
22- A parte técnica de som e imagem deve estar empenhada em oferecer o melhor. Se for usar projetor, lembrar que durante o dia há uma perda de qualidade da imagem, verificar isso com antecedência. Lembre-se , quanto mais longe estiver o computador ou notebook do projetor, maior será a perda da qualidade da imagem.Microfones sem fio costumam desconcentrar quem está pregando se a todo instante tiver que trocar as pilhas. As vezes é melhor um bom microfone com cabo grande do que um microfone sem fio com problemas de baterias e outros.
II Parte – O conteúdo.

A forma é importante, mas o conteúdo é o principal. 

Deve ser pensado nas necessidades da família, dos casais, verificar qual são as dificuldades e passar tais informações para os palestrantes. Arrume um tempo na programação para que os casais façam perguntas, por escrito e anônimas. A sexualidade é o que os casais mais se interessam, não desprezar  esta necessidade.

Se optarem por dinâmicas, que sejam coisas realmente edificantes e não mero passatempo.
Um quadro contendo a programação toda, é sempre bem vindo.

III- A espiritualidade do evento’

-Jejuar e orar com a igreja para o sucesso do evento, tanto na sua forma como no conteúdo, pedindo a Deus que seja um tempo de cura para a família.
-Que os louvores seja especiais.
-Deve haver um momento de perdão.
-Casais que necessitem  ser ministrados particularmente devem ser atendidos.
-Entre uma palestra e outra fazer orações específicas, atendendo diversas áreas como finanças, filhos, projetos, salvação,saúde emocional e física.


domingo, 18 de setembro de 2011

Quando tudo vai mal no casamento e as palavras não resolvem.

Por Pr ismael

Muitas vezes um conselheiro conjugal faz um esforço mental buscando ajudar casais em dificuldade, e depois de algumas orientações ficam sempre perguntas sem respostas e o conselheiro se recolhe ao seu mundo particular esperando que as coisas melhorem para o casal e que eles consigam se resolver. Mas ele  sabe que será necessário algo mais forte que um bom diálogo, pois  há momentos que as palavras já não resolvem mais, que as alternativas e soluções se esgotaram e não se vê possibilidades para a continuidade de uma relação, e nesses  casos , o que fazer? 
Desistir pela falta de um remédio curador. Ainda não, resta mais uma esperança, na verdade, a grande esperança.
Permita-me contar uma história: Um dia o Rei Josafá completamente cercado por um inimigo mais forte do que ele, disse em oração:
 “Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti" (2 Crônicas 20:11-12).
Ele estava dizendo: "Senhor , eu não sei o que fazer, as minhas forças se tornaram nulas,  não sei qual deve ser o próximo passo, não tenho um plano, uma saída, mas não perco a esperança, continuo olhando para Ti, pois o Senhor sempre vem, embora eu não saiba como se dará, mas sei que alguma coisa maravilhosa vinda do Senhor irá acontecer e eu serei livre." 
Essa história tem me ajudado diante das dificuldades que surgem na nossa vida em família, pois há momentos que o  beco se apresenta sem saída mesmo, e há casos onde a estrada da nossa vida parece que só tem subida, é quando a noite fica mais escura e o dia nunca vem,  e nesses casos, o que fazer?

Quando a escuridão tomar conta da situação e a ausência completa de luz nos impedir de decidir por falta de uma direção, então firmo os meus passos sobre o Nome do meus Deus, isso tem sido uma garantia diante dos problemas aparentemente insolúveis.,  pois aprendi que   
o segredo de um filho de Deus:  “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. Salmos 112:7, e mais, “ Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.Salmos 27:3
Então queridos, você que já pediu orientações para o seu pastor, um irmão mais maduro, já tentou resolver uma crise conjugal, mas que não tem dado sinais de melhora, é hora de se voltar para Deus, a Ele clamar e esperar pela solução vinda do céu. Não desista diante das primeiras dificuldades, lute , busque a cura.Quando a situação for desesperadora, Jesus é a esperança , e Ele faz tudo esplendidamente bem (Mc 7:37).
Sabe queridos, há casais que precisam não de aconselhamento, mas sim, de arrependimento, pois fazem tudo esplendidamente errado e querem que o casamento resista; outros precisam aprender mais sobre princípios como perdão e reconciliação para serem curados; mudanças profundas no coração deve acontecer. Alguns desistem sem lutar de maneira eficiente,  mas voltarão a enfrentar novamente os mesmos problemas num novo relacionamento, caso não se opere neles o milagre da troca de coração. 
Concluindo nosso raciocínio digo que  "Quando estiverdes em trevas e não houver luz nenhuma, confie no Senhor e firme-se sobre o seu Senhor" – Isaias 50:10.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...