SEGUIDORES

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Agenda do Casados em Cristo

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pais e sogros: É preciso deixá-los, é preciso honrá-los.

Por Pr Ismael.


Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12.18



Todo casal tem uma família primária, que é formada pelos dois e seus filhos, e uma família secundária que são seus pais e sogros , cunhados e irmãos. 
A nossa maior preocupação e foco deve ser família primária, entretanto, nossos pais e sogros, irmãos e cunhados, também fazem se constituem em nossa família.
E a Bíblia, nosso livro de fé e de prática de vida, tem alguma coisa a dizer a esse respeito. Ela diz por exemplo que em dependendo de nós, quando for possível, tenhamos paz com todos. Também diz que quem não cuida bem dos de sua casa, de sua família, é pior que o incrédulo e tem negado a fé. Esses dois textos seriam mais do que suficientes para que nós pudéssemos balizar nossas posturas, escolhas e sentimentos com relação aos nossos familiares.
Raras vezes as pessoas se dão conta que muita coisa boa deixa de acontecer e que muita coisa ruim passa a acontecer quando quebram esses princípios de Deus para a família.
Geralmente, as pessoas imaginam que o fato de estar alimentando rancores contra  a família secundária não tem implicações sobre a sua família primária, mas é um grande engano.
 Não é possível construir um lar sólido, ter um bom relacionamento conjugal, onde o prazer e a alegria estejam presentes, sem que as premissas de Deus sejam observadas. Ele trabalha com princípios e valores, existe um padrão de Deus para o relacionamento familiar e fora dele não há solidez.
Creio que casais vivem com a vida em desordem, muitas vezes, porque não se empenham em manter um relacionamento saudável com os velhos da casa. 


Olha, com relação a eles, há duas coisas que precisam  ser observadas:


-Deixar e Honrar.

O casal precisa deixar pai e mãe, sair da dependência, construir com seu cônjuge uma nova família, entretanto, deve honrar os mesmos. 
Veja que interessante, tem-se  que  deixar, porém, não abandonar, maltratar, distratar, negar, ou qualquer outro tipo de negação.
É verdade que em alguns casos, o amor acaba não sendo merecido, mas ainda assim, é necessário que se ame.
Tenho crido, que uma pessoa, depois que gerou filhos, já envelheceu, ela alcança uma posição que lhe permite falar algumas coisas com as quais não concordamos, não gostamos, mas que temos que engolir a seco ou com gourmet. É como se ela tivesse um alvará, uma licença para errar conosco.
Isso é muito pessoal, mas tem sido útil em minha vida. Brinco com Cleire,minha esposa,  quando uma senhora de idade  avançada fala alguma coisa que eu não gosto,digo: "Tudo bem, ela pode falar assim, adquiriu o direito de falar o que quiser...".
A minha esposa sempre honrou minha mãe, já falecida. Eu tenho honrado seus pais. Isso tem sido bom para nós dois, temos tido paz entre nós, nossos filhos vêm a forma como tratamos nossos velhos, e um dia quando formos velhos, cremos que seremos tratados com a mesma consideração.
Jesus quando nos mandou amar o nosso próximo, não disse que deveríamos amá-los se eles fossem pessoas amáveis, não. 
E honrar alguém é colocá-lo num lugar de destaque, quem sabe num pedestal da nossa existência, no alto do pódium, é fazer-lhe o bem mesmo que não mereça,  como um princípio a ser obedecido. Isso acaba sendo uma maneira de se honrar o próprio Deus. E Ele disse: "Aqueles que me honram, eu honrarei, aqueles que me desprezam, eu desprezarei". 

Pense nisso. Fique com Deus, fique em família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...