SEGUIDORES

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ela lhe faz o bem e não o mal.

Por Pastor Ismael, Casados em Cristo.

Estive tentando escrever um bilhete de amor para a minha esposa, que depois de escrito seria “deixado” em algum lugar para que o encontrasse. No início foi difícil de achar  as palavras, mas logo me ocorreu, qual seria uma das grandes virtudes dela?  Sem titubear, escrevi, “ ...Meu bem, a sua presença em nossa casa, atrai a presença de Deus para nós.” Daí em diante a inspiração fluiu e escrevi algumas coisas que realmente percebo e não apenas palavras bonitas para agradá-la.
Recentemente, aconselhei uma jovem esposa cristã que não estava conseguindo conviver com a ideia de que seu marido tem uma ex-mulher,e um filho com ela. Ele tem um passado do qual não tem como fugir. Ela chegou a desejar que o filho dele não existisse, ou que ao menos ficasse bem longe da vida deles. Também estive conversando com outra que tem um comportamento possessivo e quer afastar o marido de seus pais, sem que houvesse uma causa justa para tal. A mim me parece que esses casos citados,  são historias de ciúmes,  resultantes de um coração inseguro, carregado de imaturidade e que podem roubar a alegria de se ser família.
A Bíblia diz que os olhos de Deus passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aquele cujo coração é totalmente Dele (II Crônica 16:9). Diz ainda:
-Os olhos do Senhor ‘repousam’ sobre os justos e seus ouvidos estão abertos ás suas súplicas, I Pedro 3:12;
-Os olhos do Senhor conservam aqueles que têm o conhecimento dele.         Provérbio 22:12;
-Os olhos do Senhor têm prazer em favorecer o seu povo e restituir  de todas as bênçãos roubadas. Jeremias 24:4-7; 
-Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem para abençoar,livrá-lo e dar prosperidade. Salmo 33:18.
Algumas  atitudes nossas não devem despertar muito a atenção de Deus, mas já outras, sim. Há lugares por onde  Deus deve passar e se alegrar com o que vê acontecendo, uma esposa buscando crescer em graça e conhecimento para ser uma grande esposa, ou um marido, que busca repensar suas atitudes para poder corresponder  ao amor de sua esposa. Bom uma coisa é certa, somos “olhados” por Deus, e não creio que seja um olhar de  pai ranzinza, que tem um pau nas mãos só esperando que a gente erre para nos dar uma paulada na nuca. Não, isso não,  mas, um olhar protetor e misericordioso, de quem espera mudanças em breve. E se o olhar de Deus para uma pessoa, um lar, uma família, é real, penso que seja o caso de estarmos sempre preparados como se prepara para uma inspeção de chefia, as coisas no devido lugar, tudo limpo, organizado, algo bonito para agradá-lo e assim fazermos-nos merecedor de algo bom que venha das suas mãos.
O escritor Andreas J. Kostenberg, autor do livro “Deus, família e casamento”, diz que a esposa de Provérbios 31:10-31,  seria um ideal de mulher e que é possível ser encontrado em uma esposa, não é uma utopia ou algo inatingível. Eu creio que Deus não nos dá  modelos inalcançáveis, com exceção de si mesmo.
Olha o que diz outra escritora, Elizabeth Georg, no livro “Bela aos Olhos de Deus” sobre as qualidades dessa esposa:

1. O marido está feliz e pode confiar nela, ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele. A sua constante atividade é fazer-lhe bem.
2. Ela se esforça muito em seus deveres e faz com prazer. Ela preenche bem o seu tempo para que nada em minuto se perca. Levanta-se cedo e dedica-se as atividades, a afazeres mais femininos.
3. Tudo o que faz resulta para o bem através da administração prudente. Ela provê bem a sua casa e economiza para depois.
4. Cuida bem dos assuntos relacionados à sua casa.
5. Está atenta a dar e receber e o faz generosamente.
6. É discreta e leal. Ela é regida pela lei da sabedoria.
7. Acima de tudo e de todos, ela teme ao Senhor. O temor a Deus, que reina no coração é beleza da alma.
8. Ela é firme para suportar a ira e o desengano. Ela deixa que as suas próprias obras a louvem. Esses atributos devem ser objeto de desejo das esposas cristãs.
E no caso dos homens, Andreas  diz  que marido ideal, um grande marido, é aquele de Provérbios 15:10-23, o homem que se delícia com sua própria mulher, que se satisfaz com a sua única e amada esposa em todo o tempo de suas vidas.
Outro dia alguém me perguntou o que significa a expressão: “Uma mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as suas próprias mãos a derruba”  e isso me levou a pensar um pouco, pois  falamos tantas vezes este verso bíblico, mas será que pensamos, realmente, quais são as atitudes edificantes, construtivas de uma esposa e quais são as atitudes destrutivas.
Pense em você, querida leitora, você é alguém que faz o bem para o seu marido? Você é uma mulher virtuosa? O que ainda te falta?
E nós homens, será que somos o ideal de marido, somos príncipes ou sapos? Quem somos nós nessa história?
A nossa conduta no interior de nossa casa atrai a presença de Deus, ou faz Deus “passar reto” quando olha o nosso lar?

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ PASTOR A PAZ DO SENHOR!!!
ESTOU CASADA HÁ 4 ANOS E BRIGAMOS MUITO SEMPRE. E MUITAS DAS VEZES O MEUS ESPOSA DIZ QUE NÃO SOU SÁBIA. ISSO ME DOI POIS SEI QUE POR MAIS QUE ELE ESTEJE ERRADO SEI QUE ESTÁ NOS MEUS OMBROS FAZER TUDO DIFERENTE. MAS EU NÃO CONSIGO, É COMO PAULO DISSE QUE O QUE EU QUERO FAZER NÃO FAÇO MAS O QUE NÃO QUERO SEMPRE ESTÁ A PORTA. ME IRRITO FACILMENTE COM ELE, AS VEZES ATÉ EM OUVI-LOS MASTIGANDO UMA LARANJA. SERÁ QUE NÃO O AMO MAIS, OU QUE POR TANTAS BRIGAS EU JÁ ESTOU SEMRPE SUJEITA A ACHAR UM DEFEITO NELE? EU SEI O QUANTO ELE ME FAZ FALTA QUANDO NÃO ESTÁ EM CASA. QUERIA MUITO SER UMA ESPOSA QUE MEU MARIDO POSSA CONFIAR EM MIM, COMO EM PROVERBIOS, SINTO QUE ELE NÃO ME APRECIA, E ISSO REALMENTE ME DESESTIMULA A MUDAR. O QUE FAÇO ESTOU ME SENTINDO FRACA E SÓ. POIS ELE SEMPRE DIZ QUE SE EU MUDAR ELE MUDA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...