SEGUIDORES

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aconselhamento: Um marido com o coração dividido.

Pastor Ismael,


Tenho 29 anos, estou casada a 8 anos, e temos uma filha de 04 anos, meu esposo sempre foi um pessoa muito trabalhadora, sempre se esforçou para dar o melhor a nossa família, porém eu não soube dar o devido valor a isso, logo que minha filha nasceu, meu esposo começou a fazer faculdade, me sentia muito sozinha, pois ficava o tempo todo só com minha filha, que devido alguns problemas de saúde, era um bebe chorão e dava um pouco de trabalho. Perdi o meu controle financeiro, e sempre com muito medo da reação do esposo, fui escondendo, mais devido a juros bancários a divida foi aumentando e eu ia tentando contornar aquela situação, sempre com medo dele descobrir. Meu marido sempre foi louco pelo trabalho dele, trabalha o tempo todo, quando não estava na faculdade estava no trabalho, até que começou apresentar sinais de stress, foi assim que entrou em parafuso durante um crise e acabou de afastado do trabalho. No inicio eu não levei a sério, pensando que seria somente uma fase e ele logo voltaria a trabalhar, e tenho plena consciência que não devida atenção a doença dele, e pelo contrário foi piorando, chegou um momento que ele estava com depressão, síndrome do pânico. Eu não sabia como lidar com aquilo, era uma coisa totalmente nova para mim.
Já tinha se passado uns 5 meses e ele ainda afastado do emprego, por atestado do psiquiatra, até que um dia ele descobriu a nossa situação financeira, que eu lutava de todas forma para sair e não consegui, foi terrível para ele, e para mim então pior ainda, mais mesmo assim, ele decidiu que nós íamos superar aquilo e continuamos lutando, mais agora é claro com esse peso nas minhas costas.
Nesse meio tempo fizemos o curso casados para sempre na nossa igreja, ele começou a participar do louvor e estava bem mais envolvido com a igreja. Em outubro de 2011 percebi uma mudança muito grande no comportamento dele, comecei a desconfiar de uma traição, pois ele estava muito ligado a uma amiga da faculdade dele, perguntava e ele sempre negou. Foram tempos de tormenta, pois ele mentia, sumia, e eu sempre desconfiada, sofria muito. Até que ele assumiu, que estava com essa mulher há mais de 9 meses, e pior de tudo, não sabia o que sentia por ela, estava realmente envolvido e ela também era casada.
O meu mundo caiu naquele momento, e saiba que tinha grande parcela de culpa nessa traição, se não tivesse escondido tanta coisa dele, talvez não daria brecha para essa mulher e essa traição. Mesmo assim perdoei e decidimos ficar casados.
Mais era visível a diferença nele, muito distante muito frio, e eu sofria pois sabia que ele ainda pensava na outra mulher.
Em fevereiro ele me chamou para conversar e pediu separação, novamente eu sofri muito. Pois acreditava que nosso amor era forte o suficiente para superar tudo isso juntos. Ele esta em outra cidade, pois esta abrindo uma empresa lá. Ainda não tomou nenhuma iniciativa de procurar advogado para o divórcio, muitas roupas dele ainda estão em casa. Ele vem todo final de semana para ver a filha e acabamos fazendo sexo. Mais continua afirmando que quer separar, que não vê outra saída. Falo para ele que amo muito, que quero continuar casada e não vou desistir no nosso casamento. Estamos conversando muito sobre o negócio dele, sobre nosso casamento, ele confidenciou que ainda sente alguma coisa pela amante, e que ela fazia muito bem a ele, pois eles conversavam muito, isso me machuca demais, pois ela deu a ela uma coisa que soube dar, ouvidos para escutar. Muitas vezes, enquanto ainda estávamos casados tentei conversar com ele, mais já era tarde, pois ele já tinha essa outra pessoa. Ele diz que não fala mais com ela, não sabe como esta, e quando eu pergunto se ele pensa em procurar ela, ele diz que não sabe. Pastor, tenho orado pela vida dessa mulher, quero que ela seja muito feliz no casamento dela, mais sinto uma magoa muito grande, pois cheguei a conversar com ela diversas vezes, quando pensava que eles eram apenas amigos. Não sei se suportaria ver os dois juntos, isso talvez isso me mataria por dentro.
As pessoas falam que tenho que seguir minha vida, cuidar de mim que sou muito nova ainda. Não sei qual caminho seguir, não sei como me comportar, fico com vontade de falar com ele, mais sei que não posso ficar ligando para ele. Mais uma coisa que tenho feito, buscado a Deus de uma maneira que nunca fiz, quero, primeiramente, me encher da Graça de Deus, ser fiel a Ele, e sei que ele tem me sustentando, também sei que preciso aprender muito mais do Pai.
Ele se afastou na igreja, mais diz que ora muito. Fala para ele que o relacionamento dele e de Deus é um problema só dele, mais ele tem que buscar sim, a direção e o consolo Dele. É isso Pastor, tenho orado e pedido para que Deus faça a vontade dele, falo que entreguei para Deus, mais sofro, choro e penso no meu casamento o tempo todo.
Pode postar meu depoimento se interessar, porém não mostre meu nome.

Resposta.

Irmã, é de muito interesse o seu depoimento, pois, serve como alerta para os  demais leitores, fazendo com que  a gente cuide bem do nosso relacionamento e não dê chances ao intruso. Quero sugerir para você um livro, e este livro se chama  “Como Deus pode e vai restaurar o seu relacionamento” ( gratuito - http://pt.scribd.com/doc/9692569/Resture-Seu-Casamento ). Sabe, todas as suas atitudes devem ser de aproximação, reconquista e não de condenação ou distanciamento. Infelizmente, um homem pode se apaixonar por outra mulher e ainda assim, continuar amando a sua esposa. Mas com sabedoria, e principalmente, com a ajuda de Deus você irá trazê-lo, totalmente, de volta para o seu lar. O livro que indiquei irá edificar a sua fé, e dará estratégias bíblicas para o resgate daquilo que se perdeu.

Ela lhe faz o bem e não o mal.

Por Pastor Ismael, Casados em Cristo.

Estive tentando escrever um bilhete de amor para a minha esposa, que depois de escrito seria “deixado” em algum lugar para que o encontrasse. No início foi difícil de achar  as palavras, mas logo me ocorreu, qual seria uma das grandes virtudes dela?  Sem titubear, escrevi, “ ...Meu bem, a sua presença em nossa casa, atrai a presença de Deus para nós.” Daí em diante a inspiração fluiu e escrevi algumas coisas que realmente percebo e não apenas palavras bonitas para agradá-la.
Recentemente, aconselhei uma jovem esposa cristã que não estava conseguindo conviver com a ideia de que seu marido tem uma ex-mulher,e um filho com ela. Ele tem um passado do qual não tem como fugir. Ela chegou a desejar que o filho dele não existisse, ou que ao menos ficasse bem longe da vida deles. Também estive conversando com outra que tem um comportamento possessivo e quer afastar o marido de seus pais, sem que houvesse uma causa justa para tal. A mim me parece que esses casos citados,  são historias de ciúmes,  resultantes de um coração inseguro, carregado de imaturidade e que podem roubar a alegria de se ser família.
A Bíblia diz que os olhos de Deus passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aquele cujo coração é totalmente Dele (II Crônica 16:9). Diz ainda:
-Os olhos do Senhor ‘repousam’ sobre os justos e seus ouvidos estão abertos ás suas súplicas, I Pedro 3:12;
-Os olhos do Senhor conservam aqueles que têm o conhecimento dele.         Provérbio 22:12;
-Os olhos do Senhor têm prazer em favorecer o seu povo e restituir  de todas as bênçãos roubadas. Jeremias 24:4-7; 
-Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem para abençoar,livrá-lo e dar prosperidade. Salmo 33:18.
Algumas  atitudes nossas não devem despertar muito a atenção de Deus, mas já outras, sim. Há lugares por onde  Deus deve passar e se alegrar com o que vê acontecendo, uma esposa buscando crescer em graça e conhecimento para ser uma grande esposa, ou um marido, que busca repensar suas atitudes para poder corresponder  ao amor de sua esposa. Bom uma coisa é certa, somos “olhados” por Deus, e não creio que seja um olhar de  pai ranzinza, que tem um pau nas mãos só esperando que a gente erre para nos dar uma paulada na nuca. Não, isso não,  mas, um olhar protetor e misericordioso, de quem espera mudanças em breve. E se o olhar de Deus para uma pessoa, um lar, uma família, é real, penso que seja o caso de estarmos sempre preparados como se prepara para uma inspeção de chefia, as coisas no devido lugar, tudo limpo, organizado, algo bonito para agradá-lo e assim fazermos-nos merecedor de algo bom que venha das suas mãos.
O escritor Andreas J. Kostenberg, autor do livro “Deus, família e casamento”, diz que a esposa de Provérbios 31:10-31,  seria um ideal de mulher e que é possível ser encontrado em uma esposa, não é uma utopia ou algo inatingível. Eu creio que Deus não nos dá  modelos inalcançáveis, com exceção de si mesmo.
Olha o que diz outra escritora, Elizabeth Georg, no livro “Bela aos Olhos de Deus” sobre as qualidades dessa esposa:

1. O marido está feliz e pode confiar nela, ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele. A sua constante atividade é fazer-lhe bem.
2. Ela se esforça muito em seus deveres e faz com prazer. Ela preenche bem o seu tempo para que nada em minuto se perca. Levanta-se cedo e dedica-se as atividades, a afazeres mais femininos.
3. Tudo o que faz resulta para o bem através da administração prudente. Ela provê bem a sua casa e economiza para depois.
4. Cuida bem dos assuntos relacionados à sua casa.
5. Está atenta a dar e receber e o faz generosamente.
6. É discreta e leal. Ela é regida pela lei da sabedoria.
7. Acima de tudo e de todos, ela teme ao Senhor. O temor a Deus, que reina no coração é beleza da alma.
8. Ela é firme para suportar a ira e o desengano. Ela deixa que as suas próprias obras a louvem. Esses atributos devem ser objeto de desejo das esposas cristãs.
E no caso dos homens, Andreas  diz  que marido ideal, um grande marido, é aquele de Provérbios 15:10-23, o homem que se delícia com sua própria mulher, que se satisfaz com a sua única e amada esposa em todo o tempo de suas vidas.
Outro dia alguém me perguntou o que significa a expressão: “Uma mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as suas próprias mãos a derruba”  e isso me levou a pensar um pouco, pois  falamos tantas vezes este verso bíblico, mas será que pensamos, realmente, quais são as atitudes edificantes, construtivas de uma esposa e quais são as atitudes destrutivas.
Pense em você, querida leitora, você é alguém que faz o bem para o seu marido? Você é uma mulher virtuosa? O que ainda te falta?
E nós homens, será que somos o ideal de marido, somos príncipes ou sapos? Quem somos nós nessa história?
A nossa conduta no interior de nossa casa atrai a presença de Deus, ou faz Deus “passar reto” quando olha o nosso lar?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...