SEGUIDORES

domingo, 19 de agosto de 2012

Tenho um bom marido, mas se descontrolou financeiramente, estou chateada.

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.


Irmã, paz.
Irmã, você está abalada emocionalmente com a situação, mas te aconselho e não valorizar demais os seus sentimentos, procure ser compreensiva com o bom marido que você tem, ele apenas se revelou que ainda é imaturo na administração financeira. Levantem-se juntos para vencer esta crise. Não quero com isso dizer que você não deva estar chateada, mas sim, que é preciso sair deste estado emocional e partir para a resolução, chega de choro. A pergunta que você deve fazer é a seguinte: Ele fez por mal, ele foi mau caráter? E a resposta será não, não é mesmo? Ademais , o comportamento dele é típico dos homens. O homem quando erra não gosta de admitir, e sente-se um fracasso quando isso afeta a casa dele. Ele quer lutar com as próprias forças para corrigir o erro. É provável que esteja envergonhado e não queria sofrer uma condenação da mulher.
Esse momento é importante para a vida conjugal de vocês. É hora de se fecharem, se unirem como uma equipe, e juntos realizarem um diagnóstico da situação. É preciso saber  qual o tamanho da dívida, quanto entra e quanto sai em casa, quem são os credores? Seria o sistema financeiro ou pessoas físicas, amigos, parentes, agiotas, outros?  Para sair da uma situação crítica de dívidas é preciso cortar despesas e aumentar a renda da família e ainda, é preciso paciência e poder de  negociação. Se vocês tiverem algum bem de valor que possa ser vendido é melhor do que ficar fazendo novos empréstimos. Dê fim em cartões de créditos e talão de cheque.  Não adiante fazer dívida para pagar dívida, isso se tornará uma bola de neve e vocês não conseguirão cumprir com novos compromissos.
O problema todo é que nós não  somos educados financeiramente, e  no momento presente, há toda uma pressão para o consumo, com estímulos e facilidades de crédito. Todo cuidado é pouco, pois há pesquisas que informam que  o descontrole financeiro pode ser pior para o casal do que um adultério, seus efeitos danosos atingem várias áreas da vida conjugal. 
Na verdade, toda dívida, segundo as instruções bíblicas, não deveriam ocorrer , veja Rm 13:1-10, Sl 37.21) e diz que a dívida nos faz escravos daquele a quem devemos. Se a dívida ocorrer deve ser algo gerenciavel, pagável. Mas, vamos ao seu caso prático, objeto de seu pedido de aconselhamento.
Tenho comigo o seguinte, em caso de dívida, devo pagar primeiro as pessoas de minhas relações, sanear as dividas pequenas e depois negociar, negociar e negociar com os credores do sistema financeiro.  Para negociar é bom  conversar com pessoas experientes , tenho visto devedores deixando de pagar por alguns meses para entrar no perfil  de inadimplentes  que o credor entende que se não negociar irá perder mesmo. O negócio é não se desesperar, não deixar que outras áreas do relacionamento sejam por demais afetadas. Não se veja como caloteiro, mas sim, como alguém que quer pagar, mas não está conseguindo. E olha, a Bíblia nos ensina no Antigo Testamento, em Deuteronômio 15, que de sete em sete anos, as dividas do povo seriam todas perdoadas pelos credores, para que não houvesse pobres entre os filhos de Deus. No Brasil, toda dívida não paga, depois de cinco anos também prescreve. Eu não estou te ensinando a ser mau caráter, não, apenas penso que vender fiado é um jogo de risco e geralmente não tem inocente nisso, especialmente se a dívida é com o sistema financeiro que tanto tem lesado o povo brasileiro com juros abusivos, e possui meios de se proteger contra a inadimplência, apenas isso. 
Esse conflito deve trazer maturidade para vocês dois. Não pode distanciá-los, mas sim,  aproximá-los ainda mais.
 Deve provocar uma boa mudança na conduta de vocês, deixando o desperdício,o  consumo desnecessário ou fora de hora, as compras com juros altos, etc.  Enfim, é hora de corrigir tudo.
Sabe irmã, em último caso, aquilo que não tem solução, solucionado está, até que algo aconteça e mude as circunstâncias. Se o coração de vocês for bom, Deus os ajudará a consertar este erro. Querida, a minha preocupação aqui , não é nem a dívida, mas a família, que não deve ser vitimada com uma separação ou conflitos intermináveis por conta de um erro praticado.Deus firma os passos de um homem bom, creia nisso e de alguma maneira o dinheiro chegará nas suas mãos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...