SEGUIDORES

sábado, 13 de outubro de 2012

Tratando com um cônjuge irresponsável.

Como lidar com a irresponsabilidade.

Porque alguns maridos e esposas são irresponsáveis?

No casamento, esperamos que nosso cônjuge carregue a sua parte da carga. Mas, se o cônjuge não trabalha, não mostra interesse na criação dos filhos e ignora você, então existe um problema.
A Bíblia deixa claro que cada um deve ser o responsável por seu próprio trabalho e comportamento, como vemos na passagem citada acima.
Os parceiros conjugais estão no mesmo time, mas se metade do time não está contribuindo, o time não vai para a frente. Se essa é a sua situação e você quer ajudar seu cônjuge,  deve primeiramente descobrir a fonte de tal comportamento. Deixe-me sugerir algumas possibilidades:

1. Um cônjuge irresponsável pode estar seguindo o modelo de um de seus pais.
2. Um cônjuge irresponsável pode estar se rebelando contra o modelo de um de seus pais. Talvez tenha visto a mãe controlar cada movimento de seu pai e promete que isso nunca vai lhe acontecer.
3. Um cônjuge irresponsável pode ter desenvolvido uma atitude centrada em si mesmo. O mundo gira em torno dele.
4. O comportamento de um cônjuge irresponsável pode ser uma expressão de ressentimento com o parceiro. As palavras dele estimularam mágoa e irá. Ela não consegue verbalizar tal sentimento, mas o demonstra pela maneira de se comportar.
Como descobrir a fonte do comportamento do cônjuge. Fazendo perguntas. Não perguntas diretas como :

"Porque você é tão irresponsável? ", mas perguntas  de avaliação como :
" Que tipo de relacionamento você tinha com seu pai?" Ou ainda: " De que maneira minhas palavras ferem você?" .

Quando começar a ter um diálogo desse tipo e receber respostas honestas , você estará no caminho certo para entender seu cônjuge. Esse é o primeiro passo para lidar com a irresponsabilidade.

Você deve ler também este link "Como tratar com o cônjuge pecador."

http://casadosemcristo.blogspot.com.br/2009/04/como-lidar-com-o-conjuge-pecador.html


Texto extraído do livro Linguagens de amor, de Gary Chapman. Mundo Cristão.




terça-feira, 9 de outubro de 2012

Não estou suportando ver a amante de meu marido conduzindo minha filha.

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.


A paz do Senhor pastor, Minha vida esta caminhado por um rumo que não escolhi. Meu esposo vive com a amante, nos divorciamos, minha filha convive com a atual mulher dele, e...e eu? Eu tento de verdade buscar a Deus com todas minhas forças, mas pastor, elas estão acabando, o que vejo com os meus olhos é que meu esposo ou ex-esposo está feliz, realizado. Pastor, dentro os diversos site que procurei ajuda e conselhos o senhor foi o mais sensato, vejo pelas respostas aos aconselhamentos.
Tenho buscado preencher o vazio que sinto com Jesus, quando choro é com ele que falo, mais a dor que sinto e a solidão...é muito grande. Não quero um novo relacionamento, mais também não quero ser uma pessoa amargurada e sozinha. Creio que Deus permitiu isso para me ensinar, mais esta doendo demais.
Semana passado meu esposo mandou uma mensagem de madrugada dizendo: "Um dia vou me arrepender amargamente de tudo que te fiz passar, mais já vai ser muito tarde para mim."
Não entendi, nem respondi. 
Pastor, meu único medo é de ser uma mulher amargurada, sozinho e que passa o resto da vida esperando o marido voltar. Sei que Deus não entra nos corações e não muda se a pessoa não der lugar, estou certa?
Meus pensamentos estão confusos, as vezes chega o duvidar se quero mesmo a restauração desse casamento.
Hoje fui chamada de egoísta, quando contei o quanto me doeu ver minha filha chegar da casa do pai cheia de presentes comprados pela outra mulher. Isso me doeu muito, será que estou sendo egoísta?
Desculpe o desabafo, sei que cada um de nós tem suas aflições e Deus não da um fardo maior do que posso carregar. 

Irmã, paz.

Eu não sei o que aconteceu com o seu casamento para chegar aonde chegou. Na verdade não chegou, não é mesmo?
Vamos falar um pouquinho sobre sua filha. Puxa, deve ser duro para você vê-la em companhia de alguém que roubou o seu marido, o pai dela, não deve estar sendo fácil. De acordo com o que diz, realmente pode ser que você tenha concorrido para que isso acontecesse em não sabendo discernir o momento que ele estava passando e precisando de sua ajuda. Ao que parece essa pessoa está ganhando o coração de sua filha também. Isso é mau e é bom. É mau porque pode ajudar a fortalecer a relação deles, mas é bom saber que ela não a maltrata, o que seria pior ainda.  E olha, não é o caso de você tentar jogá-la contra essa mulher, não faça isso, lute pelo seu casamento , mas com armas espirituais. 

Preste atenção,  Paulo estava falando sobre relacionamento de família em Efésio 5, e em seguida ele começa a falar sobre Batalha Espíritual dentro da mesma perícope ( expressão teológica que significa o limite , início e fim, a abrangência de um texto) de forma que o tema família e batalha espiritual estavam dentro do mesmo assunto. Então, ele fala sobre as armas que dispomos para fazer o Maligno correr de nossa casa, e assim, estarmos protegidos de tudo aquilo que é uma ameaça para o casamento e para os filhos. E as armas com as quais se deve estar revestido são estas:

-Salvação: Quem é salvo em Cristo aumenta a sua possibilidade de vitória, no entanto não é nenhuma garantia que não terá problemas familiares, mas sim, que Cristo estará com ele, e transformará o mau em bem. 

-Verdade: Dentro de casa a verdade não é uma opção, mas uma postura única. Não há paz onde não há verdade. A mentira, é filha do Diabo. Quem usa de mentira no dia a dia, é porque o Maligno ainda mantém domínio no seu caráter. O bom é poder dizer como Jesus disse: “ eis aí o Príncipe deste Mundo, mas  não há nada dele em mim”. Digamos que um casal trabalha com a mentira, mesmo sendo crente, logo o Diabo olhará para ele e dirá: “Tem algo meu neles, então, posso estar no seu lar, estou autorizado.” Percebe? O Diabo não pode ver nada dele em nós que já vem para buscar o seu pertence, e pode não querer mais sair. Se ele vê rancor, ódio, mentira, sexo pervertido, desobediência a princípios de Deus, e outras coisas mais,  então, há algo dele na pessoa e ele virá reclamar o que é seu.

-Justiça, fala de retidão de conduta, de coisas como honestidade, sinceridade, não ao engano, nada de falsidade ou de hipocrisia.

-Fé é outra arma que o casal tem contra o mal. Fé é Crer além do que se vê, é caminhar no deserto, mas sonhar com Canaã ( canção Fé, de Rafaela Bernardes). Fé é continuar lutando quando tudo indica que a derrota é inevitável. É continuar andando quando quase todos já pararam.

A Palavra e a oração, são as duas ultimas armas mencionadas por Paulo como armas com as quais se combatem o mal, ou fazem com que o mal nem ao menos chegue na família. As pessoas estão loucas para ver o final da novela, mas não conhecem o final da história na luta do bem contra o mal, da luta de Jesus contra o Diabo, pois para isso teriam que ler a Bíblia. 

Nela encontramos as providências de Deus no combate do mal, nela conhecemos o nosso destino e as escolhas que deveremos fazer para que estejamos entre que receberá a vitória.

Eu fico impressionado, como é que pode  alguém ter em casa um livro verdadeiro que  conta o final de cada um de nós e não haver interesse em se conhecer. Por outro lado estão desesperados para saber o final dos dramas pessoais da novela, uma ficção.


O casamento sucumbe basicamente por três motivos: Tentação sexual, desconsideração do marido para com a esposa, e a ira não tratada. A Bíblia avisa sobre isso em I Co 7, Col 3.19 , I Pe 3 , Ef 4.26, respectivamente.

Olhe e veja, foi exatamente na questão da tentação sexual  e da ira não tratada que o  mal se  instalou e destruiu o seu casamento, não é mesmo?

Mas o que importa saber disso agora? Importa que outros casamentos não sejam destruídos por desconhecer esses valores, e importa saber que Jesus veio para destruir as obras do Diabo e o que está acontecendo com você é uma obra dele, então o Senhor pode agir, é o ministério Dele. 

Entretanto, você precisa mudar sua cabeça, precisa crer na Palavra, talvez na verdade precise conhecer para não perecer, veja isto:

“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”. (Provérbios 21.1). Veja outro Texto importante:

“Ao virar Saul as costas para se apartar de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos esses sinais aconteceram naquele mesmo dia.”I Sm10.9.

Sabe o que está escrito aí? Que o coração de um homem está nas mãos de Deus, e Ele o move para aonde quer.
Creia que Deus pode e quer mudar sim o coração de um homem, especialmente do seu marido. E isso será teu. Os feitos de Jesus se dão conforme a forma como nós cremos, então creio de modo correto. Se crer que Ele não faria isso por você, então , Ele não fará mesmo. Saiba que Jesus faz tudo esplendidamente bem.
E depois, como preservar esse casamento? É colocando ele, casamento,  no lugar correto.  Não sendo negligente , atentando sempre para as três áreas de risco, conforme mencionado acima. Mas tem uma coisa, não coloque o seu casamento  acima do Reino de Deus. Mas o que é isso na prática, esse negócio de não colocar o casamento acima do Reino de Deus. Pois bem, leia o que diz I Co 7:29-31, 

isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher".

 Aí fica claro que o casamento deve atender aos interesses do Reino de Deus, na sua proposta de salvação das almas. E o que temos feito com nosso casamento? Achamos que foi instituído para o deleite sexual, gerar filhos, ou para suprir carências de companhia. Isso tudo é bom e santo, mas não é só isso, existe algo muito maior. O Casamento deve atender aos interesses de Deus no plano de Salvação. Quando vivemos só para o casamento e nos esquecemos de fazer a vontade de Deus, não nos preocupamos com  o que Deus se preocupa, não nos envolvemos com o que sagrado, e assim vamos vivendo, nos deleitando em nós mesmos, estamos fora da verdade de Deus. Estamos fora do contexto.

Deus quer que você cuide bem de seu marido, de sua família, sem no entanto, deixar o compromisso, o envolvimento com o Plano de Salvação. Não que Deus vá perseguir você, mas o casamento pode se transformar num "bezerro de ouro", objeto de adoração, e isso é ter parte com o outro, é dar autorização para o mal. 

Finalizando, quero te dizer o que estou crendo para o teu casamento, segundo as informações que tenho:  Teu marido está apaixonado e fez a besteira de se divorciar de você e está começando a se arrepender ( lembra da mensagem na madrugada?). Então, lute por ele com as armas espirituais que são poderosas em Deus para destruir fortalezas diabólicas. Creia que o Senhor pode, e ainda mais, ele quer te ajudar, e  você faça uma aliança com Deus, se comprometa com Ele em fazer do seu casamento uma ferramenta para o Reino de Deus.

Após isto, penso que deves , sob orientação de Deus, determinar um tempo para que as coisas voltem ao normal, e estou crendo nisso. Se isso não acontecer, então , se prepare para viver a vida, servindo ao Senhor, sempre. Fique com Deus, fique em família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...