SEGUIDORES

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O amor não suspeita mal.

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.

O

 amor não suspeita mal.

Por Pastor Ismael, Casados em Cristo.


“Um amigo, pastor dirigente de uma igreja saíndo de casa logo cedo, tomava o ônibus circular. No ônibus meio vazio havia sempre  uma mulher bem arrumada que guardava um lugar para ele, e juntos sentavam e iam até o centro da cidade. As pessoas do bairro viam aquilo se repetir todas as manhãs. E os comentários maldosos logo surgiram. E a coisa foi alvoroçando e chegou até a igreja. A diretoria tomou conhecimento que o pastor estava de “caso” com uma mulher estranha, que se sentavam  juntos no ônibus, e trocavam beijinhos. Outro viam mais coisas ainda . Dessa maneira não dava mais para segurar, foram falar com o pastor. Agora, a igreja toda sabia que o pastor tinha uma amante, todos sabiam, menos o próprio pastor.
Chegado o dia da reunião, os homens da igreja apertando e tratando de modo acusador, falaram com o pastor namorador.
Depois de ouvir todas as suspeitas, os comentários do bairro,   que alguns o viram sair até do motel, o pastor, suspirou e disse: “ De fato eu me sento com uma mulher bonita, cheirosa, que guarda um assento ao seu lado todas as manhãs, só tem um problema, ela é filha de meu pai e de minha mãe, portanto, minha irmã.”


As coisas nem sempre são como nossos olhos vêem e nossa mente julga.
E quando se traz pedras na mão contra alguém, aí então, a situação de simples aparência do mal se torna real para aquele que vê.

Acontecendo dentro de um relacionamento afetivo, casamento , noivado ou namoro, então é um desastre,  casais se ofendem, se acusam e até se separam por um erro assim.

E para prevenir esse mal estar para o casal é que a Bíblia ensina que o amor não suspeita mal.

No amor, o homem faz isso, mas a mulher em geral, ainda mais. Elas possuem uma mente investigativa, um radar ligado 24 horas por dia, costumo dizer que mulher enxerga até com a nuca, e que é capaz de discernir um fio de cabelo no paletó do marido a 150 metros de distância. Logo é preciso tomar cuidado.

O nome disso é juízo temerário, é julgamento precipitado, é não dar ao outro a chance de defesa, é injustiça sendo praticada.

Quando se está sendo vítima de uma suspeita maligna e a pessoa vem cheia de insinuações, fazendo um interrogatório policial, quase convencendo o próprio acusado de sua culpa. Se for  um estranho que o faz, envolvendo qualquer área da vida, quem sabe uma relação comercial, é ruim demais, mas quando isso ocorre dentro de um relacionamento afetivo,  uma tragédia.

Alguém pode tolerar uma vez ou outra uma acusação assim, ocorre que esse tipo de comportamento, muitas vezes, tornou-se hábito e já está incorporado no caráter da pessoa, de maneira que irá se repetir por diversas vezes, sempre que houver uma oportunidade.
E assim, o amor vai sendo destruído, a admiração  substituída por decepção e rancor.

Como escapar desse mau hábito?  Substituindo por um bom hábito, o mesmo texto, na continuidade, diz que o amor tudo suporta, tudo crê, tudo espera. O amor espera mais um pouco, ate que as coisas sejam mais claras, o amor crê de modo positivo, o amor não se ressente do mal, ou seja, não fica remoendo pensamentos destruidores. Esse é o caminho.

Além do mais, há estudos que mostram que quando alguém vive sendo acusado de um mal que não praticou, acaba, em algum momento, escolhendo praticá-lo.

Vejo pessoas dizendo assim: “ Pastor ela falava tanto  que eu a traia, sem que eu tivesse culpa, que me enchi e me encorajei para traí-la, ao menos ela vai me acusar com razões.”  

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso;
 o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses,
não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; 1 Coríntios 13:4-8

 ================================================

Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

Amado Pr. Ismael... Alegro-me com mais um de seus belos textos que muito falam ao nosso coração. Claro que não vou perder tempo: vou gravar amanhã mesmo, em nosso programa, mais este artigo seu! Beijo no seu coração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...