SEGUIDORES

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sinais que indicam baixa testosterona no homem.

Extraído do Blog Andrologia

homem2
Todo mundo sempre ouve falar sobre os hormônios femininos, principalmente durante a época de maior alteração durante a tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Mas o que pouca gente sabe é que os homens também são afetados por hormônios, especialmente pela testosterona.
Esse hormônio tem poder sobre características físicas, comportamento e até no desempenho sexual. É comum que os níveis desse hormônio diminuam com o passar da idade, mas é necessário ficar sempre atento para que os níveis permaneçam dentro do normal.
Os níveis recomendados de testosterona ficam entre 300 e 900 nanogramas para cada decilitro de sangue. A partir dos 40 anos, idade próxima ao início da andropausa  -sinônimo masculino da menopausa, a taxa cai aproximadamente 1% ao ano, por isso é indicado sempre incluir esse fator nos exames de rotina para se precaver de possíveis problemas futuros.
Mas os níveis de testosterona diminuírem a partir dos 40 anos não é uma regra: há homens que têm essa taxa diminuída quando mais jovens. Essa alteração traz sintomas por todo o corpo e deve ser solucionada com reposição hormonal. Entre os principais sintomas, estão problemas cardíacos, obesidade, ejaculação precoce e bronquite. Confira alguns sinais para ficar alerta quanto ao baixo índice de testosterona.
1. Pouco interesse sexual
Sintoma mais comum e fácil de ser percebido sem que sejam necessários outros exames. O baixo interesse sexual está diretamente ligado ao baixo nível de testosterona. Mais que isso, o baixo nível do hormônio também pode estar ligado a uma disfunção erétil ou perda de potência sexual. Um sinal de que isso está acontecendo é a falta das ereções matinais ao acordar.
2. Cansaço constante
O cansaço constante é outro indicador do baixo nível de testosterona. Isso acontece porque o hormônio está diretamente ligado a produção de energia. Mas sintomas como falta de disposição e cansaço devem ser analisados com cuidado, pois podem indicar uma série de outros problemas.
3. Problemas de memória
O baixo nível de testosterona também influencia o sistema nervoso. Por isso, se você está com problemas de memória, cognição e concentração, fique ligado. O baixo nível também pode ser percebido pela dificuldade de assimilar conceitos.
4. Alterações de humor
Sintoma mundialmente famoso da TPM, as mudanças de humor também podem ser percebidas no homem em casos de baixo nível de testosterona. A depressão na terceira idade está diretamente ligada a esses baixos níveis. A sua forma de afetar o sistema nervoso também se traduz na diminuição do bem-estar e bom humor.
5. Dificuldade em criar músculos e acúmulo de gordura
Os baixos níveis de testosterona não apenas dificultam o ganho de músculos, como facilita o acúmulo de gordura pelo corpo, principalmente na região do abdômen. A perda de massa óssea também é comum, na verdade a deficiência de testosterona é uma das principais causas da osteoporose nos homens.
6. Insônia
A falta de testosterona faz com que o corpo fique menos relaxado, por isso a dificuldade para dormir. Isso torna-se insônia e agitação noturna em apenas alguns casos. Mas é necessário frisar que a dificuldade de dormir, ao lado de alguns dos demais sintomas, pode indicar a deficiência de testosterona. Se a dificuldade aparecer sozinha, pode indicar outro problema.
E você leitor, apresenta alguns desses sinais? Deixe seu comentário e compartilhe conosco. Até a próxima!

https://www.clinicadeandrologia.com.br/6-sinais-que-indicam-baixa-testosterona-no-homem/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...