SEGUIDORES

sábado, 18 de outubro de 2014

Aconselhamento: As coisas estão difíceis em meu lar, o que eu faço?

Pastor, preciso de um conselho. Sou casada, temos filhos e filhas, vamos a igreja e servimos a Deus, mas a nossa relação conjugal não vai bem. Meu marido era um doce de pessoa antes de nos casarmos, porém depois de casados, ele mudou muito. Antes ele me trazia flores, era gentil e cavalheiro, mas agora, não faz mais nada disso. Eu fico esperando uma mudança por parte dele, mas parece que está piorando. Ele está crítico, ninguém é bom para ele, ninguém presta, nem a igreja lhe parece servir mais. Ele tem feito a gente sofrer muito, não consigo me aproximar dele, ele está agressivo, e as coisas começam a faltar em casa, pois está gastando dinheiro não sei onde. Outro dia ele me deu um tapa no rosto, e os gritos, já são uma constante, estou ficando com medo e as crianças também. Tenho percebido também alguém que liga para ele e, as vezes , não atende, ou quando o faz, vai para longe impedindo que eu escute a conversa. O que devo fazer, o que o senhor acha disso tudo, será que é o fim.

Irmã, paz.  Não há nada encoberto que o Senhor não revela, comece o orar nesse sentido, para que ao menos você saiba contra que tipo de pecado estará lutando. O inimigo é o diabo e a carnalidade humana, mas importa saber o que está se passando na vida desse homem. Quando a conduta do líder da família começa a sair do trilho, ainda que na fase tão somente de  pensamentos adúlteros,  de paquerinhas, de conversas  e olhares indevidos sendo cultivados, nesse instante já se instalou a infidelidade conjugal.
As vezes fico preocupado com alguns casais que estão vivendo em adultério por parte de um ou do outro, e quando se tenta encontrar uma solução, logo alguém lembra: “Deus odeia o divórcio, veja lá o que você vai fazer.” Tentando assim persuadir a pessoa vitima do outro a manter um casamento que está ruim ou perigoso para a vida. Eu sei que devemos lutar, esperar, orar, jejuar, sei de tudo isso. Sei que Deus odeia o divórcio, mas  também odeia o homem que usa de violência contra a mulher e filhos, que pratica a violência doméstica como se troca de camisa, ou seja, todo dia, todo o tempo.  Leia o texto abaixo:

Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer.
E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial.
Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.
"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis. Malaquias 2:13-16.



Deus está falando com o seu povo, não com o estrangeiro, o infiel, o ímpio. Ele está dizendo aos maridos que não adianta ficar chorando aos pés da cruz, ir igreja, ter cargos, ser pastor ou líder, mas ser infiel contra a esposa, a mulher de sua mocidade, aquela que se entregou a ele com graça, beleza e juventude , para depois passar por violência física e emocional, e ainda, ter que ver seus filhos crescerem em meio ao  medo.
Sabe, minha querida, a marca do cristão é ser uma descendência consagrada ao Senhor, esse é o propósito Dele. Quem consegue ser fiel a esposa ou ao marido, estará treinando seu caráter para ser fiel a Deus, e é dentro do casamento que isso se dá. Quem é fiel gera e leva filhos a serem fieis ao Senhor, e assim, uma descendência consagrada.
Não estou dizendo que é para você se divorciar de seu marido, mas é preciso que saiba que Deus odeia o divórcio contra a mulher tanto quanto odeia  a violência, e se as coisas continuarem assim ou piorarem, mesmo depois de orações e busca de ajuda, então , será a hora de tomar atitude.  A violência emocional já está dentro de seu lar, a violência física já está com os pés na soleira da porta, e há uma tendência de piora, então, quero que saiba disso,  a infidelidade dele e consequente divórcio é ruim, mas não é pior que a violência que vem trazendo para a família. E não pense que a benção está em sua casa, enquanto ele tiver esse comportamento, pode, como diz o texto, chorar rios diante do altar de Deus, a benção não chega e as coisa começam a dar tudo errado. Outro dia estive num lar onde não servem a Deus e Cristo não é bem vindo. Notei que a doença de morte estava na família, que nada  funcionava, a TV por assinatura estava com mensagem de falta de pagamento, a internet cortada, o telefone com defeito, as drogas sendo usadas, enfim, havia um acúmulo de maldições ali, até os vazamentos nos canos de água pude observar. Então, pensei, quem não a benção de Cristo, não tem dinheiro, não tem manutenção no lar, não tem paz, não tem saúde, alegria e assim por diante.
O seu lar precisa de Cristo, precisa de uma operação do Senhor para libertar o seu marido de sua infidelidade. E entenda, quem não cuida dos de sua família, tem negado a fé, e é pior que o descrente, e essa é a situação de seu marido. Mostre esse texto para ele, avise-o que a destruição está chegando, lembre-o  do que aconteceu com a família de Nabal e Abigail e como o Senhor resolveu aquela situação e tratou com o marido bruto , beberrão e mesquinho.
Se vocês não conseguem conversar, já tentou, mas não dá mais, então, usa de sabedoria, escreva carta, quem sabe mensagens indiretas dentro da casa. Outro dia aconselhei uma esposa para que comprasse livros sobre família, sobre adultério, divórcio, arrumasse cartão de advogados, dvd sobre casamento, enfim, que mandasse mensagens para ele, primeiro que estava preocupada com seu adultério, que queria salvar o casamento, mas que também estava se preparando para uma eventual separação. E olha que  funcionou, ele foi vendo aquilo tudo , e deu um jeito de encerrar o seu romance com a outra. Faça culto dentro de casa, só você com as crianças, deixe ele ver vocês orando juntos e alguma coisa vai mexer na sua alma. Coloca um dvd para tocar aí, compra umas palestras do Pastor Josué Gonçalves, ou de outro, que fale de família e deixe tocar com o propósito que ele escute, ele pode até esbravejar, mas vai escutar.
 Irmã, vou encerrar, não deixe ele bater em você, Deus odeia o divórcio, mas odeia a violência dentro de casa também, Deus quer lares consagrados, de forma que ou Deus te ajuda botar ordem espiritual na casa, ou então, certamente te dará uma nova direção, ainda que sozinha com seus filhos.
Você deve buscar em Deus para discernir o até quando esperar, antes de tomar atitudes mais drásticas. A Bíblia diz que devemos descansar e esperar no Senhor, mas tenho crido que há também momentos em que a gente deve se levantar e debaixo de oração,  agir.

Fique com Deus, fique com fé e em família.


Ele quer me namorar, mas não é cristão e eu quero ganhá-lo para Cristo.

Ele tem os olhos na terra, ela no céu, como é possível dar certo?

Pastor boa noite! Sou crente e já ha algum tempo um rapaz que eu conheço tem conversado comigo e demonstrado interesse por mim a grande questão e que ele não e crente, eu tenho plena consciência de que não existe a mínima possibilidade de duas pessoas com fé e princípios diferentes andarem juntas e eu jamais trocaria a minha fé e o meu Deus por um homem. Porém ele da espaço para conversar sobre a palavra de Deus e ele sabe da minha postura e dos meus princípios e eu o vejo como uma pessoa que precisa de Deus na vida dele, eu o convidei para conhecer a igreja que eu vou e ele aceitou, eu sei que por parte dele existe a segunda intenção em aceitar o convite mas eu quero poder aproveitar dessa oportunidade para falar de Deus pra ele e quem sabe ser usada para ganhar a vida dele para Cristo porem gostaria de uma orientação em fazer isso sem criar barreiras ou algo do tipo! Obrigada

Olá irmã, paz.


Olha o namoro misto realmente não é acolhido pelo evangelho e tem suas razões. Sempre digo aqueles que querem esse tipo de namoro que dificuldades haverão, como por exemplo, qual a educação religiosa darão aos filhos se vierem, eles serão batizados  ou apresentados ? Que tipo de sexo praticarão? O sexo anal fará parte de suas vidas? Qual igreja eles irão? Farão uso de bebida alcoólica, frequentarão boates, ouvirão musica seculares de valores reprováveis.  Levarão a vida espiritual de forma mista, ecumênica? Serão dizimistas. Terão ídolos dentre de casa? Veja quantas coisas incompatíveis para os evangélicos. E a lista não termina aí. Você pode me perguntar se eu já vi algum caso de casamento misto e de repente houve uma conversão e tudo deu certo, responderei que sim, que isso é possível, mas não é uma garantia e continua sendo um sinal de desobediência. A Bíblia não prevê o namoro como uma forma de evangelismo, então, é melhor você parar de brincar com a sorte, ou com o azar. Pessoalmente penso que você deve estar buscando um jeito de fazer dar certo, quem sabe provocando uma conversão, sei lá, mas não recomendo que continue com isso. A Bíblia fala que nem mesmo a esposa sabe se ganhará o marido para Cristo, quanto mais uma namorada terá garantias disso. A obediência a Cristo em todo a Bíblia e em experiências pessoas sempre foi premiada pelo Senhor, acho que vale a pena descansar e esperar no Senhor. Quanto a convidar para ir a igreja, isso pode ser feito, mas resolva antes essa questão do desejo de namoro, não brinque com os sentimentos dele, é preciso deixar claro sua posição. Fique com Deus, fique na obediência.

Abraços, Pr Ismael e Pra,Cleire. "Fiquem com Deus, fique em família" Palestrante para casais e famílias.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aconselhamento: Sinto nojo de minha esposa depois do adultério dela.

Pastor, eu sinto nojo de minha esposa depois que ela adulterou, o que fazer?

Como purificar um cônjuge que se envolveu em adultério?










Veja meu querido, no antigo testamento, as pessoas eram purificadas com água, num cerimonial próprio, 
feito no templo , junto ao sacerdote.

A Bíblia fala sobre isso: “Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de
purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.” Hb 10.25.
Isso funcionou até a chegada da Nova Aliança com Cristo, que trouxe um novo posicionamento:

“Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão 
cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros,...quanto mais o sangue 
de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência 
de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

O adultério é um ato que leva a morte, mas que pelo batismo de arrependimento e a ação do Espírito Santo 
torna a pessoa purificada de novo. Já não há mais que se lavar em águas purificadoras, pois foram coisas 
impostas até o tempo da nova ordem, que é a Nova Aliança com Cristo.

Vamos para o caso concreto. Uma pessoa casada se envolve sexualmente com uma outra pessoa, 
num adultério horroroso. Como purificar o exterior dessa pessoa? Com água e sabão. Mas como purificar 
a mente, o ser interior daquela pessoa? Através do Sangue de Cristo que nós purifica de todo pecado, inclusive
do horroroso adultério, o mais baixo e terrível deles.

E como fazer para que a parte vitimada pelo cônjuge que adulterou não sinta nojo daquele corpo 
que se envolveu com outra pessoa?

O adultério envolve o pecador e a vítima dele, o cônjuge inocente, vamos assim dizer. E este, muitas vezes 
quer perdoar, mas tem dificuldades em se aproximar da pessoa adultera visto que se contaminou com um 
terceiro, e como mudar isso, como se libertar do sentimento de nojo? 

Penso que é um ato de fé, de acreditar que o sangue de Jesus seja suficiente para esse efeito. Caso de
negativa, é declarar a incapacidade desse sangue de Cristo de purificar esse tipo de pecado. Então a
resposta está no campo da fé naquilo que está escrito a respeito do efeito purificador do sangue de Cristo. 
Concluindo , creio que o batismo para arrependimento de pecados, e decisão de uma nova vida em Cristo, 
faz com que o sangue de Jesus entre em ação naquela pessoa de forma eficaz e completa, e totalmente
suficiente para sua purificação. 

As partes envolvidas no caso, tanto a que adulterou quanto o cônjuge vitimado, 
devem olhar para a questão como já resolvida, e não mais sentir nojo, asco, do corpo da pessoa que caiu no 
adultério.Da mesma forma, a pessoa adultera não precisa mais se sentir suja, lavando-se com água e sabão
toda vez que se lembra do ocorrido, pois isso é negar o poder curador de Cristo. ( Pr Ismael, casados em Cristo)

A Bíblia diz que a pessoa foi purificada, como posso eu questionar isso com meus pensamentos irracionais?

Abraços, Pr Ismael e Pra,Cleire. "Fiquem com Deus, fique em família"

Palestrante para casais e famílias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...