SEGUIDORES

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Aconselhamento: Não consigo confiar novamente, estou ficando doente.

Já perdoei meu marido duas vezes, estou cheia de dúvidas se ele vai ou não ser fiel daqui pra frente, e com isso estou ficando emocionalmente doente, tenho dores estomacais,  dores de cabeça, e outros sintomas do problema. Será que é ele vai  realmente mudar?

Olá, minha cara leitora.

Tenho ouvido algumas pessoas dizendo que “ninguém muda ninguém”, e particularmente, não creio assim. Tomo por base o texto bíblico de  1 Pe 3.1, onde fala da mulher  que ganha o marido para o Senhor sem palavras mas com atitudes.  É óbvio que é a própria pessoa  quem toma a decisão de mudar seu comportamento, mas fatores externos podem influenciá-lo a isso, como um aconselhamento, uma conversa com a esposa, o estabelecimento de limites, o atendimento de uma necessidade que tenha ( melhor sexo, por exemplo), etc.
Desse modo, penso que a gente pode agir positiva ou negativamente no processo de mudança comportamental  do outro. Creio que o evangelho de Cristo é maior agente de transformação de vidas que se têm notícias, é aos meus olhos, aquele em que o resultado é o melhor, pois além de levar o pecador ao arrependimento, ainda o prepara para o céu, fazendo dele uma pessoa melhor em todos os aspectos.
Agora, cada um vai reagir de modo diferente, de repente uma esposa  coloca em prática um plano e dá certo, porém aquilo pode não funcionar com outro marido,  desse modo não existe um modelo padrão. Vamos pensar o caso concreto, um marido cai num adultério reiterado, porém, não quer perder a família, então, a ameaça de separação pode levá-lo a  uma decisão de não mais adulterar. Entretanto, um marido que está pouco ligando para o relacionamento,  ameaça-lo de separação só vai acelerar a sua decisão de pegar as malas e ir embora.
É necessário prudência, equilíbrio e sabedoria ao trabalhar com uma situação dessa, onde o marido vive as voltas com o adultério.
De qualquer forma, vamos considerar algumas coisas que possam ser feitas, vou dividir isso em dois tópicos, as coisas que você pode fazer, e aquelas coisas que você  entra em dependência para com  Deus e clama para que ele faça  por você.

Coisas que você mulher pode fazer:

1-melhorar o companheirismo, fazer coisas juntos, sorrir mais a dois. Cara feia, rancores, brigas, costumam não funcionar, as vezes, mascaram uma situação, porém, não resolvem.
2-elimine seus vícios de conduta que possam estar contribuindo para o erro do outro, sem contudo achar se como culpada  da escolha errada que ele fez. Preste atenção naquelas coisas que ele sempre reclama a seu respeito, pode estar ali um bom começo.
3-valorize a vida sexual, traga alegria para a cama. O homem oferece amor quando recebe sexo ( bom sexo). Agora, isso dentro das possibilidades, pois as vezes a ferida é tão grande que não dá para se ter alegria na cama.
4-Pare de fazer policiamento investigativo com ele, esteja atenta, mas não fique neurótica por causa disso. Marido e esposa, são coisas boas que Deus coloca diante de nós, mas não se pode fazer dessas figuras um “novo deus”, sob pena de se adoecer , e mesmo, perder o verdadeiro Deus.
5- A mulher tem a mente investigativa, mas cuidado para não se comunicar sempre com acusações e desconfianças, fale somente aquilo que tenha  certeza, não fique “jogando verde para colher maduro”, isso afasta mais do que ajunta.
6- Estabeleça limites para o relacionamento, o que será admitido e o que não o será ( aliás, isso deve ser feito sempre no início do relacionamento) Deus estabeleceu limites para nos  relacionarmos com Ele, Deveria ser sem pecado. No casamento é a mesma coisa, tem que se estabelecer limites. Caso o tema não possa ser tratado pelos dois, então , o que estiver interessado, vai registrar, escrever o que aceita e o que não, e fazer com que o outro tome conhecimento, e claro, em caso de quebra de limites tem que estar claro que haverá uma tomada de atitude e qual será essa atitude- resposta.

Coisas que  a fé pode resolver:

1.       Aprenda com a Bíblia, quando se tem problemas maiores que você mesmo, vá até a presença de Deus, inicie um tempo de jejum e oração.
2.       Examine-se e caso tenha dado “brechas” espirituais para o mal agir em sua vida, arrependa-se , confesse , e não peque mais. Lembre-se o pecado nos separa de Deus e nos expõe a perigo, pois ficamos a mercê do diabo.
3.       Você pode não ter razões para confiar em seu marido, mas confie em Deus, e tenha fé do modo correto, ou seja, crendo de todo o coração, não duvidando, mas crendo que se fará aquilo que diz na oração, Deus fará acontecer. Seja por um milagre, ou por outros caminhos. Não importa como, o que vale crer é que Ele, o Senhor, fará acontecer.
4.       Não vá à presença de Deus com espírito de vingança , achando que Deus vai matar a outra, que vai matar o filho, nada dessas coisas, pois isso é contrário ao caráter de Deus,  seria como tentar subornar um guarda de trânsito honesto, o efeito pode ser contrário ao esperado.

Finalizando, quanto a confiar de novo no marido adultero ou não, penso que isso virá à medida que caminhem juntos, não é algo que se impõe da noite para o dia, vai demandar tempo, mas dá para começar hoje e ir se esforçando para confiar.

Creia que Jesus é poderoso para resolver qualquer situação que nos é adversa. Um dia Ele perguntou aos cegos que pediam a cura:

E tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Crede vós que eu possa fazer isso? Responderam-lhe eles: sim, senhor. Então lhes tocou os olhos, dizendo: seja feito segundo a vossa fé. Mt: 9:28-29


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse aconselhamento me ajudou muito. Tenho passado por esse mesmo problema e as publicações no blog foram úteis. Temos vencido com a graça de Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...