SEGUIDORES

terça-feira, 24 de março de 2015

Aconselhamento: Me separei e não consigo ser feliz novamente.




Pastor Ismael, sou grato pelo Ministério Casados em Cristo, pelo blog de vocês porque tenho buscado orientações nele, tenho me alimentado espiritualmente, e buscando um estilo de vida um pouco diferente daquilo que eu vinha até agora vivendo.
Eu me divorciei de meu marido, éramos um casal cristão, e não estávamos vivendo bem, havia brigas, desencontros, agressões verbais, desconfiança, e falta de intimidade, entre outras coisas mais. Então decidi me divorciar e assim o fiz. Acontece que agora, depois de quase dois anos eu ainda não consegui me resolver emocionalmente, e nem tão pouco espiritualmente. Estou sem frequentar uma igreja, e de vez em quando vou a um culto aqui e acolá, mas sem nenhum envolvimento com a igreja. Não sei o que fazer, de vez em quando saio com um pretendente, mas parece que não é isso que quero, e logo desisto daquela pessoa também. O senhor poderia me dar um conselho, uma palavra, uma orientação?

RESPOSTA: 

Irmã, paz e graça. Entendi perfeitamente a sua situação e o seu momento delicado. É muito comum casais cristãos estarem vivendo uma dificuldade, com problemas de relacionamento, com comunicação cortada ou truncada, e assim a coisa piora, e vêm agressões verbais e até física e eles decidem que não dá mais. Geralmente, os conselheiros e amigos sem formação cristã dizem que o amor é assim mesmo, é bom enquanto dure, mas que tem um fim liquido e certo e que as pessoas devem estar preparadas para uma eventual separação. Dizem que ninguém é de ninguém, que o amor é uma chama e citam o poeta e assim, quando dão por conta, casais estão prontos para uma separação e cada um busca o seu caminho. Num primeiro momento eles não querem novos relacionamentos, estão meio que assombrados e traumatizados com a experiência negativa pela qual passaram. Porém, os dias vão se passando e alguns se apaixonam de novo e conseguem refazer a vida. Outros não têm a mesma sorte. O problema de relacionamento parece que os acompanha, e continuam infelizes. A gente observa de forma bem distinta algumas coisas que são muito forte dentro desses cristãos descasados e, nos casos de não sucesso na nova vida, observamos que eles têm dúvidas e temores aos montes. Primeiro, será que Deus aprovou minha separação, será estou em pecado? 
O que Deus está pensando de tudo isso, de minhas escolhas? Bom, essa dúvida leva a um distanciamento de Deus, pois que a dúvida não procede e não tem parte com Ele. Afastados de Deus e de sua igreja, vivem assim meio que fora do ninho, não se sentem bem em lugares onde seria para o lazer e a diversão, os amigos parecem que não são tão legais assim, e gostam das coisas que a pessoa aprendeu a não gostar. Alguns, num desespero e medo da solidão, acabam arrumando outro amor, um casamento pior do que o primeiro. Ora, entrar num casamento, trazendo a bagagem e traumas de um casamento anterior, questões que não foram bem resolvidas, feridas não tratadas, perdão não liberado, é um prato cheio para a infelicidade. Elas tendem a viver em função do medo de errar de novo, e achar que o que passaram vai necessariamente acontecer mais uma vez, dúvidas e mais dúvidas, e assim, o amor não floresce, mas empobrece. O sentimento de culpa é o mais comum, muitos fazem um juízo terrível de si mesmo achando-se culpados por não ter lutado mais ou feito de maneira diferente, outros, não se perdoam por ter perdido um amor que poderia ter dado certo, mas uma escolha errada e agora não dá mais. A cada novo relacionamento, as comparações logo surgem, às vezes para melhor, outras, para pior. E quando há filhos então? Quem se casa com alguém que traz filhos de outra relação, precisa conquistar a todos, inclusive os filhos. Outro problema recorrente é a dificuldade financeira, a luta pela pensão, pela guarda dos filhos, o patrimônio que está à venda, enfim, um turbilhão de coisas para resolver e tudo permeado de rancores e desconfianças. Então, minha querida, você não está só, temos muita gente tentando se manter em pé, reconstruir a vida, mas a cada passo para frente , dois para trás. Há um tempo de adaptação a nova vida, penso que de início é tempo de ficar sozinho, de pensar, de digerir todas as coisas acontecidas. É tempo de se recolher no pavilhão de Deus, e o pavilhão Dele sobre nós é o amor e o acolhimento, ainda que tenhamos errado, que escolhemos mal, ele é o Pai Maravilhoso. Você está de fato fora do ninho, “sem eira nem beira”, então, faça o certo, volte para o acolhimento de Jesus, seja ele tua prioridade, acalme-se, alegra-te Nele, e dias menos dias, algo novo surgirá. Se houver pecado, arrependa-se e peça perdão, se for possível reconstruir a vida com o mesmo homem, sem destruir a vida de outra pessoa, então corra atrás, quem sabe dá tempo e o amor pode ser melhor do que a primeira vez. O que você não deve fazer é desestruturar tua vida emocional, perder o caráter, cair na devassidão, não, não faça isso. Quando sentir desamor, Cristo te dá amor, não precisa sair correndo de braço em braço, de cama em cama, em busca de um pouquinho de afeto, não faça isso. Você é gente do céu, continua sendo e sempre será, apega-te a Deus e te sobrevirá o bem.
E para quem ainda está casado, mas pensa em separar, digo, pense bem, pense melhor, às vezes é mais vantagem investir do que desistir. “Não jogue fora a água suja da bacia com o bebe limpo dentro dela.”
E em qualquer situação, o amor de Deus por nós é incondicional, não depende de nossa performance, de nossos acertos, do quanto somos bons. Isso é o que chamo de conforto e segurança, bondade de Deus. Abraços.





segunda-feira, 23 de março de 2015

Meu marido não conversa, não tem amigos, estou abandonada.

Pastor sei que o Senhor tem uma vida corrida e talvez nem responda aos meus questionamentos, mas estou angustiada e preciso desabafar. Sou casada há 20 anos, nos casamos na igreja e hoje meu marido é presbítero, ele sempre foi um homem muito fechado e mal humorado, mas,  de uns tempos pra cá as coisas pioraram, ele trabalha em dois empregos de segunda a segunda, é bom pai e crente do pé roxo ultra radical, fica sem descansar, sem dormir mas não perde um culto, em compensação mal fala comigo, não saímos juntos, nesses vinte anos nunca viajamos nem para passar fim de semana em lugar nenhum. Se quero sexo tenho que ir atrás e praticamente durante a relação dizer tudo o que ele tem de fazer. Passei por uma depressão forte e o que ele faz é só falar que eu não sirvo verdadeiramente a Deus, que vou ser castigada, enfim estou perto de fazer 45 anos não tenho mais paciência em viver com ele, ele não fala com ninguém quase da minha família, não tem amigos, não frequenta nenhum evento social comigo e se vai faz mais vergonha porque se mantem afastado de todos e sai em menos de meia hora. Me sinto só e abandonada, já pedi para procurarmos aconselhamento, psicólogo, encontro de casais, mas ele acha que tem só que orar, diálogo não existe, quando começo a falar ele diz que eu mudei, que não ligo pra ele como antes e não me deixa falar, mudei sim aprendi a deixar ele de lado como ele faz comigo. Pastor não suporto mais estar com ele estou deprimida, desenvolvi compulsão alimentar engordei nos últimos anos mais de 30 quilos, tive um tumor e sinceramente estou morrendo espiritualmente, estou querendo me separar, tenho medo de como isso vai repercutir na igreja que todos tem ele como santo mais não suporto mais isso, minha filha que é adolescente fala que quando casar não quer um marido como o pai e que não sabe como eu aguento ele, ela ate diz que ele é bom pai pra ela mas que vê a forma como ele me trata e não quer nunca alguém como ele. Será que estou errada se me separar? Não olho outro homem e sinceramente depois desse meu casamento quero distancia de qualquer outro relacionamento. Meu marido chega ao cumulo de dizer que reclamo dele de barriga cheia porque ele não me bate e eu deveria ser feliz por isso, não me bate, mas me despreza isso também não é violência? Enfim não vejo outra saída a não ser o divorcio sei que Deus não quer isso, mas não tenho mais força pra continuar. Por favor, se puder me responda.

RESPOSTA:

Irmã, vejo pelas suas palavras que você está muito deprimida mesmo, e é preciso cuidado quando se está deprimido porque tudo fica cinza e sem brilho. Você reclama dele, mas também é possível que ele tenha reclamações quanto a sua depressão ou modo de ser. O bom é conversar à respeito, quem sabe com um mediador, um conselheiro, um profissional, mas acredito que isso seja difícil, então vamos tentar por aqui. Primeira coisa, você é uma mulher de Deus, com quarenta e cinco anos de idade, desistir do casamento agora, pode ser um erro enorme. Você não pode ficar sem igreja, não pode deixar Deus, e um divórcio ilegítimo fará com que você fique com vergonha do Senhor e com sentimento de culpa pelo resto da vida, e sem se esquecer de que tem uma filha, que se apoia em você. Veja, mesmo estando ruim o seu casamento, não há adultério, não há agressão física, coisas que justificariam uma separação, o que está faltando é um pouco mais de alegria e um relacionamento prazeroso. Fico pensando, até transar vocês estão conseguindo, então, alguma coisa de bom há nisso tudo. Ele diz que você mudou com ele, pergunte a ele em que você mudou? Acho que você é uma mulher sábia, só está faltando um pouco de habilidade para tratar com esse homem de Deus, porém, bronco, um pouco rude quem sabe. Decida colocar alegria na sua casa, mude o foco, saia dessa depressão, busque tratamento, mexa-se, faça alguma coisa, quem sabe umas caminhadas, envolva-se com as obras da igreja, vai aprender algo novo, quem sabe um curso profissionalizante, saia da dependência total e exclusive dele. Você não pode esperar por mudanças fazendo as mesmas velhas coisas, tudo sempre igual, sem reação, sem motivação, encha-se de Deus, já cedo, bota um louvor para tocar, tire a poluição espiritual que ronda sua casa. Junte-se a sua filha, façam algo bom, ajude alguém, façam comidas gostosas com dietas magras, empenhe-se em emagrecer, e pare de jogar a culpa nele pelo seu peso, apesar de tudo. Qual o último livro sobre relacionamento que você leu? E outro qualquer, qual foi? Qual foi sua atividade na igreja que te fez feliz, ajudou alguém? Qual a ultima vez que fez caminhada? Você diz estar morrendo espiritualmente então essa é a hora de se levantar. Pense assim, morrer já eu não vou, então, decido viver, e viver bem. Construa sua felicidade com ajuda de Deus, com coisas boas e honestas, troque as lentes cinzas de seu óculos, comece ver a vida com mais cores. Mude seus pensamentos irracionais, coloque Deus neles. Não existe nada mais poderoso que a Palavra de Deus para nos encorajar. Você está a autoestima muito baixa, e é preciso reagir, não é seu marido sozinho que vai tirar você desse buraco existencial, é você mesma com Deus. Será que o único prazer seu é o sexo, então é pouco mesmo, pois um casal de média idade vai transar 18 a 24 vezes no ano, e isso ajuda, mas não resolve, é preciso ter outras fontes de prazer, um livro, um passeio na praça, uma caminhada leve, uma dieta, um jejum, uma obra de caridade, um filho adotivo, coisas assim. Estar motivada, entusiasmada é estar cheio de Deus, esse é o significado dessa palavra, faça isso, contamine seu marido com sua alegria e disposição. Ou você pensa que ele também não sofre vendo você comendo e engordando, comendo e engordando, até quando isso? Onde acha que vai parar? Num diabetes, num câncer que você já teve? Não, não é isso que Deus tem para você. Vou te dar um lição, peque um caderno e anote todos os textos da bíblica onde encontrar uma palavra de fé e motivação, cura e libertação, e vá anotando, depois decore esses textos e creia neles. Eu já tive depressão e sei o que estou falando, quando minha mente começava a ver tragédia em tudo eu apanhava minha listinha de textos que me botavam para cima, com promessas do cuidado de Deus, e assim venci a depressão. Se tiver difícil, busque ajuda médica, tome medicamento, será uma “muletinha” por pouco tempo e funciona. Vou te contar uma história, alguém tinha um cavalo, e ele caiu num buraco, e esse alguém achou que talvez não valesse a pena tentar resgatar o cavalo, em virtude do custo, das dificuldades, enfim. Então, mandou enterrar o cavalo vivo mesmo. Mandou os trabalhadores jogarem terra sobre o cavalo que estava no buraco. Porém, cada pá de terra que caia no lombo do cavalo ele se agitava e fazia cair aquela terra e assim à medida que foram jogando terra, o cavalo fui subindo até sair sozinho do buraco. Se a vida lhe joga terra no lombo, sacode e vá saindo desse buraco, na força e no poder de Deus. Creio que não podemos mudar alguém, mas podemos influenciar as pessoas pelo nosso proceder, e quando você se levantar, então, estará em condições de levantar o seu marido, esse bronco e rude, mas de Deus, não se esqueça disso, ele tem valor, assim como você é valorosa, só precisam de ajustes comportamentais e de pensamentos. Lembre-se, talvez você não consiga mudar tudo, mas o suficiente para ser feliz em família.

Você, fonte de alivio> "Seja gentil...cada pessoa que você conhece
está lutando sua própria batalha e precisa ouvir algo de bom, um
elogio estimulante para despertar suas esperanças e seus sonhos. Não custa
nada e faz um bem tremendo."

Quem dá alívio , receberá alívio. Pv 11.25
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...