SEGUIDORES

sábado, 28 de novembro de 2015

Estamos nos agredindo mutuamente, teria respaldo bíblico para uma separação?

Sou evangélica desde que nasci. Me casei com um jovem também evangélico. Casamos os dois com 21 anos e já fazem oito anos. Desde que casamos passamos por momentos bons e por momentos ruins. Ele diz que nós dois temos a personalidade forte e em algumas vezes quando brigamos acabamos partindo para a agressão física. Eu tento me defender e posso dizer que também já agredi ele nesses momentos, mas é sempre ele que me agride. De uns tempos para cá, eu acho que devo me divorciar dele, mas fico pensando se eu tenho base bíblica para isso. Não sei se há algo que eu possa fazer para mudar essa atitude dele, pq ele sempre me pede perdão, diz que esta muito arrependido e tal e depois de um tempo volta a acontecer. As vezes eu acho que eu posso ter provocado, mas também acho que ele não tem o direito de apelar para a violência física pq ele perde a razão. Não sei o que fazer. Algumas pessoas dizem que eu sou de difícil conviver, mas sei que nada justifica agressões. Não sei o que fazer e por isso peço ajuda pq isso afeta muito minha vida espiritual pq sempre pedi um jovem a Deus que me fizesse feliz e eu não sou feliz, vou apenas vivendo e como não gosto de ficar brigada com ninguém acabo sempre perdoando e achando que se eu tivesse sido mais flexível nada teria acontecido.

Resposta do Pr Ismael

Irmã, paz, em meio aos tapas e beijos.
Olha, vou tratar a questão, inicialmente, vendo você como vítima de um marido violento. A Bíblia , Malaquias 2.16 , fala de duas coisas que Deus odeia, o divórcio, e o homem usa de violência, com a normalidade que se usa uma camisa a cada dia. Ou seja, uma violência repetitiva, constante, que acontece quase sempre dentro de casa. Veja, o texto que invocamos para dizer as pessoas que estão em crise conjugal é esse, mas olhamos, na maioria das vezes, na parte “a” do texto, onde deixa claro que Deus odeia o divórcio, mas nos esquecemos da parte “b”, onde diz que Deus odeia a violência.  Resumindo, Deus odeia o divórcio, mas também odeia a violência dentro de casa e quando uma das duas situações acontecem, o divorcio, aos meus olhos, está legitimado.  
Vocês não tem um histórico de adultério, abandono emocional ou social, de maneira que , a princípio, não haveria base bíblica para o divórcio, porém, a violência dele contra você acaba dando respaldo para que você se separe dele. Então eu diria, não fique apanhando desse brutamonte, divorcie-se dele.
Entretanto, você mesma diz que é uma pessoa difícil, que também o agride fisicamente, então, a história toma outro rumo.
Os dois estão errados, vazios de Deus, sem temor em suas almas. Como pode ele, tocar com violência , em alguém por quem Jesus morreu, como pode ele , tocar no templo do Espírito Santo, ele está vivendo sem “entendimento” com a parte mais frágil da relação, e como pode você  não o respeitar. Você não se deram conta dos propósitos do casamento. Estão pensando tão somente em ser feliz , e isso individualmente, cada um buscando encontrar no outro a razão de sua felicidade.
É preciso voltar, recomeçar, compreender onde que entra Deus nessa história, porque Ele teria promovido o encontro dos dois, o que queria o Senhor com tudo isso, seria a promoção de um encontro de duas pessoas para que eles fossem a alegria um do outro?  Seria isso, tudo que Dus almejava?
Talvez, esteja nisso o erro de vocês. Deus queria muito mais, esperava algo mais bonito e mais santo. Esperava encontrar em vocês um compromisso com a vontade Dele, na construção de um Reino , um casal maravilhoso, que vivem com entendimento, amando, respeitando, servindo, glorificando a Deus com suas atitudes, gerando filhos para Deus, de maneira tão intensa que as pessoas olhariam para vocês e diriam: “verdadeiramente, Deus é real, Ele existe”. As virtudes comunicáveis de Deus seriam encontradas nos dois, bondade, paciência, suporte, tolerância, altruísmo, comprometimento, esperança, paz , coisas assim, que Deus é quem reparte com aqueles que fazem parte do seu Reino.
Sabe, querida, todos estamos perdendo a noção da urgência de voltarmos para Deus, estamos sendo vencidos, a tecnologia nos leva para trás e não para frente, as rapidez das coisas nos faz lentos em ouvir a Deus, o estilo de vida moderno, não sustenta nossas relações, e ainda, se assenhora de tudo, de nosso tempo, de nossas energias e vontades. Então, para não alongar, ... volte para Deus e o seu Cristo, ore mais, jejue , busque, clame, mude, arrependa-se, reconquiste. E mais, Sem querer ser agressivo, mas vocês precisam se arrepender desse padrão de vida tão longe do ideal de Deus. Quem está cheio de Deus, fortalecido na força de seu poder, não agride, mas suporta, espera com paciência, tolera, ajuda, pede perdão, perdoa. Quem anda no Espírito pensa o bem e não o mal, é iluminado por Deus para as boas coisas, quem é dirigido pelo Espírito Santo erra menos. Melhore sua relação com Deus, adore, ore, leia a Bíblia, que as coisas, naturalmente, tomarão o seu lugar na sua relação conjugal. Nisso está a sabedoria feminina que a bíblia fala, provocar a mudança no marido sem ter que falar nada, mas fazendo diferente.
E quanto tudo isso acontecer, o divórcio seria “ águas que passaram e já não movem moinhos” , perdeu o sentido, já não importa pensar nisso mais. O casamento não é uma estratégia de Deus para alegria de homens e mulheres, mas sim, uma proposta de Deus , uma solução para povoar a terra com gente justa e santa que se multiplicam e assim, formar um povo para sua glória.
Mas, para isso, o casamento exige mutualidade, “eu cuido de você e você cuida da mim”. Finalizando, quero deixar um texto para vocês refletirem: “ Senhor, ensina-me os teu caminhos, e andarei em toda a tua verdade. Une o meu coração ao temor do Teu nome.”  Sl 86.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...