SEGUIDORES

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Meu marido mente, não confio mais nele, tenho vergonha e quero me separar.

Aconselhamento por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.


Sou casada há 14 anos, eu e meu esposo somos evangélicos, no momento estou passando por uma crise que ninguém sabe exceto algumas pessoas da minha família, meu esposo trabalha na igreja e já havia observado há muito tempo que ele gosta de mentir, mas sempre suportei calada, mas descobri recentemente pelos meus parentes e pelas atitudes dele que esta mania de mentir é muito seria, confrontei com ele sobre o fato de que ele é cristão e trabalha na casa de Deus, mas ele fala que já mentiu sim no passado, mas não mente mais. Eu sei que ele continua mentindo e estou morrendo de vergonha dos meus parentes temos 02 filhos e estou querendo me separar, apesar dele ter qualidades, os defeitos dele estão insustentáveis e não consigo confiar nele, fico pensando no caráter dele e achando ele repugnante. Eu não concordo com várias atitudes dele, nós somos bem diferentes e eu estou cansada de ceder. Ele é ignorante e acha que sempre esta com a razão que sabe demais pelo fato de ser obreiro, ele não fala isso, mas demonstra. Não quero que meus filhos sejam iguais a ele,  acho que nunca vou conseguir confiar nele, mas ao mesmo tempo tenho medo da separação por causa do sofrimento dos filhos e o escândalo na igreja. Recentemente depois de confrontar atitudes dele e tentar achar a verdade ele me propôs uma situação em que eu não me metesse na vida pessoal dele, quando acontecer uma coisa ou alguém vier me falar algo eu dizer que não tenho nada a ver com o assunto, pois é vida pessoal dele, eu disse a ele que iria pensar,  pois não conheço a luz da bíblia este tipo de relacionamento. Como posso resolver este problema, além de orar é claro? Não quero ficar sofrendo o resto da minha vida, sou muito jovem pra isso e mesmo que não fosse, me dê um conselho, por favor.

RESPOSTA:

Minha irmã, paz seja sobre ti.

Você é casada há catorze anos, tem dois filhos, logo, penso que deva ter uns 35 anos, pouco mais, pouco menos. Uma mulher jovem sim, mas madura o suficiente para conduzir a vida com razão.

O seu marido se revelou ser um mentiroso, isso é realmente uma falha de caráter  grave, que inclusive, vai deixar muitos “crentes” fora do céu. A Bíblia diz assim sobre o novo homem, o homem regenerado: “Quem mentia, não minta mais, quem roubava, não roube mais....”, ou seja, é preciso que haja uma “metanóia”, uma transformação em nosso caráter. Paulo diz em Romanos 12: “..não vos conformeis com o presente século, mas transformai-vos , pela renovação da vossa mente”.

Acontece que o nosso caráter é formado à partir de valores que introjetamos, de escolhas que fazemos, e também de influências que sofremos à partir de nossos  relacionamentos. Estou tentando dizer que ele, embora seja um cristão, ainda não amadureceu nesse quesito, ser verdadeiro, honesto, transparente. É algo que ele ainda não assimilou para sua vida, e certamente, o uso da mentira feito de modo repetitivo se tornou em um hábito e o hábito formou o caráter dele, um mentiroso. 

Eu imagino assim, ele usou de mentira e se safou de uma dificuldade, depois usou de novo e escapou de uma pressão, e assim sucessivamente foi usando de mentiras para se safar de qualquer quadro da vida. Acontece que o mentiroso se acostuma tanto com as suas próprias mentiras e não vê grandes problemas, afinal, usou delas para aliviar um aperto, de modo que sua consciência cristã não o acusa mais, está cauterizada. E que é o pior, ele , o mentiroso, passa a acreditar em suas próprias mentiras e acha que todos estão crendo nelas.

Bom, estamos de acordo que a mentira é nociva para o relacionamento, é condenável porque gera desconfiança e insegurança, é uma falta de virtude. Os estudos mostram que um casal  que agrega valores morais e se posta, em sociedade,  com condutas éticas , faz com que o casamento seja duradouro, até por conta da admiração que mutuamente devotam. Ele se atrasa para chegar em casa, ela liga para ter notícias do que está ocorrendo, e ele responde, “Meu bem, furou o pneu do carro, estou no borracheiro”, e ela, do outro lado, pensa: “É , furou o pneu do carro, coitado”. Não há crise, não há desconfiança, ela sabe que realmente furou o pneu do carro. E ela tem razões para crer nessa justificativa que para um outro casal poderia seria entendida como uma “desculpa esfarrapada” e não mereceria crédito.

O profeta Zacarias recebeu de Deus uma mensagem que dizia assim:  “Eis as coisas que deveis fazer, falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo de justiça e verdade em suas portas, não pensem mal um do outro, para que haja paz em suas portas” ( Zc 8) , e é exatamente isso, a Bíblia já ensinava que verdade e justiça anda de mãos dadas com a paz doméstica.

E diante disso tudo está você, que vem observando o pecado dele e até para evitar brigas escolheu não confrontá-lo, o que foi um erro também, pois a postura mais correta é ensinada na Palavra que nos manda admoestar e orar por aqueles que forem pegos em alguma falta, entende? Não quero com isso tirar a culpa dele e jogar nas suas costas, mas essa seria a postura bíblica. E o mal foi vencendo, foi piorando a situação e você se “desencantou” amorosamente com ele, deixou de ser objeto de admiração e até um mau exemplo para seus filhos. E na busca de uma solução você pensa em uma separação.

Pois bem, como estou falando com crente, temos que ter como base a Palavra, não o que tem sido a prática de pessoas, de um povo,... enfim. O casamento do cristão é firmado diante de Deus, tendo o Senhor como testemunha, portanto é santo, é um compromisso, uma aliança que não deve ser quebrada por um motivo qualquer, na verdade só tem duas exceções bíblicas para uma separação, em caso de adultério quando não houve como caminhar juntos mais ou quando o incrédulo abandona o crente e vai embora.  E olhando para o seu caso, digo, você tem razões para estar aborrecida, decepcionada, mas não tem razões bíblicas para um divorcio,  se isso acontecer, você estará em desobediência. Percebe a implicação espiritual de uma escolha dessas.

E aí você falou com ele sobre suas constantes mentiras, que acabou provocando uma desconfiança no relacionamento e ele respondeu que você não se intrometa na vida pessoal dele. Ele errou de novo, quem não quer prestar contas de sua vida, que fique só, não se case, porque no casamento há, necessariamente, a exigência de unidade, que é mais do que união. Vou exemplificar para você entender bem: União seria duas ou três batatas juntas, e unidade seria três batatas juntas, cozidas e amassadas de forma que não é possível divisar quem é uma e quem é a outra, estão juntas e misturadas, mescladas. O casamento faz isso com os dois, homem e mulher, tornam-se um só. O Senhor disse a Jeremias: “E dar-lhes ei um só coração e um só caminho para que temam todos os dias de sua vida, para o seu bem e o bem de seus filhos, e farei com eles uma aliança, de não me esquecer de fazer-lhes o bem.” Viu que coisa tremenda é a unidade aos olhos de Deus?”  É um só coração e um só caminho, isso é unidade.

Por aquilo que você diz ele é do tipo teimoso, senhor da situação, arrogante, meio intratável, contudo, você não falou em adultério ou abandono, portanto, biblicamente não é o caso de separação.

Vocês estão vivendo um clico vicioso, você só vê defeitos neles, e não posso acreditar que não haja nada de bom nele. É preciso investir nesse relacionamento para transformar o ciclo vicioso em um ciclo virtuoso. Vocês não estão falando a mesma língua, acho que faz tempo que não namoram, não passeiam juntos, não se presenteiam, não se encorajam mutualmente, não se dão tempo com exclusividade, acho que já não transam gostosamente mais. Quanto tempo faz que não realizam coisas juntas, será que andam de mãos dadas, quantas vezes se abraçam ao longo do dia?

Então, chame-o para um conversa, tire uma cópia desse aconselhamento, entregue a ele, peça para que leia e reflita, dê lhe tempo para uma reflexão. Quem sabe no dia seguinte, chame-o de novo e diga que está disposta a recomeçar, a perdoar o passado, mas que não aceita viver um casamento de mentira. Você deve dizer a ele, que é cristão, e que em ICo 11 Paulo diz que no casamento, o homem não é mais independente da mulher e nem tampouco a mulher é independente do marido e que ele está errado em propor que você não interfira na vida pessoal dele, pois a vida pessoal dele está intrinsicamente ligada a sua e a sua família.
E sabe irmã, e quando tudo der errado, o diálogo não está sendo possível, então o desafie para orar juntos. Fale com mansidão e bondade, pois a palavra branda desvia a ira.

Eu creio na cura do seu casamento, penso que vai dar certo. E se não der certo, saibam os dois, que os dois estão em situação de vulnerabilidade e o adultério é só uma questão de oportunidade e tempo.  O pregador Billy Grahn disse que quando o crente resolve navegar distante de Deus, o diabo providencia logo o barquinho.

Nós não conseguimos viver num grupo onde o desamor impera, nos acabamos adoecendo e por fim, vamos procurar amor em algum lugar, ainda que seja um amor maligno e perverso. Volte a namorar, ainda que não esteja gostoso no início, mas em três ou quatro meses dessa decisão e namoro, vocês se desintoxicarão desse mal e o amor renascerá.

Irmã, Jesus quer salvar o seu casamento, alinhe a sua vontade com a vontade Dele, e o sucesso será uma verdade.

Abraços, Pr Ismael


 =============================================================
Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

21 comentários:

Anônimo disse...

Pastor Ismael
Li atentamente a sua resposta à nossa irmã em Cristo.
Estou totalmente de acordo consigo.
Não é fácil viver essa situação. Precisamos orar muito, ser pacientes, perseverantes, e nunca desistir da Família que DEUS nos deu. Eu vivo já alguns anos uma situação que muitos
talvez pensam, não tem solução. Mas eu creio no DEUS DO IMPOSSÍVEL, que pode mudar todas as coisas, no tempo de DEUS. Um abraço para todos.
GC - Lisboa - Portugal

Anônimo disse...

Eu vivo o mesmo problema

Anônimo disse...

É, nada fácil para quem esta vivendo ao lado de uma pessoa que vive em meio a mentiras... De fato, casamento é uma aliança... Mas, é de Deus que umas das partes viva em desamor, sem paz, sendo enganada?

Anônimo disse...

Infelizmente estou nessa situação,não confio mais no meu marido,vivo encontrando conversas comprometedoras no celular dele,e ele sempre inventa um monte de mentiras como ( foi um amigo dele q mandou a msgm)e tenta se fazer d inocente,não sei mais o q fazer.

Anônimo disse...

Não sei o que fazer pois já vi várias conversas do meu marido com outras mulheres,somos crentes temos dois filhos e estamos casados a 7 anos.

Anônimo disse...

pr o que fazer qdo o um esposo pr olha muito para as membras da igreja e ele diz que n ta olhando so ele e certo isso magoa ele e muito estrovertido e as membras"" confundem muito fica galardando ele em vezde galadoar jesus digo pra ele mudar ele diz que ele ta certo

Anônimo disse...

Concordo em parte. A própria Palavra orienta como deve ser tratado pessoas que se fazem "irmãos": se já houve um confrontamento, acredito que os próprios pastores desta igreja já estão a par da conduta repreensível do "obreiro". Será que a causa de termos este tipo de atitude no meio evangélico não seria exatamente pela hipocrisia instalada? Creio que essa irmã sente o estômago embrulhar ao se deparar com esse mentiroso enganando todos a volta. Talvez esteja na hora da igreja tomar vergonha e fazer como Paulo ensina, ao invéz de por panos quentes no erro. Escândalo não é repreender um dito crente desses em público, e sim ouvir impios apontando estas falhas e dizendo que se for pra estar em igreja dessa forma, melhor continuar como está

SOLL disse...

ESTOU UM POUCO PIOR MEU MARIDO ME TRAIU MESMO, E ESTAMOS SEPARADOS A MAIS O MENOS 8 MESES E ELE CONTINUA NEGANDO E ME ILUDINDO, ESTOU PEDINDO DIVORCIO, O QUE MAIS ME MAGOA É QUE AINDA GOSTO DELE ESTOU SOFRENDO, MAS ACHO QUE PERDI A FÉ, ESTOU CADA DIA MAIS TRISTE, NÃO SEI SE VALE A PENA TENTAR DE NOVO, ESTOU DESMOTIVADA

Anônimo disse...

É mentira desgraça qualquer relacionamento no casamento é ainda pior tbm estou tendo problemas de mentiras e traição com meu esposo mas ele não é convertido estava caminhando e parou faz 3 meses e td de ruim ele tem feito.

Anônimo disse...

eu nao confio no meu marido por tanta mentira
e esto querendo me separa
ore por mim

Anônimo disse...

o meu casamento esta acabando por tanta mentira
eu nao confio mas ore por mim

Anônimo disse...

Preciso de ajuda Meu marido era uma ótima pessoa eu o Amo muito mas de uns tempos p ca ele começou a ficar muito no celular fez um watsapp e não me falou nada descobri por mim a mentira dele tenho 2 filhas que Ama ele to sofrendo tanto so Deus na minha vida p nao separarmos o que devo fazer ..

lis disse...

E minha cara, eu passo o mesmo dilema que vc, eu choro muito quando lembro dos bons momentos, e em seguida vem a dor de desco rir as traiçoes as mentiras , estou no processo do divorcio, ele pede , pra retomarmos a familia, pos 5 anos morando em outro municipio, e divorcio correndo , ele quer retomar, estou sofrendo muito,...

Anônimo disse...

Meu marido mentiu pra mim e descobri há pouco tempo. Não sei se ele me traiu, mas a desconfiança é grande. Estamos vivendo uma guerra dentro de casa. Tenho até receio de contratar um detetive e descobrir toda verdade. Vamos orando porque não é fácil...

Anonimo disse...

Sim, agente casa para vida toda mais é muito triste quando derepente você descobre que aquela pessoa que você ama mente para você por bobagem, ai te leva crer o porquê? Não à desculpa para a mentira a verdade sempre independe de qualquer situação sempre reina principalmente para o cristão, fais parte de um carater de quem ama a Cristo! Ser verdadeiro sempre!!!

Anonimo disse...

Sim, agente casa para vida toda mais é muito triste quando derepente você descobre que aquela pessoa que você ama mente para você por bobagem, ai te leva crer o porquê? Não à desculpa para a mentira a verdade sempre independe de qualquer situação sempre reina principalmente para o cristão, fais parte de um carater de quem ama a Cristo! Ser verdadeiro sempre!!!

Anonimo disse...

Sim, agente casa para vida toda mais é muito triste quando derepente você descobre que aquela pessoa que você ama mente para você por bobagem, ai te leva crer o porquê? Não à desculpa para a mentira a verdade sempre independe de qualquer situação sempre reina principalmente para o cristão, fais parte de um carater de quem ama a Cristo! Ser verdadeiro sempre!!!

Anônimo disse...

Desistam,ele não vai mudar, parem de perder tempo agora e se separem já.

Anônimo disse...

Concordo com vc, o escândalo é exatamente o esse tipo de atitude que impera dentro das denominações: "tapar o sol com a peneira"! Eu vivo um casamento de 8 anos com um "pastor" mentiroso, e isso tem me custado meu ministério, pois tenho temor e zelo pela obra de Deus. Não me separei, mas não compactuo mais como esposa dessa farsa religiosa que ele faz. Vejo muitos dizendo que a mulher deve "insistir" no relacionamento, mas a luz da palavra, Cristo quer que sejamos coniventes com o pecado? A única coisa que mudou um pouco as atitudes do meu esposo foi desmentir suas mentiras. E isso na hora! Ele continua mentindo, mas não quando estou junto. O que tem de ministros fazendo isso é absurdo...

Anônimo disse...

Pastor eu passo no meu casamento a mesma coisa que essa irmã vcom a diferença que meu marido ao invés de obreiro ele canta no grupo de louvor na igrejà e meu casamento já tem 16 anos e eu por pouco não o traí, o que me segurou de não fazer isso foi o fato é a consciência de eu ser Cristã, mas já tivemos conversa séria e ele promete parar de mentir
Essa conversa foi há três meses
E ele prometeu não mentir inclusive na maioria das vz ele omiti as coisas
E ele tinha esse msm pensamento de eu não me meter na vida dele ele nunca me deu motivos de desconfiar de outras mulheres não é um homem mulherengo...
Mas não consegue abandonar o hábito de mentir ele diz que mente ou omiti com medo de receber críticas enfim ...
Tento ao máximo não critica-lo e estou orando por ele
Mas confesso que estou exausta emocionalmente...
Temos uma filha e eu gostaria de ter outro(a) filho (a) esse ano mas já nem sei se é o caso mais porque ele msm já pediu a separação algumas vz porque ele não aguenta as brigas só que as brigas é justamente na maioria das vz por causa das mentiras dele que qdo ele é pego ele não quer que eu reclame delas
Na verdade ele quer que eu deixe ele contar mentiras e não comento nada com ele sobre elas...


Anônimo disse...

Passo por uma situação parecida. Meu esposo é pastor, somos casados há 5 anos e as mentiras e omissões por parte dele tem destruído nosso casamento. Já conversei com ele várias vezes, peço pra ser verdadeiro e não me esconder nada, mas parece que são palavras lançadas ao vento, não demora muito e eu descubro mais uma mentira ou algo que ele me escondeu. Em regra, as suas mentiras estão relacionadas a questões financeiras e isso tem gerado um desequilíbrio nas nossas finanças. Não confio mais nele, já deu inúmeras chances de agir correto comigo, ajudei de todas as formas e hoje estou frustrada, pois ele em nada mudou. O pior, ainda, é que isso tem afetado diretamente meu ministério na igreja, de forma que não tenho conseguido ir aos cultos com a frequência que eu ia, além do que sou uma pessoa muito transparente, não consigo disfarçar para as outras pessoas a tristeza que há dentro do meu coração. Estou me sentindo, no meu casamento, como uma pessoa aprisionada e amordaçada, pois na igreja ninguém imagina que eu passo por uma situação dessa. Tenho orado pra que Deus me fortaleça e cure as profundas feridas do meu coração e pra que verdadeiramente ele se converta a sua Palavra de Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...