SEGUIDORES

sábado, 6 de outubro de 2012

O que é ser uma ajudadora?

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.


Outro dia uma cristã me perguntou :  “ Pastor , o que é ser uma ajudadora do marido? É quando a mulher escolhe apenas trabalhar em casa e cuidar da família, desistindo de sua vida lá fora?”
Ao que lhe respondi: “ Vamos buscar respostas na própria Bíblia , que tal dar uma olhada o que diz o texto de Provérbios 31, penso que ali você pode encontrar um exemplo de uma grande ajudadora”. – Essa foi a minha resposta.

E agora, quero compartilhar através deste artigo um pouco sobre essa questão usando o referido texto.
Vamos considerar seis aspectos relevantes dessa mulher ajudadora, que era uma mulher imaginária, mas que é perfeitamente identificável entre as muitas mulheres  tementes a Deus que conhecemos.

1-      Seu caráter como esposa: Ela goza de conceito e da confiança do marido, e por isso, ele não deixa faltar nada a ela. Ela participa do sucesso dele, um homem  respeitado no lugar, um líder. É elogiada por ele e pelos filhos, a ponto dele dizer que existem muitas mulheres interessantes, mas que ela é incomparável. Ela lhe faz o bem , aumenta a alegria e diminui as tensões, os conflitos e não provoca o mal. Veste-se com elegância e bom gosto.

2-      Sua devoção como dona de casa:  Ela se levanta antes do sol nascer e prepara alimento para os de  sua casa, distribui os trabalhos domésticos entre suas empregadas. Tem ânimo e força para realização de suas tarefas , não esmorece com facilidade. Administra bem o seu lar,  é uma trabalhadora por excelência.


3-      Sua generosidade para com os mais necessitados: Abre sua mão e seu coração ao menos favorecido, contribui para minorar o sofrimento alheio.

4-      Sua influência como mestra: Fala com sabedoria e bondade, não perde tempo com vãs  conversações, a bondade está nos seus lábios, e o exemplo no seu dia a dia.


5-      Sua eficácia como mãe:  Cuida bem dos filhos, e é por eles admirada pela sua força. Com suas próprias mãos faz roupas  quentes no inverno tenebroso,   e alimentos. Eles não passam frio, pois sua mãe não tem preguiça, faz do seu lar um lugar aconchegante e prazeroso.

6-      Sua excelência como pessoa: Sabe olhar para o interior de sua casa, mas também sabe viver a vida lá fora. Produz agasalhos para a família, e também os vende, aumentando a renda da casa. É empreendedora, faz bons investimentos, examina uma terra e a compra e nela faz plantios e colhe os frutos para o consumo e o comércio. Não tem medo das adversidades, pois está preparada para enfrentá-las. Está tranquila com relação ao futuro, pois é pessoa previdente. Perseverança e brilho pessoal  são suas marcas, e acima de tudo é  mulher temente a Deus.


Isso é ser ajudadora, é estar ao lado do marido, cuidando dele, e recebendo em troca amor , carinho e admiração. Ajudando na manutenção da casa, na educação dos filhos e ainda, encontrando tempo para suas atividades extra casa, aumentando  com seu trabalho o patrimônio da família,  e se não bastasse, ainda se envolve com os mais necessitados e encontra tempo para Deus.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Algo para se sonhar a dois.

Por Pastor Ismael.

Mesmo depois que os casais se rendem e  abraçam a fé no Senhor Jesus, infelizmente algumas mudanças que seriam necessárias em nível de caráter, de atitudes, de comportamentos, acabam não acontecendo e assim,  aquilo que eles poderiam desfrutar na vida a dois não chega até eles. Falta paz, falta alegria e o distanciamento entre eles vai aumentando cada dia mais e assim vivem uma vida medíocre.

Veja, houve um tempo em que Deus se alegrava tanto com o primeiro casal que vinha estar com ele no Jardim do Éden, ao final da tarde, na viração do dia. Eles eram transparentes, estavam nus e não se envergonhavam de nada, não havia razões para a confusão. E Deus se regozijava neles.

Mas com o pecado, à medida que os anos se passavam, os casais foram se distanciando do plano original, vieram os desvios no casamento e hoje nós estamos reproduzindo algumas coisas que vimos nossos antepassados  fazerem.
Nós também praticamos desvios, uns  mais graves , outros menos, mas enfim, todos erramos com nosso cônjuge.Uma simples grosseria entre  eles já é um desvio. E se não houver uma escolha, uma determinação de mudança, então, estaremos propagando o mal de geração em geração.

Penso que cada casal cristão deveria ter como um sonho  a vontade de resgatar essa alegria em Deus,  esse prazer que um casal pode provocar Nele. Penso que deveríamos lutar com todas as nossas forças, fazer investimentos para que os desvios deixassem de acontecer, e assim  Deus poderia estaria com eles em maior intimidade e  proximidade.

Interessante que é nesse sentido o apelo de Paulo à Igreja de Éfeso, onde no capítulo 4 ele  fala sobre mudanças necessárias no caráter dos irmãos, quem roubava não deveria roubar mais, quem mentia não deveria mentir mais, e outras  práticas malignas deveriam ser abandonadas. O ódio deveria ser deixado, todos deveriam tomar cuidado com o pecado da boca, da acusação, e o amor ser buscado como algo novo, em mudança de comportamento.

Os cristãos deveriam, na verdade, abandonar por completo as práticas do velho homem, daquele que não se regenerou, e adotar condutas de um novo ser, homens e mulheres transformados à partir da renovação da mente, do modo de pensar.

Creio que esse é o recado de Deus para os casais cristãos: Tem que haver mudança!! Não podemos continuar reproduzindo os desvios que são próprios do velho homem, como o adultério, a poligamia, a redução da esposa a condição de objeto, a agressividade, as brigas, os enganos, as trapaças, a pornografia, o divórcio descabido e abusivo e outros mais.
Eu acredito ser  possível resgatar  o  regozijo de Deus,  possibilitando que Ele venha estar com o casal na viração do dia, quem sabe no quintal de sua casa, ou na sua sala de estar, ou ainda, no quarto do casal. Onde se encontrar um casal apaixonado, que não se agride,  e se amam com profundidade, então, ali o Senhor estará com eles.

O marido seria aquele que se satisfaz sexualmente com sua própria mulher, que ama estar com ela, somente com ela, com um compromisso firme, para toda uma existência. Ele seria o promotor do bem estar dela, tratando-a com carinho, com doçura, sem medo de perder sua autoridade, afinal,  qual mulher não gostaria de  ter um homem assim ao seu lado, um protetor e provedor,  um homem que a ame, que a trate com delicadeza e bondade, que faz dela uma rainha.

A esposa seria a mulher de provérbios 31, uma mulher moderna, que olha para dentro de sua casa, se preocupa com o bom andamento da família antes de qualquer coisa, à começar pelo bem estar de seu marido, ao qual honra e lhe dá dignidade. Uma mulher criativa,  que tem seus empreendimentos fora do lar, entretanto, sem transferir responsabilidades domésticas para outros, sem terceirizar aquilo que lhe é próprio.

As esposas devem se lembrar que foram enviadas por Deus para o marido, portanto devem ser dignas disso, ela deve ser o melhor de Deus para ele. O homem, por sua vez, deve se perguntar se também é um grande marido ou não.

E assim, os dois juntos,  pertencendo-se , cuidando-se  mutuamente,  se satisfazem,  se complementam e cumprem com  o papel esperado por Deus, de representá-lo nesta terra,  de gerar filhos poderosos, gente boa, gente bonita espiritualmente, gente trabalhada no seu caráter, gente para povoar o céu.

Pense comigo, o Brasil está se transformando num país evangélico, mas e daí, as coisas continuam como dantes, a maldade, a falta de amor, a violência contra a esposa, o adultério, o adultério virtual, o divórcio, o abandono da família,  estão todos aí, presentes nas vidas das pessoas, inclusive na vida dos crentes.

Voltar a ser um casal que agrada a Deus, esse é um motivo para se sonhar, um desafio , um sonho para toda uma vida, um sonho que traz Deus para mais perto.

Pense nisso.... faça algo, ... mude,... provoque mudanças... para o  bem do casal e para o regozijo de Deus.  

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Encontro Regional de Casais em Ourinhos - Palestrante Pr Ismael

Está chegando o dia. Você da  região de Ourinhos é nosso convidado.

Não será cobrado taxa de inscrição, e ainda haverá um delicioso coquetel para o casal.
Pastor Ismael e Pra.Cleire estarão palestrando.


Palestra: Juntos para sempre, e com alegria.


domingo, 30 de setembro de 2012

Ele me bate constantemente, não aguento mais, o que fazer?

Pastor, eu e meu esposo estamos a um ano na igreja, não somos casados no papel mais temos uma filha, nos conhecemos no mundo eramos afastados e após o nascimento de nossa filha resolvemos retornar a casa de Deus só que meu esposo não muda, só piora e tomou o costume de me agredir fisicamente de forma constante, já conversei com meu pastor, mas ele não fez nada e as agressões permanecem, permitindo inclusive que meu esposo continuasse no ministério de louvor, ele me culpa por seus fracassos e diz que quer se separar mas nunca vai embora e ainda por cima, a mãe dele é espirita e não gosta de mim, acha que atrapalho a vida dele. Deus já me revelou vários trabalhos de bruxaria feitos por ela.
Tenho buscado a Deus em oração e jejum mais nada muda, fico pensando se não estou insistindo em algo que não é para ser, já que não sou casada com ele oficialmente. Pastor me ajude, preciso de orientação não aguento mais sofrer. A paz.

Irmã, paz. Querida, eu sei que muitos crentes já devem ter dito a você que essas coisas vêm acontecendo porque você não é casada conforme o costume da igreja. Bom, eu não creio nisso , e acho que seria simplista demais dizer isso. Todos nós temos pecados, um diferente do outro, mas todos nós os temos, e nem por isso apanhamos do nosso cônjuge. Penso que buscar acertar o relacionamento para fins de direitos e obediência é importante, mas não pode ser considerada a causa de todos os males. Quantas pessoas atendemos aqui que se casaram virgem, na igreja, no cartório, enfim, fizeram e fazem tudo que deve ser feito e no entanto, vivem um inferno dentro de casa? Sei também que muitas pessoas que não passam pelo problema  acreditam que vocês devem continuar juntos, mas realmente, se você fosse minha filha eu já teria ido buscá-la para abrigá-la dentro de minha casa. Olha, existem pessoas que são intratáveis, maldosas, vingativas, rancorosas, dominadoras, falsas, egoístas, e não temos controle sobre isso. Além disso , está cheio de gente na igreja que se passa por cristão, canta, prega, mas não experimentou nenhuma mudança no caráter, basta sofrer uma pressão qualquer já se revela o seu lado mau. Penso também que não deve ficar esperando do seu Pastor uma atitude para resolver o seu problema, vá na polícia registre um boletim de ocorrência com base da lei “Maria da Penha”, ele será julgado pelos seus atos. A sua filha tem direito a pensão alimentícia, não esqueça disso, porque não é direito seu , é dela. Caso você tenha medo dele, ele pode inclusive ser impedido por decisão judicial de se aproximar de sua casa. E se isso tudo, decretar o fim do casamento, que assim seja, pois quem não cuida bem dos de sua casa, tem negado a fé e é pior do que o incrédulo. Você é uma filha de Deus, Ele não te gerou para apanhar de marmanjo. Pense no que vai fazer e faça. Continuar apanhando dele irá prejudicar o futuro de sua filha muito mais do que a separação. E tem mais, caso você o ame e queira esperar por ele,  tome essas providências e permaneça só, não vá arrumar outro, pode ser que ele se arrependa e volte mudado, mas não deixe de tomar providência, pois bater em esposa se torna um hábito, até que ela tome uma atitude forte. E por último, quem se acostuma a bater, acaba matando, não aceite isso. Deus não exige isso de você. Que Deus te abençoe e te guarde, você e sua filhinha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...