SEGUIDORES

sábado, 16 de maio de 2015

Meus filhos, teus filhos, nossos filhos.

Assim como tudo na vida, o casamento e a família também estão em processo de transformação. Houve um tempo que quando falávamos de família a mente já nos remetia a ideia de um homem e uma mulher e seus filhos sendo criados aos seus pés. Hoje, precisamos “atualizar” nossa percepção nesse tocante.
Aqueles casais que passaram por uma experiência conjugal anterior e que por um motivo ou outro acabou não dando certo, querem tentar de novo e, logicamente, querem  acertar dessa vez. Os filhos podem ajudar ou atrapalhar, vai depender de uma série de fatores, mas especialmente da empatia que deve haver entre eles e o novo parceiro/parceira. O certo é que será preciso ainda mais cuidado e investimento por parte do casal para que tudo dê certo. Permita-me fazer algumas consideração sobre isso:

Conquiste o seu amado(a), mas conquiste as crianças dele também.
Costumeiramente vemos os indivíduos se apaixonando e  se amando “perdidamente” sem participar aos filhos, só o fazendo num segundo momento. Isso tem suas razões e valor, entretanto, pode gerar alguma dificuldade. 
Vamos supor que estão convictos de que se amam e decidiram se casar, porém, quando dão conhecimento aos filhos, e em não havendo uma boa aceitação, aí começam os problemas do futuro casal. 

Saber conduzir esse momento é determinante para o sucesso ou o fracasso. Os filhos, necessariamente, tem que fazer parte  do processo de aproximação e conquista. Não basta se conquistar a moça ou o rapaz, é preciso conquistar também os filhos. 

Como fazer isso, em que momento seria mais oportuno e como administrar reações e sentimentos são os primeiros passos.  Havendo uma interação e integração tranquila, é só ir cuidando e criando oportunidades para que se conheçam melhor e nasça ali uma relação de confiança.
A ideia é trazer os filhos para dentro do projeto de nova família, permitindo e dando tempo para que se adaptem ao novo momento. Mas se, contudo, não houver paz nesse relacionamento com os filhos, se houver ciúmes, desconfiança, agressões verbais, de maneira tal que não consigam administrar bem, então, o casamento poderá estar começando muito mal e precisa ser repensado. 
O ideal é que a premissa “meus filhos, teus filhos, nossos filhos” possa ser percebida nessa família em formação. Pode ocorrer que o homem, numa fase inicial, veja os filhos dela como “pequenos intrusos”, mas depois de uma caminhada juntos acaba amando e tocam a vida em frente. As mulheres, por sua vez, costumam ter ciúmes e ver os filhos dele como um concorrente, alguém que disputa com ela o amor dele. Há também aqueles que gostam de crianças e amam de pronto. Já os filhos adolescentes a coisa é um pouco mais complicada quando não há empatia. Um trabalho de aproximação e conquista deve ser iniciado imediatamente, porém sem pressa, apenas transmita amor e segurança para que as barreiras possam ir caindo.
Resumindo, penso que antes do novo casamento será preciso conquistar os pequenos corações que poderão ser receptivos ou não, mas com sabedoria é possível. E lembre-se, todo esforço é bem vindo, pois casar tendo como inimigo do casamento os filhos, é um indicador de problemas  a vista.
Nessa hora é que a presença de Jesus na família irá fazer a diferença, pois ele traz amor, perdão, paciência, perseverança, respeito, valores que serão imprescindíveis para que a nova família seja feliz. 


Acompanhe novas publicações sobre o tema. 








quinta-feira, 14 de maio de 2015

Frases e pensamentos sobre casamento e família.

"A esposa bíblica soma com o marido. Ela não compete, não rivaliza, não divide, não compara, antes, admira e respeita.
Sua Lealdade é plena, fiel em todos os aspectos  da relação. Agora, se essa mulher recebe dele amor e cuidado,
então, isso tudo , que poderia ser um dever, transforma-se em prazer."   Pastor Ismael, Casados em Cristo.

Frases e pensamentos casamento e familia


"Caso alguém não ame sua esposa de modo que se perceba amada, e nem cuide de seus filhos , incutindo
neles segurança com relação ao amanhã, então, a vida cristã desse alguém é uma mentira."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...