SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Seminário de Casais e Família na Quadrangular em Botucatú-SP (3ª IEQ)

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.

 ============================================================= Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

Causas de conflitos no casamento e como evitá-los.

Por Chris Ayres



Todos os casais, cedo ou tarde, tendem a repetir desafios que outros casais já tiveram, mesmo sabendo de determinados problemas.

Para evitar cair nas mesmas armadilhas que fazem com que marido e mulher se estranhem, eis aqui algumas dicas:

1. Não falar dos problemas do casamento para os outros.
Quando ele não conserta a torneira da cozinha que está precisando, e você faz um comentário com sua amiga. Ou sua sogra lhe pergunta do nada: “Como é que você e Paulo estão brigando sobre onde passar o final do ano?”, e você sabe que ele tem levado os problemas de vocês para outros.

Qual é o problema? Quando falamos mal de nosso cônjuge para outra pessoa, além de ser algo negativo, estamos abrindo um problema pessoal e facilitando assim que a outra pessoa dê palpite na sua vida. Nem sempre um palpite incentivará você a resolver o problema com seu cônjuge. E pode acontecer do boato virar uma bola de neve.

Solução: Respeite a privacidade de seu casamento e peça ao cônjuge para fazer o mesmo. Use de empatia e aprenda a ouvir, e sem se defender, tentem chegar a um acordo juntos.

2. Não sofrer em silêncio.
Seu marido chega tarde do trabalho com frequência e passa mais tempo no computador e tv do que com a família. Para evitar brigas, você simplesmente se cala e deixa ele fazer o que quiser ou faz um drama por atenção.

Qual o problema? Tão destrutivo quanto reclamar de tudo para os outros, é aguentar calado um comportamento que lhe machuca.

Solução: Diga o que pensa com educação, empatia, sutileza. Conversem com calma, e separem um tempo onde estejam relaxados e abertos pra ouvir o que o outro tem a dizer. Seja amoroso quando tiver que falar algo que o chateia. E aja da mesma forma.

3. Evitar a distância progressiva.
A vida de casados muitas vezes envolve filhos, trabalho, estudos, que alguns casais passam dias sem conseguirem ter uma conversa olho no olho, mesmo quando chega a hora de dormir.

Qual o problema? Quando você elimina um tempo juntos de qualidade, corre o risco de ter uma relação muito casual, ou mesmo o sentimento de que não adianta ou precisa se esforçar mais. A rotina torna-se o leme da relação, e a individualidade e egoísmo crescem.

Solução: Corte as distrações e use o tempo para se reconectar ao cônjuge. Você não precisa perder as atividades dos filhos, mas pode usar o tempo assistindo-as juntos por exemplo. Aproveitem para segurar as mãos, abraçarem-se ou caminharem um pouco. Separem também pelo menos 15 minutos antes de dormir para conversarem sobre o dia de cada um. Se a rotina diária for muito corrida e todos tiverem horários diferentes, separem um tempo semanal para ficarem a sós e se aproximarem novamente. Beijar também aproxima o casal. Já reparou que a primeira coisa que pára de acontecer quando marido e mulher se distanciam é pararem de se beijar? Pois é, já sabe então por onde começar, né?

Boa vontade e dedicação são necessárias das duas partes. Manter o casamento intocável, saber resolver conflitos, e manter-se unidos num propósito é a chave para a boa convivência e felicidade duradouras. 


- See more at: http://familia.com.br/principais-causas-de-conflitos-no-casamento-e-como-evitaacute-las#sthash.NE0yh0Be.dpuf



. ============================================================= Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

Ciclo do abuso contra a mulher.


Neste outro artigo, falamos sobre o que é violência doméstica e suas várias formas, como a Lei Maria da Penha pode ajudar quem vive essa situação e como a violência pode ser denunciada.

O cônjuge violento também precisa de ajuda, mas é imprescindível que a vítima saiba reconhecer o perfil do agressor para que possa se precaver de sofrer violência doméstica, que pode ser emocional, física ou sexual. Para isso, entender como funciona o ciclo da violência pode evitar uma situação ou mesmo salvar uma vida.

Um exemplo: Um homem machuca fisicamente sua mulher numa briga. Após o acontecido, ele se sente culpado, com remorso, desculpa-se, promete que aquilo não se repetirá. A lua de mel se instala até que a mulher o desculpe. Após alguns dias, ele começa a encontrar defeitos no que ela faz ou é, diz que ela o provoca, demonstrando ciúmes excessivos, desconfiando de seus atos, explicando o porquê age daquela forma. As brigas se reiniciam, e podem conter ofensas, xingamentos que colocam a autoestima da mulher no chão. Nessa fase, ele diz que não vai machucá-la novamente e age ainda como arrependido, mas sem muito autocontrole. Um acontecimento qualquer no trabalho ou na família que o irrite é suficiente para que ele a culpe por qualquer coisinha, que na visão dele, "ele justificará seus atos violentos", escalando para mais violência, e cada vez pior.

Veja o infográfico anexo a este artigo que exemplifica a informação que consiste o ciclo. Há grupos de suporte para mulheres e homens espalhados mundo afora para ajudá-los a entender como a violência acontece. Se você está passando por isso, ou não tem certeza se a sua situação constitui ou não violência doméstica, leia com atenção.

Fase da Explosão
Abuso: Ele escala uma briga a partir de um detalhe sem importância, tentando mostrar "quem manda aqui", usando ameaça, violência física ou sexual.

Fase da Reconciliação
Culpa: Depois de lhe machucar, ele se sente culpado, nem tanto sobre o que acabou de fazer, mas sobre a possibilidade de você contar a alguém ou ele ser punido por isso.

Desculpas: Ele racionaliza a situação e começa a colocar defeito nos seus atos.

Fase da Lua de Mel
Comportamento normal: O agressor faz tudo o que pode para ser visto como um cavalheiro, mima a pessoa e faz do clima uma verdadeira lua de mel. Ou seja, ganha novamente o controle e a esperança da vítima em achar que ele está mudando.

Intensificação da Tensão
Fantasia: Após algum tempo, lhe acusa de traição, age violentamente, podem conter gritos, desconfianças, uma verdadeira paranoia e ciúme sem motivo. Quase que planejando ou se desculpando como lhe agredirá novamente de forma a você não achar que ele o tenha feito.

Nova ocorrência do abuso: A violência ocorre novamente, e ele cria uma situação onde pode justificar o porquê de seus atos.

A repetição das desculpas e o remorso bem como suas ações gentis entre um episódio de violência e outro podem reduzir a autoestima de uma mulher a zero e fazer com que ela tenha coragem de se livrar da situação é bem difícil. “Mas eu dependo dele”, “Ele paga as contas”, “Ele é nervoso, mas é boa pessoa”, “Ele é um animal, mas é carinhoso e bom pai” – esses são pensamentos corriqueiros e comuns das vítimas de abuso, às vezes por anos.

Preste atenção nestes sentimentos em relação ao seu parceiro:
  1. Você fica ansiosa para agradá-lo ou tem medo de dizer qualquer coisa que o “provoque”.
  2. Faz tudo o que ele quer para não contrariá-lo ou deixá-lo nervoso.
  3. Sempre que pode checa o telefone dele ou os bolsos para ver o que ele está fazendo.
  4. Ele lhe liga durante o dia várias vezes para ver como você está e checar o que está fazendo.
  5. Seu parceiro tem um temperamento explosivo, ciumento ou possessivo.
  6. Depois de uma briga, você tenta esconder marcas pelo corpo, usando desculpas como se fossem acidentes.
  7. Pede aos filhos, se presenciaram o acontecido, que não contem a ninguém.
  8. Você falta ao trabalho, escola, ou deixa de ir a eventos, sem ter uma explicação.
  9. Ele acha ruim que você converse com suas amigas ou familiares, mesmo por telefone.
  10. Raramente leva você em eventos ou ocasiões sociais onde seja vista com ele em público.
  11. Ele controla o total de quanto você gasta, cartões de crédito e uso do carro.
  12. Você tem autoestima baixa, depressão, baixa autoconfiança, além de pensamentos suicidas e infelicidade generalizada.
Há muitos detalhes que denunciam uma personalidade agressiva. Tome muito cuidado para você não se transformar e destruir sua inocência e personalidade, agindo muitas vezes da mesma forma que seu agressor para "se defender". Isso pode minar suas chances de se recuperar do abuso e a transformará numa pessoa amargurada e solitária, que fará uma generalização em relação aos homens, achando que todos são assim.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que está passando por essa situação, não espere a situação escalar como aconteceu com a Maria da Penha e tantas outras mulheres que sofrem abuso. Denuncie. Proteja-se. Você merece uma vida digna, feliz e é mais forte do que pensa que é.
- See more at: http://familia.com.br/o-circulo-vicioso-da-violencia-domestica-infografico#sthash.r8iUnmYd.dpuf.

Texto de : Chris Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, com formação em Psicologia e ESL Writing/Publishing.  É gerente geral do site Familia.com.br, acredita que a palavra tem força para mudar o mundo, que há uma mensagem divina desde o nascer ao pôr-do-sol, e que a família é o centro de tudo e, principalmente, quem somos. Para contatá-la, visite sua fanpage ou seu website. - See more at: http://familia.com.br/o-circulo-vicioso-da-violencia-domestica-infografico#sthash.r8iUnmYd.dpuf

============================================================= Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...