SEGUIDORES

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Gotas de sabedoria conjugal: E a comunicação do casal, como vai?

Por Pr Ismael

E a comunicação do casal, como vai?

2Rs 4:18-23 E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio dia, e morreu.E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

Muitas vezes lemos este texto e atentamos para o milagre operado por Deus na vida do casal, quando o filho morreu e foi ressuscitado através da oração do profeta, mas, dificilmente, atentamos para o fato  de que alguma coisa estava impedindo a boa comunicação naquele relacionamento conjugal.

Veja que o menino adoece e o pai manda um empregado levá-lo para a mãe cuidar. Ainda hoje é assim, não é mesmo ? Você vai a um hospital, uma clínica médica, um pronto socorro, e lá se depara com esta verdade quando observa que a maioria dos acompanhantes dos filhos são as mães e não os pais, é como se as mulheres não trabalhassem fora também, ou como se fosse cuidar da saúde das crianças fosse uma responsabilidade só de mãe e não de pai também. Mas tudo bem, vamos continuar o nosso raciocínio.

Quando a mãe percebe que o menino está morrendo, ela chama o marido e pede que providencie uma cavalgadura para que vá até o homem de Deus. Então, ele faz perguntas sobre qual o motivo da viagem que ela faria até o Monte Carmelo onde se encontrava o homem de Deus, e ele diz: “Mas hoje não é sábado, nem lua nova, portanto não é dia de sacrifício , o que está acontecendo? “ E ela responde: “ Vai tudo bem!”.

Mas como pode estar tudo bem se o filho está lá no quarto morto. O que será que estaria acontecendo entre esses dois? A situação era gravíssima, de extrema urgência, no entanto, ela se calou e assumiu sozinha a responsabilidade. Será que ela era o tipo de esposa que rouba a autoridade do marido ? Ou será que ele era um marido “bola murcha”, desinformado e incompetente demais para ela perder tempo esclarecendo o que estava se passando ali? Não sabemos a verdade sobre isso.
Temos um outro caso bíblico, I Sm 25, onde a situação era extrema, mas a mulher, Abigail tomou a decisão de salvar a família, e o fez sozinha, não quis falar nada para o marido por ser ele um homem duro e intratável, alguém que estava preocupado consigo mesmo, com suas festas, bebidas, negócios, e que poderia mais atrapalhar do que ajudá-la naquele momento. O certo é que Davi esta pronto para marchar contra eles e assim provocar grande destruição e ela vendo a situação e quem era o seu marido, resolver agir sozinha. Ela foi competente no seu intento e acabou resolvendo a grave crise que se abatia sobre a família. E quando o marido soube do perigo que estava vindo contra a família, sofreu um mal súbito e morreu. E como Abigail era uma formosa, linda mesmo, e de bom entendimento, Davi que não era bobo, a tomou para si como esposa.

A nossa pretensão aqui é chamar a atenção dos maridos para que estejam atentos as necessidades da família, no sentido que esteja protegida e provida nas suas necessidades. É preciso estar sempre verificando o nível de nosso egoísmo e insensibilidade, para que fatos graves não estejam ocorrendo na nossa barba e assim sobrecarregando a esposa com fardos que vão, muitas vezes, além de suas possibilidades .

Um bom marido é um homem prudente e previdente, que faz tudo o que está ao seu alcance para que a família esteja bem.

Não seja um opressor da família, mas sim, o seu libertador, esse é o papel masculino na relação e o diálogo deve ser uma ponte que une as duas pessoas, servindo também como estrada por onde passam as soluções dos problemas do dia-a-dia de uma família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...