SEGUIDORES

terça-feira, 7 de outubro de 2008

COISAS PRÁTICAS PARA O SEU CASAMENTO


1.Surpreender o cônjuge com mais freqüência – dentro e fora do quarto.

2.Retirar da televisão do quarto ou, pelo menos, não ligá-la quando estiverem na cama.

3.Lembrar de tomar banho a dois (e não reclamar, dizendo que está perdendo tempo ao compartilhar).

4.Aprender a fazer jantares ä luz de vela.

5.Instituir “o beijo de boa-noite”.

6.Aprender a beijar o marido, antes de beijar o gato, quando entrar em casa.

7.Tentar pensar mais no cônjuge do que em você mesmo.

8.Ser honesto com o cônjuge.

9.Amar mais o cônjuge, com defeito e tudo!

10.Parar de importunar o cônjuge quando ele/a quiser ficar sozinho.

11.Comunicar os sentimentos com mais freqüência.

12.Ler um livro cristão sobre casamento e procurar aplicar algum conselho dado pelo autor.

13.Demonstrar mais afeição e se divertir pra valer com o cônjuge!

14.Passar mais tempo juntos: só os dois!

15.Falar “eu te amo” com mais constância.

16.Ler a Bíblia juntos.

17.Fazer um grande e sério esforço de sempre lembrar de ouvir.

18.Perceber quando está na hora de recuar no meio de uma briga.

19.Encontrar tempo um para o outro, não importar a situação.

20.Falar e ouvir de coração.

21.Dar as mãos quando tentaem resolver algo difícil.

22.Relacionar-se com alguém que possa ajudar-lhe com conselhos que sirvam para fortalecer o casamento.

23.Perguntar uma vez por mês: “Querido/a, o que eu posso fazer para melhorar nosso casamento?”

24.Nunca dormir zangada/o.

25.Lembrar que as férias são um ótimo período para agradecermos por tudo que temos e não para se lamuriar pelo que podem ter.

26.Não mais usar joguinhos sentimentais – se sentir vontade de telefonar pra ele/a. 27.Mostrar a ele o seu

melhor lado, não o pior.

28.Aprender a dar e saber receber apropriadamente.

29.Não ligar para os pequenos pontos negativos e, ao invés disto, concentrar-se nos positivos.

30.Aprender a elogiar.

31.Começar a trabalhar as habilidades anti-stress para que possa relaxar a mente e o corpo e, assim, tornar um ser humano normal, ao invés de uma pessoa tão impaciente, rabugenta e deprimente o tempo todo.

32.Fortalecer a relação com o cônjuge, passando com ele mais tempo e com qualidade.

33.Comunicar com as pessoas importantes da vida, elogiando, demonstrando o apreço, mostrando os problemas. Afinal de contas, ninguém lê a nossa mente.

34.Beijar o marido/esposa todos os dias, toda vez que ele/ela sair de casa. Nunca sabemos quando Deus vai chamar alguém.

35.Passar, pelo menos, uma noite sem televisão com meu cônjuge.

36.Beijar o/a marido/esposa todas as noites, quando ele/ela chegar em casa. É uma ótima maneira de começar a noite, sem importar como tenha sido o dia dele/dela.

37.Agendar, sem falhas, pelo menos uma ida com o esposo/esposa por mês. Pode ser só os dois ou com amigos, mas sem as crianças, com tanto que estejas juntos.

38.Pensar em alguma coisa, todos os dias, que a faça grata por ter seu/sua marido/esposa.

39.Passar mais tempo de qualidade com o/a maridinho/esposinha, mesmo que seja só compartilhar uma noite tranqüila em casa, com um delicioso jantar, música suave ou um bom filme.

40.Lembrar dos bons momentos que tiveram juntos e tentar criar mais momentos desses.

41.Usar mais palavras simpáticas, quando falar com meu/minha marido/esposa.

42.Não ficar furiosa/o com seu/sua marido/esposa quando ele/ela não fizer alguma coisa que queira, quando não tiver falado explicitamente sobre o assunto com ele antes.

43.Dizer “por favor” e “obrigada” ao cônjuge, pelo menos, 1 vez por dia.

44.Motivar o marido ou a esposa a aprender a cozinhar, mesmo que isto signifique que eu vá comer espaguete ensopado e frango esturricado.

45.Tomar a iniciativa na cama com mais freqüência.

46.Tentar orar todos os dias com meu cônjuge.

47.Tentar não remoer coisas velhas nas brigas novas.

48.Tentar não criticar o armário dele/dela.

49.Sentar juntinho do meu cônjuge nos cultos de nossa igreja.

50.Surpreender seu cônjuge com um presente que não seja no dia dos namorados, aniversário ou de comemoração de data do casamento



extraído do site do Ministério Casados para Sempre

CONSTRUINDO UM CASAMENTO


Como construir um casamento que funciona? É a pergunta de muitos casados e daqueles que sonham e idealizam um casamento de sucesso. Eis algumas dicas:

Priorizem o casamento
Muitos priorizam o trabalho, os amigos, os filhos e outras instituições, mas não o cônjuge. Isso é péssimo para o casamento. Depois do relacionamento com Deus, o relacionamento mais importante é o conjugal. Os filhos, o trabalho, os amigos e a igreja são importantes, mas o relacionamento conjugal é o mais importante.
Procurem apreciar constantemente seu cônjuge.
Quantas vezes, numa relação conjugal, só estamos atentos aos erros do outro e nunca vemos o que é belo, o que dignifica, o que nos faz felizes, o que é digno de ser imitado? “O elogio é um fator básico de união em todos os relacionamentos do casamento feliz”, afirmou acertadamente o escritor cristão John Drescher. Procure as atitudes boas do seu cônjuge, verbalize sua apreciação e, assim, estará construindo um casamento de sucesso.

Aprendam a se comunicar
Vivemos na era da comunicação. Temos Internet, satélites, telefones celulares, mas não sabemos comunicar nossos sentimentos, gostos e anseios no casamento. Às vezes, achamos que o outro tem a obrigação de saber o que sentimos, o que nos desagrada e o que nos dá alegria. Ao se comunicar, procure externar os seus sentimentos e não acusar o outro de alguma falha ou atitude.

Resolvam os conflitos com sabedoria
Em todas as relações humanas existem conflitos. No casamento, os conflitos acontecem sistematicamente. O importante, quando os conflitos aparecem, é saber resolvê-los de tal forma que ambos saiam vencedores. Na solução de um conflito, são importantes três atitudes: Disposição para o diálogo, negociar e saber ceder.

Cultivem a intimidade conjugal
Intimidade conjugal é muito mais do que relação sexual. Intimidade é saber os gostos, as preferências, o que causa aborrecimentos, os traumas do passado, os ideais do futuro, a viagem dos sonhos, os nomes dos amigos do cônjuge. Quantos estão casados há anos, mas não sabem coisas mínimas do outro, como por exemplo, a refeição preferida?

Dediquem tempo juntos
Sabem aquela história de que é mais importante qualidade de tempo do que quantidade? Esqueça. O importante, no casamento, é dedicar quantidade e qualidade de tempo. Como uma relação poderá ser mantida se, muitas vezes, um dos cônjuges dedica mais tempo ao trabalho, aos amigos ou até mesmo à igreja?

Cultivem a vida espiritual
Casamento não é só união de dois corpos, mas de duas vidas. Casais que querem fortalecer a vida conjugal precisam cultivar juntos uma vida espiritual que agrada a Deus. Neste sentido, três atitudes são importantes: leitura da bíblia, oração e participação nos trabalhos de uma igreja que segue os princípios da Palavra de Deus.

Cultivem tradições conjugais
Cultivar tradições conjugais é fazer aquelas coisas que fortalecem o casamento, como, por exemplo, viagem anual de lua-de-mel, sair regularmente para um passeio a dois, lembrar e comemorar a data do início do namoro e tantas outras coisas que podem ser feitas de maneira costumeira, mas criativamente.

Celebrem o sexo criativamente
O sexo foi criado por Deus e, quando ele é experimentado no contexto conjugal, proporciona bem-estar e felicidade aos cônjuges. O importante, nesta área, é não cair na rotina. A dica é não esperar o desejo aparecer, mas estar sempre criando o clima para que o desejo seja sempre despertado.

Concluindo, nenhum casamento é perfeito, mas com atitudes práticas nós podemos torná-lo agradável a cada dia. Isto não depende de nenhuma mágica, mas só de nós mesmos. Não espere que o seu cônjuge tome a iniciativa, comece você mesmo. Agora. Já!

Extraído do site:www.bomencontro.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...