SEGUIDORES

sábado, 21 de novembro de 2015

O perdão e a nova proposta de comportamento.

O perdão e a nova proposta  de comportamento.

Como bons filhos de Deus sabemos que o perdão é umas das doutrinas mais importantes para a vida entre os homens, e mesmo com relação a Deus. 
Observando e  ouvindo  as pessoas em suas crises,  é possível perceber que  quando estão vivendo um conflito dentro de casa,  depois de muito se digladiarem chegam ao fim da crise com o perdão.
 Entretanto,  uma boa parcela dessas pessoas, acabam perdoando para não prolongar a crise, não significando que ela tenha sido  resolvida. Geralmente, nesses casos,  é  dado um basta no momento e assim a coisa fica quieta até que lá na frente volte a se manifestar.
Em relacionamentos que vão permanecer como no caso de casamento, noivado, namoro, relação pai-filho, e outros, é preciso resolver e não apenas passar um pano sobre a questão. O perdão deve vir acompanhado de uma nova proposta comportamental,  é o abandonar daqueles coisas que ferem ao outro, é também uma oportunidade de consenso.
Assim,  o perdão é uma necessidade, pratique-o, mas não abrindo  mão da verdade, da justiça, de modo que alguém continue  no prejuízo e na dor, ao passo que o outro fique com a sensação de que venceu e tudo vai se resolver sem que nada mude.
Notadamente as mulheres,  perdoam seus parceiros e com medo de perde-los o fazem sem nenhuma  condição, e dessa forma, eles vão se acostumando, vão testando  suas parceiras, e aprendem que se for flagrado no erro, elas irão perdoar de novo, sem exigir nada, e com isso , eterniza-se o sofrimento.
Concluindo, digo, perdoe sempre, mas exija mudanças quando o caso exigir. O amor é incondicional, o perdão não. Perdão sem exigir mudança é desamor, pois não provoca o melhor no outro, pelo contrário, pode mantê-lo no erro. Lembre-se de Jesus, ele disse a mulher adultera: “Vá, e não peques mais”. 

O bebê nasceu, o desejo se foi.

Por Eliana, psicóloga do Ministério Casados em Cristo.


Olá, preciso de ajuda. Eu me casei e tinha um relacionamento bom com meu marido, em todos os sentidos. Passaram-se dois anos e engravidei. Depois de o bebê nascer, já não tenho mais vontade de sexo, se depender de mim ficamos meses sem nos relacionarmos sexualmente. Meu marido reclama, mas para mim, é quase um sacrilégio. O que eu faço?
A paz amada ! Quando chega um bebê na vida de um casal por mais lindo e mais significante que isto represente o fato é que para a mulher esse período é extremamente gratificante , porém, ao mesmo tempo estressante,  ter uma pessoinha totalmente dependente dela e principalmente não sabe falar exatamente o que precisa.
 A mãe vai aprendendo a identificar as necessidades do filho com o decorrer dos dias o choro de fome, do choro de  sono, enfim... E isto demanda tempo, energia então é muito comum o esposo ficar digamos excluído desse processo  enquanto a esposa está cansada, exausta principalmente quando o bebê inverte fica acordado durante a noite e dorme durante o dia. A irmã está cansada  e como uma mulher exausta vai ter disposição  física e mental para o esposo ?
Sua fala indica que deseja mudar essa situação,  a relação sexual foi feita por Deus para que ambos: homem e mulher se realizem, é um momento de máxima intimidade  entre os dois.  Vejo aqui incluída uma questão de gênero também, hoje o mundo moderno coloca que a mulher tem que trabalhar, estar inserida no mercado de trabalho , mas em casa as tarefas não são compartilhadas, divididas entre o casal. Assim como hoje a mulher contribui financeiramente, o esposo também precisa contribuir auxiliando na educação dos filhos e no cuidado com os deveres domésticos.
Para o homem ajudar nos deveres do lar a esposa precisa dar espaço  e não ir fazendo tudo porque não consegue esperar o esposo fazer ou mesmo aprender alguns afazeres. 
     
"Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição. Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias. Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores." Cantares 7,10-12.

  A Bíblia nos mostra o exemplo da Sulamita uma mulher que se sente amada e mais que isso ela cria situações, convida o amado para se amarem.  
Outra questão interessante seria verificar sua dosagem hormonal Quando ocorre a diminuição de testosterona no organismo feminino  a mulher não sente desejo sexual.
Você precisa ir resolvendo estas coisas, novamente digo,  envolva seu marido nas tarefas de casa, e também no cuidado com o bebê. Observe que muitas vezes ele fica na zona de conforto porque a mulher não o inclui nesse mister. Caso ele não tenha jeito para a coisa, tenha paciência, ensine, ele aprende logo, mas você precisa não tomar tudo para si mesma.
 Procure ajuda médica para ver se há alguma questão orgânica quanto a sua falta de desejo., proteja seus momentos de intimidade, faça dele uma prioridade. Não vá perder o marido por negligência com a vida sexual.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A gente não confia um no outro, mas quero viver com ele até o fim, pois o amo.

Pastor, Já trai por raiva de te sido traída diversas vezes e nunca mim senti feliz por isso nem realizada, pois não a vingança leva sofrimento maior depois. A gente se sente usada e perde o único valor que tem: a dignidade. Tenho o perdão de Deus eu sei, mas mi arrependo muito por entrar por esse caminho, ainda moro com ele mais a vida da gente nunca mais foi a mesma. Não confio nele e ele também não confia em mim. Estamos  vivendo por viver,  mais gosto muito dele e queria terminar o resto do meus dias com ele. Me ajude, acha que ainda tem jeito?

Resposta:

Minha irmã, você errou feio, foi igualzinha  a ele, se apequenou no momento que precisava ser forte.  Mas isso não quer dizer que é o fim, nada disso. Diante de um quadro assim Jesus disse para a mulher pecadora, vá e não peques mais. Simples desse jeito.

Então,  algumas coisas tem que ser resolvidas dentro de você, e a partir daí, trabalhar sua relação, para que ela volte a ser de alegria e bem viver.

Veja, todos nós erramos, pecamos, falhamos, isso é do ser humano, por ser um ser caído. Porém, não é preciso viver como quem está na lona o resto da vida, você já confessou seu pecado a Deus, e podes crer, já foi perdoada. Agora é perdoar-se a si mesma, é jogar fora esses pensamentos e sentimentos de auto acusação, tudo isso que te perturbam a mente, e dizer em voz alta: “ Pequei, e fui perdoada, agora sou filha amada”. Diga isso para que você mesma acabe crendo nessa verdade; para que  o diabo saiba disso e assim nenhuma acusação poderá te paralisar mais.

Leia a Bíblia, veja o que diz o salmo 139, você já era conhecida de Deus antes mesmo de sua existência, portanto, você faz parte dos planos Dele, caso contrário , nem existiria. Você errou e cometeu um pecado assim como tantos outros pecados que cometemos. Você também não precisa nutrir esse sentimento, mesmo porque , continuar assim é errar de novo, pois demonstra que não acredita que Jesus é poderoso para te perdoar e ter purificar de todo pecado. Então, levante a cabeça, e toque a vida, quando vier pensamentos indesejáveis, mande embora, faça como Jeremias, traga a sua lembrança apenas aquilo que te trás esperanças. Acostume-se com a ideia de que está liberta e purificada e que nunca mais cairá nessa cilada. O adultério como instrumento de vingança é uma tragédia, é pior que o primeiro adultério do qual fostes vítima. É porque mexe com valores que mesmo sendo seres caídos temos dentro de nós, como a dignidade, a moral, e a decência.

Bom, feito isso, é trabalhar o seu relacionamento. Como você não tem a confiança dele, então, não diga nada, não proponha nada. Apenas comece a demonstrar amor por ele no dia a dia, faça coisas que mexam com o coração dele, continue a não dizer nada, não cobre nenhuma reação dele. Mantenha um comportamento de bondade, de companheirismo, de atenção e cuidado, antecipe suas necessidade , tenha gestos de generosidade, e assim procedendo por um tempo considerável, o coração dele vai amolecer. E quando isso acontecer, e vai acontecer, ele começará a te olhar com outros olhos, e você sabe, quando olhamos as pessoas com bons olhos, quando nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será bom. O milagre começa acontecer.

Dê demonstrações (sem cobranças)  que está merecendo a confiança dele, caminhe junto , não fique investigando como uma policial, coloque essa missão diante de Deus, ele vai cuidar dele melhor que você. O afeto, o respeito, a não competição, a ausência de disputas inúteis, e a admiração comedida, racional, vai cair bem, ele vai se sentir amado logo.

Mantenha essa posição por alguns meses e em breve  verá que algo vai acontecer. Claro, nada sem oração e suplicas diante de Deus, a oração será a base , o alicerce de sua reconstrução.
Seja uma boa companheira, boa companhia , e  fazendo assim, ele será  um grande marido, com a ajuda de Deus.Creio que em breve você nos dará boas notícias. O que você não pode é viver juntos por viver, sem objetivos, sem sonhos, sem abraços, sem carinhos, isso nunca. E apegando-se a Deus, logo irá receber missões espirituais que , na verdade, já foram atribuídas a ti, só faltava você abraçar a responsabilidade de ir e fazer.

Quero a transformação de meu marido, mas tenho medo...

Pastor Ismael, preciso de ajuda. Meu marido se envolveu com algumas meninas através do facebook, msn, whatsaap, e descobri que ele adulterou. Eu o apertei e ele negou, e de tanto insistir acabou confessando que saiu com uma delas mas que ficou apenas nos beijinhos e nada mais. Gostaria que ele mudasse, fosse transformado, mas tenho medo do que há de ser...me oriente.

Minha irmã, é hora de diminuir os conflitos e na medida do possível aumentar o prazer e a alegria a dois.
Não entendi o porque você dizer que ele precisa de tratamento, parece-me que precisa de arrependimento. Analise, se você é do tipo que se sente culpada pelo adultério dele, que minimiza os erros, procurando tirar dele parte da culpa, então é hora de você mudar o seu comportamento pelo bem do casamento.
Tenho recebido muitos pedidos de aconselhamento e invariavelmente quando a mulher é daquelas que perdoam sempre, mas com um perdão do tipo “deixa prá lá”, ou “não quero confusão”, “é assim mesmo”, então o perdoado volta ao erro. O perdão deve vir acompanhado de um projeto de mudança, um desejo de se ser melhor que antes. Não se deve abrir mão disso. Há um posicionamento entre os homens que  diz que em caso de adultério, se for descoberto , negue, negue, negue, até onde der. Mas se não tiver jeito, aguenta a mão porque ela vai ficar brava por uns dias, vai virar investigadora, mas depois passa, e assim vai levando até o próximo flagra. As mulheres precisam saber disso, para não ser vitimadas de tempos em tempos.

Você deseja a transformação dele, o evangelho de Cristo é Poder de Deus para a mudança ( salvação) de todo aquele que nele crê. Não sei se ele é um cristão que pecou, se crê em Deus embora não obedeça, mas o certo é que a mudança que você espera tem que vir em virtude de uma proximidade com Deus, fora isso, será uma mudança em virtude das circunstâncias ( porque deu errado a pulada de cerca), e daí, não estará resolvido o seu problema.

Bom, a questão é essa, qual a relação que ele tem com Deus, está disposto a obedecer, a ser um com o Senhor? Caso positivo, ótimo, pegue ele pela mãos e vão juntos para a igreja, e encontrem ali um sentido para a vida, um propósito maior , uma utilidade no Reino.
Caso negativo, então é hora de você  orar, jejuar , e falar pouco e demonstrar na prática o que é ser uma cristã. Isso caso você queira lutar pelo seu casamento, o que é bom. 

Sabe, Deus pode vir ao encontro dele e mudar sua história, pode transformar seu coração de uma hora para outra. Entretanto, vejo um obstáculo, a sua falta de fé. Você disse que quer a transformação dele, mas que tem medo. Esse medo é falta de fé. Comece a crer do modo correto e Deus fará acontecer do modo como você estiver crendo. Creia  que ele será salvo, que será um grande marido, um pai exemplar. Creia que mesmo que você não mereça, pois nenhum de nós merece nada, Deus é fiel e bom para fazer algo maravilhoso em sua vida, persevere em oração, vá orando e crendo e vivendo de acordo com o que se espera de uma esposa cristã.

Converse com Deus, não fazendo disso um eterno chororo interminável, mas diga a Deus que você confia Nele, seja assertiva, a nossa boca fala o que o coração está cheio, então encha-se de fé e confiança. Diga a Deus  que está a espera de um milagre, de algo maravilhoso, e a medida que for orando nesse sentido, vá lendo a Bíblia, estude sobre os milagres de Jesus, e verá que os milagres acontecem sempre depois do anúncio de um situação impossível, algo ruim, um erro, um desastre, uma falta, coisas assim. E perceba como as pessoas em crise reagiram diante do Senhor, e mais , veja o que ele disse para tais pessoas. Aprenda com os fatos bíblicos. 

Fique com Deus, fique em família, abcs Pr Ismael.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...