SEGUIDORES

sábado, 11 de dezembro de 2010

Colunas de sustentação de um casamento: Posição social satisfatória.

Por Pastor Ismael


O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. Provérbios 19:22.

Com relação ao nosso status social, a melhor coisa que se pode fazer é procurar viver bem, tranquilo, dentro de suas posses. Viver acima ou abaixo do seu padrão social acaba gerando frustrações e falta de paz.

Ter equilíbrio financeiro, manter as contas em dias, e à medida que Deus vai abençoando, vai adquirindo aquilo que deseja tua alma, esse é o segredo.É melhor viver com menos do que com muitas dívidas.Paulo nos diz que aprendeu a viver bem em todas as circunstâncias, tanto no muito como no pouco, esse também é um bom conselho. Tentar viver impressionando as pessoas desgasta as nossas emoções e nos torna mentirosos com a nossa vida. Vivemos aquilo que na verdade não somos.

Como diz alguém, “viver como rico, mas com dinheiro de pobre” é buscar a sepultura financeira.

Aprenda a glorificar a Deus por aquilo que já possui, e dependa Dele para continuar prosperando, assim ele te honrará, veja o texto: “Riquezas e honras estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Provérbios 8:18”.

Não tente acelerar o processo de enriquecer, pois quando se faz isto, perde-se valores como honestidade e lealdade, conforme diz Salomão:

 “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. Provérbios 28:20.

E lembre-se do que Paulo escrevendo a Timóteo disse com relação ao amor ao dinheiro. Ele disse que é a raiz de todos os males. Veja bem, o mal não é o dinheiro, mas o amor a ele. Compreender que não somos desta terra, que somos somente peregrinos, nos faz melhor com relação à ganância por posses.

Jesus falou que não é possível servir a dois senhores, a Deus e a Mamom ( Deus das riquezas), e acredito que isto deveria bastar para procurássemos viver contente com a nossa posição social, sem no entanto, deixar de buscar de forma sensata, melhores condições de vida.

A ostentação e comparação é um mal terrível, na verdade um pecado que se comete, e se não houver vigilância por parte do cristão, logo estará fazendo estas coisas que são próprias do homem sem Deus.

A nossa luta deve ser sempre no sentido de que não vivamos abaixo do padrão que temos condições de viver, como é o caso daqueles que vivem na mesquinharia, na avareza e acabam tendo uma vida sofrível, e nem também acima daquilo que é o nosso nível social, pois nesse caso também será cheio de transtorno a vida. É preciso reconhecer que a vida financeira pode unir ainda mais um casal, mas pode também ser o motivo de separação, por isso leve a sério o governo da tua casa.

Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida, ensina Salojmão em Provérbios 24:27.

Alguém disse: " Com ele eu moro até debaixo da ponte", porém a realidade é bem diferente, e a crise financeira tem se mostrado como sendo um dos principais motivos de separação. Não permita que a crise separe aqueles que Cristo uniu. Para tanto é preciso:

Planejamento antes do casamento, conforme orienta a bíblia em Provérbios 24:27 onde o sábio Salomão diz que antes de se casar é preciso acertar os negócios lá fora, preparar um campo, plantar uma lavoura e depois edificar a casa . Note que o casamento ficou para depois de tudo pronto. Dividas pagas, trabalho arrumado e aí sim, o casamento.

É preciso saber diferenciar "desejos" e "necessidades". Se as pessoas olharem para dentro de suas casas descobrirão “bugigangas” que compraram e que poucas vezes usaram. São utensílios de cozinha , espremedeira de nhoque, máquina de fazer pão, cortador de legumes, vassoura elétrica, espanador à bateria, enfim, um monte de coisas que pensaram ser uma necessidade e no fim era apenas um desejo.

Ter domínio próprio e não comprar nada por empolgação, pois diante de uma aquisição de um carro novo, por exemplo, há uma descarga de adrenalina tão forte que provoca alterações na nossa capacidade de usar a razão, a gente fica "cego" e acredita que é um bom negócio quando as vezes não é,ou pelo menos, não era uma boa hora para se comprar aquele bem.

Estabelecer prioridades e ser rígido nesse propósito, mesmo porque deve haver primeira a realização do "sonho a dois", antes do "meu sonho". Estabelecendo o que e quando comprar e cumprindo o que foi estabelecido, o casal não pulveriza e nem desvia o dinheiro e pode comprar algo de valor.

Comprar aquilo que põe dinheiro no bolso e não aquilo que tira dinheiro. Nossas compras devem ter sempre que possível o condão de investimento, na verdade, bom investimento.

Muitas vezes as pessoas adquirem muitas coisas que tiram dinheiro do bolso. No aniversário da filha o pai dá de presente um celular de última geração, aí eu pergunto quem irá pagar aquela conta? O pai, com certeza. Exemplo de bens que tiram dinheiro do meu bolso: querer um novo modelo de celular constantemente, comprar um carro mais novo, só que financiado; comprar objetos para dentro de casa que na loja tem alto preço, mas se for preciso vender não vale quase nada como, por exemplo: um tapete persa, equipamento de som residencial sofisticado, etc.

Exemplo de coisas que trazem dinheiro para o meu bolso: ações, títulos de capitalização, imóvel que gere renda, compra de empresa lucrativa para que outros administrem.Um conselho: Leia o Livro Pai Rico, Pai Pobre.

A idéia deve ser está: Este bem vai por dinheiro no meu bolso ou vai tirar. Qual é o retorno do investimento?

Tenha um orçamento, uma planilha de custo das despesas domésticas, para saber o quanto entra em casa, o quanto sai, e para onde está indo o seu dinheiro. Em caso de necessidade de contenção de despesas, saberá onde fazer os cortes. Empenhar em não se endividar, tendo sempre uma reserva para as emergências.

Nas compras de alto valor discutir com o cônjuge antes para uma avaliação mais abalizada quantos a valores, qualidade, marca, momento certo da compra, etc., para que também seja objeto de alegria para os dois e não de contenda.

Não contar com aquilo que ainda não está em suas mãos, para não ser surpreendido.

Em caso de crise, dialogue, discuta , combine, planeje, e cumpra com o plano, e lembre-se que a crise gera stress e as brigas tendem a aumentar. Busque a direção de Deus, lembrando que teu cônjuge não é o teu inimigo, o teu inimigo é a crise.

Não pulverize o dinheiro que sobra, guarde para comprar algo relevante

Alguns casais quando tem alguma sobra do salário, ao invés de guardarem, acabam gastando com coisas de pouca importância, de modo que pulverizam o dinheiro. É interessante guardar este pouco que sobra todo mês para comprar algo de maior valor e importância.

Sejam fiéis nos dízimos e ofertantes na casa de Deus

Cada um de nós individualmente somos responsáveis pela manutenção da Casa de Deus, sua igreja. E há benção prometidas para quem recebe com mansidão esta palavra. Quando eu me preocupo com a Casa de Deus, Ele se preocupa com a minha casa.

Aumente sua renda, crie oportunidades.

Quem observa o vento, nunca semeará, o que olha para as nuvens nunca segará. Ecl 11:4

Quando o dinheiro não está dando, só tem duas saídas, aumentar a renda e cortar despesas. Coloque uma nova atividade em oração e busque descobrir, use a criatividade, procure primeiro dentro de você mesmo, aquilo que você sabe fazer bem pode lhe trazer dinheiro.

Economize, corte despesas. Em situação normal você deve guardar 10% de sua renda. Em outros momentos mais críticos deve analizar e fazer cortes necessários ou possíveis.
Assim como há pessoas pobres e pessoas ricas há países pobres e países ricos. A diferença entre os países pobres e os ricos não é a antigüidade do país. Fica demonstrado pelos casos de países como Índia e Egito, que tem mil de anos de antigüidade e são pobres. Ao contrário, Austrália e Nova Zelândia, que há pouco mais de 150 anos eram quase desconhecidas, hoje são, todavia, países desenvolvidos e ricos.
A diferença entre países pobres e ricos também não está nos recursos naturais de que dispõem, pois o Japão tem um território muito pequeno e 80% dele é montanhoso, ruim para a agricultura e criação de gado, porém é a segunda potência econômica mundial: seu território é como uma imensa fabrica flutuante que recebe matérias-primas de todo o mundo e os exporta transformados, também a todo o mundo, acumulando sua riqueza.
Por outro lado, temos uma Suíça sem oceano, que tem uma das maiores frotas náuticas do mundo; não tem cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo; em seus poucos quilômetros quadrados, cria ovelhas e cultiva o solo quatro meses por ano já que o resto é inverno, mas tem os produtos lácteos de melhor qualidade de toda a Europa.

Igualmente ao Japão não tem recursos naturais, mas dá e exporta serviços, com qualidade muito dificilmente superável; é um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, que o converteu na caixa forte do Mundo.
Também não é a inteligência das pessoas a tal diferença, como o demonstram estudantes de países pobres que emigram aos países ricos e conseguem resultados excelentes em sua educação; outro exemplo são os executivos de países ricos que visitam nossas fábricas e ao falar com eles nos damos conta de que não há diferença intelectual.

Finalmente não podemos dizer que a raça faz a diferença, pois nos países centro- europeus ou nórdicos vemos como os chamados ociosos da América Latina (nós!!) ou da África, demonstram ser a força produtiva desses países.

O que é então que faz a diferença?

A atitude das pessoas faz a diferença.


E para nós que cremos em Deus, e sabemos que Ele não nos criou para vivermos na miséria e sofrimento, mas nos criou para a sua glória, e quando você cristão está vivendo uma boa vida, com paz, tranqüilidade, provisão, então, a sua vida está glorificando a Deus. Mas não se esqueça que as bençãos espirituais devem sempre, em ordem de importância, estar acima das bençãos materias, pois não somos da terra, somos do céu.

Acreditamos sim que Deus prospera o seu povo, mas geralmente trabalha com reação, ou seja, Deus reage diante de suas atitudes, quando você se levanta para realizar, para construir, então, Ele se levanta com você e faz de você um vencedor.
Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos se descobre que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida:

1. A moral como principio básico

2. A ordem e a limpeza

3. A integridade

4. A pontualidade

5. A responsabilidade

6. O desejo de superação

7. O respeito às leis e aos regulamentos

8. O respeito pelo direito dos demais

9. Seu amor ao trabalho

10. Seu esforço pela economia e investimento.


Alguns textos compolementares do tema:
Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca destes ouvidos à minha voz. Jeremias 22:2


E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.Dt 8:2.


Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.


Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as.E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens.Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.Dt 8:11-14

A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. Provérbios 28:20.


Quem enriquece à custa dos pobres ou dando presentes aos ricos acabará ficando pobre. Provérbios 22:16

colunas que sustentam um casamento: Transparência máxima, esse é o ideal.

Por Pr Ismael
E conheceu Adão a Eva, sua mulher...Gn 4:1

O texto diz que Adão conheceu Eva. Conhecer aqui tem o sentido de intimidade total, tem conotação sexual, mas também nos ensina que para quem quer viver como uma só carne, o que é uma conquista, é preciso conhecer verdadeira e profundamente o outro.

Um casal não deve viver com vida dupla, com coisas escondidas.É comum orientarmos casais onde um ou mesmo os dois fazem coisas sem que o outro saiba, porque se viesse a saber não permitiria. Outros tem guardado a sete chaves o valor do seu salário, não permite que a mulher saiba. E o que falar daqueles que têm senha no computador, senha no email, que guardam arquivos escondidos. Quem é fiel no pouco também será fiel no muito, quem é infiel no pouco , também será infiel no muito.

Alguns homens não deixam sua esposa se aproximar demais, para que não descubram suas fraquezas, muitos não deixam transparecer seus sentimentos porque isso pode passar a idéia de que é um fraco. Eu não conheço nenhum homem mais poderoso do que Jesus, a bíblia o chama de Deus Forte, Senhor do Senhores, Rei dos Reis, Leão da Tribo de Judá, no entanto, diante do túmulo de Lázaro ele se comoveu e chorou públicamente, e isso não fez dele alguém menor.

Quando leio o texto de 2Rs 4:8-23, a esposa está com o filho morto no quarto, pede ao marido que traga uma cavalgadura para que vá até o profeta Elizeu, e ele lhe pergunta o motivo e ela responde “Está tudo bem”, minimizando o problema. Eu chego a pensar que alguma coisa não ia bem naquele relacionamento, quem sabe não havia companheirismo, uma negligência paternal, ou falta de transparência, ela buscou resolver sozinha um problema gravíssimo e não compartilhou com o marido.

O cônjuge tem o direito de saber sobre você , seu coração, seus sentimentos, seus gostos e preferências, porque tudo isso contribui para um relacionamento saudável.

Tem o direito de saber sobre a vida do outro, mesmo porque já não são dois mais, mas um. Nós só somos um com nosso cônjuge quando temos muito do outro dentro de nós, de maneira que somos parecidos no nosso proceder, temos um mesmo sentimento.

Não pode haver coisas escondidas, a transparência deve ser total, quanto mais transparente melhor. Talvez seja muito difícil se chegar a 100% de transparência, porque pode ser que o outro não esteja preparado para saber tudo a respeito de seu cônjuge, mas que não haja coisas malignas sendo vividas no presente. Gosto sempre de dizer para minha esposa onde vou, o que vou fazer, como será. Faço todo empenho para que nada que eu faça desperte ciumes ou sentimentos negativos nela. Nossa conta bancária é conjunta, ela é quem administra minhas contas, não há nada que ela não saiba sobre nossa vida financeira, e assim , nas demais áreas de nossa vida.

Alguém me disse se fosse feito um filme sobre nós, incluindo aí os nossos pensamentos, não teríamos coragem de assistir publicamente, e é verdade. O mesmo aconteceria se escrevessem um livro, incluindo nossos sentimentos, sem cortes, certamente não teríamos coragem de autorizar a sua publicação.

O que é inaceitável é que se esconda atrás de medidas protetoras de nossa individualidade para assim viver uma vida dupla ou ao menos, uma vida de mentiras. A hipocrisia é um dos pecados mais horrendos que se possa haver, por isso que Paulo pregava que o amor seja não fingido.

Adão e Eva estavam nus, despidos um diante do outro e não se envergonhavam. Acredito que estavam nús fisicamente e emocionalmente também, pois não havia pecado, cobiças , desejos impuros. Esse é o ideal.

colunas que sustentam um casamento: Fidelidade sexual

Por Pr Ismael.


"Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?Que porção teria eu do Deus lá de cima, ou que herança do Todo-Poderoso desde as alturas?Porventura não é a perdição para o perverso, o desastre para os que praticam iniqüidade?Ou não vê ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos?Se andei com falsidade, e se o meu pé se apressou para o engano(Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade),Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer coisa,Então semeie eu e outro coma, e seja a minha descendência arrancada até à raiz.Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo,Então moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela,Porque é uma infâmia, e é delito pertencente aos juízes.Porque é fogo que consome até à perdição, e desarraigaria toda a minha renda."Jó 31:1-12

Neste texto nós observamos a seriedade com que Jó tratava a questão da fidelidade sexual. Ele não se permitia ser dirigido pelos seus olhos de cobiça, então fez um pacto consigo mesmo, de não olhar para uma mulher desejando-a.

Quero contar aqui um fato ocorrido. Um casal entrou numa Lanchonete da rede Macdonalds e solicitou dois lanches e ficaram aguardando no veículo. Quando os lanches chegaram, eles pagaram a conta, e se retiraram. Quando foram comer, já ao abrir a embalagem do lanche encontraram grande quantidade de dinheiro dentro daquela caixinha. De início se alegraram, mas em seguida, decidiram ir devolver o dinheiro para a empresa. Chegando lá, falaram do ocorrido com o gerente e então soube-se que o funcionário do caixa, costumava esconder a férias do dia em um caixinha de lanche e assim foi entregue de maneira errada para o casal.

Pois bem, o gerente ficou feliz demais, quis dar uma gorjeta para o casal que de pronto recusou, e então, disse que iria chamar o jornal local para fazer uma reportagem e assim exaltar o casal pela sua honestidade. Quando falou isso, o casal se assustou  e o rapaz disse: “Não faça isso, pois esta mulher que está comigo não é minha esposa, mas minha amante”.

Veja que ele foi honesto com o Macdonald, mas era desonesto com a esposa, infelizmente. A fidelidade deve alcançar todas as áreas de nossa vida.

Os cônjuges devem se empenhar em não dar lado para o adultério, pessoas que “brincam” de flertar com estranhos, colegas de trabalho, são pessoas que em algum momento irão se deparar com o adultério, pois o pecado é assim mesmo, primeiro se pensa sobre ele, depois entra no coração e na próxima etapa ele se concretiza. O próprio Diabo se encarrega de criar a oportunidade.

Tenho recebido cartas de mulheres que cairam no adutério e o sofrimento tem sido grande, algumas estão aí, tentando consertar o relacionamento, se submetendo a todo tipo de conflitos, de abuso verbal do marido traído, de choros e dores sem fim.

Interessante que Jó fala sobre o comportamento do adúltero, que se aproveita do escuro da noite e pensa que ninguém está vendo, é sempre assim mesmo, mas o mesmo diabo que cria a oportunidade é quem delata o caso para o cônjuge.

Vou transcrever aqui o depoimento de uma cristã casada que caiu no adultério e que hoje está lutando para recomeçar a vida, da maneira certa ( Deus a ajudará, eu sei.):

“Quanta sofrimento,quanta vergonha e choro,as lagrimas tem rolado dos meus olhos todos os dias, poderia definir como” pão de dores”, aflição,pelejas e guerras. Pastor, chego a pensar que nunca irá acabar esta angústia, penso que não tem mais jeito para mim, não há mais chance.Vou explicar o que aconteceu: Passado o primeiro ano do nosso casamento, eu fiz o que nunca deveria ter feito, ainda mais como uma serva de Deus, eu traí meu marido.O diabo me convenceu que eu tinha fortes razões para isso, ele deixou esses motivos de um tamanho gigante e eu caí, e fui direto para o abismo, deixei a Palavra, a conduta leal, o respeito por mim mesma e principalmente o temor a Deus. Hoje, pago um preço alto demais, e tem sido muito doloroso a ponto de querer desistir da vida. Tivemos um período de separação, aí então as oportunidades criadas pelo diabo e desejada pela minha consciência,se tornaram mais forte ainda, me  envolvi com outro homem e meu marido também arrumou uma outra, hoje estamos num processo de reconstrução, mas está muito difícil.” Eu continuei indo aos cultos,e chorava muito em todos que ia, porque sabia que estava errada ,até que um dia resolvi buscar a Deus, me arrependi e comecei a lutar pelo meu casamento e pelo meu esposo, e agora começou minha peleja de dores de parto,gemidos e muitos uivos.”

Agora, preste atenção neste versículo:

 “Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma.” Provérbios 6:32

A fidelidade sexual é uma das virtudes mais lindas que um ser humano pode possuir, pois é uma luta contra um dos maiores prazeres da vida, o sexo.
A não fidelidade é destruição, é tragédia emocional na certa. É muito difícil alguém se olhar no espelho a cada manhã e de repente olha para a imagem de um traidor, traidora, uma pessoa indigna e infiel, infelizmente é isto, é assim que acontece, salvo para quem não experimentou de Deus ainda, esse seus pecados tem cauterizado suas mentes e já não há mais dor.

Acredito que é um valor que os pais devem estar inculcando no coração dos filhos, ensinando os meninos e as meninas a serem fiéis aos namorados, como que um treinamento para a vida conjugal.

E lembre-se que o casal deve passar tempo juntos, outro dia, vi uma atriz global dizendo que tinha mais intimidade com um determinado ator do que com seu marido, visto que eles não se encontravam, não tinham tempo um para o outro, ao passo que com o colega ator ela estava sempre contracenando e tendo então intimidades com ele. Passado alguns dias, vem a notícia, ela se separou do marido, e olha que era um casal admirável com mais de vinte anos de casamento.

Outros textos:

Assim como o olho do adúltero aguarda o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto, Jó 24:15


Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. Levítico 20:10


O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal! Provérbios 30:20


Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Provérbios 6:26


Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Provérbios 5:3


E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha? Provérbios 5:20
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...