SEGUIDORES

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pais e sogros: É preciso deixá-los, é preciso honrá-los.

Por Pr Ismael.


Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12.18



Todo casal tem uma família primária, que é formada pelos dois e seus filhos, e uma família secundária que são seus pais e sogros , cunhados e irmãos. 
A nossa maior preocupação e foco deve ser família primária, entretanto, nossos pais e sogros, irmãos e cunhados, também fazem se constituem em nossa família.
E a Bíblia, nosso livro de fé e de prática de vida, tem alguma coisa a dizer a esse respeito. Ela diz por exemplo que em dependendo de nós, quando for possível, tenhamos paz com todos. Também diz que quem não cuida bem dos de sua casa, de sua família, é pior que o incrédulo e tem negado a fé. Esses dois textos seriam mais do que suficientes para que nós pudéssemos balizar nossas posturas, escolhas e sentimentos com relação aos nossos familiares.
Raras vezes as pessoas se dão conta que muita coisa boa deixa de acontecer e que muita coisa ruim passa a acontecer quando quebram esses princípios de Deus para a família.
Geralmente, as pessoas imaginam que o fato de estar alimentando rancores contra  a família secundária não tem implicações sobre a sua família primária, mas é um grande engano.
 Não é possível construir um lar sólido, ter um bom relacionamento conjugal, onde o prazer e a alegria estejam presentes, sem que as premissas de Deus sejam observadas. Ele trabalha com princípios e valores, existe um padrão de Deus para o relacionamento familiar e fora dele não há solidez.
Creio que casais vivem com a vida em desordem, muitas vezes, porque não se empenham em manter um relacionamento saudável com os velhos da casa. 


Olha, com relação a eles, há duas coisas que precisam  ser observadas:


-Deixar e Honrar.

O casal precisa deixar pai e mãe, sair da dependência, construir com seu cônjuge uma nova família, entretanto, deve honrar os mesmos. 
Veja que interessante, tem-se  que  deixar, porém, não abandonar, maltratar, distratar, negar, ou qualquer outro tipo de negação.
É verdade que em alguns casos, o amor acaba não sendo merecido, mas ainda assim, é necessário que se ame.
Tenho crido, que uma pessoa, depois que gerou filhos, já envelheceu, ela alcança uma posição que lhe permite falar algumas coisas com as quais não concordamos, não gostamos, mas que temos que engolir a seco ou com gourmet. É como se ela tivesse um alvará, uma licença para errar conosco.
Isso é muito pessoal, mas tem sido útil em minha vida. Brinco com Cleire,minha esposa,  quando uma senhora de idade  avançada fala alguma coisa que eu não gosto,digo: "Tudo bem, ela pode falar assim, adquiriu o direito de falar o que quiser...".
A minha esposa sempre honrou minha mãe, já falecida. Eu tenho honrado seus pais. Isso tem sido bom para nós dois, temos tido paz entre nós, nossos filhos vêm a forma como tratamos nossos velhos, e um dia quando formos velhos, cremos que seremos tratados com a mesma consideração.
Jesus quando nos mandou amar o nosso próximo, não disse que deveríamos amá-los se eles fossem pessoas amáveis, não. 
E honrar alguém é colocá-lo num lugar de destaque, quem sabe num pedestal da nossa existência, no alto do pódium, é fazer-lhe o bem mesmo que não mereça,  como um princípio a ser obedecido. Isso acaba sendo uma maneira de se honrar o próprio Deus. E Ele disse: "Aqueles que me honram, eu honrarei, aqueles que me desprezam, eu desprezarei". 

Pense nisso. Fique com Deus, fique em família.

domingo, 30 de outubro de 2011

Chique mesmo é crer em Deus.


Por Glória Kalil


Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas.
Muito mais que um belo carro Italiano.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo.
Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando 
estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem 
brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações 
inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.
É lembrar-se do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais!
Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.

É "desligar o radar", o telefone, quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!

Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que 
salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo... falsidade.

Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não 
aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.

Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!

Porque, no final das contas, 
chique mesmo é Crer em Deus!

Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tornam humanos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...