SEGUIDORES

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pais e filhos vivendo segundo a direção de Deus.

Por Rev.Hernandes Dias Lopes, site: http://www.Hernadesdiaslopes.com.br

INTRODUÇÃO:

Referência: Efésios 6.1-4

• Contexto histórico – Quando Paulo escreveu esta carta aos efésios, estava em vigência no Império Romano o regime do pater postestas. O pai tinha o direito absoluto sobre o filho: podia casá-lo, divorciá-lo, escravizá-lo, vendê-lo, rejeitá-lo, prendê-lo, e até matá-lo.
• A revolução hippie – Hoje estamos vivendo o outro extremo. Na década de 60 irrompe com os hippies uma explosão de revolta a toda instituição e autoridade. A autoridade dos pais também foi afetada. A família está acéfala.
• Considerando o assunto – Se o nosso cristianismo não é capaz de mudar o nosso relacionamento com a nossa família, ele está falido. É impossível ser um jovem fiel, abençoado, cheio do Espírito sem obedecer os pais. Ilustração: Mahatma Gandi: “Você é do tipo que me entoa canções, mas não obedece os meus ensinamentos”.

I.O DEVER DOS FILHOS COM OS PAIS – V. 1-3

• O apóstolo menciona três motivos que devem levar o filho a ser obediente aos pais.

1. A natureza – v. 1 – “Filhos obedecei a vossos pais… pois isto é justo”
• Obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os maralistas pagãos, os filósofos estóicos, a cultura oriental (chineses, japoneses e coreanos), as grandes religiões como Confucionismo, Budismo e Islamismo defendem essa bandeira.
• A desobediência aos pais é um sinal de decadência moral da sociedade e um sinal do fim dos tempos – Rm 1:28-30; 2 Tm 3:1-3.

2. A lei – v. 2-3 (Ex 20:12; Dt 5:16)
• Honrar é mais do que obedecer – Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também amor, respeito e cuidado pelos pais. É possível obedecer sem honrar. Ilustração: o irmão mais velho do filho pródigo. Filhos que não cuidam dos pais na velhice. Filhos que trazem flores para os pais depois que morrem.
• Honrar pai e mãe é honrar a Deus – Lv 19:1-3 – A desonra aos pais era um pecado punido de morte (Lv 20:9; Dt 21:18-21). Resistir a autoridade dos pais é insurgir-se contra a autoridade do próprio Deus. Ilustração: O seminarista Milton Ribeiro – queria ir para o seminário. Seu pai não deixou. Orou. Deus mudou o coração do pai. Ver ainda Gn 37:13.
• Honrar pai e mãe traz benefícios – Ef 6:2-3 –
a) Prosperidade – No Velho Testamento as bênçãos eram terrenas, temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo.
b) Longevidade – Um filho obediente livra-se de grandes desgostos. Vejamos por exemplo algumas coisas importantes: 1) Ouvir os pais – Quantos desastres, casamentos, perdas, lágrimas e mortes não teriam acontecido se os filhos escutassem os pais. Exemplo: Sansão; 2) Ter cuidado com as seduções – (Pv 1:10) – drogas, sexo, namoro, abandono da igreja e amigos;

3. O Evangelho – v. 1 – “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor”.
• Cl 3:20 fala que os filhos devem obedecer aos pais em tudo. Mas Ef 6:1 equilibra dizendo que devem obedecer no Senhor.O que Paulo está ensinando? Os filhos devem obedecer aos pais porque eles são servos de Cristo. Eles devem aos pais por causa do relacionamento que eles têm com Cristo.
• Em Cristo a família é resgatada à plenitude do seu propósito original. Nossos relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor. Porque estamos em Cristo, nossos relacionamentos são purificados do egocentrismo ruinoso. Os filhos aprendem a obedecer os pais porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3:20).

II. O DEVER OS PAIS COM OS FILHOS – V. 4

• Paulo exorta os pais não a exercer a sua autoridade, mas a contê-la. Mediante o pátria potestas o pai podia não só castigar os filhos, mas também vender, escravizar, abandonar e até matar seus filhos. Sobretudo, os fracos, doentes e aleijados tinham pouca chance de sobreviver.
• Paulo ensina, entretanto, que o pai cristão, deve imitar outro modelo. A paternidade é derivada de Deus (3:14-15; 4:6). Os pais humanos devem cuidar dos filhos como Deus Pai cuida da família dele.

1. Uma exortação negativa – v. 4 – “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira”.
- A personalidade da criança é delicada e os pais podem abusar de sua autoridade, usando ironia e ridicularização.
- O excesso ou ausência de autoridade provoca ira nos filhos – Ef 6:4
- O excesso ou ausência de autoridade leva os filhos ao desânimo – Cl 3:20.
- Cada criança é uma pessoa peculiar e que precisa ser respeitada nas suas individualidades.
- Os pais podem provocar a ira dos filhos quando:
a) Por excesso de proteção – exemplo da águia.
b) Por favoritismo – Isaque, Jacó
c) Por desestímulo – não consegue agradar os pais
d) Por não reconhecer a diferença dos filhos
e) Por falta de diálogo – Davi e Absalão
f) Por meio de palavras ásperas ou agressão física
g) Por falta de consistência na vida e na disciplina – Pais como espelho.

2. Exortações Positivas – v. 4
2.1. Os pais devem cuidar da vida física e emocional dos filhos – A palavra CRIAR “ektrepho” significa nutrir, alimentar. É a mesma palavra que aparece em (5:29). Calvino traduziu essa expressão como: “Sejam acalentados com afeição”. Hendriksen: “Tratai deles com brandura”. As crianças precisam de segurança, limites, amor e encorajamento. Os filhos precisam não apenas de roupas, remédios, teto, educação, mas também de afeto, amor, encorajamento.

2.2. Os pais precisam treinar os filhos através da disciplina – A palavra DISCIPLIA “paidéia” = treinamento por disciplina. Disciplina por meio de regras e normas, recompensas e se for necessário castigo (Pv 13:24; 22:15; 23:13-14; 19:15). Só pode disciplinar (fazer discípulo) quem tem domínio próprio. Que direito tem um pai de disciplinar o filho se ele mesmo está precisando ser disciplinado.

2.3. Os pais precisam encorajar os filhos através da palavra – A palavra ADMOESTAÇÃO “nouthesia” = educação verbal. Educar por meio da palavra falada. É advertir e estimular.

2.4. Os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos – A expressão “no Senhor” revela que os responsáveis pela educação cristã dos filhos não é a escola nem a igreja, mas os próprios pais. Por detrás dos pais está o Senhor. Ele é o Mestre e o administrador da disciplina. A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas que cheguem a conhecer o Senhor e a obedecer-lhe Dt 6:4-8.

Rev. Hernandes Dias Lopes

O papel do homem como marido, pai e sacerdote.

Por Pr Estevan Hernandez Lopes, site http://www.hernandesdiaslopes.com.br/-Publicado com autorização.

INTRODUÇÃO
Gênesis 1:27; Lc 12:48; Tg 3:1
Ao pensarmos no papel do HOMEM DE DEUS no lar devemos sempre nos lembrar que o homem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança e por isso devemos sempre:
- procurar ser perfeitos (fazer o melhor possível) no cumprimento de nossos deveres;
- assumir uma postura responsável diante de Deus, confiando inteiramente em Sua graça.
Assim haverá um equilíbrio entre nossos esforços e capacidades.

O PAPEL DO HOMEM COMO MARIDO
Como marido o homem cristão tem o dever de desempenhar BEM essas 4 áreas básicas em seu relacionamento conjugal.

SER CABEÇA COMO CRISTO - Efésios 5:23,25.


Certamente essa é a tarefa mais difícil de ser cumprida pelo marido cristão, pois ser comparado a Cristo requer de nós muita responsabilidade. Ser cabeça da esposa como Cristo é da igreja significa ser o líder do lar como Cristo é da igreja, e Ele se sacrificou pela igreja demonstrando sua justiça e amor. Precisamos exercer um tipo de liderança que tenha como base o amor e a justiça de Deus, ainda que seja necessário algum sacrifício. O marido deve cuidar de sua esposa como Cristo cuida da igreja, suprindo suas necessidades, provendo o que ela necessita, deseja e gosta. Nós maridos, temos o dever de desenvolver esse tipo de amor que Cristo tem por sua igreja, o amor ágape, incondicional, ativo, que se auto-sacrifica quando necessário. Certamente nós somos incapazes de atingir o nível que o Senhor Jesus atingiu em sua perfeição, mas temos o dever de amar nossas esposas desse modo, tão elevado, e oportunidades não faltarão. Uma relação no amor assim só pode ser desenvolvida com o passar do tempo, no cotidiano, na vida prática e não só de palavras, pois o amor de Cristo é um amor prático, verdadeiro. O que adianta dizer “eu te amo” e não demonstrar isso na prática?

VIDA SEXUAL FRUTÍFERA - Gênesis 2:23,24; Pv 5:18; Ec 9:9; Mc 10:8.

Ter uma esposa é uma dádiva, é alcançar a benevolência de Deus (Pv 18:22). Adão ficou feliz quando viu Eva “esta afinal...”. Uma só carne significa a união física do casal, mas não é só isso, representa a união no lar a partir do casal, e o marido precisa desempenhar seu papel de líder cristão para que essa união se realize de um modo real. Existem casais que vivem uma desunião total, e acredito que na maioria dos casos essa desunião tem origem na cama, ou seja, numa vida sexual infrutífera. Quando não há satisfação de ambas as partes, surgirá um sentimento muito forte de frustração, desamor. O marido cristão deve encarar como sua obrigação, e uma fonte de prazer, fazer sua esposa feliz, inclusive na questão sexual, e não apenas pensar em si mesmo, como quem "exige seus direitos" egoisticamente, e pasme, isso existe! Sabemos que o homem é diferente da mulher em seus sentimentos e emoções, a mulher gosta de receber carinho e ouvir palavras de amor, enquanto que nós homens por natureza somos mais diretos, objetivos, às vezes parecemos até meio insensíveis. O marido deve trabalhar um ambiente familiar que propicie o amor, e isso não é feito minutos antes, mas deve ser criado no transcorrer do (s) dia (s). É preciso tomar cuidado para não se confundir sexo com amor, são duas coisas distintas que se complementam no casamento. É como um jardim que cuidamos, regamos, adubamos, retiramos as ervas daninhas, para que possa florescer e tornar-se um lugar agradável e prazeroso. O marido deve ser cavalheiro, educado, bondoso para com sua esposa, isso é demonstração de amor (1 Pe 3:7). Assim o casamento será renovado e solidificado através de um relacionamento verdadeiro, como janelas que são abertas para trocar o ar da casa depois de um período fechada. Essa esposa jamais se sentirá um "objeto", se sentirá amada, valorizada por seu esposo. E esse esposo não se sentirá desvalorizado ou incapaz, mas será feliz por ter realizado plenamente seu papel.

FIDELIDADE – Êxodo 20:14; Jó 31:1.
Hoje em dia isso é muito questionado na sociedade, daí o grande número de separações até entre casais cristãos. Mas o que rege as nossas vidas é a Palavra de Deus e devemos cumpri-la. Mais que nunca nós homens precisamos vigiar, pois o pecado está em toda parte. Santificação, auto-controle - se não santificarmos nossos olhos parece que eles podem criar vida própria. Imagino como se sentem aquelas esposas cujos maridos sequer disfarçam quando passa uma mulher bonita. A fidelidade é o que mantém a confiança mútua, mas atualmente as pessoas dão mais valor à auto-satisfação a qualquer preço, para essas pessoas não importa se o casamento será destruído, o que importa é ter prazer. Ilustração: pesquisa feita sobre a traição onde a maioria das pessoas, em tom de brincadeira, disseram diante das câmeras que haviam traído e que trairiam novamente. É exatamente o que ocorre em muitos lares, muitos tratam dessa questão como se fosse uma brincadeira, um jogo onde se ganha e se perde, e já houve quem chamasse isso de “jogo do amor”. Em se tratando de fidelidade precisamos repensar nossos conceitos quanto ao poder da mídia – TV, internet, revistas, jornais, etc. Jesus disse que se olhar e cobiçar já adulterou no coração. O marido cristão precisa ser fiel a sua esposa.

AUTORIDADE COM RESPEITO, DIGNIDADE, CONSIDERAÇÃO
Gn 3:16; Ef 5:22,24; 1 Pedro 3:7
A mulher é mais frágil que o homem, Deus impôs isso sobre ela. No entanto a Bíblia manda que haja discernimento, consideração e dignidade no tratamento do marido para com sua esposa, significa que o marido não deve usar de sua autoridade sobre a esposa para justificar maus tratos, sejam eles verbais ou não. "Herdeiros da mesma graça" significa igualdade perante Deus em termos de salvação, pensamento contrário aos preceitos machistas ou feministas da sociedade, ou seja, não deve haver competição de autoridade e sim entendimento bíblico. O marido tem autoridade e por isso tem maior responsabilidade, e o contexto de Efésios diz para exercermos essa autoridade como Cristo o faz conosco, sua igreja. Assim a vida de oração será preservada, e certamente isso é primordial no lar cristão pois sem a espiritualidade essa relação tornar-se-á árida e talvez seja esse o motivo pelo qual muitos casamentos estão se acabando, esqueceram-se que casamento cristão é casamento a 3: DEUS, marido e esposa.

O PAPEL DO HOMEM COMO PAI.

O fracasso de Davi em (2 Samuel 11-18) adultério, não viu a situação dos filhos, incesto, assassinato, rebelião... Culmina em 18:33 com a morte de Absalão e o sentimento de remorso e culpa de Davi. Não precisamos chegar nesse ponto, se bem que acontece muito, basta seguirmos fielmente a Palavra de Deus e obedecer o que o Senhor nos diz a esse respeito. Se o pai cristão cumprir os seus deveres conforme relacionados abaixo, estará trabalhando para que seu lar seja um manancial de bênçãos.

SUSTENTO – Gn 3:17b, 19; Sl 127:2; 128:2,4 .

Vivemos dias difíceis nos quais a mulher e os filhos muitas vezes precisam trabalhar para que haja uma complementação da renda familiar, no entanto o pai precisa ser o exemplo de esforço, dedicação, honestidade, hombridade, administração, determinação e auto-negação. É preciso muito cuidado com dívidas, prestações, parcelamentos, cartões de crédito, cheque especial, etc. Procure comprar tudo a vista, se não for possível então guarde o dinheiro e compre depois, é melhor do que se endividar sem saber como será o amanhã. Não podemos ficar reclamando do aumento dos preços e administrar mal o nosso salário. Não é coerente falar mal do governo e não se esforçar por uma vida melhor no lar. Os filhos tem sonhos e desejos; é viver fora da realidade pensar que seus filhos não querem vestir-se bem, usar bons calçados, passear, comer fora, viajar, etc. Além disso todos os pais desejam ter um bom plano de saúde, casa própria com carro na garagem, ver seus filhos se formando, etc. Ser um bom pai não é ter muito dinheiro, mas saber viver bem com o que tem, orar e lutar por dias melhores, ser feliz e grato a Deus por tudo que Ele tem dado e confiar que Ele pode abençoar sua família.

Cabe também aos pais encaminhar e acompanhar seus filhos nos estudos e mercado de trabalho para que não se tornem preguiçosos. Os pais devem se preocupar em desenvolver nos filhos a visão, o sonho e a fé, para que o seu futuro de suas famílias seja planejado e construído de modo a que progridam, cresçam, almejem uma vida melhor, sem no entanto se escravizarem. O que eles são em casa certamente serão no emprego. Como é seu filho? Responsável ou negligente? Disposto ou preguiçoso? Compassivo, companheiro ou egoísta? Desonesto? Invejoso? Observe como seus filhos se comportam em casa, é sua responsabilidade ajudá-los a mudar, amadurecer, crescer. Não é correto dar tudo fácil, de mão beijada para os filhos, é preciso ensina-los a acreditar e conquistar seus sonhos, com oração, fé e trabalho. Ilustração: o trabalhador no sol quente e o vagabundo na praia.

TESTEMUNHO – Tg 1:22-25; 1 Rs 9:4; 2 Cr 17:3. Os filhos desde a mais tenra idade olham para seus pais buscando neles o referencial do que é justo e correto. Se seus pais falham e não pedem perdão eles sentem-se injustiçados. É muito fácil exigir mas o lema " faça o que eu mando e não faça o que eu faço" não funciona, pelo contrario causa revolta e o sentimento de o cristianismo é hipocrisia. Na vida de muitos pais talvez seja mas não na vida daquele pais comprometido com o testemunho que deve dar não somente na igreja, no trabalho, na rua, etc., mas dentro de casa principalmente.

DISCIPLINA – Ef 6:4; Hb 12:4-8. Disciplinar não é só para as crianças, a Bíblia diz que o pai que ama disciplina. Não se trata somente de surra, se bem que de vez em quando Deus nos dá umas boas varadas quando precisa, e que bom saber que somos filhos dEle. Mas disciplinar pode ser um castigo, uma boa conversa, etc. Disciplinar é educar e isso é dever dos pais, educar seus filhos. Muitos pais hoje em dia estão des-educando seus filhos. O texto bíblico diz disciplina e admoestação, ou seja, antes que seja necessário disciplinar nós já devemos estar admoestando, falando, alertando, orientando, exortando em amor, avisando dos perigos e consequências, ou das responsabilidades que se tem quanto a tudo que se fizer ou deixar de fazer.


AMOR – Sl 103:13; Lc 15:20,31,32. O amor é a base de um lar saudável, por isso nós pais precisamos amar nossos filhos com o mais profundo amor. Isso não é sinônimo de presentes e mimos mas de atitudes verdadeiras que nos aproximem cada vez mais de nossos filhos. Os pais precisam ser os melhores amigos de seus filhos, aqueles a quem seus filhos vão confidenciar segredos, alegrias e dores. Mesmo quando for necessário disciplinar, conforme dito acima, não podemos nos esquecer do amor. Ilustração: a estória do pai que para salvar seu filhinho de um crocodilo feriu seus braços com as unhas. Precisamos segurar firme nossos filhos pois os monstros das drogas, da promiscuidade, criminalidae, homossexualismo, etc,. estão soltos no mundo. Essa visão que pregamos vai totalmente contra os preceitos do neo-liberais, no entanto amor não é deixar os filhos fazeremo que desejarem (horários, lugares, amigos) mas protegê-los. Assim eles se sentirão amados, protegidos, mesmo que reclamem em seu íntimo eles sempre saberão que seu pai se importa, se preocupa com eles. É dever nosso também criar um ambiente saudável no lar, permeado de amor e respeito, onde sinta-se prazer em estar. Infelizmente em alguns lares vive-se um ambiente de guerra e desamor.

HUMILDADE – Lc 12:42-46; Jo 13:1,5. Nós pais não podemos confundir autoridade com usurpação, não pode haver algum tipo de abuso de autoridade. Ser líder cristão é ser um servo, e esse princípio também se aplica no lar. O servo da parábola não foi nada humilde, mas espancava e maltratava seus liderados, ele foi classificado como um infiel. E fica aqui implícita a certeza de que o Senhor virá e pedirá contas. Jesus é o nosso exemplo máximo de humildade quando lavou os pés dos discípulos, e nós pais também devemos lavar os pés de nossa família, servindo-os de todo nosso coração, liderando com humildade. Isso não significa deixar tudo virar uma bagunça, pelo contrário, Jesus nos provou que é ordeiro e decente, basta ler a Bíblia e ver. No lar cristão a humildade é o referencial daquele que possui autoridade.

SABER LIDAR, ENTENDER - Cl 3:21. Muitas vezes não é fácil lidar com os filhos, muitos deles estão contaminados pelo vírus da rebeldia, do orgulho, da prepotência, arrogância, etc. Se essa é a realidade de algum lar é preciso ter muita sabedoria para não potencializar essa situação. Do contrário precisamos vigiar para não gera-la. A dissenção entre pais e filhos é a causa de muitos males nos lares, mas o desejo de Deus é que haja restauração entre pais e filhos sempre que for necessário, para que haja comunhão - Ml 4:6. Façamos nossa parte. É necessário saber lidar com os filhos, sejam eles jovens, adolescentes ou crianças. Precisamos trabalhar para que haja comunhão, entendimento, entre nós e nossos filhos. Coloque-se no lugar de seu filho de vez em quando e tente sentir novamente a angústia que você sentia quando era rejeitado por um grupo de amigos ou quando era taxado de burro ou idiota por não querer ficar com alguma garota por ser crente. Hoje para nós é fácil lidar com certas situações, mas naquele momento era terrível, desesperador. Então queira ser o amigo no qual seus filhos vão confiar e saber que está sempre pronto para ajudar. Lembremo-nos que Deus é um Deus de justiça e graça, é necessário equilíbrio entre lei e graça.

O PAPEL DO HOMEM COMO SACERDOTE DO LAR
Essa talvez seja a área em que mais pais falham. As duas primeiras partes apesar dos pesares são mais práticas no nosso relacionamento diário com a família, mas nessa terceira parte está o elemento espiritual, e é justamente aí que não podemos fraquejar, pois daí vem a bênção da presença de Deus no lar de um modo muito real, claro, prático, perceptível... A Bíblia diz em Mateus 16:26 "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?". Com base nesse pensamento podemos dizer também: de que adianta ter carro novo e os filhos desviados do caminho do Senhor? De que adianta ter casa própria e uma esposa infeliz dentro dela? De que adianta ser religioso e ter um lar em contendas?

SANTIDADE AO SENHOR – Êxodo 28:36; Levítico 20:7; 1 Pedro 1:16. No VT o sacerdote entrava no Santo dos Santos vestindo uma roupagem especial, e com uma corda amarrada em seu corpo e em sua roupa havia alguns sinetes que faziam barulho toda vez que ele se movimentava. Caso ele morresse diante da ira de Deus por causa do pecado, o ruído dos sinetes não seria mais ouvido e os demais puxariam seu cadáver para fora, para não entrarem e serem consumidos também. Precisamos temer a Deus pois Ele não mudou, Ele é fogo consumidor Hb 12:29; Mt 18:6. Como sacerdotes devemos nos zelar por nossa liderança cristã no lar e lembrar que somos responsáveis diante de Deus, e que vamos prestar contar a Ele – Lc 12:48. Precisamos levar Deus MAIS a sério, aliás, todo homem de Deus amadurecido é facilmente notado por sua responsabilidade perante o Pai celestial que se faz visível em suas atitudes. Irmãos, nossa esposa e filhos sabem muito bem que tipo de pessoa nós somos em casa. O que e como falamos, como reagimos e como nos comportamos. Mas nosso Deus nos vê 24 horas por dia, e Ele vê não apenas o exterior, Ele vê nosso coração 1 Sm 16:7.

ORAÇÃO, INTERCESSÃO PELA FAMÍLIA - Jó 1:5; Tg 5:16b. Necessitamos orar apresentando nossa família diante de Deus em oração, essa era uma das funções dos sacerdotes no Velho Testamento. Orar pode parecer tarefa muito fácil mas não é, exige fé, dedicação e vontade, uma tomada de atitude. É muito fácil fazer uma oração, mas ter uma vida de oração é diferente, levamos a uma vida para aprender e ainda estamos aprendendo e sujeitos a falhas e ao desânimo. Mas Deus é um Pai amoroso e sempre nos fortalece em nossas fraquezas e dificuldades, somente através de seu poder é possível vencer o fracasso, o desânimo, o cansaço físico, emocional e espiritual. Ele é a fonte das águas vivas que sacia nossa sede da alma e nos refaz (Jr 2:13). Na Constituição da IPB, no momento do batismo os pais prometem orar com seus filhos e por eles.

ENSINO DA PALAVRA DE DEUS E CRESCIMENTO ESPIRITUAL - Dt 6:6,7; 11:19; Js 24:15; Pv 1:8; 2:1-6. Como homens de Deus precisamos ensinar a Palavra de Deus em nossa casa, e não relegar essa responsabilidade ao pastor e ao professor da Escola Dominical. Para isso não precisa ser pastor ou fazer seminário, basta apenas se esforçar e desejar crescer, não se acomodar:
· sendo um leitor assíduo da Bíblia Sagrada – Jr 29:13
· sendo um freqüentador assíduo dos cultos e da Escola Dominical – Hb 10:25; Sl 122:1
· tirando suas dúvidas com o pastor da igreja, ou algum presbítero ou líder capaz – At 8:30,31
· orando pedindo crescimento ao Senhor e Ele se encarregará de dar o crescimento necessário a cada um, conforme Tg 1:5,6.

CADA PAI UM "PASTOR", CADA LAR UMA IGREJINHA - Js 24:14,15; 1 Tm 3:4,5. Ilustração: a história da mulher que chega na igreja com as malas. Cada homem cristão deve se enxergar como pastor de seu lar, desse modo cada lar seria uma pequena igreja, guardando-se as devidas proporções, claro. A questão que levanto aqui é: por que é tão fácil sermos diferentes na igreja daquilo que somos em casa? Alguém já disse que em casa é que somos de fato nós mesmos. Mas nesse caso será que estamos sendo religiosos, hipócritas? É claro que casa é casa e igreja é igreja, mas onde está o culto doméstico? Onde está nossa leitura individual da Bíblia? A Palavra de Deus tem espaço em nossos lares? Ou será que a televisão ocupa todo espaço? E quanto a vida de oração, o que dizer? Será que encaramos esse tipo de vida cristã como fanatismo? Quando falamos dessas coisas pensamos "estou sem tempo, estou cansado, Deus vai entender", mas será que vai ser sempre assim? E nosso procedimento no lar, como é? Creio que é possível SERMOS verdadeiros servos uns dos outros em nossos lares assim como somos na igreja, a começar em nós, pais, vermos nossos filhos (e a esposa também, por que não) como nossas ovelhas, ou melhor, ovelhas do Senhor mas que temos o dever de cuidar, alimentar, sarar, ajudar a crescer conduzindo-os a Cristo.


CONCLUSÃO
Numa sociedade tão desestruturada, onde a Bíblia é tão desprezada, a prostituição, as drogas e a criminalidade só aumentam, pesquisadores chegam à conclusão de que o problema da sociedade começa nos lares. Como cristãos temos uma grande responsabilidade, a de apresentarmos um lar diferente do padrão que o mundo tem, um lar verdadeiramente cristão. Pesa sobre nós, HOMENS DE DEUS a responsabilidade de liderar e conduzir nossas lares nesse caminho. Precisamos acordar de nossa letargia espiritual e assumir nossa responsabilidade diante de Deus. Grande é o número de esposas que assumem o papel de sacerdotiza do lar devido a situação que passam onde seus companheiros ainda não assumiram essa postura. Certamente serão dadas todas as desculpas e explicações e no final virão as justificativas de que ninguém é perfeito (e isso também é verdade). Também é certo que a esposa tem seu papel de companheira e líder do lar, junto com seu marido, mas a nossa reflexão é no sentido de assumirmos nosso papel como HOMENS DE DEUS e fazermos nossa parte de modo digno do Senhor. Se já temos feito isso vamos então nos preocupar em melhorar e não nos incharmos pensando que estamos ótimos. Se não temos nos esforçado corretamente vamos nos humilhar diante de Deus pedindo Seu perdão e vamos começar a partir de hoje. Lembremos sempre que tudo isso só é possível através da graça de Deus em nós e que sem Ele não somos nada. Que Ele nos ajude, a Ele toda glória

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pastor Ismael Roselei de Carvalho e Pastora Cleire Mora de Carvalho


Somos Pastores de uma Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Bernardino de Campos, interior do Estado de São Paulo.

Somos também editores do blog http://casadosemcristo.blogspot.com e http://aconselhamentoparacasal.wordpress.com, ambos temáticos para o casamento cristão.

Casados há 24 anos, com 02 filhos adolescentes e 03 ainda crianças, sendo estes últimos, filhos do coração.

Trabalhamos com casais há mais de 13 anos.


Endereço para contato:
i.rcarvalho@ig.com.br
MSN ircarvalho1hotmail.com
Fone 14-33461588



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...