SEGUIDORES

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conversando sobre namoro e virgindade.

Por Pr Ismael

Dt 30:19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,


Essas palavras foram ditas por Deus a Moisés, e servem para todas as áreas da nossa vida.

Deus estava dizendo, escolha, mas escolha bem para que você viva.

Com relação a namoro e noivado, muitos já escolheram, e escolheram bem e estão vivendo. Mas outros , escolheram mal e agora não conseguem se libertar de uma paixão que seria melhor não ter acontecido.


Há pessoas que passam pela nossa vida e não deixam marcas, simplesmente passam. Já outras, passam pela nossa existência e produzem marcas em nosso ser para toda a nossa vida, para o bem ou para o mal.

Fico triste e ao mesmo tempo impressionado ao saber que tantos jovens evangélicos, mesmo conhecendo alguns princípios para se fazer a escolha de um namorado, acabam escolhendo mal e sofrendo com isso.

Alguns sofrem por um curto período de tempo , mas já outros, sofrem por toda uma vida.

Eles primeiro se apaixonam de forma avassaladora, se entregam de corpo e alma, algo assim fora do controle da razão, e de repente descobrem que compraram gato por lebre, mas acreditam que dá prá mudar, que o gato ainda vai virar lebre.

Só prá ilustrar e mudando um pouco de bicho, quero contar uma rápida história do lobo que quis ser ovelha.

Ele observava as ovelhas e percebia que elas viviam em paz, tranquilas, com as necessidades supridas, e então, começou a desejar mudar de vida, quis ser uma delas.

Arrumou uma pele de ovelha, jogou sobre os lombos, mudou a voz, procurou ficar o mais parecido possível com uma ovelha.E assim foi se aproximando devagarzinho do rebanho, até que enfim, conseguiu fazer parte daquele grupo.

Ele já conseguia falar como ovelha, usava os mesmos jargões, pegou os trejeitos de ovelha, até berrava como uma. O difícil para ele era a comida, comer capim não estava sendo fácil, mas estava tentando e acreditando que daria certo o seu plano.

Ele por saber que era diferente, fez de tudo para impressionar o grupo de ovelhas e assim conquistou a sua confiança. Mas uma noite, já não agüentando mais comer capim, deu uma fugida, e com facilidade se aproximou de um grupo de ovelhas e tirando a sua capa de ovelha, comeu uma linda e gorda ovelhinha daquele grupo.

Feito isto, rapidamente, se refez de suas vestes de ovelhas e voltou para o seu aprisco. Algumas ovelhas notaram a sua ausência, mas não se deram conta da gravidade do problema, outras até viram que tinha manchas de sangue no canto da boca, mas também não quiseram se certificar de nada.

E assim ele foi levando a vida no meio das ovelhas, saia fora do seu grupo e comia ovelhas mais distantes.

Um dia, uma ovelha aproximou-se demais dele, gostou do seu jeitão, achou interessante, embora percebesse algumas coisas estranhas nele, mas acreditou que não era nada importante e por fim ficou apaixonada, pois ele realmente impressionava.

A intimidade entre os dois foi aumentando e o lobo, ou melhor, a ovelha vestida de lobo, não agüentando mais aquela situação acabou comendo a ovelhinha apaixonada.

Aquela que via as coisas estranhas no seu comportamento, mas achou que não era nada sério, aquela que acreditou nele, que ia contra tudo e contra todos que falavam alguma coisa de suas esquisitices.Aquela que brigou com pai e mãe por causa daquele amor louco.

Somente após isto acontecido, o rebanho percebeu que não era ele uma ovelha , mas sim um lobão, só que aí o estrago já tinha estava grande demais, várias ovelhas tinham sido comidas.A ovelha apaixonada era só a ponta do iceberg, a primeira entre muitas.

E olha que, inicialmente, aquele lobo queria sincera e honestamente mudar de vida, mas a sua personalidade de lobo falou mais forte.

Assim nós aprendemos que no meio do rebanho evangélico tem as duas figuras, lobos vorazes, vestidos de ovelhas, e ovelhas inocentes demais.

Jesus alertou que deveríamos ser simples como as pombas, mas astutos como as serpentes, querendo dizer com isso, sejam crédulos, mas não inocente demais.

Antes de se aproximar de alguém, seja ele um homem ou uma mulher, é preciso estar apercebido de alguns detalhes, conhecer um pouco mais de sua história e acima de tudo é preciso guardar o coração para que ele não faça a besteira de se apaixonar antes da hora.

Mulheres sábias, não se apaixonam antes de conhecer, mas sim, depois que conhecem se deixam apaixonar.

O coração não pode governar a vida, mas sim a razão. O amor romântico é importante, mas é insuficiente para sustentar um amor para sempre.

Para os meninos, o Senhor diz que “Riquezas e bens vem até como herança dos pais, mas uma boa esposa , vem do Senhor ( Pv 19;14).Uma boa esposa vem do céu, vem de Deus para eles.

Então se é assim, tem que estar sempre orando antes de escolher, para que a escolha seja feita, antes de tudo, pelo próprio Deus.

Olha a história de Adão, lá em Genesis 2:21-23, Deus fez a Eva e a trouxe para Adão, foi Ele quem lhe apresentou Eva.
E Adão disse: Essa sim, Senhor! E osso do meu osso, carne de minha carne! Em outras palavras ele dizia, é o meu número Senhor!Serve certinho para mim!

Havia entre eles compatibilidade, tudo se encaixava de maneira brilhante.

Esse é o segredo, Deus tem que apresentar a moça para você, porque aí tudo vai se encaixar perfeitamente.

Todo menino crente deve conhecer, ainda que teoricamente, a mulher de provérbios 31, pois ela é o retrato pintado pela mãe de um moço que seria rei, e ali ela diz para que ele procurasse uma esposa parecida com aquele modelo.

Dá uma passadinha lá, em Provérbios 31, e você vai descobrir coisas incríveis que aquela mulher fazia ( leia em traduções mais modernas como Nova Versão Internacional ).

E a menina crente deve também passar por provérbios 31 para aprender a ser uma mulher maravilhosa para o seu marido e sua família.

Uma mulher moderna, que já naquele tempo sabia comprar e vender uma propriedade, tinha empregadas a seu serviço, e administrava a sua casa e cuidava do marido e dos filhos a pontos de ser , em público, reconhecida por eles.

E ainda falando com as meninas, gosto da história do primeiro encontro de Jacó com Raquel.No primeiro contato, Jacó já mostrou algumas qualidades(Gn29:6-11):

Foi prestativo e cavalheiro, tirando a pedra do poço e dando água para os animais de Raquel.

Revelou seus sentimentos quando beijou Raquel em uma saudação e em seguida chorou de alegria pelo simples fato de estar na presença dela.

Depois, trabalhou 07 anos para tê-la como sua esposa e não transou com ela até que cumpriu o seu tempo quando falou para o pai dela: “Me dá a minha Raquel que eu estou louco de amor por ela”.

O texto diz que sete anos ao seus olhos lhe pareciam poucos dias, tamnho era o amor dele por Raquel.

Viu a diferença? Quantos lobos se aproximam e querem transar logo nos primeiros meses de namoro, e vão logo dizendo que a carne é fraca, que não está aguentando, que quer uma prova de amor, essas conversas de lobo que vocês conhecem.

E muitas meninas, com medo de perder o amor de suas vidas ( diga-se “lobão disfarçado”) vão para a cama e aí fazem aquilo que não era para fazer.

Ela se deixa ser roubada na sua inocência e na sua pureza.Entregam a sua dignidade imaginando estar se entregando ao homem da sua vida.

Um jovem, entre 17 a 23 anos, se apaixona por pelo menos cinco vezes, por pessoas diferentes, e pensam à respeito delas: "Esse é o amor da minha vida" .É o que dizem os números.

Sabe jovem, um encontro sexual entre um homem e uma mulher é uma aliança que acontece, é um casamento. Eles se tornam uma só pessoa, um só coração e um só caminho. Não se pode tratar disso com descaso ou leviandade.

Numa aliança, as partes, cada uma per si, oferecia ao aliançado algo de valor, e no caso de um casamento, a moça virgem oferecia ao marido a sua pureza e recebia dele o seu nome e a sua proteção.

Hoje, até isto está deturpado, a moça não está indo para o altar virgem, também pode escolher não receber o nome do marido, e até mesmo o contrário, o marido receber o nome da família da noiva.

O jovem casal deve entender que eles são o reflexo daquilo que Cristo é com relação a sua noiva.

Por isso que Deus odeia o divórcio, pois Cristo nunca abandonou a sua noiva.

E também por isso, Deus não aceita a promiscuidade sexual, pois Cristo nunca defraudou a sua noiva, nunca fez usura dela, nunca tirou nada dela, só acrescentou.

Que bom seria se os meninos cressem nisso. Muitas meninas não estariam perdendo a virgindade e junto dela a dignidade e paz de espírito.

Que bom seria se as meninas tivessem acesso a depoimentos onde as mulheres casadas dizem o prejuízo que a não virgindade trouxe para o seu casamento.

Mas a boa notícia é que há, em Cristo, cura para todos os males, até para a não virgindade.

Um abraço paternal

Do Pastor Ismael

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...