SEGUIDORES

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dois apaixonados, um leito viçoso.


Por Pr Ismael.

Este é um dos casais mais interessantes da Bíblia. E é no livro de Cantares onde está registrada a sua história, onde se revela toda a sensualidade dos amantes, o Rei Salomão e a sua amada Sulamita.

Ela afirma que o seu amado tem saudades dela, e eu fico, aqui com meus botões, imaginando a convicção com que ela expressa isto, ela tem certeza de que ama e é amada.

Meu amado tem saudades de mim ( Cantares 7:10)

E não é sem razão que ele tenha saudades. Qual o homem que não teria saudades de uma mulher como a Sulamita?

Ela é realmente uma mulher admirável, incrível, a mulher maravilha do Antigo Testamento.

O seu marido é um homem de sorte, diria uns, mas já as mulheres diriam que ela também é uma mulher abençoada pelo céu, pois tem ao seu lado um homem sensível , que a aprecia, poderoso, um grande amante.

Vamos ver um pouco mais sobre esta relação bonita, cujo registro é um estímulo para os casais contemporâneos.

Ct 1:2 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho.

Ela mostra desejo pelo seu amado e faz uma comparação elogiosa sobre o beijo do amado, dizendo que é melhor e mais saboroso que o vinho, desejável e inebriante. O beijo do amado lhe rouba os sentidos.

Ct 1:5 “Eu sou morena, mas agradável...”

Veja que ousadia, ela diz que é uma morena agradável, ela tem a sua auto-estima lá em cima.
Eu gosto quando minha esposa brinca assim comigo, mostrando que está de bem com a vida, sem complexos, sem traumas por causa disso ou daquilo.

Eu já falei sobre isso outras vezes, mas repito aqui, um homem procura duas virtudes como entre os mais importantes em uma mulher, primeiro um bom sexo, segundo, que ela seja uma companhia agradável.
Para algumas esposas eu digo: Pare de ser ranzinza, “mulher limão”, seja agradável com seu homem e logo você poderá falar como a Sulamita: "Meu amado tem saudades de mim".

Olha, quem aguenta mulher crítica, exigente, organizada demais, que vive resmungando, difícil de ser agradada.

Tem mulher que é difícil de se amar. Um marido me disse outro dia durante um aconselhamento: "Pois é , pastor, a Bíblia diz que eu tenho que amar até os meus inimigos, então vamos lá, né?
Ele não se referia aos inimigos, mas a esposa encrenqueira que tinha dentro de casa.

Caminhemos um pouco mais:

Ct 1:16 “Eis que és gentil e agradável, ...”

Ela é uma mulher simples, mas que aprendeu a ter palavras elogiosas nos seus lábios, diz que o seu amado é gentil e agradável e como consequência disso as noites de amor são exuberantes.
Olha aí o segredo para apimentar a vida conjugal. Marido gentil, cavalheiro, agradável, simpático, que pensa na mulher e não só em si mesmo, merece e tem um "leito viçoso."
Ele sabe aguçar seus desejos através de uma comunicação eficaz e eficiente, quem sabe ele a alegra com fartos elogios, desperta fantasias para serem vividas a dois, por isso ela se desmancha em amores.

Ct 2:10-14 “ O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. Porque, eis que passou o Inverno: a chuva cessou, e se foi. Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.Pomba minha... mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face aprazível.”

Aqui eu vejo o amado dizendo para ela assim:

“Olha, vem comigo, deixa essa tristeza, saia dessa depressão, vamos celebrar a vida juntos. Chega de choramingo, o tempo de cantar chegou para nossa vida, vem comigo, dá-me o ar da sua graça, venha!! Você é importante para mim, vamos eliminar das nossas vidas tudo aquilo que nos atrapalha, as picuinhas, as implicâncias, essas coisas que nos afasta um do outro, vamos celebrar o nosso amor.”

Ele não é um homem rancoroso, mas sim, é aquele que cria espaço para o perdão e dá uma nova chance para a paz entre eles quando isso se faz necessário.
Quando houve um pequeno desencontro entre os dois, o amado a deixou sozinha e vendo que estava errada, ela vai atrás dele e o procura desesperadamente, porque ele é importante para ela.

(Um dia desses uma esposa me pediu aconselhamento, ela havia mandado seu marido embora e ele foi e nunca mais voltou, arrumou outra mulher e ela ficou perdida, porque na verdade , não era aquilo que desejava.)

E quando as suas amigas da Sulamita vem o seu desespero e perguntam:

Ct 5:9 “ Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures?”
Em outras palavras: “ Quem é este homem, afinal? o que ele tem de tão bom assim, para que justifique a sua procura? O que é que este homem tem que outro não tenha? “

Parece-me até que elas estão dizendo, será que ele merece o seu amor, será que não ta na hora de deixá-lo ir para nunca mais voltar, quem sabe seja a hora de começar nova vida com outro. Não são assim os conselhos de muitos quando um casal está em crise?

E ela responde:

Ct 5:10-16 “O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil. A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como os das pombas, junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.As suas mãos são como anéis de ouro, que têm engastadas as turquesas: o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. As suas pernas, como colunas de mármore, fundadas sobre bases de ouro puro; o seu parecer, como o Líbano, excelente como os cedros.O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém. “

Exaltando sempre as qualidades de seu amado, fala bem dele e não mal. Sabe o que é isto, é amor, paixão, mas também é respeito.

Mulher que tem sabedoria não fala das deficiências do marido, não faz propaganda negativa, não faz comparação com o galã da TV, com o famoso, com o mais rico, não cria fantasias com outros, mas fala aquilo que é bom no seu marido, apresenta o que ele tem de melhor. Não fica focada nos defeitos, mas sim, nas suas qualidades e virtudes.

Ela resumindo tudo diz, o meu amado é totalmente desejável, o seu falar é doce. Olha aí, uma lição para nós homens, que muitas vezes somos tão mal educados com as esposas, as tratamos com deselegância, com agressividade e depois nos sentimos no direito de fazer amor. Penso que o sexo pode até acontecer em momentos assim, mas é só sexo mesmo e não amor.

Só abrindo um parênteses aqui para comentar algo que me veio a mente.

Certa noite eu assistia o noticiário na TV quando passou uma reportagem sobre um homem que estava preso e foi posto em liberdade condicional pelo juiz da comarca. Passado três dias ele volta ao fórum e pede ao mesmo juiz que o recolha de novo à prisão, pois ele não aguentava mais a sua mulher, e que seria melhor permanecer preso do que viver com ela. Já pensou que esposa era aquela? Que o Senhor nos livre de uma mulher assim.

Voltando para a história do casal, Salomão e Sulamita,ela manda um recado a ele, pois está doente de tanto amor, sentindo a sua falta como um paciente sente a falta de um remédio para a dor.

Ct 5:8 “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.”

E ele por sua vez, revela o que lhe vai a alma com relação a sua esposa, veja o que ele diz:

Ct 4:12 “Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.” e ainda:

Ct 8:6 “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor.”

Ele está falando de sua alegria de tê-la com exclusividade, ele tem convicção de sua honestidade e respeito para com ele. Ela é uma fonte selada, onde se bebe daquela água aquele que a selou para si. Vejo homens casados sofrendo angústias profundas por não confiarem em suas esposas, e pior ainda, tem motivas para não confiarem. Não é o caso de Salomão, ele sabe a mulher que tem. E dessa certeza ela toma outra atitude, ele lhe diz :

“ eu quero ser o seu dono, o dono do seu coração, pois o meu amor é inalterável, é forte como a morte."

Se a morte é uma certeza, se ela é invencível , assim também é o seu amor por ela. Nada pode separar os dois, é isso que ele está falando.

Eu fico impressionado, pois tenho aprendido que as mulheres precisam, tem necessidade de ter o amor do marido reafirmado vez ou outra, elas precisam saber se ainda são amadas, e vejo Salomão fazendo exatamente isto, afirmando o seu amor.

Depois de tudo isto, será que fica difícil para um casal assim fazer amor, será que eles têm problemas na cama?Teria o sexo que eles estão praticando caído na rotina?

Certamente que não, mas só prá encerrar este raciocino veja mais esta:

Ct 7:11-13-“ Vem, ó meu amado, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; ali te darei o meu grande amor.As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda a sorte de excelentes frutos, novos e velhos: ó amado meu, eu os guardei para ti.”

Ela está convidando o amado para uma noitada de amor e delícias. Propõe uma saída ao campo, passando pelas aldeias, um tempo romântico observando a naturreza, as flores, os frutos, e nesse lugar diferente, especial, ali ela promete fazer amor com ele. E sabe o que mais, não vai ser pouca coisa não, ela avisa que as mandrágoras dão o seu cheiro, ou seja, é um afrodisíaco. O cenário está pronto, está tudo pronto, até o Viagra daquele tempo foi providencialmente colocado ali, os atores só precisam entrar em cena.

Interessante observar que é ela quem preparou aquela fuga romântica, ela quem teve a iniciativa. E você mulher, que está lendo este livro, já fez algo parecido para o seu marido. Taí uma sugestão para a comemoração de uma data especial.

Concluindo, estes são passos para um leito viçoso, um leito que tem vida, onde o amor e a paixão estão presentes, mas que não acontece somente na cama, mas no cotidiano da vida.

Que o casal celebre o prazer de se pertencer, que os dois sintam saudades um do outro. Que a esposa se empenhe em ser agradável ao seu marido; que ele corresponda e seja doce no seu falar e totalmente desejável para sua esposa.

Por fim, que este texto nos ajude a repensar nossa relação conjugal, que o primeiro amor renasça, que a paixão floresça e que a vida em comum seja uma delícia.

E mais, que o perdão seja liberado, que as pequenas desavenças sejam deixadas no canto do esquecimento.

Que o lar seja um ninho de amor, aonde o bem de Deus chega, aonde o cuidado de um para com o outro seja visível, e por fim, o leito seja viçoso.

Ct 1:16”-... amado meu; o nosso leito é viçoso.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...