SEGUIDORES

domingo, 9 de março de 2014

Meu marido voltou a beber e se afastou da igreja e da família.

Minha história é o seguinte conheci um rapaz de outra cidade, namoramos por 3 anos ele não era cristão antes, veio morar em minha cidade e se converteu quando nos conhecemos e tinha serio problema com bebida, durante o namoro se batizou e ia aos cultos comigo e parou de beber, sempre fui levita e tinha muitas atividades na igreja a qual ele me acompanhava. Nos casamos e já estamos a 4 anos casados porém após o primeiro ano ele disse que não queria mais ir a igreja e que só ia por minha causa, voltou a beber e me deixa sozinha por muitas vezes e nem sequer atender o telefone, quase todos os dias chega bêbado, não para em emprego nenhum quase sempre esta desempregado e gasta o dinheiro que ganho com bebida e não sei o que fazer além de orar e pedir a Deus a mudança dele, porém já a 3 anos estou nesta situação e não me conformo com o casamento que estou vivendo pois vivo sufocada em não poder contar a ninguém o meu problema. Agradeço desde já a ajuda!

Querida irmã, a sua história é parecida com tantas outras onde os vícios do companheiro vem destruindo a beleza de um relacionamento. Mas a antes de falarmos propriamente de seu caso, permita-me usar a oportunidade para mandar um recado as jovens cristãs que pretendem se casar. O coração é enganoso e pode nos levar a escolhas não muito boas. Ele precisa ser guiado pela razão, pelo senso crítico, pela sabedoria dada por Deus. E quando se namora é preciso fazer algumas elucubrações mentais, examine as possibilidades da pessoa vir a dar algum tipo de problema lá na frente.  Não é um esforço de adivinhação, mas de previsibilidade, de possibilidades. Muitos evitariam sofrimentos se tivessem feito um exame mais acurado de quem é o outro. Quem é esse(a)  a quem eu vou confiar a minha vida? Qual ó histórico de família, qual o ambiente onde ele cresceu? Havia violência doméstica entre os pais e/ou irmãos, bebidas, adultérios, enfim, quem é essa pessoa ? Qual o histórico criminal dele, já teve passagens pela polícia, e quanto ao seu caráter, é fiel nos contratos, paga sua contas, gosta de trabalhar, começou a trabalhar com qual idade? Quais são seus hábitos bons e maus hábitos? Hoje em dia, a coisa mais fácil é se conhecer a vida pregressa de alguém, temos muitos bancos de dados disponíveis onde se registra coisas a respeito dos indivíduos, temos SPC, SERASA, DVC, enfim, é só uma questão de se certificar. E olha, não se pode deixar levar pela performance de alguém, é preciso que se tenha  comprometimento com o Evangelho. Alguém pode pregar melhor que o pastor, pode impressionar a muitos, mas isso não é certeza de nada, é preciso ter vida com Deus fora do púlpito, no dia a dia, nas pequenas coisas, gestos de bondade ou não, manifestações de altruísmo ou egoísmo, essas coisas vão determinar quem é essa pessoa. No começo de meu ministério estava eu ouvindo um pregador vindo de outro Estado pregar na igreja onde nós éramos auxiliares, e o pregador começou a contar os seus feitos, havia aprontado muito, tinha cometido três homicídios e garantia que havia respondido por cada um deles, que não devia nada a Justiça. E eu ali, ouvindo seu “tristemunho”. Ao final do culto, me aproximei de meu pastor e disse a ele: “ Cuidado, se isso que ele falou for verdade, ele é um procurado da justiça, em virtude da reincidência criminal, sua pouca idade, tudo indica que não daria tempo de cumprir as penas”. E se não for verdade, ele é um falsário, não pode estar ali. E isso se confirmou posteriormente. Simples como as pombas, mas astuto como a serpente, esse é um dos segredos da vida. Nossa credulidade com relação a Deus deve ser infinita, nele você pode realmente confiar e depender, mas com relação ao ser humano, é preciso haver reservas, alguns cuidados são necessários. O mais comum é vermos homens indo para a igreja para consolidadr um namoro, e passarem por um experiência superficial com Jesus, algo sem raiz, e é nesse momento que é o perigo de uma paixão.
Alguém pode questionar: “Olha pastor,  a pessoa pode ter tudo de ruim na sua história e se converter!!”  É verdade, e a palavra chave é essa “conversão”. E essa conversão é algo que acontece no interior, mas se revela nos seus gestos e atitudes.
Homens com históricos de vícios, seja ele de álcool , drogas ilícitas,  jogos, ou pornografia , é preciso muita direção de Deus para se envolver  sentimentalmente. Os registros mostram que mesmo com a conversão, boa parte dos viciados, ainda passarão por recaídas, afastamentos, e volta a velha vida. Não pode haver a ilusão de que um viciado esteja curado e sem perigo de recaída. O pecado que tenazmente nos assedia a todos, na vida desses indivíduos é ainda maior. Se o pecado tem a força de uma tenaz ( instrumento usado pelos ferreiros para pegar ferro quente, brasas acesas e não deixa-los escapar) então, um viciado não poderá depender apenas de sua força moral, e sim, irá precisar da força de Deus para escapar do pecado.
Mas irmã, essas coisas ditas agora não servem muito, pois você já se casou e agora tem que administrar o conflito. Então vamos relembrar alguns princípios para administrar conflitos:
Esteja pronta para o diálogo, sem gritos, sem desespero, sem explosões, com argumentos. Diminua seu estresse, não perca tempo com acusações, ele sabe do erro. Seja paciente e sábia, procure os melhores momentos para conversar. Já nas primeiras conversas deixe claro sua posição, que vai ajudá-lo, porém, não vai facilitar ou ser condescendente com o pecado dele. Ofereça ajuda médica, ou profissional de terapia, se for preciso vá com ele em busca desse socorro, tome a iniciativa, porém, não se transforme em um co-dependente. Procure mostrar a ele que a continuar com a bebida ele estará construindo um muro que os separará dentre em breve. Ele precisa voltar-se para Deus, se fortalecer no Senhor, se envolver com a coisas santas, precisa encontrar prazer em Deus. Agora, no boteco ele não vai dar oportunidade para ser visitado pelo Senhor, não vai estar com o coração aberto para receber de Deus, não terá os ouvidos abertos para o que Deus quiser falar, então, é preciso voltar para a casa de Deus.
Quanto a você, leia a história de Abgail e Nabal, ela um mulher linda, honesta, trabalhadeira, cuidadora da família e ele ,  um beberrão, autoritário, louco, intratável e egoísta,  e veja como ela se comportava, e preste atenção em como Deus resolveu o caso dela. Creia que Deus tem solução para o seu caso, e a solução de Deus pode ser totalmente inesperada, pode ser algo inimaginável, creia e tenha atitudes, não se diminua, não se esconda, levante a cabeça e toque a vida. Cuide da casa. Assuma o controle de sua vida pessoal, você não tem que dar dinheiro para ele gastar com a bebida, isso é um erro. Não tenha medo de suas bravatas, mas se houver violência tome outras atitudes como registro de boletim de ocorrência e afastamento. Se a situação ficar impossível, se prepare e afaste-se como uma medida corretiva e veja o que acontece. Continue firme com Deus, orando, crendo no melhor, esperando Nele. Você vai precisar ser forte, decidida, firme com o que fala. É preciso demonstrar que você não está brincando, e que é capaz de fazer o que fala. Coloque limites, diga a ele até onde você vai tolerar e o que não vai aceitar de modo algum, esteja pronta para o que der e vier, Deus é contigo.

Abraços, Pr Ismael e Pra,Cleire. "Fiquem com Deus, fique em família" Palestrante para casais e famílias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...