SEGUIDORES

sábado, 19 de junho de 2010

Familia, fé e finanças.

A importância das finanças no casamento cristão

Por MANOEL QUINTINO JUNIOR

Brigas, dívidas, cobranças, crises financeiras, desgastes emocionais, protestos e separações. Tudo isso pode ser evitado por você!

Por muito tempo tenho visto uma prática no relacionamento de alguns casais de separarem os ganhos de cada cônjuge de forma bem acentuada e talvez independente, tornando-os cada vez mais individualistas.

E quando somos individualistas, geralmente consideramos os nossos objetivos pessoais mais importantes do que os dos outros. E esta prática a meu ver, é uma fonte ativa para discussões freqüentes entre marido e mulher e um dos principais motivos de brigas, e até de separações entre casais.

Tenho 10 anos de casamento e durante estes anos, ouvi vários amigos dizendo: “Eu controlo meu dinheiro, e quando a minha esposa (que não trabalha) precisa, ela me pede. Assim, tenho o controle da casa e, por isso, defino o que fazer com o dinheiro.”

E, outras vezes, ouvi colegas de trabalho dizendo: ”Graças a Deus eu trabalho, pois não agüento depender do meu marido, quero comprar as minhas coisas, ter o meu dinheiro, ser independente...”

Nos dois exemplos vemos pessoas que consideram seus interesses pessoais acima dos familiares, pois os objetivos não são comuns e não há o desejo de construir e conquistá-los juntos. As opiniões estão recheadas de machismo, egoísmo, individualismo, independência e muitas outras coisas ocultas nas afirmações.

Ao longo deste período me questionei se isso estava certo, pois no meu casamento os nossos rendimentos sempre foram administrados conjuntamente e nunca referenciamos se o dinheiro era de um ou de outro, pelo contrário, a nossa prática foi considerar os mesmos como sendo da nossa família.

A bíblia menciona em Efésios 5:31:“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão uma só carne.” Crendo no que diz a bíblia, quando casamos nos tornamos uma só carne, uma só pessoa. Assim, entendi que a família por ser a união de duas pessoas com hábitos, culturas e criações diferentes, que ao se unirem tornam-se família, e isso muda o nosso comportamento como indivíduos.

A partir de agora, os interesses pessoais, objetivos, planos, problemas, vitórias ou derrotas decorrem das decisões consensuais da família e não mais da vontade individual. Ser parte da família, quer dizer que tenho que abrir mão, muitas vezes, das minhas opiniões individuais pelos interesses coletivos da família. O fato de viver, entender e aceitar que sou parte da engrenagem familiar, os objetivos familiares serão mais facilmente atingidos.

A sociedade moderna prega valores diferentes, mesmo que disfarçados por boas intenções, que corroem os valores familiares adequados. Homens e mulheres cristãos ainda permitem ser levados por ideologias, machismos, feminismos, modismos, e outros “ismos” que dividem a família, e não orientam para uma vida de união, cumplicidade e harmonia.

E por existir casais cristãos que não compreendem o verdadeiro sentido da família, sofrem os impactos de suas escolhas, tendo a vida financeira conturbada, cheia de dívidas, empresas em crise financeira, nome em Serasa/SPC, cônjuges desempregados, sem objetivos claros e não havendo evolução patrimonial da família. Assim não dizimam, não ajudam outros, não propiciam condições melhores de moradia, educação e saúde para os filhos. É um caos revestido por uma vida mascarada!

 Por isso, os cristãos devem observar alguns princípios bíblicos e financeiros necessários para cuidar da família e dos bens que Deus lhe confiou de maneira adequada:
1º.Reconhecer que Deus é o nosso provedor e que sem Ele não teríamos nada;

2º.Reconhecer que tudo que temos é dado por Deus, inclusive o nosso casamento;

3º.Como Cristãos devemos ter a prática de dizimar como diz a bíblia;

4º.O casal deve planejar os objetivos a curto e longo prazo, priorizando os mais importantes para família;

 5º.Marido e mulher devem sempre viver com o que ganham e não contrair dívidas acima da remuneração familiar;

6º.Criar o hábito de ter reservas em dinheiro para situações contingenciais;

7º.Marido e mulher devem controlar juntos suas receitas e despesas periodicamente, confrontando-as com o planejamento financeiro familiar;

8º.Estar ciente que o tempo passa e no futuro colheremos o que plantamos hoje;

9º.Buscar constantemente conhecimento sobre finanças pessoais através de livros, planilhas e orientações técnicas relacionadas ao assunto;

10º.Que as bênçãos obtidas devem se estender para os demais filhos de Deus, como forma de honrar e reconhecer o que Deus tem feito por você.

Deus sempre abençoa seus filhos com riquezas materiais, entretanto, os mesmos negligenciam o gerenciamento do que Deus concedeu. A prova disso é que muitos cristãos ficam com sérias dificuldades financeiras, mesmo tendo sido agraciados financeiramente por Deus.

E ainda insistem em seguir um modelo antigo de imputar unicamente a Deus a responsabilidade de continuar abençoando após erros e mais erros, esquecendo que somos responsáveis pelos nossos atos.

O viver cristão está diretamente relacionado com o gerenciamento dos nossos rendimentos, negócios e bens que Deus nos confiou. Precisamos perceber que Deus já nos deu o melhor, mas Ele também espera que administremos bem o que nos deu (Mateus 25:16).

Praticar estes 10 pontos deve ser o início para construção de um modelo de controle financeiro familiar focado e próspero. Lembrem-se, as nossas atitudes sobre finanças ou a falta delas influencia a vida dos nossos filhos e de pessoas que convivem conosco ou que estão em nossa volta, positivamente ou negativamente. Qual a sua decisão? Continuar do mesmo jeito ou mudar? Não devemos permitir que o nosso casamento seja consumido pelos problemas financeiros. O dinheiro deve controlado por nós e não o contrário.

A nossa família, o nosso lar, deve refletir em todos os aspectos a vida e o comportamento de Deus. Pra isso, precisamos constantemente reorganizar a nossa vida pessoal e familiar sob a ótica da Palavra de Deus para que essa expressão influencie outros.

Manoel Quintino Júnior é diretor da Makin Negócios Empresariais Ltda.(www.makin.com.br e www.makinrh.com.br), graduado em Administração de Empresas e Especializado em Gestão Empresarial pela UFRJ.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Material para líderes de casais: dinâmicas.

Publicado no site http://www.pastorrico.com.br/trabalhando-com-casais.html

Título: Medo de Desafio

Material: caixa, chocolate,e aparelho de som(CD)

Procedimento:

encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloqueno fundo o chocolate e um bilhete:

COMA O CHOCOLATE!

pede-se aos casais que faça um círculo, o coordenador segura a caixa e explica aos casais:

estão vendo esta caixa?

dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar por ultimo terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja a tarefa e ninguém vai poder ajudar, o desafio deve cumprir apenas por quem ficar com a caixa na mão por ultimo .( o interesante é que você assuste os casais , dizendo que a tarefa é dificil, ou não vai poder ter vergonha de cumprir a tarefa coisas que eles fiquem com medo de ficar por ultimo entende)

então o lider pede para que eles começem a passar a caixa um na mão do outro e toca-se um hino bem alegre, então para-se a musica e aquele que ficou com a caixa nas mãos sai da roda e continua a brincadeira até ficarem só dois , dai toca -se novamente a musica e quando parar a musica com quem ficar a caixa esse terá que cumprir a tarefa.

Objetivo:( Conclusão lida no final da dinâmica)É mostrar aos casais que como covardes e temos medo diante de situações que possam representar perigo. Devemos aprender que em Deus podemos superar todas as lutas, e desafios que são colocados em nosso casamento, por mais que pareça tudo tão assustador e desesperador, pois quando colocamos Deus a frente o final pode ser de uma vitoria saborosa e feliz.

Que Deus possa falar com o grupo de casais de sua igreja , fizemos essa dinâmica em nossa reunião e foi uma benção para os casais , pois muitos tinham medo de enfrentar situações em seu casamento porque se esqueceram que quando colocamos Deus a frente nos nos tornamos mais que vencedores. se gostaram me respondam para saber se pude ajudar vocês amém .



Material para reuniões de casais: Dinâmicas.


Providencie duas caixinhas, uma para ele e outra para ela.

Dentro delas coloque separadamente os temas ou aifrmações ( abaixo)   para ele e para ela.
• Cada pessoa pega um papel com um tema e lê o conteúdo em voz alta.

Naturalmente pode ocorrer um debate sobre os assuntos.

Pode-se abrir espaço para um breve discussão, ou ser de alguma forma escolhido alguém para fazer um comentário, ou aindam, quem lê faz o comentário.

Afirmações ou temas para serem transcritos nos papeizinhos das caixas dela e dele.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ela Precisa - A primeira coisa sem a qual ela não pode ficar - AFETO.

• O afeto é o cimento de um relacionamento.

• Todo homem é capaz de aprender ser afetuoso.

• Sexo começa com afeto.

• Quando se trata de sexo e afeto, não se pode ter um sem o outro.

• O afeto deve ser o ambiente do casamento.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ele deseja: A primeira coisa sem a qual ele não pode ficar – BOM SEXO.

• Satisfaça as necessidades do seu cônjuge como você deseja que seu cônjuge satisfaça as suas.

• A mulher deve entender que para o homem sexo é extremamente importante, mais do que para ela.
• O homem dá amor quando quer sexo, a mulher oferece sexo quando recebe amor.

• O sexo é o evento especial do casamento. Estatísticas mostram que 70% das separações tem a ver com problemas na cama.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ela precisa da atenção dele – DIÁLOGO.

• A falta de diálogo causa distanciamento. (Perigo!)
Os homens em geral são muito calados e às vezes gera insegurança na mulher.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja a  companhia dela – COMPANHEIRISMO.

• O casal precisa de compatibilidade no lazer.

• Participem de atividades em que você e seu cônjuge possam divertir-se juntos. Façam coisas juntos.

• O casal que se diverte unido permanece unido.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa confiar nele – HONESTIDADE E FRANQUEZA

• A honestidade é a melhor política de segurança no casamento.

• Sua esposa precisa te conhecer melhor e antes que qualquer outra pessoa.

• A honestidade pode resgatar seu casamento.

• As mentiras podem destruir lentamente seu casamento.

• Sua esposa deve ser também sua melhor amiga.

Faça da verdade um estilo de vida. Nada a esconder, nada a temer.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja: Uma esposa de boa aparência – UMA MULHER ATRAENTE.

• Quando ela se apresenta bem, ele se sente bem.

• Ser atraente satisfaz uma necessidade dele.

• Ser atraente é o que você faz com o que você tem.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa: – ESTABILIDADE FINANCEIRA. Dinheiro suficiente para viver com conforto

• Algumas Mulheres casadas se ressentem por ter de trabalhar.

Ela  deve ter o seu dinheiro para gastar livremente, especialmente com seus cuidados pessoais.

• Quando se trata de dinheiro e casamento, menos pode significar mais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja de paz, tranqüilidade – APOIO DOMÉSTICO.

• Alegria no lar: a fantasia de todos os homens.

Lar , um lugar de paz e repouso.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa que ele seja um bom pai – COMPROMISSO COM A FAMÍLIA.

• A esposa precisa de uma unidade familiar forte.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja que ela se orgulhe dele – ADMIRAÇÃO.

• Admiração é uma necessidade que eles têm.

• Auto-estima geralmente começa em casa.

• Ao lado de todo homem deve haver uma esposa admiradora.



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Material para encontro de casais: Dinâmicas e desafios

Para ser usado em encontros com mais de um dia, ou grupos que se reunem periódicamente, semanal ou quinzenal.
Prepare duas caixinhas, uma para ele e outra para ela– Dentro delas estarão os DESAFIOS, conforme abaixo.
Elas conterão desafios para serem cumpridos a dois, em casa, e no dia seguinte será revelado qual foi o desafio cumprido e qual foi a reação de quem recebeu algo de seu amor.
Faça os desafios de acordo com o nº de pessoas participantes, exemplo, encontro com 20 casais, deverão ter vinte desafios para homens e 20 desafios para mulheres.
 Os desafios estabelecidos devem sempre ser no sentido de agradar o outro.
Cada um pegará o seu desafio e deverá guardar segredo sobre o conteúdo do papel.
No próximo encontro, o desafio cumprido deverá ser revelado.
O dirigente dos encontros e das dinâmicas poderá perguntar antes da revelação se o parceiro percebeu algo de diferente, se opinaria sobre o que o parceiro tirou, de acordo com as atitudes do cônjuge.
Crie desafios de acordo com a realidade e o nº dos participantes.

Alguns desafios ( você pode criar outros ).

Ele – Faça um café da manhã especial para ela.
Ela – Faça uma massagem relaxante nele depois de um dia de trabalho.
Ele – Escreva uma carta de amor para ela. Mesmo que em poucas linhas.
Ela – Faça a comida predileta dele.
Ele – Ligue para ela durante o dia. Não deixe de dizer que a ama ou que sentiu saudades.
Ela – Coloque uma lingerie sexy. Coloque uma música especial no ambiente. Insinue-se, provoque-o para uma ótima noite de amor. Lembre-se: Se ele tem sexo, ele se torna mais carinhoso, afetuoso.
Ele – Seja carinhoso com ela: Beije-a como no namoro. Olhe nos olhos. Acaricie todo o seu corpo sem pressa (nos cabelos, no rosto...). Importante: Não vá pensando em sexo e sim que você só quer proporcionar um momento especial de afeto à sua esposa. Lembre-se: A mulher que recebe afeto sente desejo de sexo. O resto é com você.
Ela – Procure saber sobre o dia de trabalho dele. Elogie sua capacidade profissional. Admire-o.
Ele – Abrace-a pelo menos 06 vezes no dia, um abraço demorado e gostoso.
 Ela – Acompanhe-o num programa/entretenimento do interesse dele.
Ele - Passeie com ela. Aproveite para conversar. (Que seja numa praça do bairro. Saboreie um sorvete.) Ela - Tome a iniciativa no ato sexual, mostre que está com sede dele. Após elogie o desempenho sexual dele.
Ele - Compre um vasinho de flor para ela, ou algo assim, pode ser barato mais que tenha significado, escreva um cartão de proprio punho e com palavras suas, nada comprado pronto.
Ela - Faça algo junto com ele, se ele estiver vendo TV, sernte-se com ele, bem abraçadinhos. Se tiver lavando o carro, ajude-o. Se estiver fazendo uma caminhada, vá junto. Enfim, o que ele estiver fazendo, faça junto, ou pelo menos fique ali perto dele.
Ele- Faça um elogio à ela na frente de amigos, familiares ou filhos. Faça de modo solene, formal, chame as pessoas e diga-lhes para darem um minuto de sua atenção para que você faça algo que está em seu coração, aí faça o elogio caprichado.
 Ela- Escreva com baton, no espelho do banheiro, meu amor eu ti amo.
Ele- Crie facilidades para ela neste dia, tipo, tirar ou guardar o carro na garagem, consertar algo que está quebrado em casa, levar as crianças na escola, enfim, veja algo que ela teria que fazer e faça você.
Ela- Escreva uma cartinha destacando as três coisas que mais gosta ou admira nele enquanto protetor, provedor e amante.


Vamos lá, diverta-se, aprenda e compartilhe os demais do grupo. Esta dinâmica foi criada pela irmã, nossa leitora do blog Elenir de Souza Moraes.

Ejaculação precoce atinge 30% dos homens. Técnicas e remédios.

Dr. Cálide Soares Gomes - Urologista formado em Medicina pela UFMA, 1982, com residência médica em Urologia, HMSA, Rio de Janeiro-RJ. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Efetivo da Confederacion Americana de Urologia. Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Disciplina de Urologia da UFMA. CRM:3011 Ejaculação precoce (EP) é a que ocorre antes ou logo após a penetração (01 a 03 minutos), involuntariamente, fugindo do controle do homem. A definição também pode basear-se no número de movimentos de penetração (10 a 15 movimentos) ou no número de vezes que a parceira obtém o orgasmo (no mínimo 50% das vezes). Tal incapacidade de retardar o orgasmo frustra tanto o homem quanto sua parceira, visto que a duração da relação torna-se insuficiente para que ela obtenha seu orgasmo. É uma condição bastante comum e sua ocorrência é certamente maior do que os estimados 30% dos homens. Pode ocorrer ocasionalmente, o que é normal, ou repetir-se indefinidamente levando a transtornos do relacionamento sexual. As causas são quase sempre de origem emocional e incluem: 1-Superestimulação; 2-Ansiedade sobre o desempenho sexual; 3-Insegurança; 4-Inexperiência ou falta de aprendizado relativo ao conhecimento ou percepção das sensações que antecedem o orgasmo. 5-Reflexo condicionado a partir das primeiras experiências sexuais onde a rápida ejaculação era uma necessidade da situação ou encorajada pela parceira. É bastante comum a não ocorrência da Ejaculação Precoce durante a masturbação, comprovando o caráter emocional da condição. O homem acometido de Ejaculação Precoce deverá ser investigado pelo urologista para que as raras causas orgânicas tais como inflamações do pênis, próstata e uretra posterior sejam excluídas. O tratamento varia de caso para caso e inclui desde o uso de medicamentos, até a psicoterapia, passando por exercícios sexuais e orientações comportamentais. A compreensão, cooperação e ajuda da parceira no tratamento são fundamentais. Em qualquer caso, o método "stop-start" (parar-começar) e a técnica do "aperto" dão bons resultados e devem ser tentados antes das outras formas de tratamento. I-O método do stop-start objetiva familiarizar o homem com as sensações que antecedem o seu orgasmo. Sua parceira deverá masturbar-lhe enquanto ele se concentra em suas sensações. Quando sentir que o orgasmo se aproxima pedirá à parceira que pare a estimulação até que a tensão sexual se dissipe, quando a parceira então recomeça a estimulação e assim por diante. O exercício deverá ser repetido algumas vezes antes da ejaculação. Quando o casal perceber que conseguiu aprender, dominar e controlar as sensações, deverá praticar o mesmo exercício com penetração. Inicialmente, com o homem deitado de costas e parceira por cima, sentada; seguem-se os mesmos exercícios na posição lateral (casal lado a lado) e, finalmente, com o homem por cima. II-A técnica do aperto inicia-se com a parceira estimulando manualmente o homem enquanto ele se concentra em suas sensações. Quando sentir que o orgasmo se aproxima pedirá à parceira que pare a estimulação e aperte a glande (cabeça do pênis) entre o polegar e os dedos indicador e médio durante 03 segundos. O aperto deve ser firme, sem causar dor e, geralmente, elimina temporariamente o desejo de ejacular. A técnica deverá ser repetida várias vezes para que as preliminares possam durar algum tempo, sem que haja ejaculação. Quando o casal perceber que conseguiu aprender, dominar e controlar as sensações, deverá praticar o mesmo exercício com penetração. Inicialmente, com o homem deitado de costas e parceira por cima, sentada; quando o homem sentir a proximidade do orgasmo, deverá retirar o pênis e apertá-lo conforme descrito. Cessada a sensação de proximidade do orgasmo, reintroduzirá o pênis recomeçando o exercício que deverá ser repetido algumas vezes antes da ejaculação. Ambas as técnicas são eficientes para o controle da Ejaculação Precoce e qualquer das duas que for a escolhida, deverá ser empregada por no mínimo 03 meses, a não ser que os bons resultados apareçam antes. Existem outras orientações ou "truques" que podem ser tentados: - Jamais faça sexo se não estiver com vontade. Não o faça, por exemplo, por achar que a parceira está querendo e se você não manifestar interesse ela poderá pensar que você tem outra ou ela não mais lhe excita. - Procure fazer sexo nas posições que lhe sejam menos estimulantes. - Use camisinha para reduzir a sensibilidade. - Obtenha um orgasmo antes da penetração. Peça que a parceira lhe masturbe. Aguarde um tempo adequado até obter nova ereção. Excite a parceira até próximo do clímax. Só então penetre.

domingo, 13 de junho de 2010

A benignidade de um marido cristão

Por Pastor Ismael. Após ouvir tantas queixas de mulheres cristãs, bem como, depois de refletir sobre a forma como os maridos tratam suas esposas, dentre os quais me incluo, resolvi compartilhar alguns pensamentos meus à respeito, mas principalmente o que Deus pensa disso tudo. Se por um lado, os homens reclamam da pouca importância que algumas esposas dão ao sexo, quem sabe por culpa dos próprios maridos, vez que 30% das mulheres não experimentam o clímax sexual que é o orgasmo, elas por sua vez elas reclamam da maneira como os maridos se comunicam na vida a dois. É interessante como sem mesmo conhecer as pessoas, a gente logo percebe quando um homem atende um celular e fala com uma mulher que não é a sua esposa, essa conversa é eivada de bondade nas palavras, gentilezas, tolerância e algo mais. E não estou aqui falando de relacionamento extraconjugal. Não, não se trata disso, mas sim, de destacar a maneira gentil como os homens falam com mulheres que não são suas esposas. Quando é a esposa que liga, ele a atende de uma maneira pouco gentil, senão, grosseira mesmo, e vai logo dizendo: “ O que é, o que é que você quer? ”.E se ela se demora um pouco nas suas explanações, ele diz :“Você não tá vendo que estou trabalhando, estou ocupado por aqui, sabia?” Mas considerando que boa parte dos leitores deste blog são cristãos, e quando não, ainda assim, são leitores que estão procurando de alguma forma melhorar o relacionamento conjugal, então, quero me voltar a Palavra de Deus , onde se encontra um tesouro para a vida a dois, princípios e segredos para o sucesso relacional. Em Colossenses, capítulo 3 versículo 18-21, vemos uma regra de conduta familiar, onde Paulo escrevendo diz: “ Vocês esposas, submetam-se aos seus maridos, porque isso foi o que Deus planejou para vocês. E vocês, maridos, devem ser amorosos e bondosos com suas esposas, e não tratá-las com amargura, nem aspereza. Vocês, filhos, devem sempre obedecer a seus pais e as suas mães, pois isso agrada ao Senhor. Pais , não repreendam tanto seus filhos, a ponto de eles ficarem desanimados e desistirem de esforçar-se”. Observe que ele trata com todos da família, onde cada um tem um dever e um direito a ser observado. Quanto ao marido, tem o direito da submissão da esposa, em contrapartida tem o dever de não tratá-la com amargura, ira ou aspereza, ou seja, tem que tratá-la bem, melhor do que trata a estranha. Deus é sempre para nós um padrão em tudo na nossa vida, é o nosso grande referencial, e quanto a um relacionamento conjugal, com sua mulher Israel, Ele disse assim: “Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias, desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR.”( Oséas 2:19) Veja que Ele se compromete com ela (Israel) prometendo que seria seu marido para sempre, seu único e exclusivo marido. Diz também que tipo de tratamento lhe dispensaria, seria justo ( reto) , e usaria de bondade para com ela, e quando ela não merecesse em virtude de falhas ou imperfeições, Ele a trataria com compaixão, e mais ainda, promete fidelidade e intimidade. Esse é o recado de Deus para nós maridos, que tanto temos agredido verbalmente nossas companheiras. Esse é o padrão do cristão. Sabe, quando uma mulher está triste, maltratada, um marido não tem o direito de exigir dela uma noite maravilhosa de amor, aliás, é quase um sacrilégio exigir sexo nessa condição, e temos que amadurecer, temos que nos aperfeiçoar nesse sentido. Sempre digo nas oportunidades que tenho: “quando uma mulher tranca a cara, ela tranca tudo.” Seja feliz, fazendo, antes, alguém feliz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...