SEGUIDORES

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Paixão a primeira vista isto é de Deus? Parte II

Link da Parte I : http://casadosemcristo.blogspot.com.br/2015/06/amor-primeira-vista-existe-e-se-existe.html

A bíblia contém  orientações, conselhos ensinos para nossas vidas e como o amor é  algo marcante na bíblia ,”Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para salvar o mundo” João 3,16. Então não podia faltar histórias de paixões á primeira vista hoje vou falar de uma que particularmente é minha preferida, pois contém vários elementos interessantes para que um relacionamento seja duradouro. Essa história se encontra no livro de Gênesis 29,6. Um jovem que ao se deparar com uma pastora de olhos formosos, imediatamente  tem sua vida transformada. Primeiro ele  remove a pedra do poço em sinal de gentileza para Raquel. Como é seu namorado? Ele é gentil? Preocupa-se com suas necessidades? Com as dificuldades que você enfrenta no trabalho?  No verso 18 diz:  18 E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Primeiro quero ressaltar a atitude desse homem de coragem que estava sem casa, sem trabalho, correndo risco de vida ( seu irmão queria mata-lo) e ele diz eu quero essa mulher pra mim , por ela trabalharei 7 anos. Um homem temente a Deus tem que se posicionar esforçar-se, trabalhar investir no relacionamento. A ciência considera que uma paixão pode durar até três anos. A paixão é aquele sentimento avassalador que altera até a fisiologia do nosso corpo: as mãos podem suar frio, os batimentos cardíacos ficam acelerados, o rosto ficar afogueado, os olhos e cabelos brilhantes, a pele mais sedosa, e na mente fixada em um único assunto a imagem do objeto de nossa paixão. No entanto esse sentimento, esse estagio precisa evoluir para outro estágio, o do compromisso, assumir responsabilidades, cuidado com o bem estar do outro. Outro elemento interessante na história de jacó e Raquel é o esperar, preparar-se para o casamento, o tempo do namoro, de uma convivência mais próxima com a pessoa, com os familiares. Afinal quando se casa com uma pessoa:  mãe , pai, irmãos, sobrinhos   fazem parte do pacote. Ou seja, não terá como ignora-los são pessoas que inevitavelmente você terá que conviver nas férias, feriados prolongados, datas comemorativas enfim...
O tempo de namoro é exatamente para que se conheça de fato a outra pessoa, durante o estagio da paixão nós nos recusamos a perceber o outro como de fato o é. Olhamos para o objeto de nossa paixão e como um espelho o que vemos é um reflexo dos nossos desejos, do nosso homem ou mulher ideal. Essa idealização só cai por terra com a convivência : hábitos gostos, costumes, tradições diante de uma gama de situações diversas. Passar dez anos namorando somente aos sábados por duas ou três horas incluindo ai o culto de jovens, também não é o mais indicado. A questão é vivenciar junto diversas situações do cotidiano para de fato poder conhecer a pessoa com a qual você irá conviver por toda a sua vida.
 Jacó seguiu trabalhando, esperando , respeitando sua namorada. Isto demonstra o quanto Raquel significava para ele, sua importância. Imagine como era o dia a dia desse casal de namorados durante sete anos convivendo de uma forma muita próxima e ainda assim eles souberam esperar pelo casamento para terem intimidade sexual. A questão é se eles conseguiram nós não podemos? Qual a diferença?. Bem esse pode ser o tema do próximo artigo . Como esperar ? Como manter a santidade durante o namoro.


Traí meu cônjuge, conto ou não?

Quanto a contar ou não, depende. A resposta a isso é mais complexa do que o simples sim ou não. O arrependimento e o pedido de perdão a Deus basta para fins de salvação e ligação com Deus. Agora, quanto a contar ao outro, o pecador deve ter uma noção prévia se aquilo vai ajudar ou vai piorar a situação. Invariavelmente a situação piora, costumo dizer que o que errou busca aliviar-se do peso do seu pecado e diz: " não consigo carregar mais comigo esse pecado, preciso falar." E quando ele faz isso, na prática, está pegando o seu sofrimento, a sua culpa que lhe é muito pesada, então, coloca sobre os ombros do outro, como se já não bastasse ter sido traído, agora tem que carregar o sofrimento e a dor. Em geral o outro não está pronto para receber essa notícia que lhe fará mais mal do que bem, então, à titulo de preservar a saúde emocional do outro, penso que é melhor não contar. Entretanto, se a pessoa que foi vitima vier a saber e perguntar, o pecador deve estar pronto para lhe confessar o erro e pedir perdão. 
Alguns creem que se deva cumprir Tg 5.16 "confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados". Creio que esse confessar é falar com alguém de sua confiança, quem sabe o seu pastor, discipulador, pai, ou mãe,  de modo que orem juntos à respeito do pecado e isso trará cura para o pecador e não, necessariamente, obriga alguém a contar sua infidelidade ao seu cônjuge. O que se pode fazer, é orar a Deus para que prepare o cônjuge para ouvir essa confissão, mas só o fazer quando receber uma orientação direta de Deus.  
Já vi famílias serem destruídas por causa de confissão afoita, assim como já vi outros casos, onde a confissão deu certo, eles se reconciliaram e a história acabou bem. O certo de tudo isso é que o adultério sempre gera morte. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...