SEGUIDORES

sábado, 3 de agosto de 2013

O casal debaixo da mesma canga.

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.


Quando falamos em cônjuge, nos reportamos a palavra jugo, que é canga, ou seja, ser cônjuge é estar debaixo da mesma canga com alguém. E para caminhar assim é preciso passar por um aprendizado ( “aprendei de mim”, disse Jesus). ambos devem ter a mesma direção, e empreender a mesma energia para caminhar lado a lado, produzindo juntos. No caso da canga, se os bois andarem em descompasso, logo o que faz mais força irá se cansar e não haverá sucesso no seu trabalho. E assim é também no casamento, é preciso um mesmo caminho, mesma direção, mesmo propósito, e ambos lutarem com as mesmas forças.
O casamento quando não é bem cuidado, está em constante processo de degeneração,  assim como um barco na correnteza, que se não remarem rio acima, acabará sendo arrastado pelas  águas bravias da cachoeira.
Veja o que o Senhor diz sobre isso em Jr 7:23 “ Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”.
E aí, o leitor pergunta, mas quais são estes princípios, para que eu os adote para minha família. Ora, vamos escolher alguns para uma  reflexão. Já no começo de uma nova família faz-se necessário que o homem e a mulher,  deixem as pessoas que mais amam, o conforto e a segurança de um lar estabelecido, e comecem a construção de um novo lar. Este princípio pode parecer muito fácil, porém, muitos têm dificuldades deixar pai e mãe, e  continuam ligados pelo cordão umbilical e, não raramente, a mãe ou sogra interfere e até provoca a separação do casal.
Depois de deixar, é preciso unir-se, ou seja, tornar-se uma só carne, caminhando na mesma direção e com a mesma intensidade de força sendo desprendidas pelos dois.
No casamento, é preciso se interessar pelos interesses do outro, participar de sua agenda, é preciso ter prazer em agradar.
O marido suprindo a esposa com afeto e ternura e recebendo dela o reconhecimento do seu valor enquanto protetor e provedor. Bom, e um bom sexo dentro de casa também conta, afinal ninguém é de ferro, e, além disso, tudo, desfrutar de uma companhia agradável que é a sua mulher. Nisso também o Senhor está, veja Jr 32:36 “ e eu lhes darei um só coração e um só caminho, para me temam todos os dias de suas vidas, para o seu bem e o bem de seus filhos”.
Entender quais são os propósitos de Deus para a família também é importante, porque servirá como uma guia mestra e levará ao sucesso. E os propósitos de Deus são no sentido de que o casal deva refletir aquilo que Deus é, no seu proceder e nas suas decisões, de forma a impactar positivamente o mundo a sua volta. É só olharmos para o relacionamento de Jesus com sua noiva e entenderemos o que Ele espera de um casal.
O casal não deve pensar que eles estão juntos somente por uma escolha pessoal e para a sua alegria particular, não. É preciso entender o que o Senhor espera deles algo ainda maior. Ele espera que gerem filhos para Deus, e que esses filhos sejam poderosos na terra, conforme o Salmo 112:2 onde se lê : “ A sua descendência será poderosa na terra, a geração dos justos será abençoada”. Poderosos em que? Poderosos na pratica do bem e da justiça, poderosos em estatura moral, grandes em bondade e graça, ainda que no anonimato ou longe dos olhos das massas. Aqui não há promessa de que eles serão conhecidos do grande público, que estarão na mídia, de que serão ícones globais, não, mas apenas que eles serão importantes no lugar e para o lugar onde se encontram. Pense nisso, uma geração justa gera filhos poderosos, ou seja, pais retos, filhos valorosos.
O Criador planejou que as famílias deveriam dominar a terra (Gn1:26) com amor e justiça. Já pensou a vida na terra formada por pessoas que vivem os planos de Deus, que pensam nos mais fracos, que se comprometem com o outro sem dele fazer usura? Já pensou você vivendo entre pessoas mais tolerantes, mais pacientes, cuja bondade se vê nos atos e a compaixão se comprova quando as coisas não são como deveriam ser, que se preocupam com as crianças e com os velhos? Essa é a visão de Joel capítulo 2, jovens tendo visões para o futuro como pessoas maduras e velhos voltando a sonhar como meninos.
Um dia Jacó, em outras palavras , disse ao seu sogro Labão: “ Será que não está na hora de fazer alguma coisa pela minha própria família? (Gn 30:30 ). Será que não está na hora de nós cristão ampliarmos nossa visão para a família, levando-a a cumprir não somente os nossos propósitos de alegria e bem estar , mas com os propósitos de Deus e que a nossa casa seja um farol na escuridão, um oásis no deserto, um porto seguro para o perdido? Que nossas casas sejam nascedouros de pessoas do bem, filhos para Deus, que serão como frechas que acertam o alvo, que cumprem o seu papel planejado pelo Eterno e mais,  que se reproduzam e encham a terra. Aqui seria o lugar onde o marido não vê na mulher apenas um fonte de prazer, mas uma filha de Deus em missão, uma companheira de caminho que necessita de cuidados. Lugar onde a esposa está comprometida não somente com seus pensamentos egoísticos de moda e beleza e tantas outras futilidades,  mas que crê e caminha em direção de algo maior para si e para sua prole que o Reino Celestial.
Creio que seja este o desafio para os crentes de hoje, uma família bendita, que antes de pensar na sua satisfação material, saibam que tem um compromisso com o Criador, sendo o casal,  o espelho daquilo que Cristo é para com sua noiva, e que a família viva num ninho de amor, um pedacinho do céu, um lugar seguro para o aperfeiçoamento dos filhos.
Busque viver este sonho de Deus. Dê passos concretos nesta direção, tome decisões acertadas, repense e refaça a sua família, com a ajuda de Deus.

Abc Pr Ismael


 ============================================================= Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Deixei meu marido e fui morar com outro, estou com sentimento de culpa e sem Deus.

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.

Ola,  tenho 22 anos e meu companheiro 26 anos, minha história é muito triste sabe, aos 19 anos me casei com um rapaz que namorava a 8 anos, noivamos e casamos, eu era líder de um grupo na igreja, ele não era convertido, ele era maravilhoso para mim, minha família amava ele muito, ele foi meu 1 namorado e eu a dele, então tinha no nosso relacionamento um certa pureza, confiança, segurança. Faltando 1 mês para me casar conheci um outro rapaz que na verdade já trabalhávamos juntos a 1 ano, mais nunca tivemos contato mais próximo, ai começamos a nos aproximar, sempre achei ele muito bonito e atraente, mais ele saia com todas a recepcionista que eu conhecia lá, inclusive uma colega bem próxima minha, enfim sempre desejei que o meu noivo na época fosse mais maduro, ele ainda era muito "moleque" não no caráter, mais em algumas atitudes de homem sabe, mais ele não era, nem era tão romântico, carinhoso como eu queria, mais era fiel disso eu tinha certeza, eu tinha segurança nele. Sendo que eu carente disso acabei cedendo aos encantos desse meu colega de trabalho ate que quando percebi já estava envolvida, e iria me casar no mês seguinte fiquei desesperada, mais no mesmo momento renunciei a minha liderança na igreja, pois sei que não seria certo continuar, e me casei, quando fiz uns 20 dias de casada eu me separei e fui morar de aluguel, 1 mês depois esse rapaz foi morar comigo, e estamos juntos a 2 anos e meio, hoje minha familiar já aceita ele e o ama, porque ele é uma pessoa fantástica também, mais vivo numa perturbação porque não consigo confiar nele, condeno ele pelo passado dele, sei que ele mudou muito depois que fomos morar juntos, mais não consigo esquecer o passado dele, e penso que a qualquer hora ele vai voltar a ser de novo aquele homem. tenho medo muito medo, e acabo não vivendo bem com ele, tenho medo de Deus não ter me perdoado ou querer me fazer pagar pelo que eu fiz, sei que Deus é misericordioso, mais machuquei muita gente no passado deixei feridas enormes nas pessoas, as vezes penso que tudo que estou passando é Deus me fazendo pagar. Eu me arrependi e pedi perdão ao meu ex, mais eu carrego esse fardo todos os dias, não consigo ser feliz, não consigo tirar esse peso das minhas costas, não sei mais o que fazer, sinto como se Deus não falasse mais comigo.

RESPOSTA:

Querida, eu entendi o que aconteceu contigo e imagino o teu sofrimento. O que aconteceu foi muito ruim mesmo, foi pecado e você sabe bem disso. Seria melhor que não tivesse acontecido, mas aconteceu, e você precisa de orientação agora. Será que a Lei do Amor te mandaria para o inferno? Será que nunca mais você poderá refazer sua vida? Afinal, Deus é o Deus dos recomeços, ou não?  Num tribunal humano, a sua pouca idade seria levado em consideração, e no tribunal espiritual, será que isso não tem peso algum?
Pois bem, mas vamos considerar o seguinte, eu sou pai e tenho minhas filhas, eu não desejo que elas errem, que pequem, que façam coisas que me entristeçam, contudo, por causa da humanidade delas isso eventualmente, irá ocorrer, e eu aqui, como pai, estarei sempre pronto para perdoá-las, na verdade, estarei sempre de braços abertos. Então, eu te pergunto, porque Deus, que é um Pai maior e melhor do que eu, que é puro amor, Ele não iria perdoá-la e fazer de tudo para que você conserte sua vida e não erre mais. O problema é que você está ouvindo a voz do seu coração, e o ele, seu coração, é enganoso, ele diz coisas acerca de Deus e do seu pecado que não são verdades, são meros sentimentos. Então se liberte já desse sentimento de que Deus está com um pedaço de pau na mão esperando uma chance para te dar uma paulada. Saiba que o único pecado que não tem perdão é o pecado contra o Espírito Santo, e não tem perdão porque é Ele, o Espírito, quem convence o homem de seu pecado, logo, se você blasfemar contra Ele, não terá no mundo espiritual ninguém para fazer isso sobre sua vida. Receba já o perdão de Cristo, não peque mais nesse sentido, volte para a igreja, ganhe o seu marido para o Senhor através do seu proceder santo. Acerte a papelada de divórcio, case-se novamente. O adultério é um pecado que Deus perdoa, ademais Jesus veio para os doentes e não para os sãos, para os pecadores e não para os santos, entende? Provavelmente o seu ex marido já formou uma família também, e creio, que Deus não iria destruir isso tudo agora, para consertar o seu erro. A Bíblia fala em voltar ao marido, mas obviamente quando isso é possível, quando não houver  outros prejuízos piores que o primeiro, penso não ser o seu caso, mesmo porque você abandonar alguém que ama, e por ele é amado, e voltar para alguém a quem não ama, na verdade nunca amou, seria errar de novo.
Bom, mas agora vamos falar do seu comportamento de ciúmes e insegurança. O dia de amanhã ninguém sabe a não ser Deus, portanto, nada é absolutamente certo e firme para o dia de amanhã. Mesmo a vida não é assim, hoje estou vivo, amanhã posso estar morto. Um marido santo hoje pode não o ser amanhã. Um marido incrédulo pode ser um santo , entende. Nós vivemos na dependência de Deus, Ele é quem tem tudo em suas mãos. E o ciúme transforma o casamento em um inferno. Alguém diz que o inferno é ruim, e deve ser mesmo, mas viver com uma mulher ciumenta também é terrível, o sujeito vai sendo oprimido, sufocado, o amor vai sendo destruído no dia a dia. Então, confie em Deus, ele guarda o teu marido melhor do que você com seu ciúme. E para encerrar , ninguém oferece ao outro o que não possui, você tem que, primeiramente, ter Jesus em seu coração para poder oferecer ao seu marido.

Abraços, Pastor Ismael


 ============================================================= Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com

Dinâmicas novas para encontros de casais

Por Pastor Ismael Roselei de Carvalho.

Dinâmica 01- 

Objetivo: Honrar ao cônjuge. Demonstrar amor.

-Distribua papeis de carta para os cônjuges fazerem uma mensagem romântica. Todos fazem indivudualmente.
   Faça um sorteio de 10 pessoas para irem à frente ler a sua mensagem.
A pessoa homenageada pela mensagem deve ir a frente também.

- As demais mensagens não lidas serão entregues aos seus interessados. Por isso a mensagem deve ser bem escrita  para que o outro leia e entenda e quem
sabe guarde como recordação.
- Tempo gasto: 40 minutos.

Dinâmica 02-

Objetivo:
 -Reconhecer publicamente que temos defeitos para depois corrigí-los.
-Percepçao e3  que temos a tendencia de sermos generosos conosco  e muitas vezes exigentes demais com o outro.

 Chamar um casal à frente ( pode ser por sorteio). Separa-los com um tapume, movel ou outra coisa. Forneça a  eles uma plaquerta feita de papel cartão
com dizeres "Eu" e  do outro lado da plaqueta "ela" . Após uma pergunta à ser respondida eles levantarão a placa mostrando para a platéia se a resposta é "eu" ou "ela". Serão necessárias duas plaquetas, uma para os homens e outra para as mulheres.
Perguntas: podem ser livres ou  previamente preparadas, porém, devem ser inteligentes, sugestivas, e que levam a todos a uma reflexão:

Sugestões de perguntas:

1-Quem investe mais no casamento: Eles devem mostrar a plaqueta com a resposta "eu", ou "ela" (ele), e assim por diante.
2-Quem é mais controlador?
3-Quem demonstra mais amor através de um elogio?
4-Quem é o que mais procura para o sexo?
5-Quem prepara passeios, eventos e lazer?
6-Quem presenteia mais?
7-Quem é mais agressivo com as palavras?
8-Quem é o melhor ouvinte, mais paciente com a conversa do outro?
9-Quem busca mais a presença de Deus para a família?
10-Quem precisaria assumir melhor o seu papel no casamento?
11-Quem não cumpre o que promete?
12-Quem vive só de sonhos mas não vai a luta?
13-Quem tem a mania de ser crítico demais?
14-Quem não reconhece o que o outro faz de bom, não elogia, não agradece?
15-Quem deveria  cuidar melhor do visual para o momento do sexo?
16-Quem precisa de mudar o comportamento urgente, pois está prejudicando a relação?
17-Quem tem mais atitudes de companheiro?
18-Quem é o que bate o martelo, assume o comando da família?
19-Quem é mais delicado, doce, e sensivel com o outro?
20-Quem é o iniciador de contendas?

Dinâmica 03

Objetivo: Desfazer-se de sentimentos nocivos ao relacionamento.
 Melhorar o relacionamento de uma forma lúdica e espiritual ao mesmo tempo.

Distribua balões (bexigas). Faça um círculo e peça que eles encham os balões
de ar e pensem em um sentimento ruim que vem nutrindo contra o conjuge. a medida que vão enchendo o balão, vão imaginando
que sentimentos ruins estão saindo dos seus corações e entrando no interior das bexigas, tipo: ciúme, ressentimento, rancor, odio, inveja, despeito,
desconfianças, falta de perdão, etc.
Depois de dar um nó na bexiga, feita uma oração, com promessas de mudanças e liberação de perdão, os participante
vão jogar a bexiga para cima e brincar com elas até estourar todas.

Dinâmica 04

Objetivo: Lembrar o compromisso da mutualidade que um dia prometeram um ao outro.

Essa dinâmica deve ser no início do evento.

Os organizadores devem levar para o evento um polidor de metais ( ouro) e pequenos pedaços de flanela. No primeiro
dia do evento fazer um momento de compromisso no sentido de que cada um irá buscar participar aproveitando bem
e se decidindo a cuidar melhor do outro e por consequente da própria relação. Nesse instante, eles tiram as alianças
e entregam ao seu cônjuge que a deixará brilhando, polida, brilhante, como era na princípio da relação. A entrega
deve vir acompanhada de uma promessa de cuidar melhor do conjuge e um pedido de perdão.

 =============================================================
Quer levar o Casados em Cristo em seu Evento de Casais ou família? Ligue 14-33461588 ou casadosemcristo@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...