SEGUIDORES

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A TIRANIA DO SUCESSO.

Pv.1.19- “Tal é a sorte de todo ganancioso,: e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui”

Extraído da revista SAF- 2º Trimestre 2009.

Poucos homens estudaram tanto o comportamento humano quanto B.F.Skinner. Ele é um dos pais e mentores da Psicologia do comportamento. Em intrigante livro sobre o ser humano chamado “ O MITO DA LIBERDADE HUMANA” ( Rio de Janeiro, Bloch Editora S.A. , 1973) , ele expressa profundo desencanto com a questão da liberdade humana. Ele conclui esse livro dizendo: “ Uma análise experimental transfere a determinação do comportamento do homem autônomo para o ambiente – um ambiente responsável pela evolução da espécie como pelo repertório adquirido por cada membro....Ele está realmente controlado pelo ambiente ( op cit. Pág 167-168)

Embora ele acentue que o ambiente é construído em grande parte pelo próprio homem. Skinner não deixa de expressar, em todo conteúdo de seu livro, forças humanas que condicionam o homem, levando-o a fazer opções que não necessariamente são julgadas em todas as suas complexidades.

Essa é uma das razões pelas quais temos falado de forças tirânicas que agem sobre nós e interagem conosco.

Uma das que tem sido mais enfática é a do conceito de sucesso. Somos uma sociedade ambiciosa e desesperada por reconhecimento público.

Imagine que você pergunte ao seu filho pré-adolescente ou adolescente = e sugiro que não o faça - , o que ele pensa que seria a sua expectativa sobre ele lhe dando três opções:

-ser um homem rico,
-Ser um homem bom,
-Ser um homem de sucesso.

O que você acha que ele iria responder ?

Muito provavelmente a resposta seria sucesso. O excesso de atividades, tarefas e obrigações que criamos para nossos filhos revelam nossa ansiedade para que eles sejam bem sucedidos. A agenda de muitos meninos e meninas tem sido uma agenda de executivos, eles perderam a capacidade do lúdico, do prazer e do brinquedo. Tornaram-se sérios demais em uma época em que deveriam brincar. Porque o estatuto dos menores não discute essa questão? Muitos lares têm impedido os filhos de viverem, pelo desejo incontrolável de que sejam pessoas de sucesso na vida.

Homens e mulheres também vivem no afã do sucesso.Partem vorazmente para o mercado de trabalho, fazem cursos cada vez mais rigorosos: afinal, dizem eles, precisam de um lugar ao sol. Os dois saem em busca de sucesso, reconhecimento , notoriedade. Esquecem-se uns dos outros, abandonam afetivamente os filhos e nesse desespero pós-moderno, perdem a alma e o prazer de ser gente, de brincar, de rir. Ambos providenciam bens e riquezas para casa, mas ninguém está providenciando recursos para a alma, para os afetos.

O que poucos estão discutindo é o real conceito de sucesso. O que é ser bem sucedido? O que transforma uma pessoa em alguém vitorioso? Um diploma a mais? Um carro mais novo? Uma viagem a mais à Europa?

Gente com tanto e com tão pouco, vazia de afeto, vazia de alma, vazia de sentido! É isso que chamamos de sucesso? Filhos estressados, individualistas, egoístas, burgueses, sem razão para viver, sem prazer de viver, sem sentido para viver? Pessoas ensimesmada, sem desejo de ser gente, sem capacidade de amar?

A Bíblia faz uma exortação muito séria sobre isso: “ Tal é a sorte de todo ganancioso, e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui” ( Pv 1:19).

Samuel Vieira
Mestre em Teologia – PUC do Rio de Janeiro.
Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Anápolis- GO.

domingo, 3 de maio de 2009

APAIXONEI DE NOVO...( Ah! que bom!!)



Quando iniciamos um relacionamento, há um despertamento natural, uma explosão de sentimentos bons, de atração, cuja finalidade última é a união sexual, a qual nós chamamos de paixão e dizemos : " Estou apaixonado".

A paixão por estar relacionada a atração sexual é passageira, que dura segundo os estudiosos de duas semanas a no máximo dois anos, logo sairá de cena e entrará em ação o amor, que dá sustentação e estabilidade ao relacionamento.

Muitas vezes as pessoas confundem paixão com amor e acabam se casando e logo satisfeita as necessidades da paixão, que é o sexo, os "apaixonados" descobrem que não se amam e não querem mais viver juntos e aí vem a separação.

Observamos muito isso nos relacionamentos das celebridades, que além dos casamentos de conveniências ou motivos novos para se manter na mídia,muitos se casam com base na paixão e logo que esse "fogo da paixão" diminui de intensidade eles não encontram mais razões para continuarem juntos.

E nós seres humanos normais, como vamos sobreviver em nossos relacionamentos quando a paixão passar.

O segredo é se apaixonar de novo. E como isso acontece ?

No início, os nossos sentimentos nos impulsionam a comportamentos como afeto, carinho, ternura , bondade, cavalheirismo e etc.

Nessa fase nos preocupamos com o outro, fazemos de tudo para lhe agradar , é a fase da consolidação de uma conquista .

É um período de intenso desejo de estarem juntos, de se tocarem, é um tempo de apelo sexual.

É quando se busca impressionar o outro com sua aparência, performance, gestos e atitudes.

Nesta fase inicial do relacionamento, podemos dizer que os sentimentos levam a um comportamento. a paixão leva a gestos de bondade, ternura e cavalheirismo.

Depois dessa fase, quando a paixão já se esfriou e a rotina começa a tomar conta do relacionamento é hora de se reapaixonar e a atitude é a seguinte:

Antes os sentimentos levavam a um comportamento agora, o comportamento é que vai trazer de volta o sentimento.

Voltar ao namoro, esse é o segredo.Fazer as mesmas coisas que se fazia antes para agradar ao outro,as loucuras de amor.

Quando isso voltar a acontecer, o sentimento começará a brotar de novo e a paixão volta a acontecer.É hora de voltar a namorar.

Um casal deve se reapaixonar muitas vezes durantes a sua vida juntos, é só uma questão de escolha.

Veja que os casais que têm recursos saem de férias, vãos a passeios em cruzeiros, buscam lugares românticos, isso é válido e bom, mas e quando não se tem todo essa possibilidade?

Não é preciso dinheiro para se reapaixonar, é preciso tempo e disposição para voltar a namorar.Coisas simples, lugares comuns, presentes de baixo custo mas com sentimento, isso é que vai trazer de volta a paixão.

Experimente:

- usar de cavalheirismo,
-dar pequenos presentes em momentos inesperados,
-mandar bilhetes ou flores,
-passear de mãos dadas na praça;
-passar tempo juntos conversando, se tocando
-ir para a cama juntos e mais cedo,
-dar um ao outro tempo com exclusividade,
-parar de falar de problemas quando estiverem juntos,
-brincarem e rirem juntos,
-fazer carinhos e afagos um no outro,
-ajudar um ao outro nos afazeres,
-ligar durante o dia prá dizer que está com saudade,
-sair para almoçar fora,
-fazer elogios sinceros e declarações de amor;
-fazer o reconhecimento por algo realizado com dificuldade ou esmero;

Coisas assim que você fazia quando eram namorados e você verá que haverá uma reação em cadeia e a paixão chegará de novo em seus corações.

Ficaria então assim:

antes: sentimentos levavam a comportamentos;

Depois:comportamentos é que levam a sentimentos(paixão).

É hora de fazer de novo o que você fazia e espere um pouco, a paixão vai chegar.

E lembre-se , a volta dos sentimentos (paixão) não é imediata ou automática, é preciso continuar com os comportamentos e esperar um pouco, que o fogo vai se reacender.

No amor de Jesus, Pr Ismael e Pra cleire.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...