SEGUIDORES

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Estamos em crise financeira, nosso sexo piorou, temo pelo casamento.

O homem é o principal responsável pelo bom andamento da família, isso pesa sobre ele quando as coisas não estão dando certo.
Quando as finanças vão mal, homens reagem de maneiras diversas, uns partem para a bebida tentando aliviar um pouco, outros ficam longe de casa, pois em casa é onde ele vai ver os boletos sobre a mesa, o telefonema do credor, e a esposa que , em alguns casos, depende exclusivamente dele. Voltar para casa significa voltar para o olho do furacão, pois quando está trabalhando, por um momento, ele até esquece de seus próprios problemas.
Agora imagine um marido cristão, que não apela para a bebida alcoólica em busca de um suposto refrigério, não foge de casa, não vê pornografia, coisas essas, que são as fugas mais frequentes que os homens costumam delas se utilizar quando tem problemas. Mas sendo ele, um cristão, Deus o renovará e o susterá até que passe a calamidade, o que é incomparavelmente melhor que bebidas, mulheres, drogas, fugas, etc.
Bom,  sendo ele um empresário, tem preocupações financeiras no trabalho e também em casa, imagine o quanto isso aumenta a sua tensão. Se ele fosse empregado, a pressão financeira apertaria mais em casa, mas como dono de seu próprio negócio, é mil vezes pior, pois estará debaixo de um estresse permanente.
Estou dizendo isso para você entender o quanto seu marido pode estar sofrendo. Então, o melhor para vocês é redobrar a paciência, aguentar a mão, reafirmar a ele, como você tem feito, o quanto o ama, e que é sim, a companheira que Deus preparou para o ajudar e é nesses momentos que se levanta a verdadeira parceira.
E você deve, aos meus olhos, se preocupar menos com o sexo por agora, e se apegar com Deus, levando ele consigo, estimulando, orando, lendo a Bíblia, quem sabe iniciando um jejum para que Deus os faça prosperar mesmo no tempo da crise.
Veja, se você está apelando para o sexo como aquele que pode mantê-los juntos, ou pode separá-los, embora seja tenha algo de verdadeiro, não consigo acreditar que a falta de um sexo empolgante em virtude de uma crise, possa separar um casal cristão. Se as coisas estão nesse pé, é preciso rever, é preciso considerar as colunas que sustentam um casamento, como a presença de Deus no lar, o amor, o companheirismo, a unidade e coesão, os valorais morais, o compromisso, a mutualidade, entre outros (temos um livro( ebook) as 12 colunas que sustentam um casamento, e posso enviar-lhe por email.)
Você , pode estar enfrentando uma crise financeira e um esfriamento, uma queda sexual, não a sua total abstenção, e isso não pode ser páreo para todas as demais colunas de um casamento. Os estudiosos dizem que para derrubar um Boeing é preciso que um acúmulo de erros ou defeitos ocorram ao mesmo tempo, assim também é o casamento.
Você está coberta de razão quando se preocupa, e podendo resolver será um tanto melhor, é claro, mas não deve valorizar demais. Fico pensando assim, se colocar um botijão de gás sobre os seus pés, eles vão doer, inflamar , inchar e doer cada dia mais. Você pode tomar alguns analgésicos, anti inflamatórios, mas o que vai resolver mesmo será a retirada daquele botijão de sobre os seus pés. O botijão que pesa sobre os seus pés é essa empresa que vai mal. Seria bom vocês procurarem ajuda de pessoas experientes, que estiveram dentro dessa mesma crise, mas de qualquer forma vou recomendar que aquilo que está dando prejuízo deve ser fechado urgente antes que aumente o rombo e tenham que vender casa, carro e outros.
Voltando a questão sexual, penso que o sexo também não pode ser colocado como um “deus” em nossa vida, e a mulher não pode imaginar que o marido precisa estar sempre suprido , todos os dias,  para que não busque uma amante. Não é bem assim, ele sabe bem o momento que está vivendo e já deu demonstrações de suas preocupações.
Recomendo ainda que busquem a Deus, procurem uma aproximação ainda maior  com o Senhor, porque ele pode mudar esse quadro , gosto de pensar que toda circunstância está sujeita a alterações, que o mal não vai durar para sempre, e que há alguém maior do que nós que sabe de tudo e ao nosso pedido virá nos socorrer. Faça isso, vença, e volte a celebrar o amor, não como uma ditadura, uma obrigação, mas , um prazer.

Aconselhamento: Não consigo confiar novamente, estou ficando doente.

Já perdoei meu marido duas vezes, estou cheia de dúvidas se ele vai ou não ser fiel daqui pra frente, e com isso estou ficando emocionalmente doente, tenho dores estomacais,  dores de cabeça, e outros sintomas do problema. Será que é ele vai  realmente mudar?

Olá, minha cara leitora.

Tenho ouvido algumas pessoas dizendo que “ninguém muda ninguém”, e particularmente, não creio assim. Tomo por base o texto bíblico de  1 Pe 3.1, onde fala da mulher  que ganha o marido para o Senhor sem palavras mas com atitudes.  É óbvio que é a própria pessoa  quem toma a decisão de mudar seu comportamento, mas fatores externos podem influenciá-lo a isso, como um aconselhamento, uma conversa com a esposa, o estabelecimento de limites, o atendimento de uma necessidade que tenha ( melhor sexo, por exemplo), etc.
Desse modo, penso que a gente pode agir positiva ou negativamente no processo de mudança comportamental  do outro. Creio que o evangelho de Cristo é maior agente de transformação de vidas que se têm notícias, é aos meus olhos, aquele em que o resultado é o melhor, pois além de levar o pecador ao arrependimento, ainda o prepara para o céu, fazendo dele uma pessoa melhor em todos os aspectos.
Agora, cada um vai reagir de modo diferente, de repente uma esposa  coloca em prática um plano e dá certo, porém aquilo pode não funcionar com outro marido,  desse modo não existe um modelo padrão. Vamos pensar o caso concreto, um marido cai num adultério reiterado, porém, não quer perder a família, então, a ameaça de separação pode levá-lo a  uma decisão de não mais adulterar. Entretanto, um marido que está pouco ligando para o relacionamento,  ameaça-lo de separação só vai acelerar a sua decisão de pegar as malas e ir embora.
É necessário prudência, equilíbrio e sabedoria ao trabalhar com uma situação dessa, onde o marido vive as voltas com o adultério.
De qualquer forma, vamos considerar algumas coisas que possam ser feitas, vou dividir isso em dois tópicos, as coisas que você pode fazer, e aquelas coisas que você  entra em dependência para com  Deus e clama para que ele faça  por você.

Coisas que você mulher pode fazer:

1-melhorar o companheirismo, fazer coisas juntos, sorrir mais a dois. Cara feia, rancores, brigas, costumam não funcionar, as vezes, mascaram uma situação, porém, não resolvem.
2-elimine seus vícios de conduta que possam estar contribuindo para o erro do outro, sem contudo achar se como culpada  da escolha errada que ele fez. Preste atenção naquelas coisas que ele sempre reclama a seu respeito, pode estar ali um bom começo.
3-valorize a vida sexual, traga alegria para a cama. O homem oferece amor quando recebe sexo ( bom sexo). Agora, isso dentro das possibilidades, pois as vezes a ferida é tão grande que não dá para se ter alegria na cama.
4-Pare de fazer policiamento investigativo com ele, esteja atenta, mas não fique neurótica por causa disso. Marido e esposa, são coisas boas que Deus coloca diante de nós, mas não se pode fazer dessas figuras um “novo deus”, sob pena de se adoecer , e mesmo, perder o verdadeiro Deus.
5- A mulher tem a mente investigativa, mas cuidado para não se comunicar sempre com acusações e desconfianças, fale somente aquilo que tenha  certeza, não fique “jogando verde para colher maduro”, isso afasta mais do que ajunta.
6- Estabeleça limites para o relacionamento, o que será admitido e o que não o será ( aliás, isso deve ser feito sempre no início do relacionamento) Deus estabeleceu limites para nos  relacionarmos com Ele, Deveria ser sem pecado. No casamento é a mesma coisa, tem que se estabelecer limites. Caso o tema não possa ser tratado pelos dois, então , o que estiver interessado, vai registrar, escrever o que aceita e o que não, e fazer com que o outro tome conhecimento, e claro, em caso de quebra de limites tem que estar claro que haverá uma tomada de atitude e qual será essa atitude- resposta.

Coisas que  a fé pode resolver:

1.       Aprenda com a Bíblia, quando se tem problemas maiores que você mesmo, vá até a presença de Deus, inicie um tempo de jejum e oração.
2.       Examine-se e caso tenha dado “brechas” espirituais para o mal agir em sua vida, arrependa-se , confesse , e não peque mais. Lembre-se o pecado nos separa de Deus e nos expõe a perigo, pois ficamos a mercê do diabo.
3.       Você pode não ter razões para confiar em seu marido, mas confie em Deus, e tenha fé do modo correto, ou seja, crendo de todo o coração, não duvidando, mas crendo que se fará aquilo que diz na oração, Deus fará acontecer. Seja por um milagre, ou por outros caminhos. Não importa como, o que vale crer é que Ele, o Senhor, fará acontecer.
4.       Não vá à presença de Deus com espírito de vingança , achando que Deus vai matar a outra, que vai matar o filho, nada dessas coisas, pois isso é contrário ao caráter de Deus,  seria como tentar subornar um guarda de trânsito honesto, o efeito pode ser contrário ao esperado.

Finalizando, quanto a confiar de novo no marido adultero ou não, penso que isso virá à medida que caminhem juntos, não é algo que se impõe da noite para o dia, vai demandar tempo, mas dá para começar hoje e ir se esforçando para confiar.

Creia que Jesus é poderoso para resolver qualquer situação que nos é adversa. Um dia Ele perguntou aos cegos que pediam a cura:

E tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Crede vós que eu possa fazer isso? Responderam-lhe eles: sim, senhor. Então lhes tocou os olhos, dizendo: seja feito segundo a vossa fé. Mt: 9:28-29


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...