SEGUIDORES

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Até quando devo orar por mudanças?

Jesus conta uma série de parábolas sobre a persistência, nas quais ele lembra seus seguidores de que devem “orar sempre e nunca desanimar” ( Lc 18.1; e Lc 11.5) Essas histórias com frequência são mal compreendidas. Numa primeira leitura, parece que Deus é como um juiz que precisa ser persuadido a ouvir uma viúva, ou como um homem que precisa ser convencido a emprestar comida ao seu amigo. É importante lembrar que parábolas podem ser de comparação ou de contraste ( seria assim: Deus é como....ou ...Deus é o contrário disso)., como é o caso nessas parábolas.

Deus é exatamente o oposto do juiz do amigo e do juiz que hesitavam em ajudar. Deus gosta de dar espontânea e generosamente. A essência das histórias é esta: se essas pessoas indispostas foram persuadidas pela persistência de alguém, quanto mais podemos esperar que nosso Pai amoroso e disposto vá responder aos nossos pedidos quando persistirmos em oração.



Era prática comum naquela época não orar mais do que três vezes por dia, para que Deus não se cansasse de de ouvir as pessoas. Jesus abala esse conceito ao mostrar que devemos orar sempre e jamais desistir ( ver Cl 18.1)

Deus não precisa ser coagido ou pressionado a ajudar. Você não precisa importuná-lo. Em vez disso, a persistência é um indicar do seu desejo e de sua dependência de Deus. Se não depender verdadeiramente dele, não persistia na conversa. Faz-se um pedido de balcão do serviço ao consumidor de Deus e aperta-se o cronômetro. Se ele não aparecer no tempo determinado, tentaremos de outra maneira.

 A persistência em oração nasce da certeza de que a resposta somente Deus dá. Com frequência as pessoas perguntam: “Quanto tempo devo continuar orando sobre essa situação?” Ore até que aconteça uma dessas duas coisas: Deus muda a situação, ou muda você.. Com frequência, ambas acontecem ao mesmo tempo. E enquanto está esperando, perceba que Deus está trabalhando. Nós estamos com pressa, mas Deus não está. Ele pode se dar ao luxo de adotar a perspectiva de longo prazo em resposta às nossas orações. Martinho Lutero disse certa vez: “ Orar não é vencer a relutância de Deus. É apropriar-se da sua disposição.”. Quanto tempo você está orando pelo seu casamento, pelo seu cônjuge? Importa saber que Deus está disposto em ajudar, e que o fará do modo dele, no momento em que ele achar mais oportuno. Pode ser que  antes,  use da sua dificuldade para para promover mudanças comportamentais . Pense nisso, e continue esperando e crendo muito porque a oração sempre é ouvida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...