SEGUIDORES

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A modalidade de casamento mais importante.

Extraído do site: http://psicoterapeutacristao.blogspot.com
Por por Antonio Tadeu Ayres

Vivemos uma época da História da Humanidade em que instituição do casamento está francamente desacreditada, por razões que todos nós conhecemos, uma vez que todos temos acesso à mídia.

E num mundo assim, é comum encontrarmos uma parcela de cristãos evangélicos achando que estão imunes ao problema; que a sua fé e a sua piedade nunca permitirão que algo venha arranhar a sua relação conjugal.

Será?

Para responder à essa pergunta, comecemos por definir os três tipos de casamento que configuram a união matrimonial:

1. CASAMENTO CIVIL: é aquele realizado pelo juiz de paz, no cartório, seguindo normas legais, e a com a aposição das assinaturas dos noivos e das testemunhas.

2. CASAMENTO RELIGIOSO: é aquele realizado na igreja, perante um pastor ou sacerdote, com a presença dos padrinhos de ambos os nubentes. A noiva se veste de branco, há a troca de alianças e, geralmente, existe muita pompa.

3. CASAMENTO TEOLÓGICO: é, na verdade, o casamento bíblico (“…deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e serão ambos uma só carne”). Esse ocorre no coração do casal que se ama e não há necessidade de testemunha alguma, pois o compromisso é diante de Deus.

Conforme se depreende, dos três tipos de casamento acima, o de maior importância sempre foi e sempre será o terceiro. Somente o casal teologicamente casado pode, realmente, ter comunhão entre si e diante de Deus. Os dois outros são instituições humanas.

MAS O QUE A RELIDADE NOS ENSINA?

Infelizmente que, aquilo que tem valor diante de Deus, perdeu o seu valor diante dos homens.

É muito comum encontrarmos casais cristãos que brigam e ficam dias; às vezes, semanas, sem se falarem, sem se unirem, sexualmente, chegando a dormir em quartos separados.

Por outro lado, existem aqueles casais mais antigos que vão para a igreja com a Bíblia embaixo do braço durante anos a fio. Aparentemente estão casados. Vivem, sem dificuldades, o casamento civil e o casamento religioso.

Mas, como quase nem mais se conversam, o amor desapareceu de suas vidas há muito, vivem “de aparência” e “para a igreja”. Teologicamente, estão divorciados!

E, que ninguém se engane. Isso acontece também com pastores e pastoras!

Que a leitura deste artigo possa fazer-nos refletir a respeito e, se for o caso, curvarmo-nos, reconhecendo as nossas falhas,confessando-as diante do Senhor.

Não é, com certeza, a vontade de Deus que vivamos o casamento de uma forma farisaica.

Antônio Tadeu Ayres

2 comentários:

Vall disse...

tenho uma pergunta: o terceiro tipo de casamento deve acontecer dentro de um dos outros dois primeiros, certo?

e quanto à chamada "união estável" (com documentos ou não)? o que podemos dizer a respeito? é correta diante de Deus?
pq a prerrogativa bíblica é a de que haja reconhecimento público da união de homem e mulher, e neste caso, a questão está satisfeita.

o que pensar sobre isso?

se a justiça (brasileira, dos homens) entende que a união de duas pessoas, mesmo não legalmente casadas, dá uma porção de direitos, o que dizemos sobre isso nas igrejas?

tenho algumas dúvidas a respeito, e gostaria de esclarecê-las. obrigada.

Ana Carolina Martins disse...

É uma tristeza ver que em tudo o que os bons evangélicos de hoje fazem vem sempre a menção ao seu cifrão. E aqui é logo na entrada! Todos os crentes são sacerdotes perante Deus e não existe uma classe de mediadores entre Deus e o homem pois está escrito que o Mediador é somente Cristo e que além de Jesus Cristo todos os crentes são igualmente um sacerdócio santo.

"Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo". 1 Pedro 2:5

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". 1 Pedro 2:9

"Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos". (O apóstolo João chama a todos os salvos de sacerdotes). Apocalipse 1:5-6

"Porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes". Apocalipse 5:9-10

Assim houve uma grande deturpação no sentido da palavra Bíblica de sacerdotes do Novo Testamento, pois há pastores que lideram congregações mas nela todos os crentes são sacerdotes. Visto isto então concluímos que todos estamos em pé de igualdade perante o nosso tratamento na Igreja.

Sacerdotes está escrito que somos todos os crentes e ninguém em especialm, e todos temos por missão espalhar o evangeho como JESUS nos ordenou fazer: DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI!!!! Quem quer dinheiro vai trabalhar e estuda nas horas fora do expediente e aos fins de semana para pregar e evangelizar antes de tudo como exemplo de vida pois as atitudes sempre falam mais alto de que vãs e enfeitadas palavras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...