SEGUIDORES

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE


Um casamento para ser um bom casamento, precisa ser duradouro e com satisfação. Um casamento duradouro mas sem satisfação é uma porta aberta para a infidelidade e às vezes os cristãos acham que porque o seu cônjuge é cristão então está tudo resolvido, não há PERIGO. Olha, eu como marido posso até ser negligente com algumas coisas da minha vida, porém , nunca posso ser negligente com o meu cônjuge. O salmista diz: "Olha bem o estado das tuas ovelhas". O relacionamento marido-mulher é o relacionamento principal de uma família (se bem que alguns pensam que são os filhos, outros que é o trabalho) mas não, o relacionamento principal da família é o do casal. Se o pai e mãe estão bem, os filhos estarão bem.Alguém escreveu que dentro de nós existe uma conta bancária aberta em nome das pessoas que comigo se relacionam, todas, mesmas as que se relacionarem por um só instante, aquelas que estão de passagem pela nossa vida.

uma conta bancária no coração do cônjuge:

O marido diariamente movimenta a conta bancária existente no coração da esposa e vice e versa.
Ele pode realizar saques ou depósitos, de tal forma que a conta pode estar no azul ou no vermelho , depende dos depósitos e dos saques.

Os depósitos

São as palavras e gestos que geram algo bom dentro do coração do outro; de repente um elogio, um presente, um telefonema durante uma viagem, uma frase: "estava com saudade de você", ou "Você me faz falta", "Puxa vida, como é bom ter você aqui",ou um carinho, um abraço, um beijo, ou ainda um tempo junto, um passeio de mãos dadas na praça perto de casa, coisas assim, grandes ou pequenas.Sabe queridos, todos nós temos a necessidade de sermos aceito,reconhecidos, respeitados e até mesmo admirados, não adorados, mas queridos por aqueles que estão ao nosso redor.E toda vez que somos honrados por alguém, esse alguém fez um depósito no nosso coração naquela conta que ele já tinha ou que abriu naquele instante e ali vai se acumulando. A conta vai ficando "gorda", o relacionamento é o melhor possível , há reciprocidade, há amizade, há crescimento emocional, social e até mesmo espiritual.Aliás, todo bom relacionamento, só é bom se ele trouxer crescimento.

Os saques ou retiradas>

Ao contrário dos depósitos, os saques são aquelas palavras impensadas, aquelas que nunca deveriam ter saído de nossos lábios, são expressões carregadas de agressividades, que detroem, desestimulam e diminuem. As vezes até mesmo o silêncio pode ser uma forma de saque.Quando não os gestos, as atitudes, os comportamentos impróprios, os vícios.

"O bico de Pão" Ilustração.

Perguntaram a um velho casal, que tinha 65 anos de casados, como foi que chegaram até ali naquele relacionamento, no que ele respondeu: "Sabe aquele bico do pão, ele é a parte que eu mais gosto do pão, e toda manhã eu dou para ela".Da mesma maneira perguntaram a mulher e ela respondeu: " Sabe aquele pedaço do pão, o "Bico"? Então, aquele é o pedaço que eu menos gosto do pão"

Antes de continuar gostaria de perguntar, como anda a sua conta bancária no coração de sua esposa? Você tem feito mais depósitos ou mais saques? a sua esposa tem se sentido amada? Qual foi a última vez que você deixou claro que ainda a ama, apesar de tantos anos juntos?. E você mulher, como anda o seu marido? Tem sido por você honrado, respeitado, reconhecido?

Pois bem, vamos para o lado prático da coisa.
Um marido faz regularmente depósito no coração da esposa, elogio, um carinho, um gesto de cavalheirismo abrindo a porta do carro , puxando a cadeira no restaurante para ela sentar; andando de mãos dadas, deixando ela falar e dando-lhe ouvidos, mas de vez em quando ele faz um saque, dá uma bronca, discute, em fim, faz um saque. No entanto como houve muitos depósitos a conta está continua no azul.Porém, as coisas começam a piorar, o strees, a falta de tempo, a crise financeira, tudo isso acaba inibindo os depósitos que antes eram tão regulares e para piorar a situação ele começa a agredí-la emocionalmente e assim vai sacando tudo o que tinha de bom no coração dela.Como diz alguém, o amor está no período do inverno.
Agora ela está no vermelho com relação a sua conta bancária do marido no seu coração e aí ela chega no trabalho e alguém do sexo masculino lhe diz , "Puxa seus cabelos estão lindos!!". Aquela frase é sincera e isenta de maldade, mesmo porque é um bom rapaz, sem maldade, casado e se conhecem a muito, mas faz um estrondo no coração dela, e ela pensa: "Ele notou os meus cabelos, o meu marido...".E aí surge uma oportunidade e lá está o rapaz de novo,se apresentando para ajudar em algo em que ela esta tendo dificuldade, veja bem, mais um depósito no coração dela e assim vai, uma gentiliza aqui, um elogio ali, um reconhecimento, um parabéns. Preste atenção, um coração no vermelho é um coração aberto. Chega a um ponto em que começa haver uma correspondência de gentilizas por parte dela e assim eles passam o dia fazendo depósitos no coração um do outro. Note que nenhum dos dois está com malícia, porém, para azar do marido, aquele rapaz também está no vermelho com relação a sua companheira , portanto está com as suas necessidade emocionais não satisfeitas, as coisas não andam bem. O campo está preparado, o clima está criado, só falta então a oportunidade e essa o diabo é mestre em providenciar, um encontro casual, um lugar, uma festa... e aconteceu.

Existe dentro de cada um de nós um "Tanque emocional" ou "Tanque de amor" ainda, uma conta bancária e não pode estar no vermelho, nunca, mesmo durante as crises, os estresses, as doenças, não importa, deposite no coração do outro.

Quem está com o tanque emocional cheio vai mais longe, ou como diz Josué Gonçalves, um dos grandes pregadores sobre família: "Quem tem um Vectra na garagem, não procura fusquinha na rua".




No amor de Jesus,
Pr Ismael e Pra Cleire.

Diga Não a erotização das crianças.Diga não a pedofilia.Diga não a violência contra crianças

Um comentário:

Anônimo disse...

09/01/2011.

Uma bênção de artigo. Que Deus os abençôe em seus estudos e missão(ões).

Paz de Cristo à vocês.

Abraços,
P.E.O.M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...