SEGUIDORES

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

União Estável é casamento? Pode-se batizar,tomar ceia, etc?

UNIÃO ESTÁVEL E BATISMO NAS ÁGUAS

Devido a atualidade do assunto, resolvi publicar novamente este post (Publicado originalmente em 15/06/2007), abrindo desta forma o espaço para uma maior discussão e reflexão sobre o problema.



1. Sendo o casamento não sujeito a um padrão bíblico, judicial e cultural universal, entende-se que Deus o concebe conforme o tempo, cultura, costume e padrões normativos da sociedade, desde que não infrinja os princípios estabelecidos pela palavra de Deus, dentre os quais a heterossexualidade e a fidelidade conjugal (Gn 1.27, 2.22-25; Ex 20.14, 17; 1Tm 3.2;).



2. Não há na Bíblia sagrada nada que fundamente a idéia de que para ser reconhecido por Deus, o casamento precise de uma certidão ou contrato, quer estabelecido pelos pais, pela religião ou pelo estado. A prova disto é que os casamentos que não foram realizados ou regidos por tais instrumentos, eram diante de Deus reconhecidos e válidos (Gn 1.27-28; 24.58-67; 29.21-30; 41.45; Ex 24.1; 1Sm 18.27; Rt 4.9-13; Mt 1.24-25, etc.) O contrato de casamento é mencionado apenas no livro apócrifo de Tobias 7.13, e mesmo assim com caráter descritivo e não prescritivo.


3. Os contratos de casamento, a princípio estabelecidos pela família em algumas sociedades antigas, sem a interferência do Estado, vindo a fazer parte do universo jurídico apenas num passado recente, eram motivados por questão de ordem material e não afetiva. Não era a legitimação do casamento a preocupação inicial, mas sim a partilha dos bens ao final deste.


4. Só a partir do século IX a igreja (católica), começou a chamar para si a competência para regular de forma exclusiva a toda matéria matrimonial, vindo no Concílio de Trento em 1553 dar ao casamento a condição de sacramento da Igreja. Até então, desde a Igreja Primitiva, não havia dificuldade no reconhecimento do casamento conforme os padrões sócio-culturais, desde que fundamentado nos padrões bíblicos, conforme já citado.


5. No Brasil, a Igreja no seu princípio seguiu as diretrizes da Constituição Republicana de 24 de Janeiro de 1891, no art. 72, parágrafo 2°., que reconhecia apenas o "casamento civil", e do Código Civil que vigorou a partir do 1° de Janeiro de 1917, cujas disposições só reconhecia como válido o casamento civil celebrado pela autoridade secular. Entendendo se dever cívico de submissão às autoridades constituídas (Rm 13) e da preservação dos bons costumes (padrão culturalmente instável), a Igreja Evangélica, sem maior reflexão bíblica, privou o batismo nas águas e consequentemente da santa ceia aqueles novos crentes congregados que se encontravam diante da "lei" irregulares e marginalizados em virtude de sua união conjugal não seguir as diretrizes legais de então, quanto ao casamento ou reconhecimento do status de família. Com os graves problemas que esta exigência jurídicas causou, uma vez que não eram reconhecida pelo Estado as uniões conjugais estáveis, acontecia que no momento da separação entre estes "casais", a mulher sempre sofria prejuízos na partilha (quando havia partilha) de bens e em outras questão básicas.


6. Diante deste quadro, partindo de mudanças no Direito Tributário, o Estado acabou por reconhecer através da Constituição de 1988 em seu art. 226 parágrafo 3°, a união estável entre homem e mulher como entidade familiar, caracterizada pela convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituir família. Tal artigo foi regulamentado pela Lei 9.278 de 10 de Maio de 1996 e pelo novo Código Civil de 10.01.2002 em seu art. 1723. O Estado com isso corrigiu um erro e uma injustiça, retomando o principio dos primórdios da sociedade onde "o fato do casamento era por si reconhecido e satisfatório. Tais mudanças nas leis do país, não quebraram nenhum principio bíblico referente a vida conjugal entre homem e mulher, ao contrário, consolidaram o referente princípio.


7. Não há Novo Testamento nenhuma exigência para o batismo nas águas relacionada a "contratos ou certidões de casamento", aliás, as únicas exigências são arrependimento, fé, consciência e vontade (Mc 16.16; At 2.38-41; 8. 36-37). A história e a Bíblia (Mt 15.3) nos revelam os riscos de se colocar a "tradição" acima da Palavra de Deus promovendo com isto a injustiça.


8. É no mínimo contraditório o fato de se negar o batismo nas águas para os crentes que participam ativamente da vida congregacional, contribuem com seus dízimos, dão ofertas, evangelizam, fazem parte dos órgãos de cântico, alguns são líderes, ensinam na escola dominical, e são batizados com o Espírito Santo. Só não podem assumir funções "oficiais" e participarem da Santa Ceia.


Mudar é incômodo, mas por vezes é necessário. Mudar com responsabilidade, avaliando as conseqüências das mudanças é essencial. O desejo por mudança, por bem intencionado que seja, acaba mexendo com padrões fortemente estabelecidos e arraigados em qualquer instituição. Não quero ser simplista, visto que a questão exige assim uma análise cautelosa.


O pensador e questionador corre o risco de ser mal interpretado e até "excomungado" (Jesus, Paulo, Lutero, Luther king e outros que o digam). Pensar diferente nem sempre é pensar errado. Pensar criticamente é necessário. Pensar biblicamente é sempre certo. O propósito desse texto é fazer pensar, refletir, gerar discussão, debate, pois só assim os erros podem ser corrigidos, as mudanças podem acontecer e a justiça pode ser promovida.


ALTAIR GERMANO,
42, pastor, teólogo, pedagogo, especialista em Educação Cristã, pós-graduando em Psicopedagogia, mestrando em Teologia e Pedagogia Cristã
Visite o site do Pastor Altair Germano: http://altairgermano.blogspot.com/



Campanha:Diga Não a erotização de crianças.Não alimente a pedofilia e não induza ao pecado.Não publique fotos de crianças nuas,com roupas intimas ou de banho.

81 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM. QUE PENA QUE A IGREJA NÃO ENXERGA ESSA VERDADE, TEMOS QUE OBEDECER A LEI MAS NAQUILO QUE FERE A PALAVRA DE DEUS NÃO PODEMOS ACEITAR. SÓ DE TOLTAL ACORDO APOIAR E BATIZAR PESSOAS AMAZIADAS, POIS PRA DEUS ESTÃO CASADAS, AGORA SE AS PESSOAS ACHAM QUE NÃO, PROBLEMA DELES. ELES JÁ RECEBERAM NO CORAÇÃO O MAIS IMPORTANTE J E S U S ... SERÁ QUE O BATISMO É MAIS IMPORTANTE QUE JESUS? PORQUE OS AMAZIADOS NÃO PODEM RECEBER O BATISMO SE O MAIS IMPORTANTE ELES RECEBERAM? PODE MANDAR RESPOSTA QUEM QUIZER. Pr. Maiko.

Anônimo disse...

MUITO BOM. QUE PENA QUE A IGREJA NÃO ENXERGA ESSA VERDADE, TEMOS QUE OBEDECER A LEI MAS NAQUILO QUE FERE A PALAVRA DE DEUS NÃO PODEMOS ACEITAR. SÓ DE TOLTAL ACORDO APOIAR E BATIZAR PESSOAS AMAZIADAS, POIS PRA DEUS ESTÃO CASADAS, AGORA SE AS PESSOAS ACHAM QUE NÃO, PROBLEMA DELES. ELES JÁ RECEBERAM NO CORAÇÃO O MAIS IMPORTANTE J E S U S ... SERÁ QUE O BATISMO É MAIS IMPORTANTE QUE JESUS? PORQUE OS AMAZIADOS NÃO PODEM RECEBER O BATISMO SE O MAIS IMPORTANTE ELES RECEBERAM? PODE MANDAR RESPOSTA QUEM QUIZER. Pr. Maiko.

Anônimo disse...

LEGAL!,E ,CONCORDO COM ESSA MATÉRIA SE,O ESPIRITO SANTO QUE É DEUS HABITA NA VIDA DAQUELES QUE SE ARREPENDEM E VEM PARA CRISTO!COMO QUE O HOMEM PODE IMPEDIR DA PARTICIPAÇÃO DA CEIA E DO BATISMO SE É UMA ORDENANÇA DIVINA A TODOS QUE SE ARREPENDEM E DESEJAM SEREM PARTICIPANTES DESSES MANDAMENTO?

Unknown disse...

tomar a santa seia sem ser casado no civile religioso é serto ou errado?tenho minhas duvidas me ajude a tirar,abrigado

Unknown disse...

Por muito tempo carreguei comigo esse peso, até que tive o privilégio de conhecer o ministério ao qual faço parte hoje, onde pude compreender verdadeiramente os propósitos de Deus para o casamento à luz da sua palavra e não baseados em conceitos criados pelo homem em nome de religiosidades. Quando aceitei Jesus já estava com meu marido e tínhamos um filho, ele ainda não O aceitou, quando a Igreja me privava de cargos, batismo e ceia, eu então o precionava a casar no civil, mas na concepção dele não há necessidade, ele ainda é um homem natural. Um dia eu me pus a questionar se seria justo eu perder o melhor de Deus por questões que não depediam somente de mim. Comecei a orar e estudar sobre o casamento, foi quando entendi que os mandamentos de Deus para o casamento se baseiam em princípios que vão muito além de uma certidão ou contrato de casamento, são verdadeiros Páctos de amor incondicional, é uma pena que muitos ministérios tem privado e frustrado pessoas em sua caminhada e crescimento espiritual, baseando-se em alegações tão distorcidas da palavra de Deus.

vania disse...

EU ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA MAIS EU TENHO UMA DUVIDA! ESTOU ESPERANDO O MEU DIVORCIO SAIR JA DEI ENTRADA JA TENHO UMA CERIDAO AVERBADA PELO JUIZ ONDE CONSTA Q ESTOU JUDICIALMENTE SEPARADA SÓ ESTOU AGUARDANDO O DIVORCIO!MINHA DUVIDA É A SEGUINTE EU TENHO UM DOCUMENTO DE UNIAO ESTAVEL COM MEU ATUAL ESPOSO Q CONHECI 2 ANOS DEPOIS Q MEU EX MARIDO ME DEIXOU PRA VIVER COM OUTRA MULHER QUERO SABER O SEGUINTE POSSO TOMAR SANTA CEIA TENDO UM DOCUMENTO DE UNIAO ESTAVEL? LOGICO QUE PRETENTEMOS NOS CASAR ASSIM QUE MEU DIVORCIO SAIR SE ALGUEM PUDER ME RESPONDER FICAREI GRATA!! QUE DEUS ABENÇOE

Pr Ismael Roselei disse...

Irmã, paz

A questão deve ser resolvida pelo seu pastor e por você. Vou explicar. Tem Pastores que ainda não conseguem conceber este pensamento, de que a união estável seja suficiente para se considerar alguém como casado.Então, acabam de alguma forma impedindo que a pessoa nessa condição participe da ceia. Bom, entendo, que a ceia é algo entre você e Deus e não deve ser proibida ou autorizada por pastor, que tem a incumbência de lhe ensinar, mas não fazer escolhas por você. Enendi bem a sua situação, e se você fosse membro na igreja na qual estamos pastores, você seria incentivada a tomar a ceia. Eu faço sempre a seguinte pergunta: Está pessoa iria para o céu caso ela morresse hoje, sendo que já recebeu Jesus como s eu salvador? A resposta é sim. Então quem pode entrar no céu, pode tomar a ceia. Existem coisas no nosso passado, que perduram no tempo até que tudo se resolva, mas para aquele que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo, e mais, Deus não leva em consideração o tempo da nossa ignorância. Caso não haja impedimento pastoral, tome a ceia e seja agradecida a Deus pela sua bondade e misericórdia.

Abraços. Pr ismael

Waldir disse...

PRECISO DE ORIENTAÇÃO, POR FAVOR ME AJUDEM, SOU DIVORCIADO A MUITOS ANOS, A UM ANO COMECEI A PARTICIPAR DE UMA IGREJA EVANGÉLICA, NA QUAL ME BATIZEI NAS ÁGUAS EM OUTUBRO. CONHECI UMA MULHER A 3 ANOS EVANGÉLICA SEPARADA POR ADULTÉRIO POR PARTE DO MARIDO FICAMOS INTERESSADOS UM PELO OUTRO E NOS AFASTAMOS POR QUASE 2 ANOS SE REENCONTRAMOS NO FINAL DO ANO PASSADO, ELA DE CERTA FORMA MESMA DESVIADA ME CONDUZIU A IGREJA EVANGÉLICA E ME ENCONTRAR COM JESUS. NO INICIO DE 2010 TIVEMOS RELAÇÕES POR UM PERÍODO DE 3 A 4 MESES QUANDO ELA VOLTOU PARA IGREJA E DESDE ENTÃO NÃO TIVEMOS MAIS RELAÇÕES DEVIDO AS QUESTÕES RELIGIOSAS,SÓ DEPOIS DE CASADOS, MAS TIVEMOS CONTATOS ÍNTIMOS SEM CONSUMAR A RELAÇÃO SEXUAL. EU TENHO 47 ANOS E ELA TEM 34 NOS DOIS TEMOS FILHOS, EU A AMO E JÁ PEDI ELA EM CASAMENTO CONVIVO COM ELA "NÃO NA MESMA CASA" FILHOS DELA E MÃE TENHO ACEITAÇÃO DE TODOS, MAS ELA DIZ QUE NÃO ESTA PREPARADA PARA CASAR E QUE TUDO TEM SEU TEMPO OU MELHOR O TEMPO DE DEUS, (QUESTÃO NÃO ENTENDO MUITO MAS ASSUNTO PARA OUTRA OPORTUNIDADE) ELA QUE DEUS AINDA NÃO CONFIRMOU NOSSO CASAMENTO, ELA FALOU QUE EU ASSUSTEI ELA COM MINHA PRESSA, NÓS NOS AMAMOS MAS ELA NÃO SE SENTE PREPARADA PARA CASAR, MAS A TENTAÇÃO É GRANDE. AQUI AS PERGUNTAS: 1ª ELA DEIXOU O MARIDO POR SER VÍTIMA DE ADULTÉRIO E NÃO SE SEPAROU LEGALMENTE APESAR QUE SÓ CASOU NO CIVIL, ELA COMETEU ADULTÉRIO AO TER RELAÇÕES COMIGO? 2ª EXISTE ALGUM TIPO DE CONFIRMAÇÃO POR PARTE DE DEUS PARA CASAMENTO? 3ª SE NÓS NOS AMAMOS E TEMOS O CASAMENTO COMO META É PECADO TERMOS RELAÇÕES SEXUAL? 4ª O FATO DE NOS TOCARMOS E DESEJAR UM AO OUTRO O PECADO É CONSUMADO? 5º COMO DEVO AGIR TENDO COMO BASE A BÍBLIA?

Unknown disse...

essa matéria é muito útil, pois estou nessa situação: meu marido sumiu há mais de 20 anos,a justiça federal me deu o direito de receber pensão por morte há mais de 5 anos. vivo com outra pessoa há mais de 18 anos e não estamos participando da santa ceia porque não somos casados, eu como era de outra denominação, fui batizada e participava da ceia mas ele nem batizado é. agora que estamos na mesma congregação estamos enfrentado esse problema. somos dizimistas, ofertantes,temos varias funções na igreja, visto que trabalhar na seara são poucos. o fato de não poder participar da ceia muito me entristece, porque se não participo não tenho parte com Cristo. tá muito dificil, me ajudem em nome de Jesus e que a paz esteja convosco

maria disse...

todos vcs tem que ler a palavra ,nao só aletra mas como o espirito de Deus ENSINA,NÃO PARA O SEU BEL PRAZER.

Pr. Luiz Eduardo Gomes disse...

(Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Quem tem todo poder na terra e no céu?
Pois é JESUS é o único que tem todo o poder tanto no céu como na terra.
E o único que tem esse poder ordenou ide,fazei discípulos de todas as nações (cultura diversificadas índios por um exemplo no amoniza tem cartório civil?
João estava onde mesmo pregando no deserto não é?
tinha um cartório civil ali?
Foi uma ordem batizando em nome do Pai,Filho e Espirito Santo.
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
principalmente da religiosidade.Graça e Paz a todos os Santos.

Anônimo disse...

excelente esta materia, tenho uma união estavel, constituda no cartorio, há 12 anos,já fomos casados, ele tem 4 filhos , eu tenho 3do antigo relacionamento,com ele não tenho filhos.mas o que nos mantem unidos é o amor, sou cristã á 8 anos e ele não, porem espero o tempo d Deus na vida dele,faço a obra com muito amor ,porem este duvida era meu espinho na carne,as vezes inconcientemente achava até q meu marido me atrapalhava e varias x por ser cristã e vive união estavel achava q estava pecando e até me restringia em fz algumas coisas na igreja, parecia mulher leprosa.graças á Deus a luz sobre este assunto esta sendo acesa.

camila.vilar@bol.com.br disse...

gostei muito da matéria mas estou com uma dúvida quem puder por favor mim responda estou próxima a assinar uma união estável mas queria saber se com esse papel de união estável posso receber a benção (como um casamento)na igreja????
quem puder mim responde...
Obrigada....

Vlademir Valério disse...

O que falta para a maioria dos pastores aceitarem a união estável é cultura, lamentavelmente. A bíblia apenas diz para cumprir a lei dos homens (lei civil) e união estável é protegida pelo estado como entidade familiar. Gostaria que tivessem argumentos na palavra de Deus para proibir isso como tem acontecido até o presente. A hipocrisia e a falta de conhecimento imperam na igrejas. Tantos casais que se amam verdadeiramente estão em união estável e quantos casados no civil (como recomenda a igreja) vivem um verdadeiro inferono matrimonial. Para conhecimento, o maior índice de divórcio no Brasil são de evangélicos. abraços

Anônimo disse...

É uma tristeza saber que tem pessoas assim como essas que não seguem a cristo e sim faz seu próprio mandamento. Em Paulo ele diz: se for para viver abrazados então que se casem e além do mais Deus deixou a lei dos homens e a Lei de Deus.
Que Deus possa usar de sua misericórdia para com vocês que acham o contrário.

Anônimo disse...

Lamentavel, aos poucos estão querendo incutir, certas coisas no seio da igreja do Senhor, mas bem diz a palavra que nos ultimos dias muitos se apostatariam da Fé, a palavra se cumpre GLÓRIAS A DEUS, JESUS ESTA VOLTANDO, tomemos bastante cuidado pois está escrito em RM 12.2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus". Não temos que moldar a Palavra de Deus, e sim nos moldar a Palavra de Deus. Temos que ter cuidado, pois foi as pequenas raposas que destruiram a vinha, JESUS ESTÁ VOLTANDO.

Anônimo disse...

se nao precisa casar? por que Deus disse que sexo fora do casamento e pecado,

Anônimo disse...

Essa materia fere o que diz a Biblia sagrada. união estavel é coisa de satanas para destruir o casamento. Casamento precisa de testemunhas, sempre foi assim na Biblia, nao pode ser uma coisa solta, e para se participar das coisas da igreja tem que se arrepender, se tornar uma nova criatura, "nascer denovo", não ter embaraços em sua vida, ser um obreiro que não tem do que se envergonhar. Tem pessoas com o pretexto de uniao estável por causa de dinheiro, ou com o pensamento, se essa pessoa nao der certo pronto nem estou casado com ela mesmo. Os preceitos da Biblia sao eternos. Lamentavel essa materia. Fiquei muito triste com esse pensamento comentado nesse porter.

Danieli Bezerra
Fortaleza-Ce

Anônimo disse...

Boa noite, primeiro vamos entender o assunto,para depois comentar, o que é união estavel?.E o reconhecimento por Lei, dos mesmos direitos que uma pessoa casada tem, mas isso para efeito só dos direitos,nota que á uma recomendação na própria Lei, para que se a pessoa quiser,pode se casar, tanto que na união estavel, não se chama de esposa ou esposo, mas sim de companheiro, e a esposa não tem o sobrenome do marido, ou seja esta união foi feita para facilitar somente os direitos entre ambos, por isso não pode ser encarada como casamento, se voçê esta diante de uma situação como essa, tome um ato de fè e se case, pois vale a pena perder uma gorda pensão, ou outras coisas mais, do que viver debaixo de um jugo deste, temos que ter o cuidado, pois a nossa carne tende a puxar, para aquilo que é fácil, e que nos agrada,temos que nos agarrar naquilo que é bom, verdadeiro e puro aos olhos do Senhor, fica na Paz do Senhor e que Deus possa abrir o vosso entendimento.

Diacono Rodrigues - Membro do Curso de Casados

Anônimo disse...

eu achei interessante esse tópico, mas não é de Deus união estável,não tem testemunhas..
como Deus vai abrir a janelas do céu para esse casal? eu vivo de união estável há 4 anos é conheci o senhor Jesus há 7 meses eu estou em oração e pedindo uma direção para Deus pq eu nao quero viver assim.eu sei que Deus tem o melhor para cada um de nós!melhor se casar!!!

Michelle disse...

A união estável foi regulamentada pela constituição Federal,( 226,§3º) como uma exceção, vez que grande é o número de familias brasileiras que são formadas por este instituto, e seria injusto que duas pessoas que viveram juntas durante determinado lapso temporal, fossem privadas no tocante a divisão justa de bens. A regra à luz da Bíblia e até mesmo da Constituição Federal é o casamento, inclusive a própria Constituição afirma que a lei deverá facilitar a conversão da união estável em casamento. Nos dias atuais queremos tentar encontrar um jeitinho brasileiro, para continuarmos vivendo no erro. A bíblia é clara ao dizer acerca do matrimônio, afirmando que o mesmo é o propósito de Deus para a formação da família(Hebreus 13:4). É importante ressaltar, que as pessoas viúvas que recebem benefício do INSS, podem se casar e não perderão o seu benefício em razão de constituir o matrimônio. Irmãos estamos nos finais dos tempos, e não podemos querer mudar a santa Palavra de Deus, a porta para o céu de fato é estreita, e se quisermos passar por ela temos que consertar as nossas vidas e não nos acomodarmos no erro. Se case, Deus irá abençoar o seu casamento...o que impede que duas pessoas que se amam e vivem juntas há muito tempo de se casarem? Vençam os impedimentos e busque se casar, não aceite viver uma vida que não seja no centro da vontade do nosso Deus!

Anônimo disse...

Se um novo convertido, que vive uma vida conjugal ainda não regular, perguntar ao seu pastor:
- Se jesus vier hoje buscar sua Igreja, eu irei com Ele para o Céu, tendo em vista que o aceitei de todo meu coração e ceio Nele?
Provavelmente seu pastor lhe diria:
-Sim, claro que sim!
Então o novo convertido lhe faria um novo questionamento:
-Se jesus me aceita no Céu, por que me negas o batismo e me negas o desejo de ser participante do corpo de Cristo?
È um caso a refletir com muito carinho!!

Anônimo disse...

As igrejas aceitam o divorcio e casam pessoas novamente batizam aceita como membros enquanto a Biblia é contra o divorcio, Como as Igrejas aceitam coisas que a biblia condena e aceitam a leis dos homens que casam e no outro minuto separam.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor amados!! Gostaria de saber se já existe este ministério aki na Bahia, e em quais cidades?
Agradeço e aguardo a resposta Diaconisia Nely do Ministerio Restauração. Mamoan, Ilheus-Bahia

Anônimo disse...

Tem um versículo na palavra de Deus que diz "meu povo sofre por falta de conhecimento" precisamos de meditar mais na palavra para intender qual a boa e agradável vontade de Deus a nós, onde na bíblia fala sobre certidão de casamento com ou sem separação de bens primeiro o que é casamento? ai sim omitirmos opinião sobre união estável, tudo isso é lei humana, precisamos sim obedecer como obedecemos a lei de transito, mas vida com deus vai alem de papel e onde na bíblia proíbe alguém de participar da ceia onde proíbe alguém de batizar leiam corintios onde fala " examine se o homem a si mesmo" então é coisa individual de cada um como salvação é individual
cuidado que nós que se intitulamos crente e nem sabemos o que é crente, mas precisamos sim ser cristão seguir o ex de cristo.

Pr. Julio Nascimento disse...

Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo impressionado com todas as opiniões. Pois como nós os filhos de Deus, pertencendo ao mesmo Pai, declarando a mesma fé, temos opiniões tão diferentes e não apenas opiniões, mas o pior, atitudes muito controversas. Amados podemos até pensar diferentes, mas não agir diferentes. Não sou o dono da verdade, nem tenho respostas para todas as situações, o que vou escrever aqui são palavras que acredito que podem ajudar nas nossas decisões.
O casamento foi instituído no Jardim do Edém quando Adão ao ficar impressionado pela beleza de Eva disse: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne"(Gn 2:24). Eu penso que quando Adão viu Eva, ele quis ter exclusividade nela e dar a ela exclusividade nele. Adão disse: Serão uma só carne. Para duas pessoas se tornarem uma é necessário um milagre, ou seja, o poder de Deus deve ser derramado. A grande questão é: Quando é que Deus, ao ser clamado, não derrama o Seu poder?
Desculpem mas vou ficando por aqui. Como eu disse: Não sou o dono da verdade e também não quero criar uma nova doutrina em lugar nenhum. Cada caso é um caso. Na minha Igreja eu decido o que fazer. Pessam a Deus orientação antes de expressarem regras supostamente "bíblicas" em público, pois podemos destruir vidas que pertencem a Deus, ou uniões que sejam da vontade Dele. Há tempo para todas as coisas...
Que Deus abençoe a todos.

eu e meu Deus disse...

com certeza essa materia é util ,,,,+ queria muito me batizar e naõ posso pq meu marido naõ quer porque diz quem mora junto quando casa se separa e com isso nunca poderei ser um membro de uma igreja ,só alguem que esquenta um banco ,sei que DEUS me conforta-ra´´porque tenho sede de DEUS ,QUERO CRESCER E LEVAR VARIAS VIDAS P DEUS .

Anônimo disse...

eu moro junto a 23 anos,minha igreja e metodista,sou batizada e tomo ceia mais nao posso pegar cargo oficial por nao ser casada,,é meio contraditorio,,o q eu devo fazer?gostaria de casar no religioso mais nao posso,,,se ceu me casar de v4erdsade eu perco uma pensao de pai q me ajuda a sustentao meus 3 filhos,,,

Anônimo disse...

eu carrego esse peso comigo! e hoje pesquisando sobre o assunto estou quase tirando o peso das minhas costas! ainda me sinto mau por manter um relacionamento e não estar casada, e perceber os olhares quando participo da santa ceia. Mais meu coração não me condena como eu sinto o mundo me condenar. Preciso estudar mais para ficar tranquila quanto a isso. è muito bom ver estes testemunhos, como me ajudou! Deus te abençoe wilza! juliana!

divanir disse...

é interessante observar a preocupação dos fieis á Deus acerca da ceia,batismo, só se preocupa com isto quem deseja obedecer,me choca a questão de até a santa ceia que o proprio Judas participou agora um amasiado,divorciado e outros não poder participar,Cristo não excluiu nem o seu traidor desta celebração porque excluiriam á estes?

divanir disse...

é interessante abservar que até Judas participou da santa ceia, isto revela que Jesus não faz acepção de pessoas sobre esta questão.Agora as doutrinas arrumaram meios de julgar,excluir e até condenar os amasiados e divorciados. Só Jesus na causa.

Anderson Trindade disse...

No Novo Testamento, fornicação é o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo técnico que designava um matrimónio inválido. Isso ai meu amigo continue incentivando às pessoas a fornicarem a vontade.

Anderson Trindade disse...

è engraçado como as pessoas usam de vans justificativas para justificarem seus pecados..

Anônimo disse...

EM CRITO GRAÇA E PAZ;O QUE É UM CASAMENTO E SEU SIGUINIFICADO;
o casamento que Deus realizou entre adão e éva,não teve testemunha,e nem foi feito escrito algun,asim como muitos casamentos no passado,e o que é um casamento,ou uma união estavel,se não a união de um homem e uma mulher?se para muitos o casamento é baseado n que esta escrito na lei,a união estavel tambeme,a biblia diz que o homem seja marido de uma so mulher,assim como a mulher...,a igreja não tem autorida,para descriminar as pessoas,e proibir las de paraticipar e ser participantes na obra de Deus,pois os direitos são para todos,se uma união estavel pode doar seu dizimo,ofertas,e muitas outras doações,asim como todos desta forma tem os mesmos direitos.sou a favor sim da igualdade,entre todos os membros,em en tudo.estou a disposição para ralizar cerimonia religiosa entre homem e mulhere em nome de DEus e da contituição da federação do brasil,os abençoar em nome de Deus.(BISPO GESUY).meu msn bipogessuy@hotmail.com facebook é o mesmo.

Unknown disse...

meu DEUS Q ISSO Q ESSES CIDADÃO ACABOU DE DIZER NEM ELE SABE O DISSE TENHA MISERICORDIA DESSA VIDA

Macedo disse...

BATIZAR NÃO PODE MAS DIZIMAR E OFERTAR PODE NÉ ?

Macedo disse...

Batizar não pode mas dizimar e ofertar pode, né ?

Unknown disse...

Essa também é minha duvida não sou casada no civil e nao faço a santa ceia so por causa disso tenho medo estar pecando mas eu penso que nem vc Wilza um abraço fique com Deus.

Unknown disse...

E quem aqui disse que não precisa casar?
Não seje religioso!!! Se o Casal aceita Jesus e vive em comunhão conforme a palavra quem disse que não são casados?
E mais no caso da irmã acima "Aceitei-O mas meu conjuje não" - Em 1 coríntios 7 vers.:13 diz: "E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. 14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher.
E outra se o casal convive junto se amam se respeitam e tem Jesus no coração e caminham conforme sua palavra e congregam eles não são casados perante Deus?
Deus precisa de papel ou algum religioso hipócrita para intermediá-lo?
São pessoas como vcs que desviam muitas ovelhas de seus caminhos.
Que a Paz do SENHOR esteja com todos vcs.

Marcia disse...

Gostei da matéria, as pessoas interpretam mal as coisas, precisa ter sabedoria, para entender as coisas, não adianta a mulher ficar forçando o homem que não é cristão casar... a salvação é unica e deus nos deu o livre abi trio... e para os não entendidos da lei um casamento em união estável precisa ter um contrato assinado que vivem juntos e ter duas testemunhas para ter validade na justiça.

Anônimo disse...

meu irmão le em Rute 4 do 1° ao 12

Anônimo disse...

NEM ENTRE OS HOMENS UNIÃO ESTÁVEL É CASAMENTO. UMA MULHER AMASIADA É CHAMADA JURIDICAMENTE DE COMPANHEIRA, A CASADA DE ESPOSA. O ESTADO CIVIL DA AMASIADA É SOLTEIRA. A AMASIADA N REGISTRA O FILHO EM NOME DO PAI SE ELE N ESTIVER JUNTO AO AUTORIZAR LEGALMENTE, A CASADA BASTA LEVAR A CERTIDÃO DE CASAMENTO. PRA UNIÃO ESTAVEL SER CONVERTIDA EM CASAMENTO É PRECISO UM PROCEDIMENTO LEGAL, SE ELA PRECISA DE UM ATO FORMAL PRA SER CHAMADA DE CASAMENTO, ENTÃO ELA N É. AGORA NO MEIO DA SOCIEDADE A COISA E VISTA DE OUTRO ANGULO. OS COSTUMES DO PASSADO, O ATO DO SERVO IR BUSCAR UMA ESPOSA PARA ISAQUE, DENTRO DAQUELA CULTURA SIMBOLIZAVA UM COMPROMISSO DE CASAMENTO PERANTE AQUELA SOCIEDADE. E ASSIM ERAM AS DEMAIS UNIÕES, OS COSTUMES A CULTURA JA VIAM AQUILO COMO UM CASAMENTO. O ATO ERA PUBLICO . NÃO EXISTE UM PONTO PACIFICO NESTE ASPECTO NO MEIO DOS CRENTES. E ASSIM É JOVENS SE AMASIANDO, AFINAL TUDO É NORMAL, ANTES VCS LUTAVAM PRA SER DIFERENTES DO MUNDO, HOJE VCS CRENTES ESTÃO IGUALZINHO O MUNDO.

Unknown disse...

Atualmente namoro e quero me casar e ter uma família alinhada com os planos de Deus, mas recebo uma pensão vitalícia do meu pai que eu perco caso case no civil. Gostaria de saber se posso casar apenas no religioso?

Unknown disse...

Atualmente namoro e quero me casar e ter uma família alinhada com os planos de Deus, mas recebo uma pensão vitalícia do meu pai que eu perco caso case no civil. Gostaria de saber se posso casar apenas no religioso?

Anônimo disse...

QUERO ME CASAR PORÉM NÃO TENHO CONDIÇÕES POIS HOJE EM DIA CASAMENTO É MUITO CARO PELO MENOS NAS MINHAS CONDIÇÕES ENTÃO GOSTARIA DE ESTAR FAZENDO UMA UNIÃO ESTAVEL SOU EVANGELICA BATIZADA E PARTICIPO DA CEIA SERÁ QUE A UNIÃO ESTAVEL TEM A MSM IMPORTANCIA PARA DEUS.

Anônimo disse...

Sou amaziada a 5 anos e tenho 4 anos q aceitei Jesus em minha vida. Sonho com o momento de poder fazer parte da Santa Ceia e poder trabalhar na obra, pois tenho muita vontade de fazer a obra completa a qual fui chamada. Quando tomei a decisão de aceitar o Senhor Jesus, foi em primeiro lugar tocada pelo Espirito Santo e segundo pela palavra q o pastor dizia naquela noite'' venha como está, não importa suas vestes Jesus vai te fazer uma nova criatura e o seus pecados será lançado no ''lago do esqcimento''. Alguns meses depois q fins este compromisso com Jesus fui batizada com o Dom do Espirito Santo e daí entaun o Senhor me ungiu como vaso e me usou varias vezes para honra e gloria do nome dele. e tudo aquilo q foi entregue pelo Senhor através da minha vida, o senhor tem confirmado...Mas msm assim muitos naum crê q sou instrumento na mão do Nosso Deus.Sofro muito e até cheguei a pensar em desistir. Mas o Senhor tem falado grandimente ao meu coração e q jamais me deixará enganada e confudida, Pq fui escolhida por Jesus e naum por homem. Ficam na paz e continuam ajudado essas pessoas q como eu se senti muito triste e sofre muito com tudo isso...

Anônimo disse...

CADA TEMPO E CADA CULTURA, TEVE SEUS RITUAIS QUE SIMBOLIZAVAM UMA FORMALIZAÇÃO DE UM ATO.

UNIÃO ESTÁVEL NÃO É CASAMENTO: NÃO MUDA O ESTADO CIVIL DOS ENVOLVIDOS, CONTINUAM SENDO SOLTEIROS; SÃO CHAMADOS DE CONVIVENTES OU COMPANHEIROS.

A COISA TA FICANDO BOA, A JUSTIÇA JÁ COMEÇOU A RECONHECER UNIÃO ESTÁVEL DE UM HOMEM COM DUAS MULHERES.

A IGREJA TA MAIS PREOCUPADA EM SER AMADA PELO MUNDO, A IGREJA MORRE DE MEDO DE SER ODIADA POR AMOR A CRISTO.


Anônimo disse...

Moro com minha esposa à quase 2 anos.Quando fiz declaração de união estavel precizei de 2 testemunhas.Amo muito minha esposa e a respeito como se deve e assim ela comigo.Me diz onde esta o pecado.A biblia não fala que pra se ccasar e necessario um papel que assinam.

Anônimo disse...

E MUITO ESTRANHO UMA PESSOA QUE SE DIZ AMAR A OUTRA E NÃO QUERER SE CASAR, POIS O QUE IMPEDE? DEUS MANDA NOS SER OBEDIENTE AS LEIS ¶ Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Romanos 13:1-2
Gênesis 2:23, 24 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne (a); ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. (24) Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão UMA só carne.
O plano de Deus é o casamento ser indissolúvel. Quem se divorcia sofre como se dilacerasse seu próprio corpo.
O CASAMENTO SO E RECONHECIDO APÓS UM DOCUMENTO CHAMADO (CERTIDÃO DE CASAMENTO QUE SEGUINIFICA A CONSTITUIÇÃO DE UMA NOVA FAMÍLIA)
ENTÃO PORQUE MOISÉS FÉS UMA CARTA DE DIVORCIA Deuteronômio 24:1-4 1 Quando um homem (b) tomar uma mulher e se casar (c) com ela, se ela não achar graça aos seus olhos por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa (d), far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. (ISTO EXPLICA MUITO BEM QUE JÁ NA QUELA ÉPOCA JÁ HAVIA UM DOCUMENTO, POIS NINGUÉM FAZ UM DOCUMENTO DE ANULAÇÃO SE NÃO HOUVER UM DOCUMENTO ANTERIOR) EXISTE VARIAS OUTRAS RAÇÕES PARA SIM PARA FAZER UM CASAMENTO DOCUMENTADO MAIS DEIXAREI VOCÊS MEDITAR, NÃO PODEMOS SIM PROCURAR NA PALAVRA DE DEUS UMA DESCULPA OU UM APOIO PARA MANTER O NOSSO PECADO JUSTIFICADO, POIS ISTO E APOSTAS IAM (JESUS NÃO COMPACTUA COM O NOSSO PECADO MAIS ELE LIBERTA).

pamelacamargodeoliveira disse...

Achei interessante o comentário desse irmão sobre o assunto:
Estive recentemente numa agência bancária e notei que um atendente do banco recorria ao gerente para consultá-lo a respeito de um cidadão que, em busca de financiamento, alegava ser casado apenas no religioso, ao que, sem delongas, o gerente disse que, em havendo união estável, considerasse válido o casamento.
O Novo Código Civil reconhece união estável como família legítima, dando a oportunidade de muitas famílias constituídas à margem do direito, merecerem o mesmo respeito antes admitido apenas ao casamento. Contudo, nós crentes, cuja justiça não consegue exceder a dos escribas e fariseus, por essa outras "irregularidades", insistimos em fazer de alguns irmãos, lavados e remidos pelo sangue de Jesus, que contra a vontade não conseguem cumprir a exigência, crentes de segunda categoria, sem direito, sequer, de serem tratados como membros.
Uma herança reversa do catolicismo. Pois é, "Os filhos deste mundo são mais sábios em sua geração do que os filhos da luz”
By - Paulo Silvano

Unknown disse...

Primeiramente, Deus lhe abençoe pastor e lhe dê cada dia mais graça e conhecimento pois pastorear é um dom concedido por Deus e poucos os possuem, não é um diploma de Teologia que vai torná-lo apto ou não. O que me aborrece nos comentários é q os irmãos cheios de "bíblia" q temos aqui e julgam que uma pessoa em união estável não pode tomar ceia nem ao menos se identificam nos comentários. O problema é que muita igreja está igual os fariseus e escribas invalidam a palavra de Deus por causa de sua tradições, a liturgia de seu ministério é mais importante que a ovelha, tem mais peso que a palavra de Deus."Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição" Mc 7:13. E os mesmos agem como os fariseus que ouviam, ouviam Jesus mas não se convertiam e impediam as pessoas de se aproximar dele "Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando" Mt 23:13. Não há base bíblica alguma para proibir um casal amasiado de tomar a ceia, nem Jesus sendo filho de Deus em toda sua autoridade proibiu Judas a quem chamou de próprio diabo de participar da ceia. Conheço casais sem contrato que vivem melhor o amor mútuo, a submissão e o respeito um ao outro q muito crente de contrato assinado. Deus não estipulou um contrato, isso é uma questão cultural, se um contrato torna uma pessoa apta ou não a salvação todos os crentes q morreram sem contrato são reús do inferno. Parem de analisar a tradição de seu ministério, parem de postar eu "acho", "eu aprendi assim" pois muitos tem dado lugar ao diabo e estão afastando de Deus pessoas verdadeiramente convertidas. Até o povo sem Deus reconhece como família um casal que vive juntos em fidelidade mas sem contrato, mas um povo q se intitula santo ainda não aprendeu nada com a bíblia cumprindo o que a palavra de Deus afirma: "Porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do q os filhos da luz. Lc 16:8. Já passei por situações parecidas, estou com meu marido há 7 anos, foi meu primeiro namorado, o primeiro e único com quem tive relações sexuais e em alguns lugares q trabalhei já fui até desprezada pelos "santos" pq não tinha um contrato, mas dentre todos ali sempre fui a q mais falou da palavra de Deus, a q nunca foi motivo de vergonha pro Evangelho, diferente dos "santões"q conseguiam ao mesmo tempo ser vergonha pro Evangelho e se envergonhar dele. Mas em TUDO Deus se mostra fiel em nossa vida e muitos incrédulos ali criam na minha palavra e me defendiam perante até os crentes, pois falar de conversão e de misericórdia é fácil, o difícil é viver. "Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. Lucas 7:35. Louvo a Deus pela vida de cada irmão aqui q entendeu a palavra de Deus e creio q houve esforço para que isso acontecesse, q Deus lhes abençoe grandemente. A ti também pastor, que a cada dia ele lhe capacite cada vez mais para cumprir sua missão!

Pr. Andréa Carvalho disse...

Marcos 16
…15 E lhes ordenou: “Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura. 16 Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!Quando essa palavra foi colocada não vi em nenhum momento o povo sendo separado por filas,solteiro,casados,amasiados.A pessoa trabalha dentro da igreja,evangeliza,limpa banheiro,participa das orações,pode ser dizimista mas não pode participar da Santa Ceia? Nos Casamentos lá da época de Moisés eles iam ao cartório,assinavam certidões de casamento ou quem abençoava era o Senhor??????? Adorei a Matéria!!!!

walmirtoledo disse...

morei 4 anos com uma mulher por uniao estavel em contrato no cartorio , separamos e anulamos no cartorio o contrato da uniao estavel , quero saber se as leis da biblia contra o divorcio e não poder casar de novo tambem vale pra uniaõ estavel ? posso me casar de novo ?

thaise.sarah disse...

Ola,gostaria de tirar uma duvida.sou amigada a 8 anos,tenho duas filhas.comecei a frequentar a igreja,e senti no coracao a necessidade de estar com Deus,e tambem de me batizar,para estar em comunhao.mas tenho duvidas,pois meu marido nem pensa em casar e muito menos em ir a igreja.gostaria de saber,se posso me batizar nessas condicoes,ja me dsseram q sim,so que nao poderei ter relacoes c meu marido pois estarei pecando.se isso e de fato,concordo que isso acarretara em grandes problemas com meu marido.naoq ueria ser so uma frequentadora por este motivo.alguem pode me tirar essa duvida?

Anônimo disse...

Vc está precisando ler melhor a bíblia !!! Não e proibido o divórcio td tem seu lado negativo e positivo . será q Deus quer ver seus filhos infeliz num casamento q só se tem discussões , traições, insatisfação? Façamos uma análise

Anônimo disse...

Então Deus e que esta errado ? Quando nos pedimos um casamento e ele lhe mostra o par e nos casamos , apos algum tempo queremos separa porque não estamos mais felizes ! Ora o casamento e você fazer o seu companheiro Feliz para ele Fazer o Mesmo com você > mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher;
e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.
Não separe, pois, o homem o que Deus uniu."
Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto.
E ele disse-lhes: "Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira.
E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério."
Marcos 10:6-12 Obs: E quando Jesus fala sobre a carta de divorcio de Moisés devemos lembrar que esta carta foi feita devido a saída do Egito veio gente de todos os tipos não só o povo israelita pois quem nesse citava desta carta era o povo que já vivia nesta pratica , e Não os israelitas e com Jesus foi o mesmo quem Indagava era os Fariseus , pois queriam achar um motivo para que focem contrario a eles para poder acusar Jesus, mais quando os discípulos indagam a só ele fala > Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto.
E ele disse-lhes: "Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira.
E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério."
Marcos 10:10-12 : Por favor não invente e nem separem textos sem contexto para dar respaldo para defender os seus erros e justificá-los , não esqueça que ``Jesus Cristo ´´ e Santo e devemos tentar Imita-lo !

walmirtoledo disse...

vivi com um mulher em uniao estavel em cartorio , separamos e cancelamos o contrato no cartorio e agora ? posso me casar com outra pessoa ou nao ? as leis da biblia sobre divorcio tambem valem pra uniao estavel ?

Unknown disse...

Gente mas qual é a dificuldade em casar?

Anônimo disse...

Fiquei viúva e me uni a um homem divorciado. O cartório exigiu tantos documentos que não tínhamos que ficou quase impossível legalizarmos nossa situação com o casamento. Eles queriam formal de partilha que não houve na ocasião do divórcio e do falecimento, fatos ocorridos muitos anos antes de nossa união. A solução encontrada foi o contrato de união estável. Foi aceito por nossa igreja, recebemos a benção do Senhor e não nos sentimos culpados por não termos "casado". Fizemos o que foi possível e vivemos felizes da mesma forma.

Anônimo disse...

Sou Solteira e vivo com uma pessoa que até o momento não conseguiu se divorciar por questões financeiras e até pela outra parte não aceitar. Temos muita vontade de acertar tudo, por esse motivo não devemos participar da ceia?

Anônimo disse...

Verdade, O mais importante é ter Cristo! Um casal q viveu a vinda inteira juntos com amor ,sendo fieis e se respeitando vale igual.. Uma pessoa q aceitou Cristo num leito de hospital e faleceu antes de se batizar vale igual...

Rodrigo Sarmento disse...

Não é bem assim, explico:
Em relação a ceia, a palavra de Deus diz que a ceia é do Senhor é não só pastor, logo, não pode o pastor determinar quem ceia ou não. Se na sua igreja acontece isso está na hora de repensar que lhe abençoa.
Em relação ao batismo, Felipe não perguntou nada ao eunuco no momento em que batizou ele, apenas precisou crer e confessar a Cristo como Salvador.
A união estável ou casamento não estão ligados à ceia ou ao batismo. Se Deus tocar no coração pode criar e também pode ser batizado.
Em relação à união estável tem um porém enorme quanto se fala na aceitação, é possível formar união estável com pessoas legalmente casadas, e isso é adultério. Não quero dizer que quem tem união estável está adulterando, falo que quem se casar ou se juntar com pessoas casadas está em adultério. É por isso que a igreja não compactua com união estável. Por Causa da liberalidade da formação da mesma.
Um pastor não pode executar uma cerimônia de casamento para uma pessoa já casada. Por isso que se pede certidão de casamento e a de união estável não pode ser válida.
Mas quanto ao batismo e ceia não tem ligação nenhuma a isso. A decisão é da pessoa e quem vai justificar sua ação e o Senhor.
Paz, Pr. Rodrigo - Ministério Sementes.

Anônimo disse...

Bem, eu pergunto:
Quem aceitou Jesus e ja estava en uma união estável, extrai deve se separar desta pessoa???
Eu aceitei Jesus meu marido não, vivemos em união estável reconhecida em cartório, extrai eu deveria deixa-lo???

Jesus também disse vinde a mim como está. ..

Anônimo disse...

Se os dois são coverridos na religião sou contra. Mas no caso de um ser convertido e outro não, eu acho q um não pode ser condenado, por causa do outro. O q fazer no meu caso? Tenho 3 filhos,moro junto há 23 anos. Nunca tive outro homem a não ser meu cônjuge e ele me respeita melhor q muitos q são casados. Mas ele é católico e não quer se casa... E ai eu me separo por isso? Ou vou ser condenada? Porque não consigo mudar a cabeça dele... Só quem tem esse poder e Deus é creio muito q ele vai mudar... ou melhor ja esta mudando. Mas é uma coisa delicada!

Cristal disse...

Certidão de casamento, certidão de divorcio, são somente papéis!!! Pra Deus o que importa é a intençao!!!
Se vc vive junto, coabita no mesmo teto, assumiu o compromisso de uma vida a dois, contituiu familia, perante Deus vc é casado, independente de religiao...se vc trai seu conjuje e se separa, msm sem haver documento, vc é adutero...pq Deus ele vê o coraçao e não convençoes!!
Tem mt crente batendo no peito, que ja viveu junto, que teve até filhos, mas como nunca se casou é livre, nao cometeu o pecado do adulterio!!! Como se Deus fosse pedir um documento de divorcio para dizer se vc pecou ou nao...Deus td sabe! Ele td vê!!! E é a intençao do coraçao q ele julga!

Anônimo disse...

se é assim então minguem precisa ir em cartório e nem diante de um sacerdote para casar
e Dt 24.1 o que é termo de divórcio, não é uma legalidade?. se não precisa de documento oficializando o casamento por que carta de divórcio. alguem que passa muito tempo amasiado
porque está na duvida quanto ao casamento.O casamento é uma instituição divina, Deus quando formou o primeiro casal Ele os uniu em uma aliança (Gn.2.18-24). O sacerdote foi o próprio Deus (Gn.1.27,28). Essa “aliança” vem sendo celebrada em todos os tempos por sacerdotes, juízes ou pessoa de autoridade constituída. O casamento é a união legítima de homem e mulher. Seja celebrado civil, religioso, ambos estão submisso à autoridade constituída por Deus: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. (Rm.13.1 o grifo é meu).

Toda aliança matrimonial precisa de um sacerdote. A antiga aliança foi constituída por sacerdotes, a nova aliança foi por Jesus Cristo, o nosso sumo sacerdote. Nos clãs das civilizações antigas o pai era reconhecido como sacerdote. O pai da família, na ausência do sacerdote, juiz ou autoridade constituída, tem autoridade de celebrar o casamento. Na ausência de todos estes, Deus será o sacerdote!

Unknown disse...

se é assim então minguem precisa ir em cartório e nem diante de um sacerdote para casar
e Dt 24.1 o que é termo de divórcio, não é uma legalidade?. se não precisa de documento oficializando o casamento por que carta de divórcio. alguem que passa muito tempo amasiado
porque está na duvida quanto ao casamento.O casamento é uma instituição divina, Deus quando formou o primeiro casal Ele os uniu em uma aliança (Gn.2.18-24). O sacerdote foi o próprio Deus (Gn.1.27,28). Essa “aliança” vem sendo celebrada em todos os tempos por sacerdotes, juízes ou pessoa de autoridade constituída. O casamento é a união legítima de homem e mulher. Seja celebrado civil, religioso, ambos estão submisso à autoridade constituída por Deus: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. (Rm.13.1 o grifo é meu).

Toda aliança matrimonial precisa de um sacerdote. A antiga aliança foi constituída por sacerdotes, a nova aliança foi por Jesus Cristo, o nosso sumo sacerdote. Nos clãs das civilizações antigas o pai era reconhecido como sacerdote. O pai da família, na ausência do sacerdote, juiz ou autoridade constituída, tem autoridade de celebrar o casamento. Na ausência de todos estes, Deus será o sacerdote!

Unknown disse...

Deus seja louvado por existirem homens com tanto amor ainda. Só Deus pode fazer isso, vejo o zelo de Deus para com a sua obra aqui na terra, que excelente explicação sobre o casamento e a união estável. Lí todo o texto e vi excelente coerência nas explicações a luz da palavra de Deus. entendi também como foi mostrado o entendimento das Leis, sobre locais Estados etc.. costumes.... glórias a Deus... Amo minha esposa e vivemos em união estável a oito anos, e vivo pelo que a palavra de Deus diz "a esposa é dada pelo Senhor" então, vivemos uma harmonia maravilhosa embora em alguns momentos sentimos as acusações do enganador (satanás),fomos ao cartório duas vezes para nos casar mas houve um impedimento qto as nossas certidões vencidas e acabamos deixar passar o tempo, mas creio que Deus está no controle de tudo isso. Amamos um ao outro, e embasamos na fidelidade conjugal,no respeito mútuo. Puxa estou feliz demais com toda a explanação sobre o assunto. Orem por nós, para que nos casemos logo no papel para calar a boca infelizmente de irmãos em Cristo que nos apedrejam. Fazemos a obra porque amamos a Jesus. Abr Glauro M . Ferreira


Pr Ateveldo disse...

Se a constituição federal criar uma lei, legalizando, a união entre irmãos em Cristo, ou irmão de Cristo ou talvez a relação divina entre Deus e homens, e fossem preciso emissão de documentos como ato regulador.
Seria uma correria de crente nos cartórios, para adquirir suas certidões legais de relacionamento famíliar com Cristo, Deus, e todos dá mesma fé.
Talvez precupados com os impedimentos e restrições legalista dos muitos mistérios atuais, que fazem questão de unir lei com graça (trevas com luz), e deixam de lados a vontade de Deus e sua misericórdia.
A relação individual, de homens com Deus, não consiste mais em leis, preceitos e mais preceitos, e sim de vontades.
Eu quero ser de Cristo e ele quer ser meu, entenda o que significa "misericórdia" quero, preciso, e contra isso não há lei alguma que deva impedir.
Toda aquele que faz a vontade de Deus é recebido por ele, a vertente é obstrato, é desejo, e vontade, é conhecimento, é querer, a legalidade está na sinceridade, na verdade, na fé, no amor e e na esperança (1Co 13:13).
As leis humanas épicas de diversas sociedades antigas não conseguiram levar homens a Deus, não é agora que vai.
Somente nosso senhor Jesus Cristo é o intermediador, caminho e ligação entre homens e Deus.
Quem quiser aprender houve o que o Espírito Santo diz a igreja, pois a fé, a paz e a salvação vêm por ouvir a verdade de Deus.
As leis Espirituais não estão interferindo na vida de quem quer viver de pecado, então porque as leis terrenas deve interferir na vida de quem escolheu viver de fé, amor a Deus e esperança em Deus.
O verdadeiro casamento está na concordância de ambos os cônjuges, em unir sua vidas em uma, observando os princípios divino e suas necessidades divina.
Todo casamento é casamento, todo ajustamento é casamento e toda união é casamento uns conforme a vontade de Deus outro não, existe casados que viver segundo o curso deste mundo e outros segundo a vontade de Deus, mais todos são casamento e cada um receberá a sua justa recompensa.

Parabéns pelo estudo, mostrou ser um homem de Deus, com conhecimento e sabedoria é o que falta a muitos por não buscarem.

Deus abençoe sempre com todas bençãos espirituais possível

Anônimo disse...


“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23)

Santos disse...

Bom dia.
Sou cristão e vivo em vida conjugal eu sou levita na Igreja. E a 9 meses estou morando com meu namora.Quero tirá uma dúvida não posso Tomar Santa ceia?

Anônimo disse...

Tive uma uma união estável, me separei e tenho dúvida se é inlicito me casar com outra mulher.

Anônimo disse...

Eu vivo junta com o meu márido já faz 17 anos e mais nós já fizemos o contrato de união estável daí o pastor da Igreja que eu vou falou que o contrato para Deus não valé que só vale para Deu a certidão de casamento. Daí o pastor pregou que quem não está casado não pode participar da ceia . Daí guando e culto da santa ceia eu não vou na igreja . Mais eu tenho vontade de participar da santa ceia e eu não consigo ter paz na minha vida .

celia disse...

Estou num relacionamento estável a quase 1 ano, já fui casada na igreja evangélica com 23 anos e me separei aos 26 anos,fui traída e não consegui continuar.
Tentei esquecer e perdoei por 3 vezes até que começaram as violências verbais e físicas.
Não entendo o porque do papel assinado em cartório, nunca achei na Bíblia algo falando sobre juiz de paz no tempo de Abrão, Moisés, ou até de Adão e Eva.
Conheço pastores que trocaram suas esposas por estarem gordas, velhas, feias por outra mais jovem... casaram e continuam no púlpito pregando a palavra de Deus.
E aí??? o Divorcio não é pecado? Traição não é pecado? Eles vão para o céu? Será que eles estão corretos tomando e distribuindo a Santa Ceia??
Sinceramente eu acredito que a fé salva, não é contrato de casamento ou de união estável que vai levar alguém para o inferno, se for assim então o inferno vai explodir de tanto crente.
Puro comercio, costumes e doutrinas dos homens. A igreja católica abomina o uso do anticoncepcional,camisinha, coito interrompido a evangélica NÃO.
Ela condena casamento só no civil a Evangélica NÃO!!! Não casa jamais pessoas que são separadas e não batizam crianças a não ser que PAGUE.
Disse Jesus que seu fardo é leve e seu jugo suave e não essa CARGA que está levando muitos para fora da igreja, pois, amam seus cônjuges mas defendem a ideia de não se casar.. e aí???
Quem que tá certo?
A igreja Católica ou Evangélica.
Hoje tenho 47 anos e ainda não sei o que é pior, casar ou amasiar e se ele quisesse se casar no Civil amanha mesmo, eu iria sim com certeza, mas devo respeitar tbem a decisão dele.
Se estamos bem, se não ha traição e sim respeito e se ele não quer se casar no civil, o que devo então fazer? Me separar dele ? Será que é isso que Jesus quer?


Unknown disse...

Convivo a 16 anos com meu esposo. casei na igreja católica a 13 anos e me converti em a 6 anos atrás e a pouco tempo eu meu esposo fomos a um cartório oficaliazamos em uma união estável.nós temos dois filhos e nunca tivemos nenhum outro relacionamento. Gostaria de saber se é algum impedimento pra mim se batizar na igreja evangélica?

Unknown disse...

Convivo a 16 anos com meu esposo. casei na igreja católica a 13 anos e me converti em a 6 anos atrás e a pouco tempo eu meu esposo fomos a um cartório oficaliazamos em uma união estável.nós temos dois filhos e nunca tivemos nenhum outro relacionamento. Gostaria de saber se é algum impedimento pra mim se batizar na igreja evangélica?

Pr. Andréa Carvalho disse...

A paz do Senhor amada. Depende muito da denominação que vc irá frequentar. No caso da minha igreja seria sem problemas. Por que não vejo pecado algum em união estável como no seu caso e de seu esposo. Deus te abençoe Pr.Andréa

Unknown disse...

nenhum impedimento.uma vez que aceitou a Cristo como salvador o próximo passo é se batizar.
siga neste caminho sem olhar para trás

Unknown disse...

pelo que vejo você está colocando as coisas misturando com seus sentimentos de revolta pelo que aconteceu com seu 1° relacionamento e não pode ser desse jeito.Deus trabalha com legalidade o casamento no civil é a legalidade para a sociedade, assim como a aliança,o batismo na água não salvam mas tem sua importancia. o reino dos céus não é o que nós achamos e sim o que Deus estabeleceu na sua palavra você vai ver muitas pessoas errando o alvo,mas você vai querer errar porque eles erram?
o problema é quando formos prestar conta com Deus.
se seu marido não quer casar não se preocupe você não pode obriga-lo mas ore a Deus para que ele tome essa decisão

Unknown disse...

Ninguém irmã,você e livre pra deser nas Aguas😇

Anônimo disse...

Nada pode impedir alguém de ser batizado nas aguas, a exemplo a passagem bíblica em que Felipe batiza o eunuco, se a pessoa crê nada pode o impedir de ser batizado isso é certo e o que a biblia ensina. Porem a questao é: e o que lhe impede de casar,regularizar sua situação perante as leis do seu pais, cada caso é um caso,mas pelo pouco conhecimento que tenho a respeito do assunto na maioria dos casos o impedimento para contrair um novo matrimônio são separações litigiosas e se é uma separacao mal resolvida, resolva, tome uma atitude o judiciario esta ai para isso. O que não dá é para agora os pastores decidirem batizar pessoas que não querem assumir comprimisso nem com seu conjuge quanto mais com cristo. O que tenho visto ultimamente sao pastores batizando pessoas com uma vida descompromissada com a família, homens e mulheres que trocam de parceiro como quem troca de escova de dente. Mas eles sao dizimistas e ofertantes de grandes quantias, afinal eles estão pagando para tomar parte no corpo de Cristo e muitos são até oficiais eclesiasticos. Infelizmente tenho que discordar do nobre pastor.

Fernando de Sousa. fer1503nando@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...