SEGUIDORES

sábado, 11 de dezembro de 2010

colunas que sustentam um casamento: Transparência máxima, esse é o ideal.

Por Pr Ismael
E conheceu Adão a Eva, sua mulher...Gn 4:1

O texto diz que Adão conheceu Eva. Conhecer aqui tem o sentido de intimidade total, tem conotação sexual, mas também nos ensina que para quem quer viver como uma só carne, o que é uma conquista, é preciso conhecer verdadeira e profundamente o outro.

Um casal não deve viver com vida dupla, com coisas escondidas.É comum orientarmos casais onde um ou mesmo os dois fazem coisas sem que o outro saiba, porque se viesse a saber não permitiria. Outros tem guardado a sete chaves o valor do seu salário, não permite que a mulher saiba. E o que falar daqueles que têm senha no computador, senha no email, que guardam arquivos escondidos. Quem é fiel no pouco também será fiel no muito, quem é infiel no pouco , também será infiel no muito.

Alguns homens não deixam sua esposa se aproximar demais, para que não descubram suas fraquezas, muitos não deixam transparecer seus sentimentos porque isso pode passar a idéia de que é um fraco. Eu não conheço nenhum homem mais poderoso do que Jesus, a bíblia o chama de Deus Forte, Senhor do Senhores, Rei dos Reis, Leão da Tribo de Judá, no entanto, diante do túmulo de Lázaro ele se comoveu e chorou públicamente, e isso não fez dele alguém menor.

Quando leio o texto de 2Rs 4:8-23, a esposa está com o filho morto no quarto, pede ao marido que traga uma cavalgadura para que vá até o profeta Elizeu, e ele lhe pergunta o motivo e ela responde “Está tudo bem”, minimizando o problema. Eu chego a pensar que alguma coisa não ia bem naquele relacionamento, quem sabe não havia companheirismo, uma negligência paternal, ou falta de transparência, ela buscou resolver sozinha um problema gravíssimo e não compartilhou com o marido.

O cônjuge tem o direito de saber sobre você , seu coração, seus sentimentos, seus gostos e preferências, porque tudo isso contribui para um relacionamento saudável.

Tem o direito de saber sobre a vida do outro, mesmo porque já não são dois mais, mas um. Nós só somos um com nosso cônjuge quando temos muito do outro dentro de nós, de maneira que somos parecidos no nosso proceder, temos um mesmo sentimento.

Não pode haver coisas escondidas, a transparência deve ser total, quanto mais transparente melhor. Talvez seja muito difícil se chegar a 100% de transparência, porque pode ser que o outro não esteja preparado para saber tudo a respeito de seu cônjuge, mas que não haja coisas malignas sendo vividas no presente. Gosto sempre de dizer para minha esposa onde vou, o que vou fazer, como será. Faço todo empenho para que nada que eu faça desperte ciumes ou sentimentos negativos nela. Nossa conta bancária é conjunta, ela é quem administra minhas contas, não há nada que ela não saiba sobre nossa vida financeira, e assim , nas demais áreas de nossa vida.

Alguém me disse se fosse feito um filme sobre nós, incluindo aí os nossos pensamentos, não teríamos coragem de assistir publicamente, e é verdade. O mesmo aconteceria se escrevessem um livro, incluindo nossos sentimentos, sem cortes, certamente não teríamos coragem de autorizar a sua publicação.

O que é inaceitável é que se esconda atrás de medidas protetoras de nossa individualidade para assim viver uma vida dupla ou ao menos, uma vida de mentiras. A hipocrisia é um dos pecados mais horrendos que se possa haver, por isso que Paulo pregava que o amor seja não fingido.

Adão e Eva estavam nus, despidos um diante do outro e não se envergonhavam. Acredito que estavam nús fisicamente e emocionalmente também, pois não havia pecado, cobiças , desejos impuros. Esse é o ideal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...