SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Você vive o mistério de ser uma só carne com seu cônjuge?

Você vive o mistério de ser uma só carne com seu cônjuge?

Por Pr Ismael

Durante o tempo em que fizemos  parte do Ministério Internacional para o Matrimônio, aprendemos que existe algo muito interessante que deve ser buscado por todos os casais cristãos: Viver o mistério de uma só carne. E aí vem a seguinte pergunta: O que é isso? Vamos tentar responder o que seria.

Adão e Eva, homem e mulher, foram criados para se complementarem. Cada um foi feito para satisfazer e tornar o outro inteiro, completo, transformando o que era dois em um só, um ser com inteireza, fazendo com que estivessem aptos a cumprir a missão.

E qual seria a missão de Adão?

Ele deveria lavrar e proteger o Jardim de Deus, essa seria a sua missão.Adão tem a missão de ser o provedor e protetor das pessoas, do relacionamento, e dos bens.

Eva seria uma ajudara idônea, uma auxiliadora para Adão. Tem ela a missão de cercar a vida de Adão com cuidados para que ele seja bem sucedido, e juntos deverão adorar a Deus e gerar filhos para o Senhor.(Ml 2:15)

Ajudadora é uma palavra que vem da raiz que significa “circundar”, que seria uma referência ao que Eva deveria fazer.  "Circundar", "cercar" a vida de Adão com atitudes de benignidade, dando a ele suporte e sustentabilidade para que pudesse desempenhar sua função.

Dessa forma ambos tem uma missão, porém, quando Deus criou a Eva, formando o casal,  ele ampliou a missão:

“...encher a terra, subjuga-la e dominar sobre....todos os seres viventes” (Gn1:28).

Como o ser humano é composto de três partes distintas, corpo, alma e espírito, seria necessário que houvesse unidade nessas três áreas da vida, e o primeiro casal viveu assim até antes da queda:

Corpo- Eles se tornavam um quando nas relações sexuais, quando se uniam, se ajuntavam.(Gn 2:24)

Alma- Eles não se confundiam, não se envergonham. Havia neles um mesmo sentimento e propósito, que era o de adorar a Deus e gerar descendentes para Deus. ( Gn 2:25)

Espírito- “Não os fez o Senhor, um? Na carne e no espírito eles são dele. E porque um? Porque o Senhor Deus odeia o repúdio....( Ml 2:15-16).

Com a queda, tais valores se perderam, eles passaram a se acusar pelos fracassos, já não havia unidade na alma. Mas com a vinda de Jesus, todas as coisas foram restauradas, e o casal de hoje, pode experimentar uma vida assim como uma só carne.

E para que seja possível viver isso, algumas regras e princípios precisam ser considerados, entre os quais destacamos:

* Colocar a necessidade do outro como uma prioridade, e se necessário, em detrimento da prioridade pessoal. (Fil 2 3-4)
* Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. (Colossenses 3:19.)

* Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. ( Ef.5:22).

No próximo post trataremos da vida prática de um casal de uma só carne.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...